Assunto

Produto:

RM

Versões:

11.80 / 12.1.X

Ocorrência:

Retornar informações de uma consulta SQL para um layout do gerador de saídas utilizando como parâmetro um campo do registro do layout

Ambiente:

Gerador de saídas / Integração

Passo a passo:

O objetivo desse documento é orientar como retornar uma informação adicional do seu conjunto de dados utilizando uma consulta SQL no gerador de saídas.

 

Para retornar uma informação adicional no layout do gerador de saídas que não esteja presente em seu contexto conjunto de dados, será necessário utilizar uma consulta SQL e o recurso Ligação Sob Demanda. Para criar esse exemplo irei utilizar um contexto Conjunto de dados que retora os campos CNPJ, Código da coligada e o Nome da coligada oriundos da tabela GCOLIGADA.

Após criar esse contexto, adicionei um novo registro no layout com o nome de Conjunto de dados tabela. Através do botão (Campo Adicionar novo campo) inseri 3 linhas correspondentes ao Código da coligada, CNPJ e Nome e arrastei os campos citados acima para essas linhas.

Ao salvar esse layout dessa maneira, o mesmo será executado e retornará o código da coligada, o CNPJ e o Nome da coligada. Iremos inserir a consulta SQL que irá receber o campo de parâmetro. Essa consulta irá retornar o nome da filial de acordo com o código da coligada:

Acesse a Tela de contextos e adicione consulta SQL através do Menu Adicionar Contexto\Consulta SQL

Ao acessar esse menu, será exibido o novo contexto. Nesse novo contexto (Contexto02), em propriedades busque pelo código de sua consulta SQL. Após adicionar a SQL, em Modo de Carga altere de Carregado no inicio da geração para Carregado SobDemanda, conforme abaixo.

Consulta inserida, volte no Registro Conjunto de dados tabela e na aba LigaçãoSobDemanda e arraste a consulta SQL recém inserida para a aba citada. Repare que ao inserir a consulta, o parâmetro criado na sentença será exbido junto com o tipo de dados. Volte para a tela de contextos, expanda o Contexto 01, referente ao conjunto de dados da tabela GCOLIGADA e arraste o campo código da coligada para o parêmetro, de forma que no campo de Ligação, seja exibido o nome Registro, conforme abaixo:

 

No botão (Campo Adicionar novo campo) , adicione uma nova linha e arraste o campo da consulta SQL para essa nova linha.

 

Ao configurar o layout do gerador de saídas, a SQL será executada recebendo o campo configurado como parâmetro.

A ligação SobDemanda não deve ser utilizada como estrutura Pai-Filho, tendo em vista que a função desse tipo de ligação é complementar as informações que o contexto conjunto de dados retorna. Para utilizar estrutura Pai e filho, deverá ser utilizado o relacionamento entre as tabelas no contexto conjunto de dados.

Observações: