Objetivo

Disponibilizar ferramentas de apoio e gerenciamento das operações efetuadas pelo departamento de compras possibilitando o acompanhamento do volume e da condição média de pagamento praticada por comprador, permitindo o acompanhamento da evolução de preços praticados para o item e, dentro de cada item, por fornecedor.

Destaca-se a flexibilidade que o sistema possui para o tratamento das informações relacionadas com o item X fornecedor permitindo ao departamento de compras, melhores condições para as negociações de fornecimento por item, tais como:

  • Lead time do fornecedor;
  • Lotes mínimo, múltiplo e outros;
  • Capacidade de fornecimento mensal;
  • Conversão de unidade de medida;
  • Skip Lote para inspeção;
  • Freqüência de entregas.

Características

  • Avaliação das compras realizadas por período, fornecedor, item e comprador.
  • Evolução dos preços das entradas de mercadorias e serviços.
  • Curva ABC de fornecedores.
  • Demonstração da condição média de pagamento.
  • Relação de valores previstos e realizados num período.
  • Detalhamento de compras realizadas num período agrupado por família de material, centro de custo ou grupo de estoque.
  • Avaliação de fornecedores em relação a pontualidade e qualidade de entrega.

Integração

Pré-Requisitos


  • As notas fiscais de entrada referentes ao período desejado deverão estar cadastradas no SUP3760 (Recebimento de Materiais - Atividades Diárias - Movimentação - Entrada Notas Fiscais) podendo estar ou não vinculadas a pedidos de compra.
  • Somente os pedidos de compra liberados serão considerados pelo processo de Avaliação de Compras.
  • As ordens de compra ainda não colocadas em pedido e com situação válida serão consideradas para efeito de previsão de recebimento.