Árvore de páginas

Manutenção dos Parâmetros do Ponto Eletrônico - PE0200

Visão Geral do Programa 

Permite realizar o cadastro das informações a serem consideradas pelo módulo de Controle de Frequência em relação aos processos de leitura, cálculo, integração do ponto eletrônico e dashboard de marcações.

Pré-requisito:

É pré-requisito para a execução desta função:

Manutenção Função de Marcação (PE0580) 

Manutenção Parâmetros Ponto Eletrônico

Objetivo da tela:

Ao selecionar a função Manutenção dos Parâmetros do Ponto Eletrônico, é possível realizar a manutenção dos parâmetros ponto eletrônico.

Importante:

Para o HCM Start, os campos "Utiliza Fluxo de Aprovação", "Utiliza Bloqueio Empréstimo", serão apresentados desabilitados e desmarcados, o campo "Dia/Mês Limite" é desabilitado e zerado, e os campos "Turno Carga Horária Diferente" e "Turno Carga Horária Igual" do quadro "Qtd Máximo Dias Empréstimo" também desabilitados e zerados.

Os campos "Emite Alerta Acert Divergência", "Grupo Mail" e "Transferência Cálculo Ponto Pendente" também serão desabilitados e desmarcados.

  

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Qtd Hrs p/ Dias de Feriado

Selecionar a forma de lançamento das horas para os feriados que ocorrerem no mês.

As opções disponíveis são:

  • Qtd Hrs Real da Jornada: Quando selecionada, indica que o sistema efetua o cálculo da hora real da jornada do dia do funcionário (Hora Fim – Hora Início) – Hora Intervalo.
  • Qtd Hrs Padrão do Turno: Quando selecionada, indica que o sistema verifica a hora padrão cadastrada para o turno do funcionário.

Exemplo:

Horas Real Jornada    8,75 (7:45 – 12:00/13:30 – 18:00)

Horas Padrão Turno    7,33

Fechamento Hrs Mensa

Selecionar o tipo de fechamento total de horas mês para os mensalistas.

As opções disponíveis são:

  • Horas Trabalhadas
  • Repouso

Exemplo:

Horas Padrão Mês             220,00 horas

Horas Jornada                   8,80 (Hrs Fim – Hrs Início) – Hrs Intervalo

Mês 10                               21 dias trabalhados 
                                             5 Repousos

Quando o sistema fechar por horas Trabalhadas, o cálculo será:

(8,80 horas real dia * 21 dias trabalhados no mês = 184,80 horas trabalhadas mês – 220,00 horas mês = 35,20 horas repouso)

Essas horas são definidas conforme dias calendário, turno e turma.

Quando o sistema fechar por Repouso, o cálculo será:

(7,333 hora padrão turno * 5 repousos = 36,67 horas repouso– 220,00 horas mês = 183,33 horas trabalhadas mês)

Totalizando nos dois casos as 220 horas que serão pagas aos funcionários mensalistas no mês. 

Tratam Admitidos / Demitidos Mensalistas

Selecionar a forma de tratamento dos admitidos e demitidos mensalistas em relação à apuração das horas mensais.

As opções disponíveis são:

  • Hrs Reais Jornada: Quando selecionada, indica que serão tratadas as horas reais definidas pela jornada de trabalho do funcionário (Hora Fim – Hora Início) – Hora Intervalo.
  • Hrs Padrão do Turno: Quando selecionada, indica que serão tratadas as horas padrão mês definidas no turno do funcionário sobre 30 (Quantidade de dias do mês). Para o cálculo das horas trabalhadas, o sistema utilizará a seguinte regra:

Qtde Horas Trabalhadas = (Horas Padrão do Turno/30) * Qtde Dias Trabalhados.

Qtde Padrão Dia = (220/30) * Qtde Dias Trabalhados

Importante:

Se a quantidade de horas trabalhadas calculadas for maior que a quantidade padrão do turno, deverá ser considerada nos cálculos as Horas Padrão do Turno.

  • Considera Qtd Dias Real Mês: Quando assinalado, o sistema vai considerar a quantidade de dias real do mês para montar a quantidade de horas trabalhadas do mês. Quando não assinalado, o sistema vai considerar 30 dias como quantidade de dias padrão para o mês.

Pagamento Intervalo Integral

Se o funcionário não realizar o intervalo completo, tendo trabalhado parte dele, o sistema deve valorizar o período não trabalhado conforme os eventos informados na tela, considerando o evento diurno para as horas diurnas e o evento noturno para as horas noturnas.

Com essa regra, o funcionário que trabalhar parte do intervalo vai receber o intervalo total com a valorização de acordo com os eventos associados.

  • Trata Hora Trabalho e Não Trabalho: Quando assinalado, tanto as horas trabalhadas, como as horas não trabalhadas serão valorizados pelos eventos da tela. Quando não assinalado, as horas trabalhadas serão valorizadas pelas regras informadas no cadastro de Eventos do Sindicato (FP2700), e as horas não trabalhadas pelos eventos da tela. 

Considera Situação Afastamento Período Ponto

Quando assinalado, determina que será considerada a situação de afastamento de período ponto. 

Utiliza Fluxo de Aprovação

Quando assinalado, determina que será utilizado o fluxo de aprovação.

Calcula Percentual Adicional DSR

Quando assinalado, determina que será calculado o percentual adicional DSR conforme definido o Período de Apuração das Horas Trabalhadas na Categoria de ponto:

  • Para os funcionários que estão alocados na Categoria de Ponto (PE0180) com Período de Apuração das Horas Trabalhadas = Misto, o percentual adicional do DSR será calculado sobre o calendário do mês de referência.
  • Para os funcionários que estão alocados na Categoria de ponto (PE0180) com Período de Apuração das Horas Trabalhadas = Período de Ponto, o percentual adicional do DSR será calculado sobre o calendário do período de ponto.
  • Para os funcionários que estão alocados na Categoria de ponto (PE0180) com Período de Apuração das Horas Trabalhadas = Mês de Referência,o percentual adicional do DSR será calculado sobre o calendário do mês de referência.

Importante:

O funcionário deve ser considerado para cálculo ponto (FP1500-Pasta Cadastral), caso contrário, o calculo do percentual do adicional DSR será apurado no momento do cálculo da folha(FP3020).

Emite Alerta Acerto Divergências

Quando assinalado, ao confirmar as informações parametrizadas, o sistema emitirá uma mensagem. A mesma solicita a verificação do cadastro das informações correspondentes à Empresa, Estabelecimento e Matrícula para os usuários que terão acesso aos programas Acerto de Divergências (PE3130) e Acerto de Divergências Coletivo (PE3250).

Importante:

O cadastro das informações a serem verificadas é realizado por intermédio da opção Complemento RH, localizado no programa Manutenção de Usuário (SEC000AA).

Grupo Mail

Selecionar o código correspondente ao grupo para o qual será encaminhado o e-mail informando as alterações realizadas.

Importante:

Esse campo será habilitado sempre que o campo Emite Alerta Acerto Divergências estiver selecionado.

Dia/Mês Limite

Inserir o dia e mês limite das informações correspondentes ao controle de frequência. 

Utiliza Bloqueio Empréstimo

Quando assinalado, indica que o empréstimo de turno será bloqueado sempre que o período informado seja superior ao limite definido.

Importante:

O limite em questão poderá ser informado nos campos Turno Carga Horária Diferente e Turno Carga Horária Igual.

Turno Carga Horária Diferente

Inserir a quantidade máxima de dias a partir dos quais será bloqueado o empréstimo de turno.

Importante:

Esse campo será habilitado sempre que o campo Utiliza Bloqueio Empréstimo estiver selecionado.

Turno Carga Horária Igual

Inserir a quantidade máxima de dias até a qual será bloqueado o empréstimo de turno.

Importante:

Esse campo será habilitado sempre que o campo Utiliza Bloqueio Empréstimo estiver selecionado.

Transferência Cálculo Ponto Pendente

Quando assinalado, determina a transferência de cálculo do ponto pendente.


Manutenção Parâmetros Ponto Eletrônico – Pasta Param. Batidas

Objetivo da tela:

Ao selecionar a função Manutenção dos Parâmetros do Ponto Eletrônico, pasta Param. Batidas, é possível realizar a manutenção dos parâmetros ponto eletrônico.

  

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Leitura Batidas

Selecionar a forma de identificação da leitura da batida do ponto no arquivo texto.

As opções disponíveis são:

  • Matrícula: Quando selecionada, indica que a leitura do arquivo texto será realizada a partir da matrícula do funcionário.
  • Cartão: Quando selecionada, indica que a leitura do arquivo texto será realizada a partir do número do cartão ponto do funcionário. 

Trata DV

Quando selecionado, indica que o dígito verificador da matrícula do funcionário será validado quando da importação do arquivo do relógio ponto.

Importante:

Para o HCM Start, esse campo é apresentado desabilitado e desmarcado.

Trata Via Crachá

Quando selecionado, indica que o número da via do crachá do funcionário será validado pelo sistema, quando da importação do arquivo de relógio ponto.

Exemplo:

Um determinado funcionário perdeu seu crachá. O mesmo comunicou o fato ao setor pessoal e retirou a 2ª via do mesmo. Imediatamente, o Setor Pessoal alterou o cadastro do funcionário, indicando que o mesmo está utilizando a 2ª via de seu crachá.

No momento da importação, se for encontrada para esse mesmo funcionário uma batida (para refeição, por exemplo) com a 1ª via de seu crachá, o sistema lançará tal informação como erro de importação.

Importante:

Para o HCM Start, esse campo é apresentado desabilitado e desmarcado.

Considera Empresa proveniente do relógio

Quando selecionado, indica que ao não constar no crachá a empresa do funcionário, o sistema considerara a empresa em processo no menu. 

Elimina Batidas Repetidas

Inserir o intervalo de tempo (HH:MM) a ser eliminado pelo sistema correspondente às batidas repetidas para um mesmo funcionário.

Exemplo:

Na dúvida do registro de entrada, um determinado funcionário bateu mais de uma vez sua entrada no mesmo minuto.

Se parametrizado que a empresa deve eliminar as batidas repetidas para um mesmo funcionário num intervalo de tempo igual a 1 minuto, o sistema aceitará apenas a primeira batida, lançando como erro de importação as demais.

Elimina Refeições Repetidas

Inserir o intervalo de tempo a ser desconsiderado pelo sistema em relação às batidas correspondentes às refeições repetidas para um mesmo funcionário.

Função Entrada/ Função Saída

Inserir o código que representa a marcação do tipo entrada e o do tipo saída.

Importante:

Essas funções foram previamente cadastradas por intermédio do programa Manutenção Função de Marcação (PE0580), e serão utilizadas quando da parametrização da Categoria de Ponto Eletrônico.

Desconsiderar na Importação

Quando assinalado, determina que na importação das batidas os registros que contém erros do tipo 11, o status da batida será alterado para "Desconsiderada".

O erro do tipo 11 é gerado quando o funcionário não está cadastrado no sistema ou o cartão provisório não está relacionado ao funcionário.

Observação:

Quando o usuário acionar o botão OK, se este campo estiver marcado (e anteriormente estava desmarcado), será emitida uma mensagem informando que será verificado se existem erros de importação do tipo 11 pendentes para a empresa, a partir da data do menor período de ponto da empresa. Caso existam, eles serão alterados para desconsiderados. 

Motivo

Inserir o motivo pelo qual a batida está sendo desconsiderada.


Manutenção Parâmetros Ponto Eletrônico – Pasta Param. Bco. Hrs.

Objetivo da tela:

Ao selecionar a função Manutenção dos Parâmetros do Ponto Eletrônico, pasta Param. Bco. Hrs., é possível realizar a manutenção dos parâmetros ponto eletrônico.

  

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Limite Máximo Banco Horas

Quando selecionado, indica que o limite máximo de horas no banco será controlado para o pagamento das horas extras dos funcionários. 

Qtd Máx Hrs Bco

Inserir a quantidade máxima limite a ser controlada no banco de horas.

Importante:

Os excedentes das horas definidas serão pagos de acordo com as regras existentes no sistema.

Limite Máximo Período Ponto

Quando selecionado, indica que as horas do banco de horas são limitadas pelo período de ponto para o pagamento das horas extras dos funcionários.

Importante:

Para o HCM Start, esse campo é apresentado desabilitado e desmarcado.

Qtd Max Hrs Período

Inserir a quantidade máxima de horas serem controladas para o período de ponto.

Importante:

Para o HCM Start, esse campo é apresentado desabilitado e zerado.

Limite Máximo Semanal

Quando selecionado, indica que o limite máximo de horas semanais no banco de horas será controlado para o pagamento das horas extras dos funcionários.

Importante:

Os excedentes das horas definidas serão pagos de acordo com as regras existentes no sistema.

Para o HCM Start, esse campo é apresentado desabilitado e desmarcado.

Qtd Max Hrs Semana

Inserir a quantidade máxima de horas serem controladas para a semana de ponto.

Importante:

Para o HCM Start, esse campo é apresentado desabilitado e zerado.

Replica saldos nos
funcionários

Quando selecionado, indica que o saldo de horas será replicado para todos os funcionários, realizando o acerto dos saldos de horas dos funcionários, modificando o padrão previamente estabelecido.

Exemplo:

Foram parametrizadas 100 horas positivas e 100 horas negativas e todos os funcionários permaneceriam com esses saldos parametrizados. A empresa realizará a manutenção, caso necessário, no momento da integração. No próximo mês, todos os funcionários devem estar com o mês saldo (100 horas, por exemplo).

Importante:

Para o HCM Start, esse campo é apresentado desabilitado e desmarcado.

Saldo Inicial PositivoInformar o evento para gerar a quantidade de saldo inicial positivo do banco de horas.
Saldo Inicial NegativoInformar o evento para gerar a quantidade de saldo inicial negativo do banco de horas.
Movimento Mensal PositivoInformar o evento que irá receber a quantidade de horas de movimentação mensal positiva do banco de horas.
Movimento Mensal NegativoInformar o evento que irá receber a quantidade de horas de movimentação mensal negativa do banco de horas.

Nota:

Para limitar a quantidade do Banco de Horas Semanal, será considerada a semana civil (de segunda-feira a domingo) e o período a ser considerado para o fechamento é o período de ponto, sendo que a primeira semana da referência deverá ser iniciada numa segunda-feira.

Caso o usuário parametrize mais de um limite para o seu banco, primeiramente será considerado o limite semanal, depois o limite de ponto e por último, o limite máximo de horas no Banco.

Ao efetuar a integração do Ponto com a Folha, são verificados os limites de horas definidos, independentemente ou não do Fechamento do Banco de Horas, pagando desta forma o que ultrapassar os limites.

Caso nenhum dos parâmetros de Limite estiver assinalado, o sistema fechará o Banco de Horas (compensação das horas) toda vez que o Ponto for integrado com a Folha, deixando apenas o saldo Positivo ou Negativo definido na Categoria de Ponto do Funcionário (para mais detalhes ver a Função Manutenção Categoria Ponto Eletrônico).

As quantidades de horas limitadoras, poderão também ser alteradas no cadastro de Funcionário Ponto Eletrônico (para mais detalhes ver a Função Manutenção Funcionários Ponto Eletrônico).

Exemplo 2

Dados:

Quantidade Máxima Horas Banco         30 horas
Quantidade Máxima Período Ponto       20 horas
Quantidade Máxima Semanal                10 horas

O funcionário possui as seguintes características de Horas Extras:

1a. Semana: 12 Horas Extras
2a. Semana: 10 Horas Extras
3a. Semana:   8 Horas Extras
4a. Semana: 20 Horas Extras

Como o sistema efetua o cálculo para o pagamento das horas extras, verificando os limites definidos, então tem-se a seguinte estrutura: 

Período

Qtde Horas

Aplica Regra Semana

Aplica Regra Ponto

Aplica Regra Banco

Total

Semana 1

12

10

-

-


Semana 2

10

10

-

-

-

Semana 3

8

8

-

-

-

Semana 4

20

10

-

-

-

Período Ponto

50

-

38

-

-

Banco Horas

50

-

-

20


Pagar

-

2 + 10 = 12

18

-

20

Saldo Banco Horas

50

38

20

20

20


  1. O sistema verifica as regras pela seqüência: Quantidade Máxima Semanal, Período Ponto e Horas Banco. Quando as horas extras dos funcionários não se enquadram para a regra que está sendo analisada, consequentemente as horas passam para a regra seguinte.
  2. Como o funcionário, na 1a. Semana excedeu os limites para as horas semanais definidas, o sistema pagará as 2 horas excedentes pela Regra Semanal desta semana. As 10 horas restantes, passam para a regra do período, até a última semana.
  3. Para a 2a. Semana o funcionário não ultrapassou as horas da Regra Semanal. Desta forma, estas horas serão analisadas na Regra de Período.
  4. Da mesma forma, será procedida a hora da 3a. Semana, onde as 8 horas serão analisadas na regra do Período.
  5. Para a 4a. Semana o funcionário excedeu 10 horas da Regra Semanal, o que serão pagas por esta Regra. Já para as outras 10 horas, estas serão analisadas pela Regra do Período Ponto.
  6. Então, para a regra Semanal, foram Pagas 2 horas pela 1a. Semana e 10 horas para a 4a. Semana.
  7. Para a Regra de Período Ponto, tem-se às 10 horas da 1a. Semana, às 10 Horas da 2a. Semana, às 8 Horas da 3a. Semana e às 10 horas da 4a. Semana, totalizando um total de 48 horas. Como a regra de Período Ponto paga as horas excedentes ao Limite de 20 horas (definição), portanto, serão pagas nesta regra então as 18 horas excedentes.
  8. Para a última regra, sobram às 20 horas da Regra de Período de Ponto, que passam a ser analisadas pela Regra de Banco. Desta forma, caso não exista horas de meses anteriores no banco, o sistema acumulará no Banco de Horas do Funcionário as 20 horas deste mês, visto que para o pagamento somente será realizado o excedente das 30 horas definidas para o Banco de Horas.


Manutenção Parâmetros Ponto Eletrônico – Pasta Dashboard

Objetivo da tela:

Ao selecionar a função Manutenção dos Parâmetros do Ponto Eletrônico, pasta Dashborar, é possível realizar parametrização do grupo de e-mail que será utilizado pelo Dashboard de marcações

  

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Grupo Mail

Todos os e-mails relacionados no grupo informado receberão um e-mail quando no Dashboard de marcações for selecionada a opção Enviar E-mail. 


Conteúdos Relacionados: 

Implementando Parâmetros do Ponto Eletrônico