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Orçamento

Neste tópico serão apresentados conceitos sobre Orçamento de alguns Administradores.

“Orçamento é o instrumento que descreve um plano futuro desejado, considerando os meios necessários para alcançá-los. É a técnica utilizada pelo sábio, mas não só por ele. Quando empregado por homens de capacidade inferior , este instrumento se transforma em ritual irrelevante que produz paz de espírito em curto prazo, porém não o futuro que se deseja.”

“A simples elaboração de um orçamento de pessoal traz inegáveis benefícios à medida que suscita estudos de racionalização no emprego de mão de obra nos processos produtivos; como requer a fixação antecipada das taxas salariais devidamente concatenadas com a política salarial da empresa, tende também a oferecer oportunidades para o estudo dos efeitos da influencia percebida dos salários sobre a produtividade.”

Zdanowicz, José Eduardo - Orçamento Operacional: uma abordagem prática. 3a. ed. Porto Alegre, D.C. Luzzato Editores Ltda., 1989.

 

“A essência das funções administrativas de planejamento e controle baseia-se em algumas noções fundamentais e filosóficas do verdadeiro papel da administração em determinado empreendimento. De acordo com algumas dessas noções, o planejamento e o controle de resultados baseiam-se na convicção de que a administração é capaz de planejar e controlar o destino de uma empresa a longo prazo por meio de uma série contínua de decisões bem concebidas; o conceito está associado ao planejamento da prosperidade, em vez de deixar-se o tudo ao acaso. Assim, o núcleo do conceito de planejamento e controle de resultados orienta-se diretamente ao da administração, ou seja, o processo de tomada de decisões.”

“Em muitas empresas , os custos de mão de obra são superiores a todos os outros custos combinados. Mesmo quando isso não acontece, o planejamento cuidadoso e o controle sistemático dos custos de mão de obra continuam sendo essenciais, e a logo e a custo prazos deverão resultar em benefícios positivos tanto para a empresa quanto para os seus empregados”

Welsch, Glenn Albert - Orçamento empresarial, 4a. Ed., São Paulo: Atlas, 1996.


“Das funções clássicas tratadas por Fayol, temos que organizar, formar equipe, dirigir, controlar e planejar. Planejar significa decidir antecipadamente. Decidir implica optar por uma alternativa de ação em detrimento de outras disponíveis, em função de preferências, disponibilidades, grau de aceitação do risco, etc. Nesta visão, decidir antecipadamente constitui-se em controlar o seu próprio futuro. Essa é uma visão bastante pró-ativa no que se refere ao processo de gestão de certa organização.”

“Orçamento de pessoal deve incorporar as decisões referentes à estrutura organizacional e o número de pessoas no quadro e refletir as várias políticas de recursos humanos. Como decorrência dessa etapa, é possível projetar os gastos da empresa em termos de salários, encargos, demissões e admissões da organização.”

Frezatti, Fábio - Orçamento empresarial: planejamento e controle gerencial – São Paulo: Atlas, 1999.