Páginas filhas
  • DT Integração Educacional x Labore – Cálculo da Folha do Professor

 


Integração Educacional x Labore – Cálculo da Folha do Professor

Linha de Produto:

RM

Segmento Executor:C&P, Educacional

Módulo:

TOTVS Folha de Pagamento, TOTVS Educacional

Rotina:


Rotina

Nome Técnico

Reprogramação Salarial

Reprogramação Salarial

Requisito (ISSUE):

RHFOP001-585

País:

(X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________. 



Reprogramação Salarial - Utilizando Tabela Salarial

Contexto de negócio

      A implementação foi realizada com o intuito de aprimorar a rotina de “Reprogramação Salarial”, onde passará a existir a possibilidade de associação de Tabelas Salariais do RM Vitae as turmas/disciplinas por matriz aplicada, essa evolução visa atender ao mercado do ensino básico, onde as tabelas de valores da hora/aula são definidas pelos sindicatos dos professores, levando em consideração curso/série e titulação do professor.

Sistemas Envolvidos

      • Totvs RM Educacional: O modulo Educacional é responsável por retornar as informações que a rotina de reprogramação salarial necessita, uma dessas informações é o valor hora/aula que o professor deverá receber. Após a implementação, o modulo passará a disponibilizar a possibilidade de realizar a associação de tabelas salariais com valores de hora/aula predefinidos para as matrizes aplicadas.
      • Totvs RM Folha de Pagamento: O sistema Folha de pagamento disponibiliza a rotina Reprogramação Salarial que possui o intuito de calcular o salário dos professores, ao executar esse processo, o modulo Educacional é acionado para que dê o retorno da Quantidade de Aulas e Valor hora/aula (Tabela Salarial), após a “integração” entre os sistemas, será feito uma operação aritmética interna resultando no salário composto do professor.

Apresentação do fluxo da integração

 


Detalhamento do Fluxo de trabalho

Educacional

Efetuar parametrização necessária para uso da tabela salarial

      Ciente do que foi dito anteriormente, para que o Educacional passe a fornecer valores de hora/aula conforme a tabela salarial, deverá acessar os parâmetros do módulo em questão e então fazer a marcação da flag “Utilizar valor da hora/aula: De acordo com a Tabela Salarial do professor”.


Caminho: Educacional | Configurações | Parâmetros | Integrações | Folha | Etapa 1 – Folha 2/2.

Vinculo do professor x Matriz Aplicada x Tabela Salarial

      Após executar a associação da tabela salarial à Matriz Aplicada do professor, os dados vinculados ficarão armazenados em tabelas do educacional para posterior recuperação da informação através do processo “Reprogramação salarial”, executado pelo Totvs Folha de Pagamento.

Folha de Pagamento

Vinculação da tabela salarial à matriz aplicada.

      No modulo Folha de Pagamento foi disponibilizado a rotina “Associação de tabelas salariais aos professores” onde será listada as matrizes aplicadas e turmas livres disponíveis para associação.

 

      As Matrizes aplicadas dos professores serão listadas de acordo com o seguinte critério:

          • Caso o professor lecione em turmas que possuem Matrizes aplicadas diferentes, será listado as Matrizes com possibilidade de associação de tabelas salariais ou níveis distintos.
          • Caso uma das turmas do professor siga o conceito de “Turma Livre”, onde não existe a vinculação de uma Matriz aplicada, a mesma passará a ser apresenta para possibilidade de associação da tabela salarial.


 

  1.       Como pode ser visto, foram listadas 5 Matrizes aplicadas diferentes para o mesmo professor pelo fato de que existe o seu vínculo a turmas/disciplinas com matrizes aplicadas distintas.
  2.       Nota-se também que a partir do momento em que é listada mais de uma Matriz Aplicada, será possível associar tabelas salariais diferentes.
  3.       A associação da tabela salarial é feita pelo menu selecionado (3), onde deverá ser selecionada à Matriz Aplicada, preencher os campos “Tabela Salarial”, “Nível” e “Faixa” e então clicar no botão “Associar”.

Observação: As informações que o usuário poderá visualizar são:

- Código da filial;
- Nome da filial;
- Código do nível de ensino;
- Nome do nível de ensino;
- Código do curso (somente para matriz aplicada);
- Nome do curso (somente para matriz aplicada);
- Código da habilitação (somente para matriz aplicada);
- Nome da habilitação (somente para matriz aplicada);
- Código da grade (somente para matriz aplicada);
- Nome da grade (somente para matriz aplicada);
- Código do turno;
- Nome do turno;
- Identificador da matriz aplicada (somente para matriz aplicada);
- Código do professor;
- Nome do professor;
- Identificador da turma/disciplina (somente para turma livre);
- Código da turma (somente para turma livre);
- Nome da turma (somente para turma livre);
- Código da disciplina (somente para turma livre);
- Nome da disciplina (somente para turma livre);
- Código da tabela;
- Código do nível;
- Código da faixa;

Executar a rotina de Reprogramação Salarial

      Para que seja calculado o salário composto do professor, deverá ser executado a rotina de Reprogramação Salarial.

 

      O processo irá realizar uma operação aritmética entre 3 itens, sendo eles:

          • Fator Mensal: Valor predefino dentro dos parâmetros do Totvs Folha de Pagamento no caminho Folha de Pagamento | Integrações | Gestão Educacional | Etapa 1 – Configurações Gerais.
          • Quantidade de Aulas: Será retornado pelo Educacional de acordo com o plano de aula existente para o professor ou pelo preenchimento do campo “Quantidade de aulas semanais” no momento da vinculação do mesmo a turma/disciplina.
          • Valor Hora/Aula: O valor hora/aula é enviado pelo Educacional de acordo com o valor preenchido na vinculação do Professor com a Turma/Disciplina.

      A operação aritmética consiste na multiplicação da “Quantidade de Aulas” pelo “Fator Mensal” e em seguida será multiplicado o resultado pelo “Valor Hora/Aula”, onde resultará no salário do professor.

Lançar Salário Composto para Folha

      Agora que já temos o salário composto do professor calculado para a competência atual da folha, deverá ser feito o seu lançamento para o envelope do funcionário, o processo deve ser executado através do menu “Lançamentos | Grupos de Eventos”.

      Para que o processo de lançamento considere o salário composto calculado, será necessário fazer a marcação do campo “Lançar Salário composto”.

Caminho:  Folha de Pagamento | Folha Mensal | Lançamentos | Grupo de Eventos.


      Caso a folha esteja parametrizada para lançar por centro de custo deverá utilizar o módulo “Lançamento por centro de custo”

 



Reprogramação Salarial - Quantidade de Aulas Semanais de acordo com o plano de aula

Contexto de negócio 

      A implementação foi realizada com o intuito de aprimorar a rotina de “Reprogramação Salarial”. Será possível efetuar o cálculo da folha para professor baseando-se na quantidade de aulas de acordo com o plano de aula gerado, ou seja, não será necessário o preenchimento manual de tal informação.

Sistemas Envolvidos

      • Totvs RM Educacional: O módulo Educacional é responsável por retornar as informações que a rotina de reprogramação salarial necessita. Uma dessas informações é a quantidade de aulas que o professor leciona por semana. Após a implementação, o módulo terá também a possibilidade de gerar a quantidade de aulas (plano de aula) automaticamente de acordo com os horários vinculados ao professor.
      • Totvs RM Folha de Pagamento: O sistema Folha de pagamento disponibiliza a rotina Reprogramação Salarial que possui o intuito de calcular a folha dos professores. Ao executar esse processo, o módulo Educacional é acionado para que dê o retorno da Quantidade de Aulas que atualmente pode ser originada pelo plano de aula ou pelo cadastro do professor da turma/disciplina. Após a “integração” entre os sistemas, será feito uma operação aritmética interna resultando no salário do professor.

Apresentação do fluxo da integração

Detalhamento do Fluxo de trabalho

Educacional

Parametrização necessária

      De acordo com o que já foi dito anteriormente, para que o Educacional passe a identificar automaticamente a quantidade de aulas do professor na semana, deverá acessar os parâmetros do modulo em questão e então fazer a marcação do parâmetro “Origem das aulas semanais: Do número de horários definidos no plano de aula”.


Caminho: Educacional | Configurações | Parâmetros | Integrações | Folha | Etapa – Folha 2/2.

Vinculo do professor x Matriz Aplicada x Horário.

      Nesta etapa deverá ser feito todo o processo desde o cadastro do professor até a vinculação do mesmo na turma/disciplina e aos horários em que terá que lecionar as aulas.

      Obs.: Os horários se encontram dentro da turma/disciplina.

      Após o término da configuração acima, será necessário gerar o “Plano de Aula” da turma/disciplina que posteriormente, será usado para cálculo de aulas semanais.

Com base nos horários busca-se o total de planos de aula gerados e divide esse valor pelo total de semanas.
Obs.: Para calcular a quantidade de semanas, deverá considerar a diferença em dias da data de/até (período da Reprogramação) dividido por 7.
Exemplo:
Professor possui um total de planos de aula no valor de 88 aulas, dividindo pela quantidade de semanas (4), será encontrado o valor de 22 aulas por semana.

Folha de Pagamento

Executar a rotina de Reprogramação Salarial

      Para que seja calculado o salário composto do professor, deverá ser executada a rotina de Reprogramação Salarial.

      O processo irá realizar uma operação aritmética entre 3 itens, sendo eles:

            • Fator Mensal: Valor predefino dentro dos parâmetros do Totvs Folha de pagamento no caminho Folha de Pagamento | Integrações | Gestão Educacional | Etapa 1 – Configurações Gerais.
            • Quantidade de Aulas: Será retornado pelo Educacional de acordo com o plano de aula existente para o professor.
            • Valor Hora/Aula: O valor hora/aula é enviado pelo Educacional de acordo com o valor preenchido na vinculação do Professor com a Turma/Disciplina.

      A operação aritmética consiste na multiplicação da “Quantidade de Aulas” pelo “Fator Mensal” e em seguida será multiplicado o resultado pelo “Valor Hora/Aula”, onde resultará no salário do professor.

Lançar Salário Composto para Folha

      Agora que já temos o salário composto do professor calculado para a competência atual da folha, deverá ser feito o seu lançamento para o envelope do funcionário através do menu “Lançamentos | Grupos de Eventos”. Para que o processo de lançamento considere o salário composto calculado, será necessário fazer a marcação do campo “Lançar Salário composto”.


Caminho:  Folha de Pagamento | Folha Mensal | Lançamentos | Grupo de Eventos.


Caso a folha esteja parametrizada para lançar por centro de custo deverá utilizar o módulo “Lançamento por centro de custo”