Árvore de páginas

Inclusão de Tarefas Via Consulta Padrão DC6 

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

SIGAWMS

Rotina:

WMSA070 - Serviços x Tarefas

Tickets relacionados:

678610

Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado):

DLOGWMSMSP-308

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

DC6 - Tarefas x Atividades

Sistema(s) Operacional(is):

Windows / Linux


Descrição

Alteração na consulta padrão de DC6 - Tarefas x Atividades para que seja possível realizar a inclusão de um registro de Tarefas x Atividades por meio dos campos que a referenciam.

Exemplo: campo Cod. Tarefa (DC5_TAREFA).

O sistema estava apresentando mensagem em tela por falta de função devido a consulta padrão estar cadastrada com a função antiga. Sendo assim, foi criado um compatibilizador para regularizar o dicionário de dados e impedir que a situação aconteça.


Importante!

Antes de executar o compatibilizador informe o WMSU0040 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (\PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (\PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.


Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
  2. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
  4.  Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes casos descritos nos itens “3” ou “4”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.


Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!


  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite o WMSUMAIN no campo Programa Inicial.
    Importante!
    Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 07/04/2017.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador.
  4. Selecione a rotina WMSU0040().
  5. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.


Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) e compatibilizador deste chamado.


Atualizações do Compatibilizador

  1. Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
  • Pesquisa DC6:

Alias

DC6

Tipo

3

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Cadastra Novo

Contém

01#WMSA080XBI#WMSA080XBV


Procedimento para Utilização

Passos Para o Teste:

  1. Em Gestão de Armazenagem (SIGAWMS) acesse Atualizações > Cadastros > Serviços x Tarefas.
  2. No menu Ações Relacionadas,.clique na opção Incluir. 
  3. Digite as informações referentes ao cabeçalho do novo serviço a ser incluído.
  4. No momento de vincular uma tarefa para o serviço, acesse o campo Cod. Tarefa do grid e pressione a tecla F3 para abrir a consulta padrão do campo.
  5. Na tela seguinte, clique na opção Incluir para tentar cadastrar um novo registro de Tarefas x Atividades.
  6. O sistema deverá permitir realizar esta ação sem apresentar mensagens por falta de função ou demais inconsistências em tela.