Como criar Grupos de Usuários para compartilhar configurações

Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

11 e 12

Passo a passo:

A funcionalidade de Grupos permite reunir vários usuários e facilitar a atribuição de direitos, simplificando o processo de manutenção e administração de usuários.

Para criar um novo Grupo, siga o procedimento abaixo:
- Acesse Configurador > Usuário > Senhas > Grupos
- Clique em Incluir



- Preencha o Nome e a Descrição do Grupo, que são obrigatórios. As outras configurações são opcionais. Há a possibilidade de definir diversas opções como no cadastro do usuário, como acesso a filiais, ambientes, etc.
- Após configurar todas as opções, clique em Confirmar



Recomendamos que o cadastro do nome do Grupo (Campo Grupo) não utilize a mesma sequência que é utilizada na geração do ID interno dos grupos, que é uma sequência numérica de 6 dígitos, com zeros a esquerda (Ex.: 000001). A recomendação se deve ao fato que a regra de buscas irá utilizar primeiro o ID gerado internamente, e caso não encontre correspondência, irá buscar pelo nome do grupo. Com isso, alguma busca pode retornar o grupo incorreto, se o Nome de Grupo coincidir com o ID interno de algum grupo.



Depois te ter criado o Grupo, siga os passos abaixo para associar um usuário a este Grupo:
- Acesse Configurador > Usuário > Senhas > Usuários
- Clique sobre o usuário e clique em Alterar



- Na aba Usuário, clique na aba Grupos
- Clique 2 vezes abaixo da coluna Grupo, e clique na lupa



- Selecione o Grupo e clique em OK



- Na aba Usuário, na seção Parâmetros, em Regra de acesso por grupo, selecione a opção Priorizar ou Somar

- Clique em Confirmar


Regras:


Priorizar:
P
ara empresas e módulos - Considera os acessos a empresas e módulos definidas em todos os grupos associados. Ignora as empresas e módulos configurados no usuário.
- Para acessos - Se algum grupo estiver configurado com "Prioriza=Sim", os acessos deste grupo serão considerados, e os acessos dos outros grupos serão ignorados. Se nenhum grupo estiver configurado com Prioriza=Sim", serão considerados os acessos do primeiro grupo da listagem de grupos do usuário.
- Para menus - Se um grupo estiver marcado para priorizar (Prioriza=Sim), somente seus menus serão utilizados, caso contrário utilizará os menus do último grupo cadastrado que tiver acesso ao módulo.

Somar:
- Para empresas, módulos, acessos - Soma acessos do usuário com acessos de todos os grupos, indiferente se algum estiver marcado para priorizar.
- Para menus - Utilizará o menu do último grupo cadastrado que tiver acesso ao módulo. Se não tiver acesso pelo grupo, verifica menu do usuário.

Privilégios
- Caso um usuário possua mais de um grupo vinculado e não esteja com a regra igual a desconsiderar, os privilégios do grupo sempre iram somar, o campo da grid priorizar igual a sim, não será levado em consideração, para privilégios conflitantes a hierarquia é primeiro negado depois permitir e em terceiro não permitir, conforme definido nos privilégios, para maiores informações acessar: Configurar Privilégio para controlar acesso a rotinas

Acesso 156 - Valida acesso do grupo por emp/filial
Ao ativar este acesso no grupo priorizado do usuário, será possível acessar apenas os módulos que estiverem no grupo que possui a empresa que o usuário está acessando. Por exemplo, se o Grupo 01 possui acesso apenas a Empresa 01 e ao módulo Ativo Fixo, e o Grupo 02 possui acesso apenas a Empresa 02 e ao módulo de Compras, ao acessar o Protheus se o usuário acessar a Empresa 01 não poderá acessar o módulo de Compras, e se acessar a Empresa 02 não poderá acessar o módulo Ativo Fixo.

Em relação aos acessos, eles continuam respeitando as regras das opções Priorizar e Somar.

Observações: