Árvore de páginas

Informações sobre a contabilização de Notas Fiscais de Serviços (NFS-e)

Produto:

Microsiga Protheus

Ocorrência:

Existe lançamento padrão para contabilização do número da NFSe após a transmissão?

Ambiente:

Faturamento (SIGAFAT)

Passo a passo:

Não há um Lançamento Padronizado (LP) específico para contabilização das Notas Fiscais de Serviço (NFS-e) de faturamento após sua transmissão.

Os LP's que possibilitam a contabilização do RPS são 610 e 620, neles é possível contabilizar on line, ou offline (Miscelâneas > Fechamento > Contabilização off line), mas o que vai determinar o número a ser contabilizado é a regra do LP no histórico de lançamento.

No histórico de lançamento, é possível indicar os campos "Num. Docto." (F2_DOC) ou "Numero" (D2_DOC) na query para demonstrar o número do documento, porém é o número interno do Protheus, para controle do sistema. 


O código da Nota Fiscal de Serviços (NFS-e) só é fornecido posteriormente, pela prefeitura, podendo ocorrer casos em que a numeração da Prefeitura seja diferente da numeração do documento do Protheus, esta numeração é um fornecida no processo de transmissão (TSS) e não na geração do Documento de Saída.

Paliativamente, pode-se adequar o Lançamento Padronizado para contabilizar off line, após a transmissão, quando a prefeitura retornar com o número da nota de serviço, o LP de contabilização deverá possuir em seu histórico o número da nota, campo "NF Eletr." (F2_NFELETR) ao invés do "Num. Docto." (F2_DOC).

Exemplo de histórico: "Nota de serviço:  "+F2_NFELETR +"  ref RPS:  " + SF2->F2_DOC+" - "+SF2->F2_SERIE .


Pode lhe interessar: