Visão Geral do Programa
Essa análise de previsão está baseada nos custos de desembolso relacionados às quantidades programadas das matérias primas – comprados, considerando-se as quantidades que não são atendidas pelos estoques disponíveis no momento da programação. São consideradas as quantidades relacionadas às quantidades programadas de ordens de compra firme ou planejadas dos itens comprados e com data de entrega prevista dentro do período selecionado.
Nota:
Com base nessas quantidades são calculados os custos das matérias primas, considerando-se o custo parametrizado como base de cálculo para aquisição. Esse custo base de aquisição é definido na parametrização, podendo ser Médio Batch, Base, Reposição, Padrão e Última Entrada. É verificado no momento do cálculo se o cenário é multiestabelecimento. Em caso afirmativo, será utilizado o custo do item da relação item e estabelecimento da malha. Caso contrário, será utilizado o valor do item no APS.
Nota:
A apresentação das colunas de valores segue a parametrização definida. Podem ser definidas as análises de consumo como sendo Em Valor e Em Percentual.
Coluna Custo (Médio Batch, Base, Reposição, Padrão e Última Entrada)
É o resultado da somatória do valor do custo de todos os itens comprados considerados na somatória do campo de custo parametrizado.
CSTPr = CSTOCF + CSTOCP
Onde:
CSTPr = Custo Total para o Custo Parametrizado
CSTOCF = Custo Total em Ordens de Compra Firme
CSTOCP = Custo Total em Ordens de Compra Planejadas
Modelo de cálculo do custo:
CSTOCF = CSTOCF + (quantidade da demanda em ordem de compra firme * valor do custo parametrizado)
Nota:
Coluna % Custo
É o custo resultante da divisão do valor da soma do custo das compras firmes e planejadas pelo custo total do nível da classificação. Esse campo é calculado igualmente para todos os tipos de custos – Médio Batch, Base, Reposição, Padrão e Última Entrada. Esse campo somente será apresentado se for selecionada a opção de análise do custo pelo Percentual.
% Custo = ((CSTOCF + CSTOP) / CSTpr ) * 100