Árvore de páginas

Objetivo

Possibilitar que após o Cálculo da Folha Normal possam ser efetuadas movimentações diversas para o funcionário e que posteriormente possa ser realizado o Recálculo da Folha Normal considerando estas movimentações gerando a Folha de Pagamento com as diferenças encontradas entre o Cálculo da Folha Normal e o seu Recálculo.

Visão Geral

A característica principal deste processo é que o pagamento da Folha Normal é efetuado aproximadamente entres os dias 20 e 25 do mês. Assim, entre a data do efetivo pagamento da folha normal e o final do mês podem ocorrer necessidades de concessão de férias, alterações salariais, desligamentos, entre outras movimentações.

O sistema anteriormente não permitia estas alterações, validando que o cálculo da folha normal já havia sito efetuado. Desta forma, o que foi implementado neste processo foi à possibilidade do usuário efetuar estas movimentações depois do Cálculo da Folha Normal, e no final do mês antes de ter executado o encerramento mensal, efetuar o recálculo da folha normal, considerando a movimentação existente neste momento e gerando um movimento contendo a diferença entre o cálculo original da folha normal e o seu recálculo.

As movimentações que poderão ser efetuadas depois do cálculo da folha normal são as seguintes:

  • Admissão.
  • Funcionários: atualização das informações para o recálculo da Folha Normal.
  • Situações de Afastamento: atualização do cadastro e importação.
  • Alterações de Salário no decorrer do período.
  • Férias: programação, lançamento de movimento, cálculo e eliminação do cálculo de férias e complemento de férias.
  • Movimento em Lote: atualizações no cadastro e importação.
  • Movimento Parcelado:  atualizações no cadastro e importação.
  • Rescisões: programação, geração de movimento, lançamento de movimento, cálculo e eliminação do cálculo de rescisões e cálculo do complemento de rescisões.
  • Integração de Benefícios: possibilitar efetuar nova integração de benefícios para o recálculo da Folha Normal.
  • Cálculo e Integração do Ponto: possibilitar efetuar novo cálculo e nova integração do ponto para o recálculo da Folha Normal.

Desta forma, para considerar o recálculo da Folha Normal, a seguir serão apresentadas algumas regras a serem seguidas para este processo:

  • Durante o processo de Cálculo da Folha Normal esta será tratada como Tipo Folha 1 e Parcela 9.
  • Depois do cálculo da Folha normal efetuado e antes do Encerramento Mensal, o usuário poderá efetuar as movimentações necessárias, recebendo o aviso que elas serão consideradas somente no recálculo da Folha Normal.
  • Se depois do lançamento de movimentação para um determinado funcionário o seu cálculo da Folha Normal tiver que ser eliminado, o usuário terá a condição de informar se a movimentação lançada para o Cálculo da Folha Normal (com exceção de Programação de Rescisão) deve ser mantida desta forma ou poderá ser aproveitada no Recálculo da Folha Normal. Isto normalmente irá ocorrer se o pagamento da Folha Normal não foi efetivamente efetuado.
  • Se no Encerramento da Folha Normal já existir movimentação para o Recálculo da Folha, o sistema deverá alterar o conteúdo do campo “Parcela” da Habilitação do Cálculo da Folha Normal de 9 para 1, e o movimento da Folha Normal deverá ser copiado para Parcela 1. A partir deste momento se o usuário desejar emitir algum relatório referente à Folha Normal deverá selecionar tipo de Folha Normal e Parcela 1. O movimento de Folha Normal com Parcela 9 deverá ser considerado como a movimentação final do funcionário que só terá seu valor realmente correta após o Recálculo da Folha Normal, caso o funcionário tenha movimentação complementar.
  • Se no Encerramento da Folha Normal não existir ainda movimentação para o Recálculo da Folha Normal, o Encerramento deste Cálculo será efetuado normalmente, porém, se isto ocorrer e o usuário desejar após isto efetuar movimentação para os funcionários, será necessário que o mesmo execute um procedimento (novo) que efetue o tratamento descrito no item anterior. Enquanto isto não ocorrer será efetuada validação na movimentação impedindo sua confirmação.
  • Depois do Encerramento da Folha Normal, será possível inclusão de outra habilitação de Cálculo para Folha Normal com Parcela 9. Desta forma a habilitação de Folha Normal com Parcela 9 existente deverá ser alterada para parcela 1.
  • Antes do Recálculo da Folha Normal ser executado o usuário poderá continuar efetuando movimentações e após o seu cálculo efetuado estas não serão mais possíveis.
  • O Recálculo da Folha Normal será executado pelo mesmo programa de Cálculo da Folha Normal, utilizando desta forma a mesma lógica de cálculo gerando um novo movimento com tipo de Folha Normal e Parcela 9 considerando então o cálculo final do funcionário. Desta forma, será considerada toda a movimentação existente neste momento, gerando um movimento de diferença entre a Folha Normal e esta última que deverá ser considerada como Folha Normal Parcela 2. Desta forma, quando o usuário desejar emitir relatórios da diferença deverá selecionar o tipo de Folha Normal e Parcela 2. Quando desejar emitir os valores referentes ao cálculo final irá selecionar o tipo de Folha Normal e Parcela 9, que será o movimento a ser considerado para os documentos legais (com exceção de IRF a Recolher).

Nota:

O Recálculo da Folha Normal será permitido somente para Categorias Salariais Horista e Mensalista e não será tratado no módulo Folha Educacional.

A seguir é apresentado um macro fluxo do Processo, apresentando as principais funções alteradas e suas respectivas considerações dentro deste processo.

 

Visto que este processo possui várias parametrizações, a seguir serão apresentadas as funções que são os pré-requisitos deste processo de acordo com o fluxograma apresentado. Desta forma, visa ser demonstrado todos os campos que influenciam no processo de Funcionários com Controle de Contratos Especiais bem como as parametrizações que deverão ser efetuadas.

Conceito

Recálculo de Folha Normal