Árvore de páginas

Relatório de Situação dos Estoques - OE0501

Visão Geral do Programa 

Permite a apresentação dos valores dos indicadores dos itens para a tomada de decisões prévias à execução da geração das necessidades de compra.

Por intermédio dessa função, é possível analisar a situação de cada item em relação ao nível de estoque atual. O programa possui várias parametrizações que permitem selecionar determinadas situações para análise. Dessa forma, pode-se focar em determinados grupos de item com a devida importância para os casos prioritários.

Pré-requisito:

É pré-requisito para a execução desta função:

Manutenção Itens Otimização Estoque (OE0107) 

Relatório de Situação dos Estoques – Pasta Seleção

Objetivo da tela:

Ao selecionar a função Relatório de Situação dos Estoques, é possível realizar a emissão do relatório de situação dos estoques.

   

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Estabelecimento

Inserir uma faixa de códigos de estabelecimentos a serem considerados para seleção. 

Grupo Estoque

Inserir uma faixa de códigos de grupos de estoque a serem considerados para seleção. 

Família

Inserir uma faixa de famílias a serem consideradas para seleção. 

Item

Inserir uma faixa de itens a serem considerados para seleção.

Nota:

Apenas os itens informados no cadastro Itens Otimização Estoque (OE0107) serão considerados. 

Depósito

Inserir uma faixa de depósitos a serem considerados para seleção.

Nota:

Esse campo limita os itens que serão processados, considerando o depósito padrão do item definido no relacionamento Item X Estabelecimento (CD0140).

Segmento

Inserir uma faixa de segmentos dos itens a serem considerados para seleção.

 

Relatório de Situação dos Estoques – Pasta Classificação

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Relatório de Situação dos Estoques - Pasta Classificação, é possível selecionar a classificação a ser considerada para a geração do relatório.

   

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Classificado por

Selecionar a opção de classificação a ser considerada no relatório.

As opções disponíveis são:

  • Grupo de Estoque,
  • Estabelecimento,
  • Família,
  • Item,
  • Segmento.

 

Relatório de Situação dos Estoques – Pasta Parâmetro

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Relatório de Situação dos Estoques - Pasta Parâmetro, é possível selecionar os parâmetros a serem considerados para a geração do relatório.

  

Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Mais

Quando acionado, apresenta a tela Parâmetros Relatório Situação Estoque (OE0501A), na qual é possível selecionar outros parâmetros.

 

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Listar

Selecionar o filtro que deverá ser aplicado na emissão do relatório.

Importante:

A maioria dos filtros é baseada no tipo da fórmula, conforme Manutenção de Fórmulas (OE0105). Portanto, é importante que essa parametrização esteja correta para que o resultado seja válido.

As opções disponíveis são:

  • Itens abaixo da segurança: Lista somente os itens em que o saldo em estoque estiver menor que o estoque de segurança.
    Quando assinalado, compara o resultado da fórmula do tipo “Saldo em Estoque” com a fórmula do tipo “Estoque segurança”.
  • Itens abaixo ou no ponto de encomenda: Exibe os itens que precisam de reposição de estoque.
    Quando assinalado, será analisado o resultado da fórmula principal (necessidade de compras). Caso o retorno for maior que zero, será considerada a necessidade de aquisição do material. Dessa forma, o item está abaixo ou no ponto de encomenda e será apresentado.
  • Acima Lote Periódico Máximo: Exibe os itens cujo saldo em estoque estiver acima do máximo estipulado, visando balancear o custo de “carregar o estoque” ou espaço físico para armazenagem.
    Quando assinalado, será realizado um comparativo entre o indicador “Lote Periódico Máximo” (tipo campo) e o saldo em estoque, conforme fórmula do tipo “Saldo em Estoque” vinculada ao item. Caso o saldo for maior que o valor do campo Lote Periódico Máximo, o item será listado.
  • Comparar Indicadores: Permite que o usuário compare dois indicadores do item. Caso a condição for verdadeira, o item será apresentado.
    Quando assinalado, os campos dentro da moldura “Comparar Indicadores” serão habilitados. Por exemplo: Pode-se comparar se o saldo em estoque é menor que a quantidade de pedidos de venda, ou então, se o saldo recomendado é menor que o valor da fórmula que calcula o estoque de segurança.
  • Situação dos Estoques: Quando assinalado nenhum dos filtros acima será aplicado. 

Comparar Indicadores

Esse campo será habilitado quando a opção escolhida no campo “Listar” for “Comparar Indicadores”.

Inserir os indicadores que serão comparados para aplicar filtro nos itens.

Exemplo:

AM_ESTREC (atributo manual estoque recomendado)

       <

F_SLDEST (fórmula para cálculo do saldo em estoque)

Os sinais disponíveis são: = (igual), <> (diferente), > (maior), >= (maior ou igual), < (menor) e <= (menor ou igual).

As fórmulas com o mesmo objetivo podem ter nomes diferentes para os itens. Para que funcionem corretamente, o início de cada fórmula deve possuir um padrão, por exemplo:

Para saldo em estoque: F_SLDEST, F_SLDEST1, F_SLDEST2 ....

Dessa forma, caso o indicador informado não for encontrado para o item, o sistema localizará o primeiro indicador que comece com as letras informadas. Considerando o exemplo citado, quando informado F_SLDEST, será procurada uma fórmula com esse código, caso não encontre, será procurada a primeira fórmula que comece com F_SLDEST* para efetuar a comparação.

Para facilitar a escolha do indicador, ao clicar com o botão direito do mouse sobre os campos, é possível escolher o zoom de um dos indicadores (campo, atributo manual, atributo automático e fórmula).

Nota:

Esse campo será sugerido automaticamente conforme definido na função Parâmetros Otimização Estoque (OE0101).

Não Listar os Indicadores

Assinalar os indicadores que não devem ser exibidos na emissão do relatório. 

Calcular Indicadores

Quando assinalado, os indicadores serão calculados antes de serem apresentados, representando os valores atuais. Nenhuma informação será gravada no item. Os valores calculados serão utilizados apenas para essa listagem.

Importante:

Quando NÃO estiver marcado, serão lidos os valores que estão gravados nos indicadores do item.

Alguns indicadores podem não estar armazenados, como o saldo do último período, por exemplo. Nesse caso os indicadores serão calculados de qualquer maneira.

Informa depósito

Quando assinalado, habilita a pasta Digitação para que sejam informados os depósitos a serem considerados na emissão do relatório. Quando não assinalado, será considerado o saldo de todos os depósitos com o parâmetro “Considera Saldo” marcado.

 

Relatório de Situação dos Estoques – OE0501A

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Relatório de Situação dos Estoques - Pasta Parâmetros, botão Mais, é possível selecionar outros parâmetros a serem apresentados no relatório. 

   

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Detalhamento

Selecionar a opção da descrição a ser utilizada para os indicadores na emissão do relatório.

As opções disponíveis são:

  • Código+Descrição,
  • Descr. Abreviada,
  • Descrição.

Somente Itens Otimização Estoque Ativo

Quando assinalado, indica que os itens inativos no módulo de Otimização de Estoque não serão considerados na emissão do relatório. 

Listar a narrativa dos itens

Quando assinalado, será apresentada a narrativa informada para o item na função Cadastro de Itens (CD0204)

Listar a narrativa Itens Otimização Estoque

Quando assinalado, será apresentada a narrativa informada para o item na função Manutenção Itens Otimizador de Estoques (OE0107)

Listar Erros

Quando assinalado, serão listados os erros de parametrização do item ocorridos durante o cálculo dos valores.

Importante:

Apenas se o campo “Calcular Indicadores” da pasta Parâmetros estiver marcado, os valores serão marcados e os erros poderão ser gerados.

Item Obsoleto

Assinalar as opções que definem a situação dos itens a serem considerados na emissão do relatório.

 

Relatório de Situação dos Estoques – Pasta Digitação

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Relatório de Situação dos Estoques - Pasta Digitação, é possível informar os depósitos que terão o saldo considerado na emissão do relatório.

  

Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Carrega

Quando acionado, será feita uma leitura no cadastro de depósitos e inseridos todos os registros nessa pasta. Os depósitos marcados para considerar saldo serão automaticamente assinalados para serem considerados; os demais não.

Importante:

É possível alterar essa parametrização após o programa carregar os depósitos.

Todos

Quando acionado, serão marcados todos os depósitos informados nessa pasta e a descrição desse botão passará para “Nenhum”, indicando que, se for utilizado novamente, os campos serão desmarcados.

 

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

X

Esse campo indica se o registro está marcado ou não. Quando marcado o depósito informado, terá o saldo considerado na leitura dos saldos em estoque e ordens de compra. 

Est

Inserir o código do estabelecimento referente ao depósito que será informado. 

Dep

Inserir o código do depósito cujo saldo deverá ser considerado. 

Descrição

Exibe a descrição do depósito informado. 

Saldo Disp

Exibe o conteúdo do campo Considera Saldo Disponível do cadastro de depósitos. Quando utilizada a opção de informar os depósitos, todos os depósitos selecionados (CAMPO “X “ marcado) serão considerados.

 

Relatório de Situação dos Estoques – Pasta Impressão

Objetivo da tela:

Permitir determinar o destino da geração, bem como a forma de execução.

Para mais detalhes consulte o conceito Pasta Impressão.