Páginas filhas
  • Como funciona a rotina 1809 - Relação de verbas por fornecedor?

Fique atento!

Esta documentação não é mais atualizada neste canal.

Confira as FAQ's atualizadas clicando aqui. 

Função da rotina 1809

Produto:

1809 - Relação de verbas por fornecedor

Passo a passo:

A rotina 1809 possui a função de emitir relatórios das verbas realizadas por fornecedor. Para imprimir esse relatório, siga os passos abaixo:

1) Acesse a rotina 1809;

2) Preencha o campo Filial, lembrando que este é um campo obrigatório;

3) Em seguida preencha os demais campos conforme necessidade;

4) Informe o Período, podendo ser de lançamento ou vencimento.;

5) Na aba Opções, escolha os filtros acordo com o cadastro da verba e pelo status de recebimento e aplicação:

6) Confira abaixo a especificação de cada campo.

Lançamentos: verifica se a verba foi ou não conciliada, esta conciliação é feita na rotina 1805 - Conciliar Baixa das Verbas;

Tipo de Verba: o tipo é selecionado no momento da criação da verba, este tipo é que define como a verba será utilizada no WinThor:

  • Rebaixa de custo: são verbas utilizadas para rebaixar o custo da mercadoria, esta rebaixa é realizada antes da venda do produto, ou seja, é rebaixado o custo da mercadoria do estoque.
  • Rebaixa de CMV: este tipo de rebaixa é realizado nos produtos vendidos, ou seja, é rebaixado o custo do produto vendido.
  • Outras: é utilizada quanto ainda não for identificada a finalidade da verba.
  • Avaria: é utilizado quando na rotina 1182 - Gestão de Avarias foi criada uma verba do tipo Dinheiro, ao ser criado um grupo de avaria.
  • Margem Adicional: neste caso é quando a verba é aplicada como Margem Adicional pela rotina 1807 - Aplicar verba lançando como receita.

Seleção de verba, é preciso entender que, a verba tem uma estrutura onde será encontrado no relatório os campos:

  • Valor: é o valor que a verba foi gerado;
  • Saldo a receber: é o valor a ser recebido da verba, a verba trabalha com débito e crédito então o saldo a receber será o Débito – Crédito que já foi lançado, ao decorrer da apostila iremos explanar melhor sobre este assunto;
  • Debito: Valor de verba
  • Crédito:Valor já recebido pela verba

Nos campos Debito e Crédito é necessário entender que, dentro da verba todas as movimentações geram crédito e débito, e este valor é acumulativo, ele não corresponde ao valor da verba e sim as movimentações feitas com esta verba.

  • Valor a aplicar: valor que ainda pode ser utilizado dentro do WinThor para o fim que a verba foi criada, rebaixa de custo, rebaixa de CMV ou outros;
  • Valor aplicado: é o valor que já foi utilizado da verba dentro do WinThor.
É nesta opção que pode se selecionado o relatório definido pelo valor a receber da verba para isso deve ser utilizado a opção Saldo a Receber marcando a opção Filtro adicional por saldo de verba, selecione uma Condição e informe no campo Valor um número ao qual esta condição deve obedecer para trazer as verbas cujo o Saldo a Receber obedeçam essa condição.;

Verbas com forma de pagamento, nesta opção escolha como a verba será definida para ser recebida

  • Mercadoria: quando é utilizada um entrada em mercadoria da verba.
  • Dinheiro: quando é utilizado uma entrada em dinheiro para verba, por exemplo: um depósito bancário ou desconto em duplicata.
  • Fundo de Reserva: quando uma verba for utilizada com outros fins, como por exemplo o pagamento de custos com despesas.

Seleção de saldo a receber: é o saldo a receber restante da verba, podendo colocar um valor inicial e final para o critério de pesquisa ou deixar os campos zerados onde o sistema entende que não foi definido saldo para pesquisa, ainda nesta opção tem a opção de Exibir informações crédito / debito verbas.

7) Na aba Ordenação, defina a ordenação que será emitida no relatório:

8) Clique Imprimir;


Observação:

  • Ao emitir o relatório da rotina 1809, será apresentado os campos Vlr Débitos e Valor Créditos, estes valores são valores acumulativos das transações de baixa e cancelamento da baixa da verba, então os valores podem apresentar divergências em relação ao Valor da Verba.
  • Ao realizar a baixa de uma verba e posteriormente o cancelamento a verba não é excluída e sim criada uma nova linha para abater o valor da baixa, ou seja, é criado um crédito (baixa).
  • Ao fazer o cancelamento é gerado um débito (cancelamento) e sempre que realizar o processo ele irá somar nos campos de Vlr Débitos e Vlr Créditos conforme exemplo abaixo.