Árvore de páginas

Manutenção Fórmulas de Cálculo - BS0540

Visão Geral do Programa

Somente são incluídas as fórmulas a serem utilizadas em benefícios. Estas fórmulas serão executadas no momento em que se realizar a Geração dos Benefícios para a Folha ou no Cálculo da Folha. Para mais detalhes, verificar em Geração de Benefícios para a Folha de Pagamento - BS2000 e Cálculo Folha Normal - FP3020.

Incluir Fórmula de Cálculo - BS0540B

Objetivo da tela:

Sequenciar as operações executadas pelo módulo para determinar o valor de benefícios.

Essa tela é apresentada ao acionar o botão Incluir da pasta Fórmula.

Ao tentar Modificar uma fórmula existente e que está sendo utilizada por algum benefício, é apresentada a seguinte mensagem de advertência: “Fórmula utilizada em vários Benefícios. Continuar?”

Ao efetuar uma alteração numa fórmula de cálculo que já está em uso, automaticamente estará alterando os próximos cálculos/integrações de todos os benefícios que a utilizam.

As fórmulas de cálculo seguem uma sequência, tal como uma fórmula matemática, sendo possível definir um valor limite para o benefício, um valor de participação da empresa, ou do empregado, ou ainda do dependente. Isto permite que a empresa identifique quais os gastos que ela tem com o funcionário e com os dependentes, separadamente.

A fórmula incluída é utilizada quando for efetuada a inclusão dos Eventos dos Benefícios, onde é solicitado o código da fórmula. 

As três sequências a seguir demonstram o preenchimento da tela apresentada ao ser pressionado o botão Incluir na pasta Fórmula. Cada tela representa uma sequência no cadastramento da Fórmula de Cálculo.

Sequência 1:

Nesta sequência, a Memória Número 1 informada no campo “Acumulador”, recebe o Valor do Benefício, que provém de um dos procedimentos a seguir:

Manutenção de Benefícios do Funcionário - BS0520 - O valor do campo “Valor” é utilizado quando se estiver tratando de benefícios do Tipo “Indeterminado” e com Distribuição “Informada”.

Movimento por Funcionário - BS1000.

Movimento por Referência - BS1020

Geração de Movimento - BS1040.

Esta memória tem seu valor disponível ao longo de todas as sequências da fórmula.

A Memória Número 1 atribui o seu valor ao campo Resultado desta sequência.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Sequência

Ordem de execução das operações da fórmula de cálculo. É preenchido, automaticamente, pelo módulo. 

Acumulador

São as memórias disponíveis para armazenamento de valores intermediários do cálculo. Estão disponíveis 9 (nove) memórias para atender a esta função. Considerado como o primeiro operando sobre o qual é executada a operação da sequência.

Operação

Qual operação será executada nesta sequência sobre o primeiro operando. Estão disponíveis as seguintes operações:

Matemáticas (+ , - , * , /) – permite a realização de operações matemáticas, tal e qual uma fórmula matemática.

Atribuição (=) – permite a simples atribuição de um valor a uma variável de memória ou de total.

Busca Tabela (B) utiliza Tabelas de Valores onde são informados o Valor Base e o Valor a Assumir de cada faixa. Indicado para evitar alterações diretamente nas fórmulas de cálculo que utilizam tabelas. As alterações são feitas na própria Tabela de Valores. Mais detalhes em Manutenção Tabela Valores Unitários - FP2580.

Considere o exemplo a seguir, onde o:

  • Valor Base é o valor situado na coluna Valor Base e na linha Faixa escolhida, e o

  • Valor Assumir é o valor situado na coluna Valor Assumir e na linha Faixa escolhida.

Exemplo:
Considere a existência das tabelas a seguir, cadastradas no procedimento Tabelas de Valores:

Tabela Valores 1- Valor Assumir –Valor Base
Faixa 1                   2                        4
Faixa 2                   4                        8
Faixa 3                   8                       16

Tabela Valores 2 – Valor Assumir - Valor Base
Faixa 1                    1                        3
Faixa 2                    3                        6
Faixa 3                    6                      12

Considere também o cadastramento da Fórmula de Cálculo conforme os passos descritos a seguir:

Sequência 1:
Acumulador “1”
Operação “B”
Tipo Conteúdo “TB”
Conteúdo 1,0010 (Tabela 1 Faixa 1)
Resultado “T01”

Nesta sequência é atribuído o Valor Base da Tabela 1 – Faixa 1 ao Total do Funcionário.

Sequência 2:
Acumulador “1”
Operação “B”
Tipo Conteúdo “TA”
Conteúdo “1,0020” (Tabela 1 Faixa 2)
Resultado “T02”

Nesta sequência é atribuído o Valor Assumir da Tabela 1 – Faixa 2 ao Total da Empresa.

Condição(C) - o módulo submete o acumulador a uma condição a ser estabelecida. Em geral, a primeira sequência, é uma atribuição de valor. Já a partir da segunda sequência em diante a condição pode ser utilizada.

Programa Específico (P) – informa a existência de um programa fonte escrito em linguagem PROGRESS, que determina as regras da fórmula de cálculo. Deve ser utilizado quando não é possível atender os requisitos de construção da fórmula com os recursos que o módulo disponibiliza. Quando utilizado deve ser informado o número do programa no campo “Conteúdo”

Exemplo:
Caso seja informado o número 20 no campo Conteúdo será executado o programa prghur\fbp\fb000020.r. É obrigatório que o programa já esteja compilado.

O valor informado no campo “Conteúdo” é complementado com o caminho completo, permitindo localizar o programa a ser executado. A complementação a ser feita é sempre a mesma: “prghur\fbp\fb0000XX.r”, onde “XX” é o valor informado no campo “Conteúdo”.

Verifica Tabela (V) – quando aplicada a operação “Verifica Tabela” o módulo verifica em que faixa da tabela o valor se enquadra, e retorna o valor a assumir desta faixa. A tabela é previamente informada no procedimento Valores Unitários. Maias detalhes em Manutenção Tabela Valores Unitários - FP2580.

Exemplo:
Faixas        Sequência         Valor Base             Valor Assumir

Primeira                    1500,00           50,00

Segunda                    2               1000,00          100,00

Terceira              3  999.999,99   200,00

Caso o valor submetido à tabela seja igual a 499.99, o módulo retorna o valor assumir da Sequência 1 que é 50,00

Caso o valor submetido à tabela seja igual a 1000,01, o módulo retorna o valor assumir da Sequência 3 que é 200,00.

Calcula na Folha

Assinalado quando se quer que a fórmula seja executada somente no momento do Cálculo da Folha.

Este campo somente é mostrado quando a fórmula utilizada é um programa de fórmula de cálculo. Ele foi criado para atender a uma situação específica, onde o valor necessário para a execução da fórmula de cálculo só estará disponível quando for executado o cálculo da Folha.

Caso o campo “Calcula na Folha” esteja assinalado, o campo “Valor do Rateio”, no procedimento Consulta Integração da Folha, estará sem valor até que o Cálculo da Folha esteja concluído.

Tipo Conteúdo

Os valores possíveis podem ser os seguintes:

B (Informações do Cálculo) - são valores resultantes da composição de bases de cálculo determinadas pelo módulo. Elas estão disponíveis para utilização pela fórmula de cálculo somente no momento do cálculo.

Exemplo:
Base INSS, Base FGTS, Base RAIS Normal.

C (Informação Cadastral) –são valores que podem ser obtidos diretamente da base de dados.

Exemplo:
1) Campo Horas Padrão Mês – provém da tabela Turno

2) Salário Padrão Mês – provém da tabela de Funcionários.

3) Dias Ativo no Período - são considerados como ativos, os dias que a empresa tenha pago no período (salário, afastamento, férias e etc).

Exemplo de Dias Ativo no Período, considerando a situação abaixo:

  • Mês de 30 dias.
  • Funcionário possui uma Situação de Afastamento de 18 dias dentro do mês, onde está parametrizado que a empresa deve pagar os 15 primeiros dias.
  • 18 dias - 15 dias = 3 dias.
  • O valor de Dias Ativo no Período será de 27 dias, pois ele irá descontar dos 30 dias, os 3 dias que serão pagos pelo INSS.

K (Constante) – corresponde a um valor numérico constante, inteiro ou decimal, conforme a aplicação na linha da fórmula de cálculo (sequência).

M (Memórias) - refere-se a um valor de memória calculado em uma sequência anterior da fórmula de cálculo.

T (Total de Cálculo) – refere-se ao total que cabe à empresa, ou ao funcionário, ou ao dependente, ou à correção monetária no rateio do benefício. No entanto, também pode ser o valor do benefício a que tem direito o funcionário ou dependente.

UB (Unidade do Benefício) – deve ser selecionado quando o benefício tem Unidade do Benefício “Quantidade” ou “Valor” e Tipo Benefício “Movimento”.

Exemplo:
Ticket refeição, que é do Tipo “Movimento” e Unidade “Quantidade”.

VB (Valor do Benefício) – deve ser selecionado quando o benefício tem unidade do benefício “Valor”. Quando o Tipo Benefício for “Indeterminado” e a Distribuição for “Informada”, o valor do benefício é obtido do campo “Valor” no Relacionamento do Benefício com o Funcionário. Mais detalhes em Manutenção de Benefícios do Funcionário - BS0520.

Exemplo:
Benefício Farmácia, que é do Tipo “Movimento”, Unidade “Valor” e Distribuição “Informada”.

VU (Valor Unitário) – corresponde a um código de valor unitário previamente informado no procedimento Valores Unitários, conforme critério do usuário. Mais detalhes em Manutenção Tabela Valores Unitários - FP2580.

Conteúdo

Os valores possíveis deste campo variam de acordo com o que foi informado no campo “Tipo Conteúdo”. As opções apresentadas no zoom, invocado pela tecla F5, são buscadas na Folha de Pagamento. Os detalhes estão acessíveis por intermédio do link acima.

Condição

Quando o valor for deixado em branco, significando que “Não Efetua Condição”, são desabilitados os campos Tipo Limite, Valor Limite, Tipo Assumir e Valor Assumir.

Quando se preferir informar uma condição, utilizar um dos valores a seguir:

<= (menor ou igual ao limite)

<> (diferente do limite)

= (igual ao limite) - é estipulado na sequência um valor limite para a comparação

>= (maior ou igual ao limite)

Não efetua Operação/Condição - o sistema mantém o valor anteriormente estipulado

Tipo Limite

Tipo de conteúdo vai estar armazenado no campo Valor Limite ao encerrar a execução desta sequência. Os valores possíveis para este campo estão descritos no campo “Tipo Conteúdo”.

Tipo Assumir

Tipo de conteúdo vai estar armazenado no campo Valor Assumir ao encerrar a execução desta sequência. Os valores possíveis para este campo estão descritos no campo “Tipo Conteúdo”.

Valor Limite

Valor a ser utilizado na sequência da fórmula de cálculo como o segundo operando da condição criada na sequência.

Nota:

Quando aplicada a condição, o módulo verifica o valor encontrado como resultado da aplicação da operação sobre o acumulador, e o compara ao Valor Limite.

Exemplo:
Considerando que foi criada a fórmula de cálculo para seguro com as seguintes sequências:

Sequência 1
Acumulador “1”
Operação “=”
Tipo Conteúdo “c”
Conteúdo 1 (Salário Padrão Mensal)
Resultado “M01”

Nesta sequência é atribuído o salário do funcionário ao acumulador e depois à memória número 1.

Sequência 2
Acumulador “1”
Operação “*”
Tipo Conteúdo “k”
Conteúdo “0.05”
Resultado “T01”

Nesta sequência é aplicado o percentual de 5% sobre o conteúdo da memória número 1(salário do funcionário). E o resultado é atribuído ao Total do Funcionário.

Sequência 3
Acumulador “1”
Operação “c”
Condição “>=”
Tipo Limite “k”
Valor Limite “1500,00”
Tipo Assumir “k”
Valor Assumir “50,00”
Resultado “T01”

Nesta sequência podemos notar que o campo Valor Limite recebeu o valor “R$1500,00” e o campo Valor Assumir recebeu “R$50,00”. Caso o valor da memória número 1(salário do funcionário) seja superior ao “Valor Limite”, isto é, a condição se mostrou verdadeira, o “T01” (Total do Funcionário) informado no campo Resultado recebe o “Valor Assumir”.

Valor Assumir

Valor a ser utilizado na sequência da fórmula de cálculo caso a condição estipulada se mostre verdadeira.

Nota:

Quando aplicada a condição, o módulo verifica o valor encontrado como resultado da aplicação da operação sobre o acumulador, e o compara ao Valor Limite. Caso a condição se mostre verdadeira o Valor Assumir é atribuído ao campo Resultado.

Exemplo:
Ver exemplo em Valor limite.

Resultado

Qual local vai ser armazenado o resultado desta sequência da fórmula de cálculo. Ele pode ser utilizado numa das sequências a seguir, junto com os resultados de outras sequências. Por fim, na última sequência, informar qual o local que vai receber o valor final do benefício. Os locais possíveis estão descritos a seguir:

M01 a M09 (Memórias de 1 a 9) – são locais para armazenamento temporário de valores, que são utilizados em sequências posteriores da fórmula de cálculo.

T01 (Totalizador Funcionário) – deve receber apenas o valor do benefício que cabe ao funcionário pagar ou receber.

T02 (Totalizador Empresa) – deve receber apenas, o valor do benefício que cabe à empresa pagar.

T03 (Totalizador Dependente) – deve receber apenas o valor do benefício que cabe ao funcionário, relativo aos seus dependentes.

T04 (Totalizador Correção) - Serve para alocar em um único evento, as correções que o benefício possa ter para fins de contabilização.

Notas:

Conforme o totalizador, o sistema exige um evento analítico para cada total acima. (T01, T02, T03 e T04). Mais detalhes em Manutenção Eventos Analíticos Geral - FP0020.

T05 a T10 (Totalizador de 5 a 10)

Os totalizadores de T05 a T10 estão reservados para implementação futura.

Exemplo:
Sequência 1 – Resultado em M01 (memória 1).
Sequência 2 – Resultado em T01 (total do funcionário).
Sequência 3 – Resultado em T02 (total da empresa).


Sequência 2:

Nesta sequência à Memória No. 1 informada no campo “Acumulador” sofre uma operação de multiplicação por uma Constante cujo valor é 0,5000. O resultado é atribuído ao Total 01. Esta é a parte do benefício que cabe ao Funcionário

Sequência 3:

Nesta sequência à Memória Número 1 informada no campo “Acumulador” sofre uma operação de diminuição do valor armazenado em Total 01, do Funcionário. O resultado é atribuído ao Total 02. Esta é a parte do benefício que cabe à Empresa.

Valores Possíveis do Campo Conteúdo, Valor Limite e Valor Assumir

Tipo de Conteúdo igual a B – Informação do Cálculo

01

Base de INSS

02

Base de FGTS

03

Base RAIS Normal

04

Base Auxiliar 1

05

Base Auxiliar 2

06

Base Auxiliar 3

07

Base Auxiliar 4

08

Base Auxiliar 5

09

Base Vale Transporte

10

Base Salário Família

Nota:

O valor destas bases só estará disponível no Cálculo da Folha de Pagamento.

Tipo de Conteúdo igual a C – Informação Cadastral

01

Salário Padrão Mês

02

Salário do Funcionário

03

Salário Hora

04

Horas Padrão Mês

05

Horas Padrão Dia

06

Horas Reais Dia

07

Dias Ativos no Período

08

Dias do Período

09

Meses na Empresa

10

Anuênios

11

Biênios

12

Triênios

13

Quadriênios

14

Quinquênios

15

Salário Mínimo

  

Tipo de Conteúdo igual a M – Memórias

Existem 9 (nove) memórias disponíveis para armazenamento temporário de valores.

  

Tipo de Conteúdo igual a VU – Valor Unitário

São apresentados todos os valores unitários implementados no procedimento Manutenção Tabela Valores Unitários - FP2580.


Exemplo:

Assim sendo, na aplicação da fórmula de cálculo acima, para um benefício com valor de R$ 137,50, a fórmula funcionaria desta forma:

Sequência 1:

Acumulador: “1” (Memória Número 1)

Operação: “=” (Atribuição)

Tipo Conteúdo: “C” (Informação Cadastral)

Conteúdo: “1” (Salário Padrão Mensal)

Resultado: “M01” (Memória Número 1)

Sequência 2:

Acumulador – “1” (Memória Número 1) = R$ 137,50

Operação – (*) Multiplicação

Tipo Conteúdo: “K” (Constante)

Conteúdo – “0,5000” (valor da constante)

Resultado: “T01” (parte do funcionário) – R$68,75

Sequência 3:

Acumulador: “M01” (Memória número 1) = R$ 137,50

Operação – (-) Subtração

Tipo Conteúdo: “T” (Total de Cálculo)

Conteúdo – “01” (Parte do Funcionário) = R$ 68,75

Resultado: “T02” (Parte da Empresa) = R$ 68,75