Árvore de páginas

Digitação Movimento Agrícola - FA1020 

Visão Geral do Programa

Nessa função poderão ser lançados os movimentos manualmente dos tarefeiros. Para isso, basta relacionar a Propriedade, Produto, Safra e Data de Movimento, os tarefeiros e os respectivos serviços realizados por esses na organização. Conforme o tipo de serviço realizado, alguns campos ficarão habilitados para serem preenchidos pelo usuário do sistema.

Conforme destacado anteriormente, de acordo com o serviço parametrizado nessa função é que são valorizadas as horas de trabalho dos tarefeiros. Dessa forma, o cadastro dos serviços e suas parametrizações influenciam diretamente nas informações do cálculo do tarefeiro.

 

Nota:

Caso selecionado o campo Utiliza Tabela Fixa, localizado no programa Parâmetros Folha Agrícola (FA0500), serão informados automaticamente os dados correspondentes à propriedade, Produto e Safra. Se os mesmos não forem localizados, o programa procura os dados zerados dos campos em questão.

 

Digitação Movimento Agrícola

Objetivo da tela:

Por meio desta tela é possível permitir a digitação dos movimentos dos tarefeiros para posterior cálculo e valorização no sistema.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Propriedade

Inserir o código da Propriedade na qual será lançado no movimento do tarefeiro relacionado ao produto e a safra que estão sendo parametrizados.

Exemplo:
01 – Fazenda Nova Brasília
02 – Fazenda São Francisco

Produto

Inserir o código do produto relacionado à Propriedade e a Safra que será lançado o respectivo valor do serviço para o tarefeiro que executou determinada atividade. O produto representa os itens plantados e colhidos em determinada Unidade Agrária.

Safra

Inserir o código da safra na qual será associado o lançamento do tarefeiro pela execução de determinado serviço relacionado à Propriedade, Produto e Safra. A safra representa o período de colheita de determinado produto numa Unidade Agrária.

Movimento

Inserir a data do movimento da prestação do serviço do tarefeiro no sistema.

Estabelecimento

Inserir o código que representa o Estabelecimento em que o tarefeiro está cadastrado no sistema.

Matrícula

Inserir a matrícula do tarefeiro relacionado ao Estabelecimento que está parametrizado no sistema. Desta forma, é para este tarefeiro que o sistema efetuará o cálculo do serviço a ser associado a ele.

Tabela

Inserir o código que representa a tabela de preços a ser utilizada para a valorização do serviço associado ao tarefeiro. Esta tabela pode ser associada no movimento, desde que seus preços dos serviços para esta data estejam lançados. Caso contrário o sistema não conseguirá efetuar a valorização do movimento.

Unidade Agrária Nível 1

Inserir o código da unidade agrária nível 1 relacionado ao tarefeiro onde serão efetuados os rateios contábeis necessários a Unidade Agrária e ao preço do serviço realizado.

 

Unidade Agrária Nível 2

Inserir o código da unidade agrária nível 2 relacionado ao tarefeiro onde serão efetuados os rateios contábeis necessários a Unidade Agrária e ao preço do serviço realizado.

 

Serviço

Inserir  o código que representa o serviço (atividade realizada) pelo tarefeiro dentro da Unidade Agrária e que será movimentado essa função. É com base esse serviço que os movimentos são valorizados no sistema.

Unidade

Exibe a unidade do serviço, conforme parametrizado na Manutenção Serviço (FA0040). Este campo pode conter Horas, Valores, Quantidades, Dias, entre outras variáveis, não podem ser definidas novas unidades, somente relacionar outra já existente.

Valor Unitário

Inserir o valor unitário para o serviço realizado pelo tarefeiro na Unidade Agrária cadastrada. Cabe salientar que estes serviços são relacionados a um produto, safra e a data do movimento. É este valor unitário que será utilizado para a valorização dos serviços realizados pelos tarefeiros nas Unidades Agrárias aos quais estes estão relacionados.

Nota:

Esse campo somente ficará habilitado quando no campo Unidade for definida a Unidade valor.

Fator Conversão

Inserir esse campo o fator de conversão para o movimento do tarefeiro que está sendo implementado no sistema, a partir do relacionamento da Propriedade, produto, Safra, Movimento e Serviço.

Nota:

Esse campo somente ficará habilitado quando no campo Unidade for definida a Unidade valor.

Quantidade

Inserir a quantidade que represente o serviço associado ao funcionário pela atividade realizada na Unidade Agrária da empresa. Este campo somente ficará habilitado no sistema quando o Serviço for do tipo de Unidade de Quantidade, como por exemplo, um serviço de Horas Extras, onde nesse campo são inseridas as quantidades de horas extras realizadas pelo tarefeiro.

Valor

Inserir o valor que represente o serviço associado ao funcionário pela atividade realizada na Unidade Agrária da empresa. Este campo somente ficará habilitado no sistema quando o Serviço for do tipo de Unidade de valor.

Lançamento

Exibe o código do lançamento realizado no sistema. Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema, de acordo com a Propriedade, Produto, Safra, Data Movimento, Estabelecimento e Tarefeiro.

 

Pré-Requisitos:

Função Manutenção Estabelecimento (FP0560) 

Manutenção Funcionário - FP1500 

Manutenção Propriedade - FA0200 

Manutenção Produtos - FA0100 

Manutenção Safra - FA0300 

Manutenção Serviço - FA0040

 

Conteúdos Relacionados: 
Unidade Agrária 
Serviço