Visão Geral do Programa
Essa análise de previsão está relacionada aos valores de venda dos pedidos e o preço de venda do item para previsões, pedidos de cenário, solicitações de requisição e reposição de estoque dentro de um período de análise definido. Para cálculo das quantidades referente à reposição de estoque, são consideradas as demandas dos itens definidos para serem considerados no cálculo de planejamento de demanda.
São calculados os valores previstos – considerando-se a data de entrega original – e valores programados – considerando-se a data de reprogramação.
Não é considerado o custo operacional (overhead) para fabricação do item ou de sua estrutura de engenharia. Será levado em consideração apenas o valor do custo do próprio item como base de cálculo. Esse custo base é definido na parametrização e após a apuração dos valores previstos de venda confrontam-se esses valores com o custo dos pedidos.
Caso seja selecionada essa opção e foram selecionadas todas as opções da Análise do Ganho – Em Valor, Em Percentual, Previsto x Programado, a apresentação das colunas será realizada em combinação aos custos selecionados nos parâmetros.
Se nos parâmetros for definido que o tipo de visão é apenas Previsto, serão apresentadas apenas as colunas de valores e custo previstos. O mesmo ocorrerá quando selecionado o tipo de visão Programado, que apresentará apenas as colunas de valores programados. As colunas Diferença e % Variação somente serão apresentadas se for parametrizado o tipo de visão Previsto x Programado.
Coluna Previsto
É o resultado da somatória do valor de todos os pedidos de venda, previsão, pedido de cenário, solicitação de produção ou reposição de estoques considerados pela data de entrega original e dentro do período de análise considerado.
VTPV = VTPdV + VTPCen + VTPrV + VTSP + VTRE
Onde:
VTPV = Valor Total Previsto das Vendas;
VTPdV = Valor Total em Pedidos de Venda;
VTPCen = Valor Total em Pedidos de Cenário (usa como base a quantidade do pedido do cenário e o valor de venda do item).
VTPrV = Valor Total em Previsão de Venda (utiliza como base a quantidade da previsão e o valor de venda do item);
VTSP = Valor Total em Solicitações de Produção (utiliza como base o valor de venda do item de acordo com a quantidade da solicitação);
VTRE = Valor Total em Reposições de Estoque (utiliza como base o valor de venda do item de acordo com a quantidade da reposição).
Modelo de cálculo do valor:
VTPdV = ∑ (quantidade da demanda * valor/preço de venda do item)
No momento do cálculo é verificado se o cenário é multiestabelecimento. Em caso afirmativo, será utilizado o preço do item da relação item e estabelecimento da malha. Caso contrário, será utilizado o valor do item no APS.
Coluna Programado
É o resultado da somatória do valor de todos os pedidos de venda, previsão, pedido de cenário, solicitação de produção ou reposição de estoques considerados pela data de entrega reprogramada e dentro do período de análise considerado.
VTPG = VTPdV + VTPCen + VTPrV + VTSP + VTRE
Onde:
VTPG = Valor Total Programado das Vendas.
Nota:
Coluna Diferença e % Variação
São valores referente à diferença e à variação entre o valor previsto e o valor de programação, onde:
Diferença = Valor Programado – Valor Previsto
% Variação = ((Valor Programado / Valor Previsto) – 1 ) * 100
Colunas Custo (Previsto ou Programado)
Refere-se ao tipo de custo parametrizado – Médio Batch, Base, Reposição, Padrão e Última Entrada, pode ser previsto ou programado. É o resultado da somatória do valor do custo de todos os itens considerados na somatória dos campos de valores previstos e programados.
É verificado no momento do cálculo se o cenário é multiestabelecimento. Em caso afirmativo, será utilizado o valor do custo do item da relação item e estabelecimento da malha. Caso contrário, será utilizado o valor definido no cadastro do item no APS.
Para o cálculo do custo previsto, serão considerados os pedidos e demandas selecionadas pela data prevista:
CSTVDPV = CSTPdV + CSTPCen + CSTPrV + CSTSP + CSTRE
Onde:
CSTVDPV = Custo Total das Vendas Previstas;
CSTPdV = Custo Total em Pedidos de Venda;
CSTPCen = Custo Total em Pedidos de Cenário;
CSTPrV = Custo Total em Previsão de Venda;
CSTSP = Custo Total de Solicitações de Requisição;
CSTRE = Custo Total das Reposições de Estoque (se parametrizado para considerar o valor destas vendas).
Modelo de cálculo do custo:
CSTPdV = ∑ (quantidade da demanda * valor do custo parametrizado)
Nota:
Para o cálculo do custo da programação, serão considerados os pedidos e demandas selecionadas pela data de reprogramação, que é atualizada após o cálculo:
CSTVDPG = CSTPdV + CSTPCen + CSTPrV + CSTSP + CSTRE
Onde:
CSTVDPG = Custo Total das Vendas pela Programação.
Coluna Ganho (Previsto e Programado)
É o ganho resultante da subtração do valor de vendas menos o valor do custo previsto. Esse campo é calculado igualmente para todos os tipos de custos – Médio Batch, Base, Reposição, Padrão e Última Entrada. Esse campo somente será apresentado se for selecionada a opção de análise do ganho pelo Valor.
Tem-se, então:
Ganho Previsto = VTPV - CSTVDPV
Ganho Programado = VTPG - CSTVDPG
Onde:
VTPV = Valor Total Previsto das Vendas;
VTPG = Valor Total Programado das Vendas;
CSTVDPV = Custo Total das Vendas Previstas;
CSTVDPG = Custo Total das Vendas pela Programação.
Coluna % Ganho
É o ganho resultante da subtração do valor de vendas menos o valor do custo dividido pelo próprio valor de vendas. Esse campo é calculado igualmente para todos os tipos de custos – Médio Batch, Base, Reposição, Padrão e Última Entrada.
Esse campo somente será apresentado, se for selecionada a opção de análise do ganho pelo Percentual.
% Ganho Previsto = ((VTPV - CSTVDPV) / VTPV) * 100
% Ganho Programado = ((VTPG - CSTVDPG) / VTPG) * 100
Coluna Diferença e % Variação
São valores referente à diferença e a variação entre o ganho pelo previsto e o ganho pela programação, considerando-se o tipo de custo parametrizado.
Onde:
Diferença = Ganho Programado – Ganho Previsto
% Variação = ((Ganho Programado / Ganho Previsto) – 1 ) * 100
Análise da Situação
Pode ser definida a classificação Situação, onde nas métricas da visão Ganho pode ser definida a análise da situação pelo número de demandas ou pelo percentual do número de demandas. Será apresentada uma análise com base na programação calculada, com o objetivo de verificar o grau de atendimento das datas de entrega.
Para que essa análise seja apresentada, é necessário que esteja parametrizada a apresentação do tipo de visão como Programado ou Previsto x Programado. Essa análise não está disponível para o tipo de visão Previsto.
A análise do atendimento é efetuada pelo número de demandas.
Exemplo:
Após a programação existem duzentos (200) pedidos – demandas – e cento e vinte (120) estão em dia.
Nesse caso, o atendimento será 60% Em Dia (percentual).