Árvore de páginas

Regra de importação dos arquivos XML de NF-e

Definição da TAG <finNFe>:

Finalidade da NF-e:

1=NF-e Normal;

2=NF-e Complementar;

3=NF-e Ajuste;

4=Devolução de mercadoria


  • Caso a TAG <finNFe> esteja com o conteúdo 1 no XML da NF-e, o sistema tratará o tipo da nota da seguinte forma:

- O tipo da nota será normal (tipo = N).

Maneira de mudar o tipo da nota nesse caso:

1) Verifica se o ponto de entrada A140ICFOP está compilado no repositório, caso esteja, obtêm o tipo da nota do retorno do ponto de entrada e ignora o tipo normal e passa a importar a nota com o tipo retornado pelo ponto de entrada.

2) Caso o ponto de entrada A140ICFOP não seja utilizado, é verificado o parâmetro MV_XMLCFPC, e caso o CFOP do produto esteja contido neste parâmetro, o sistema ignora o tipo Normal e importa a nota como tipo Bonificação.

3) Caso o ponto de entrada A140ICFOP não seja utilizado, é verificado o parâmetro MV_XMLCFBN, e caso o CFOP do produto esteja contido neste parâmetro, o sistema ignora o tipo Normal e importa a nota como tipo Beneficiamento.

4) Caso o ponto de entrada A140ICFOP não seja utilizado, é verificado o parâmetro MV_XMLCFDV, e caso o CFOP do produto esteja contido neste parâmetro, o sistema ignora o tipo Normal e importa a nota como tipo Devolução.

  • Caso a TAG <finNFe> esteja com o conteúdo 2 no XML da NF-e, o sistema tratará o tipo da nota da seguinte forma:

- O tipo da nota será complemento de preço (tipo = C).

Maneira de mudar o tipo da nota nesse caso:

Não há disponibilidade de realizar essa ação.

IMPORTANTE: Notas do tipo de complemento de IPI ou ICMS não são tratados pelo Totvs Colaboração.

  • Caso a TAG <finNFe> esteja com o conteúdo 3 no XML da NF-e, o sistema tratará o tipo da nota da seguinte forma:

IMPORTANTE: Notas de ajuste não são tratadas pelo Totvs Colaboração.

  • Caso a TAG <finNFe> esteja com o conteúdo 4 no XML da NF-e, o sistema tratará o tipo da nota da seguinte forma:

- O tipo da nota será devolução (tipo = D).

Maneira de mudar o tipo da nota nesse caso:

1) Verifica se o ponto de entrada A140ICFOP está compilado no repositório, caso esteja, obtêm o tipo da nota do retorno do ponto de entrada e ignora o tipo Devolução e passa a importar a nota com o tipo retornado pelo ponto de entrada.

2) Caso o ponto de entrada A140ICFOP não seja utilizado, é verificado o parâmetro MV_XMLCFNO, e caso o CFOP do produto esteja contido neste parâmetro, o sistema ignora o tipo Devolução e importa a nota como tipo Normal.

3) Caso o ponto de entrada A140ICFOP não seja utilizado, é verificado o parâmetro MV_XMLCFBN, e caso o CFOP do produto esteja contido neste parâmetro, o sistema ignora o tipo Devolução e importa a nota como tipo Beneficiamento.


Como o Totvs Colaboração trata as operações de beneficiamento

Para entender melhor a operação de beneficiamento, primeiramente deve-se compreender que a empresa pode beneficiar um produto de terceiros e devolvê-lo pronto (PA) ou pode solicitar um beneficiamento a um fornecedor e este devolver o produto pronto para a empresa, ou seja, a empresa pode assumir o papel de realizar o beneficiamento ou solicitá-lo a terceiros.

No sistema ambos os processos podem ser realizados, utilizando o tipo da nota (Normal ou Beneficiamento). No caso onde a empresa realiza o beneficiamento, a matéria prima (MP) deve ser recebida via documento de entrada com tipo Beneficiamento, pois assim o sistema habilita o cadastro de clientes no documento de entrada, assim a saída do produto pronto (PA) se dará através de uma nota de saída do tipo Normal, todo o fluxo Fiscal, Financeiro (Contas a Receber), Estoque e demais módulos serão alimentados corretamente.

No caso da empresa solicitar o beneficiamento a terceiros, a matéria prima (MP) deverá sair através de um documento de saída do tipo Beneficiamento, pois desse modo o sistema habilita o cadastro de fornecedores no documento de saída, assim a entrada do produto pronto (PA) se dará através de uma nota de entrada do tipo Normal, todo o fluxo Fiscal, Financeiro (contas a pagar), Estoque e demais módulos serão alimentados corretamente.

Para que esse processo funcione normalmente, é necessário configurar seu sistema Protheus corretamente, os parâmetros descritos nos Parâmetros (Parâmetros) deste documento deve ser lido e configurado com os CFOP's que indiquem o tipo de operação que se está realizando e assim o fluxo de notas com tipo (Normal ou Beneficiamento) ocorrerá conforme item Regras NF-e

  • Sem rótulos