Assunto

Produto:

RM

Versões:

12.1.X

Ocorrência:

Utilizar estrutura Pai e Filho no gerador de saídas

Ambiente:

Gerador de saídas / Integração

Passo a passo:

O objetivo desse documento é orientar a maneira de criar um layout com relacionamento entre duas tabelas com estrutura Pai-Filho.


Para realizar tal procedimento, em meu exemplo criei um novo contexto conjunto de dados utilizando a tabela GCOLIGADA, onde selecionei os campos CODCOLIGADA, CGC e NOME DA COLIGADA. Irei adicionar nesse contexto alguns dados da tabela GFILIAL. Para localizar essa tabela, expanda o campo chave da tabela principal (em meu exemplo GCOLIGADA.CODCOLIGADA) e localize a descrição da tabela desejada (em meu exemplo Filiais). Expanda a lista de campos da tabela desejada e selecione de acordo com sua necessidade, utilizei os campos Nome fantasia, código da filial e número da inscrição estadual, todos da tabela Filiais(GFILIAL).

Após criar o contexto Conjunto de dados, criei o Registro 001 e arrastei para a aba de ligação o Contexto 01.GCOLIGADA e inseri os campos correspondentes a tabela GCOLIGADA, conforme abaixo. Ao gerar o relatório dessa forma, o arquivo TXT vai ser salvo somente com esses dados.

Para criar a estrutura Pai-Filho, selecione o Registro 001 e clique no botão Adicionar Registro

Será adicionado um novo registro em seu layout. Renomeie esse registro e adicione o Contexto 01.GCOLIGADA na aba de ligação do registro. Feito isso, insira os campos referente a GFILIAL.

Ao gerar o layout dessa maneira, o Registro 001 vai ser gerado para enquanto o Registro 002 possuir dados, conforme abaixo

Para que o Registro principal (Registro 001) seja gerado apenas uma vez independentemente da quantidade de vezes que o Registro Filho (Registro 002), selecione um campo do Registro 001 que não altere o seu valor e em Modo, defina-o como Chave Primária, conforme abaixo

Dessa forma, o arquivo será gerado imprimindo o registro Pai apenas uma vez, independentemente da quantidade de registros filhos ele possuir, conforme abaixo.

Segue layout exemplo em anexo. Estrutura Pai-Filho.TotvsGen

Observações: