Árvore de páginas

O custo-padrão se enquadra no princípio fundamental da administração por exceção. O mesmo é um custo planejado, que permite, por meio de comparação com o custo real, a determinação das variações de custo para mais ou para menos. Dessa forma permite, mediante a análise dessas variações, avaliar e melhorar a eficiência da empresa. Serve, portanto, para administrar a empresa por controle dos custos reais, pela comparação com os custos planejados (padrão eficiente), sendo que o desvio poderá indicar eficiência ou ineficiência.

A utilização do Custo Padrão é determinada por estabelecimento, na função Manutenção Estabelecimentos (CD0602), pasta Tipo Custo, quando o campo Usa Padrão?estiver assinalado.

O valor do Custo Padrão de um item é cadastrado na função Manutenção Preço Padrão (CD0185).

Utiliza valores para GGF informados no campo Custo Padrão, localizado na função Custos Horários por Centro de Custo (CS0101).

Quando da movimentação de material com valor informado (por exemplo: entrada de mercadoria via Recebimento), o mesmo será comparado com o custo padrão cadastrado. Caso exista alguma diferença entre esses valores, a diferença será contabilizada em uma conta contábil de variação do custo padrão. O movimento original de entrada do material será valorizado pelo valor informado. Para o lançamento da diferença entre o custo padrão e o custo informado será criado um movimento adicional (movimento de variação).

Exemplo:
Estrutura do Item.

 

Padrão de Materiais:

Item

Material

GGF

MOB

A

2,35

0,15

0,00

B

1,50

0,00

0,00

C

0,50

0,00

0,00

 

Informações:

Centro de Custos = 1.100 reporte de 0,25 h;

GGF real = 0,50;

Padrão = 0,55;

Nota Fiscal de Entrada - Item B - R$ 160,00;

Custo Padrão do Item B = R$ 1,50.

 

Contabilização:


Análise da conta de variação de Materiais:

A existência de saldo nessa conta pode ocorrer por diversos fatores, como:

  • Utilização de preços padrões errôneos.

  • Flutuações nos preços de mercado.

  • Eficiência ou ineficiência do setor de compras (pagamento de penalidades na compra do material, frete, contratos de fornecimento).