Árvore de páginas

Relatório Emissão do Recibo de Férias - FR0220

Visão Geral do Programa

Posteriormente à emissão do recibo de férias, será atualizado automaticamente o botão Recibo, localizado no programa Manutenção Programação de Férias (FR0040). Este tem a finalidade orientada para que o usuário controle o retorno do recibo de férias encaminhado às filiais da empresa, não devolvidos ao setor de Recursos Humanos.

Quando da programação e cálculo das férias do funcionário, a situação inicial deste é Aguardando Emissão. Depois de realizada a emissão do recibo de férias, a situação do botão será modificada para Emitido, e este permanecerá habilitado. Nesse momento, caso o botão for acionado, a situação será alterada para Devolvido. Quando da execução do programa Elimina Cálculo Normal de Férias (FR0120), a situação do botão retornará para Aguardando Emissão.

Emissão Recibo de Férias

Objetivo da tela:

Permitir a emissão do recibo contendo as informações correspondentes aos cálculos das férias dos funcionários da organização.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Classificação

Selecionar a forma de classificação dos dados a serem apresentados no relatório. As opções disponíveis são:

  • Por Estabelecimento / Matrícula;

  • Por Estabelecimento / Nome;

  • Por Estabelecimento / Unidade Lotação / Matrícula;

  • Por Estabelecimento / Unidade Lotação / Nome;

  • Por Centro de Custo / Estabelecimento / Matrícula;

  • Por Centro de Custo / Estabelecimento / Nome.

Emissão Recibo de Férias – Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Essa tela é apresentada ao acionar a pasta Parâmetros, localizada no programa Relatório Emissão do Recibo de Férias.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Data de Referência

Inserir a data correspondente à última folha de pagamento encerrada na empresa.

Expande Estrutura

Quando selecionado, indica que o relatório gerado permite a centralização de informações, conforme a estrutura de lotação da empresa.

Importante:

Dessa forma, é possível agrupar, pelo nível hierárquico da estrutura de lotação, todas as informações referentes às unidades de lotação subordinadas, como também suas divisões por unidade de lotação e a sua emissão em páginas diferentes.

Esse campo será habilitado sempre que a classificação dos dados do relatório seja Por Estabelecimento / Unidade Lotação / Matrícula Ou Por Estabelecimento / Unidade Lotação / Nome. 

Nível Salta Página

Exibe o nível de unidade de lotação a partir do qual o sistema executa o salto de página.

Exemplo:

Caso o usuário deseje gerar um relatório agrupado pelo nível 03 – Gerência e 04 – Setor, deve informar o nível 04 – Setor, para que o sistema execute o salto de página pelo nível 04 – Setor. Toda vez que o sistema encontrar um tipo de unidade de lotação do tipo 04 – Setor, executará o salto de página.

Importante:

Esse campo será habilitado sempre que a classificação dos dados do relatório seja Por Estabelecimento / Unidade Lotação / Matrícula Ou Por Estabelecimento / Unidade Lotação / Nome. 

Nível Quebra

Exibe o nível de quebra do relatório (como este será emitido).

Importante:

Dentro de um nível de unidade de lotação escolhido podem existir vários níveis inferiores. O sistema permite quebrar esses níveis inferiores ou agrupar conforme o nível de unidade de lotação escolhido.

Exemplo:

Uma estrutura que possui como característica o nível 03 – Gerência, e os níveis 04 – Setor e 05 – Área. Para emitir um relatório que faça uma quebra pelo nível 04 – Setor, é necessário informar o nível 04 – Setor, para que o módulo emita o relatório, quebrando pelo nível 03 – Gerência e nível 04 – Setor. O nível 05 é emitido incluso no nível 04 – Setor.

Esse campo será habilitado sempre que a classificação dos dados do relatório seja Por Estabelecimento / Unidade Lotação / Matrícula Ou Por Estabelecimento / Unidade Lotação / Nome. 

Tipo de Cálculo

Inserir o código correspondente ao tipo de cálculo das férias, o qual poderá ser Cálculo Original, 1º Complemento, 2º Complemento, etc.

Dias Não Considerados

Inserir o número de dias que não serão considerados quando da concessão das férias coletivas.

Exemplo:

Caso as férias forem concedidas no período entre natal e ano novo, esses dias poderão ser desconsiderados. 

Nr. Vias

Inserir a quantidade de vias do recibo de férias a serem emitidos. 

Imprime Recibos Emitidos

Quando selecionado, indica que serão impressos todos os recibos, inclusive os já emitidos.

Importante:

Caso não for selecionado, serão emitidos somente os recibos não emitidos. 

Imprimir Nome

Selecionar o nome a ser impresso no recibo de férias. As opções disponíveis são:

  • Empresa;

  • Estabelecimento. 

Tipo de Formulário

Selecionar o tipo de formulário a ser utilizado na impressão do recibo de férias. As opções disponíveis são:

  • Padrão: quando selecionado, indica que o recibo de férias será emitido no formulário padrão criado pela DATASUL;

  • Especial: quando selecionado, indica que será emitido no formulário desenvolvido exclusivamente para a empresa. 

Importante:

Caso o formulário selecionado seja considerado especial, é recomendável que seja desenvolvido o formulário exclusivo com o nome do código-fonte FR0220r2.p. Dessa forma, quando ocorrer uma nova atualização nos programas FR0220r1.p e FR0220r1.i, os programas não serão sobreposto.

Tipo de Férias

Selecionar o tipo de férias para o qual será impresso o recibo. As opções disponíveis são:

  • Normal;

  • Coletivas;

  • Ambas.

Emissão Recibo de Férias – Pasta Seleção

Objetivo da tela:

Essa tela é apresentada ao acionar a pasta Seleção, localizada no programa Relatório Emissão do Recibo de Férias.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Estabelecimento

Inserir a faixa de códigos do estabelecimento no qual o funcionário a ser considerado na emissão do recibo de férias desempenha suas atividades. 

Matrícula

Inserir a faixa de códigos da matrícula do funcionário a ser considerado na emissão.

Nível Unidade Lotação

Exibe o nível da estrutura de lotação a partir do qual será emitido o recibo de férias.

Importante:

Esse campo será habilitado sempre que a classificação dos dados do relatório seja Por Estabelecimento / Unidade Lotação / Matrícula Ou Por Estabelecimento / Unidade Lotação / Nome.

Unidade Lotação

Inserir a faixa de códigos da unidade de lotação do funcionário a ser considerado na emissão.

Centro de Custo

Inserir a faixa de códigos do centro de custo do funcionário a ser considerado na emissão.

Concessão

Inserir a faixa de datas correspondente ao período de férias concedido ao funcionário a ser considerado na emissão.

Emissão Recibo de Férias – Pasta Impressão

Objetivo da tela:

Essa tela é apresentada ao acionar a pasta Impressão, localizada no programa Relatório Emissão do Recibo de Férias.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Destino

Selecionar a opção correspondente ao destino da impressão do resultado gerado. Veja mais detalhes na descrição do conceito Opções de Destino.

Rich Text Format (RTF)

Quando selecionado, indica que as informações derivadas da geração da listagem serão impressas em Rich Text Format.

Importante:

O campo Modelo será habilitado sempre que o campo RTF estiver selecionado, informando o endereço e o nome do arquivo no qual serão salvas as informações geradas na listagem. 

Execução

Selecionar a opção correspondente à forma de execução desse programa. Veja mais detalhes na descrição do conceito Formas de Execução.

Parâmetros de Impressão

Quando selecionado, indica que os parâmetros utilizados nessa execução serão apresentados na última página da listagem ou relatório gerado.

TOTVS Assinatura Eletrônica
  • Não Integrar: quando esta opção estiver selecionada, a execução do programa irá gerar um único arquivo com os recibos de férias de todos os funcionários que atenderam as parametrizações realizadas no programa. Deve ser usada no dia a dia para realizar as conferências das informações.
  • Gerar Somente Documento: quando esta opção estiver selecionada, a execução do programa irá gerar o recibo de férias em um arquivo PDF para cada funcionário, no diretório do catálogo informado no cadastro FP7710. Cabe ressaltar que também será criada a pendência de envio do documento para o TAE. Neste caso, é necessário efetuar o envio do documento para o TAE através do programa FP7700 que irá controlar a integração.
  • Gerar e Integrar o Documento: quando esta opção estiver selecionada, a execução do programa irá gerar o recibo de férias em um arquivo PDF para cada funcionário, no diretório do catálogo informado no cadastro FP7710. Cabe ressaltar que, neste momento será realizado o envio de cada arquivo para o TAE, o que pode impactar na performance do programa FR0220. 

 

Importante

Ao optar em executar o programa FR0220 realizando a integração com o TAE, seja com a opção Gerar Somente Documento ou Gerar e Integrar Documento:

  • Na pasta Classificação automaticamente será selecionada a classificação Por Estabelecimento/Matrícula e o campo ficará desabilitado, não sendo possível selecionar outra classificação.
  • Na pasta Parâmetro o campo Nr Vias ficará desabilitado, não havendo a possibilidade de alterar o quantidade de números de vias que serão geradas.
  • Na pasta Impressão o destino de impressão do relatório não poderá ser Impressora. Caso seja selecionada esta opção será emitida uma mensagem de erro.
  • Na pasta Impressão, caso seja marcada a opção RTF, será emitida uma mensagem de erro. 
  • A impressão do Recibo de Férias individualmente em PDF ocorrerá mesmo que no programa bas_prog_dtsul o programa FR0220 esteja parametrizado com o tipo de relatório Texto, ou seja, não é necessário alterar o programa para o tipo de relatório PDF.



Conteúdos Relacionados:

Manutenção Programação de Férias (FR0040)