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Livro Aux. ANS/RN390-Contrato e Contraprestação Emitida Recebida e - AF0510Y

Visão Geral do Programa

Este programa tem por objetivo emitir um relatório com as informações solicitadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde) sobre os registros contábeis de contratos dos beneficiários da operadora, conforme as faturas de mensalidade e custo operacional que foram contabilizadas. Corresponde ao livro auxiliar da contabilidade de nome “Registros de Contratos e Contraprestações/Prêmios Emitidos, Recebidos e Cancelados” do plano de contas 2016.

Neste livro serão selecionadas todas as faturas de mensalidade e/ou custo operacional que foram contabilizadas.

Os valores e contas contábeis emitidos neste livro serão correspondentes aos valores e contas contábeis do módulo Gestão de Planos de Saúde e do módulo financeiro Contas a Receber (EMS).

Conforme a "RN390/15", as operadoras de planos de assistência a saúde, devem manter à disposição da ANS, registros auxiliares que permitam, a qualquer tempo, a comprovação da fidedignidade dos dados registrados em sua escrituração contábil. Essa lei entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2017. Os registros auxiliares devem apresentar os Registros de Contratos e Contraprestações/Prêmios Emitidos, Recebidos e Cancelados segregados por tipo de contratação (Individual/Familiar, Coletivo por Adesão, Coletivo Empresarial). Essas informações devem ser acompanhadas de documento datado e assinado pelo administrador da operadora e pelo profissional responsável pela contabilidade. O livro deve conter no mínimo os campos abaixo:

  • Identificação do beneficiário.
  • Número do contrato.
  • Número do Registro do Produto.
  • Data de emissão.
  • Período da vigência contratual.
  • Valor do contrato.
  • Valor da contraprestação.
  • Data do recebimento.
  • Data do vencimento das contraprestações.

Objetivo da tela:

Emitir um relatório com as informações solicitadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde) sobre os registros contábeis dos contratos dos beneficiários da operadora. 


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Parâmetro

Parametrizar dados para a geração relatório.

Seleção

Selecionar dados para a geração do relatório.

Executar

Executar a impressão do relatório.

Sair

Sai da funcionalidade.


Aba PARÂMETRO

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Período Contábil

Informar o ano e mês da competência do livro. Serão consideradas as faturas com data de liquidação dentro do período informado, e as faturas com data de emissão dentro do período informado. Considerando também as faturas estornadas.

Responsável Informações

Informar o nome da pessoa responsável pela emissão dos dados do livro auxiliar da contabilidade.

Formato do Relatório

  • Se informado “TXT”, será emitido relatório em formato texto.
  • Se informado “PDF”, será emitido relatório em formato “PDF”.

Impressão

  • Se informado “On-line”, ao pressionar o botão “Executar”, será iniciado o processo de emissão do relatório.
  • Se informado “Batch”, ao pressionar no botão executar, serão guardadas as informações para a emissão do relatório em RPW, em data e hora agendada pelo usuário. Ver ferramentas RPW com a infra-estrutura da operadora.

Diretório dos Relatórios

Informar o nome do diretório onde será gerado o relatório.

Nome dos Relatórios

Informar o nome do livro que será impresso.

Emitir Dados em Arquivo CSV

Informar se deseja emitir os dados em arquivo no formato “CSV” ou não.

  • Se marcada, esta opção, será impresso também o livro em formato “CSV”.
  • Se não marcada, esta opção, não serão gerados os arquivos no formato “CSV”. Serão emitidos apenas em formato texto.

Versão do Excel 2007 ou superior

  • Se marcada, esta opção, será gerado um arquivo em CSV único.
  • Se não marcada esta opção, serão gerados vários arquivos CSV, com no máximo 65.000 linhas cada, para que seja possível a abertura do arquivo, uma vez que o arquivo pode ter muita informação e dificulte a sua abertura.


Aba SELEÇÃO 

Seleção por grupos de contas: é possível informar os códigos dos grupos de contas para selecionar as contas contábeis e também, além de selecionar por grupo de contas é possível selecionar contas dentro dos grupos de contas informados.

Principais Campos e Parâmetros:

Campos:Descrição:

Filtrar por Grupo de Contas

Se marcada esta opção, será aberto um browser com os grupos de contas cadastrados no cadastro Grupo de Contas – PEONA e Livros Auxiliares (AF0210E), para que sejam marcados os grupos de contas para selecionar os movimentos dos eventos conhecidos. Somente serão selecionados os eventos que possuírem as contas dos grupos de contas marcados com “*”. As contas contábeis, dos grupos de contas deverão estar cadastradas no cadastro Contas Contábeis – PEONA e Livros Auxiliares (AF0210F).

Se não marcada esta opção, deverá marcar a opção de filtro por contas, pois os movimentos não serão selecionados por grupo de conta, mas serão selecionados pela seleção de contas informada.

Filtrar por Contas

Se selecionada esta opção e selecionada também, a opção de filtro por grupo de contas, as contas informadas nestes campos deverão estar cadastradas nos grupos de contas informados, para que os eventos sejam selecionados pelas contas. Se selecionada esta opção e não for selecionada a opção de filtro por grupo de contas, somente serão selecionados os eventos que possuírem as contas no intervalo de contas informados nos campos conta e subconta.

Conta Inicial/Final

Informar as contas contábeis para selecionar os eventos das faturas. Os códigos das contas deverão estar cadastrados no cadastro de contas do EMS.

Subconta Inicial/Final

Informar a subconta/centro de custo (caso exista) para selecionar os eventos das faturas. Os códigos das subcontas (centro de custo) deverão estar cadastrados no cadastro de centro de custo do EMS.


Filtrar por Grupo de Contas / Filtrar por Contas

Filtrar Por Grupo de Contas

Tabela Grupo de Contas

Filtrar por Contas

Campos Conta Inicial e Final e Subconta Inicial e Final

Regras

Sim (padrão)

Habilitada

Sim

Habilitado.

As contas informadas devem estar dentro dos grupos de contas selecionados. Deve buscar movimentos por grupo e conta.

Sim

Habilitada

Não (padrão)

Desabilitado.

Deve buscar movimentos pelos grupos.

Não

Escondida

Sim

Habilitado.

Deve buscar movimentos pelas contas.

Não

Escondida

Não

Desabilitado.

Deve desconsiderar esses filtros.


Resumo do Processo:

1. Busca os movimentos do financeiro, através da Data de Liquidação no módulo Contas a Receber (EMS). Busca as faturas que tenham sido gerados através de títulos do Gestão de planos, incluindo os títulos que foram renegociados.

  • o    Busca as faturas do módulo do "Contas a Pagar", por meio da data de liquidação e espécie. Considera as faturas renegociadas.
  • o    Grava em uma tabela temporária todos os títulos que pertencem ao módulo "Gestão de Planos", e onde a fatura tenha sido contabilizada.
  • o    Percorre as faturas pagas do "Gestão de Planos" e armazena os dados do financeiro: valor pago, indicador da fatura (Recebida, Cancelada ou Renegociada) e a conta do financeiro.
  • o    Busca as notas de serviço referente a essa fatura.
  • o    Busca os eventos do faturamento e verifica quais possuem valor, e se conta do mesmo está cadastrada no menu "Contas Contábeis Peona e Livros Auxiliares".
  • o    Busca os dados do "Plano": Modalidade (Verifica o filtro por "Plano Assistencial", caso esse campo estiver marcado, então o tipo da modalidade deve ser igual ao cadastrado no campo "Tipo Medicina Tradicional", do cadastro "Manutenção Parâmetros Globais Sistema"), Contrato (Conforme o filtro informado se vai considerar também os excluídos ou não), Plano de saúde, Tipo de Plano de Saúde e Contratante.
  • o    Busca os dados do "Beneficiário" referente a essa fatura. Conforme o filtro verifica se vai considerar também os beneficiários excluídos.
  • o    Grava os movimentos em uma tabela com as informações do título, plano, beneficiário, datas e valores.

2. Busca as faturas emitidas do módulo Gestão de Planos, que tenha sido contabilizada e onde a data de emissão esteja dentro do período informado pelo usuário. 

  • Somente vai considerar as faturas que foram integradas com o módulo Contas a Receber (EMS).
  • Busca as notas de serviço da fatura.
  • o    Busca os eventos do faturamento e verifica quais possuem valor, e se conta do mesmo está cadastrada no menu "Contas Contábeis Peona e Livros Auxiliares".
  • o    Busca os dados do "Plano": Modalidade (Verifica o filtro por "Plano Assistencial", caso esse campo estiver marcado, então o tipo da modalidade deve ser igual ao cadastrado no campo "Tipo Medicina Tradicional", do cadastro "Manutenção Parâmetros Globais Sistema"), Contrato (Conforme o filtro informado se vai considerar também os excluídos ou não), Plano de saúde, Tipo de Plano de Saúde e Contratante.
  • o    Busca os dados do "Beneficiário" referente a essa fatura. Conforme o filtro verifica se vai considerar também os beneficiários excluídos.
  • o    Grava os movimentos em uma tabela com as informações do título, plano, beneficiário, datas e valores.

3. Busca as faturas estornadas, do módulo Gestão de Planos. Realiza o mesmo processo realizado para as faturas, porém busca sempre nas tabelas de histórico, para analisar os estornos.

4. Utiliza as tabelas temporárias criadas para Imprimir o relatório.




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