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Confirmação do Cenário - DB0202

Visão Geral do Programa

Permitir a confirmação da programação de ordens de produção e de compras realizado pelo TOTVS APS e efetuar a gravação dos pontos de controle que serão monitorados por intermédio do módulo de Controle.

Por intermédio da parametrização, é possível delimitar a geração das ordens, sendo possível confirmar ordens de produção e de compras simultaneamente.

O usuário pode ainda, alterar a quantidade e/ou data das ordens planejadas por intermédio do parâmetro Alterar Ordens Manualmente que apresenta uma nova tela para manutenção destas informações antes de efetivar a confirmação.

Por intermédio dos parâmetros de reprogramação (Reprogramar, Não Reprogramar e Reprogramar Não Confirmadas), é possível definir se as ordens de compra fora do horizonte fixo do item serão reprogramadas ou não.

Quando o cenário de planejamento é multiestabelecimento, esta função confirmará a programação de recebimento e solicitações de produção entre os estabelecimentos.

Pré-requisito:

É pré-requisito para a execução desta função:

Painel de Controle (DB0201)

Confirmação Programação – Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Ao selecionar a função Confirmação do Cenário, é possível confirmar a programação das ordens de produção e de compras.

  

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Ordens de Produção

Quando assinalado, indica que deve ser feita a confirmação da programação das ordens de produção.

Confirmar até:

Indica a data limite até a qual devem ser feitas as confirmações de programação das ordens de produção. Se, por exemplo, for informada a data de 30/05/2010, serão confirmadas as ordens que foram programadas para serem iniciadas até essa data.

A data sugerida de confirmação será a data de referência, acrescida do número de dias de horizonte de confirmação. Ambos os parâmetros estão definidos no cenário.

Veja mais detalhes na explicação do mesmo campo, para ordens de compra, abaixo.

Atualiza Operações Ordens Firmes

Quando assinalado, indica que as operações pertencentes a ordens firmes serão atualizadas conforme o novo sequenciamento. Ou seja, se a operação for alocada em um novo centro de trabalho, ou se sofrer mudanças em suas datas e tempos, essas informações serão atualizadas.

Quando assinalado, será alterada as datas de início e término das ordens reprogramadas.

Nota:

Quando integrado ao ERP no TOTVS APS é permitido alterar o centro de trabalho de uma ordem de produção firme, quando parametrizado no cenário ou no grupo de máquina o parâmetro “Altera CT OP Firme” com o valor “Alterar”. Contudo, o ERP não permite alterar as informações das operações que já estiverem iniciadas. Ou seja, mesmo com o planejamento alterando o centro de trabalho em que a operação será terminada, no ERP a operação deverá ser obrigatoriamente reportada no centro de trabalho original. 

Este campo é desabilitado em integração com Logix ou Protheus.

Ordens de Retrabalho, Conserto ou Reaproveitamento

Ordens de Produção de Retrabalho, Conserto ou Reaproveitamento não são alterados pela confirmação, mesmo com o parâmetro "Atualiza Operações Ordens Firmes" selecionado.

Não Liberar Programação Chão de Fábrica

Quando assinalado, as ordens de produção são criadas normalmente, porém as atualizações nas operações não serão realizadas. Caso a opção não seja assinalada, as informações que são utilizadas pelo Chão de Fábrica para alocação de atividades continuarão sendo atualizadas.

Nota:

Na integração do APS com Protheus, este campo fica desabilitado.

Este campo é desabilitado em integração com Logix ou Protheus.

Criar Ordem de Produção como

Selecionar o tipo de ordem de produção criada. Quando a integração APS x Protheus estiver habilitada, será habilitada a opção para filtrar qual tipo de ordem de produção será criada no Protheus.

As opções disponíveis são:

  • Prevista.

  • Firme.


Nota:

No Logix o parâmetro não é habilitado, pois todas as ordens são criadas como Firme.

Integração XML

Quando selecionado, indica que a atualização de dados será feita via integração XML (integração com Protheus e Logix), caso contrário a integração ocorrerá via banco de dados Progress (integração com Datasul).

Essa parametrização permanece desabilitada, respeitando o ERP selecionado em Parâmetros APS (DB1000).

O conteúdo das mensagens obedece às parametrizações e regras de negócio descritas no Manual de Integração APS x Protheus e APS x Logix.

Alterar Ordens Manualmente

Quando assinalado, será apresentada tela Manutenção de Ordens Planejadas (DB0202A), em que é possível alterar as informações de quantidade e data de ordens de produção ou compras, além de eliminar ordens, antes de executar a confirmação.

Mais informações em: Tela Manutenção Ordens Planejadas.

Não enviar alteração de OP

Quando assinalado, indica que o APS não envia as transações de alteração de Ordem de Produção (e suas respectivas entidades dependentes: Reservas e Operações).

Nota:

Este parâmetro é visível somente para integração com Protheus e Logix.


Quando desmarcado, é equivalente ao parâmetro "Atualizar Ordens Existentes" marcado na Confirmação do Painel de Controle WEB.

Não enviar eliminação de OP

Quando assinalado, o APS não envia as transações de eliminação de Ordem de Produção (e suas respectivas entidades dependentes: Reservas e Operações).

Nota:

Este parâmetro é visível somente para integração com Protheus e Logix.


Quando desmarcado, é equivalente ao parâmetro "Eliminar Ordens Existentes" marcado na Confirmação do Painel de Controle WEB.

Confirma Programação de Recebimento

Quando assinalado, indica que deve ser feita a confirmação das programações de recebimento para os estabelecimentos solicitantes.

Nota:

Este parâmetro é apresentado e utilizado, somente quando o cenário utiliza o conceito de múltiplos estabelecimentos.

Confirma Solicitação Produção entre Estabelecimentos

Quando assinalado, indica que deve ser feita as solicitações de produções para os estabelecimentos produtores. Todos os itens que não são produzidos no estabelecimento da malha produtiva do cenário, serão solicitados ao estabelecimento produtor caso não tenha-se saldo disponível em estoque no estabelecimento origem.

Nota:

Este parâmetro é apresentado e utilizado, somente quando o cenário utiliza o conceito de múltiplos estabelecimentos.

Ordens de Compra

Quando assinalado, indica que deve ser feita a confirmação da programação das ordens de compra. 

Nota:

O TOTVS APS não considera os parâmetros do módulo de Compras (CC0105 - Manutenção Itens Fornecedor). 

Confirmar até:

Indica até qual data as ordens devem ser confirmadas. Se, por exemplo, for informada a data de 30/05/2014, serão confirmadas as ordens que foram programadas para ser iniciadas ou emitidas até essa data.

Para se ter um controle adequado das ordens de produção e de compras, recomenda-se confirmar ordens para períodos curtos, de acordo com o ciclo de planejamento, evitando criar um grande volume de ordens que podem aguardar para serem emitidas. Trabalhando dessa forma também se ganha na performance do sistema, que dará ao usuário mais agilidade e flexibilidade para atender às alterações de mercado ou a um problema na produção. Se, por exemplo, o planejamento é executado a cada dois dias, recomenda-se confirmar as ordens somente para os próximos dois dias.

A data sugerida de confirmação será a data de referência, acrescida do número de dias de horizonte de confirmação. Ambos os parâmetros estão definidos no cenário.

Nota:

Se houver necessidade de enviar uma previsão de compras, para os próximos meses para o fornecedor, recomenda-se utilizar a Consulta Programação de Compras (DB0409), e não confirmar as ordens de compra para um longo horizonte, com esse objetivo. Essa função possui uma opção onde se pode gerar a programação em um arquivo Excel, o qual pode ser enviado para o fornecedor se preparar para atender uma demanda, a qual será confirmada no momento adequado, antes da confirmação da ordem de compra.

Divide Ordens por Fornecedor

Quando assinalado, indica que as ordens de compra geradas devem ser divididas entre os fornecedores. Para que essa divisão ocorra, é necessário que o item da ordem possua fornecedores ativos e que estes tenham um percentual de compras diferente de zero.

Será gerada uma ordem de compras para cada fornecedor que atenda a estas especificações com quantidade proporcional ao percentual de compras em relação à quantidade da ordem original, arredondada pelo lote mínimo de compras e pelo lote múltiplo do fornecedor.

Além de criar as ordens, caso o fornecedor possua cotação automática, é criada para a ordem uma cotação já aprovada, com base nas informações da tabela de preços.

Nota:

Este campo é desabilitado em integração com Logix ou Protheus.

Para geração de ordens dentro do contrato de fornecimento do item esse parâmetro deve estar assinalado.

Reprogramar

Quando selecionado, o sistema efetua a reprogramação das ordens de compra que são candidatas à deleção¹, porém possuem demanda dentro do planejamento. Neste caso, o APS reprograma a ordem que seria excluída, ao invés de criar uma nova ordem (reprogramar uma ordem de compra significa alterar as datas e/ou a quantidade desta ordem).

Ordens de compras que não possuem demanda para o ERP Datasul, as ordens de compra são listadas como sugestão para eliminação. Para o ERP Logix, efetua o cancelamento das ordens de compra.

As ordens de compra que não atendem às regras acima são criadas normalmente. 

Nota:

¹ - compreende o conjunto das ordens de compra que ficaram fora do horizonte fixo de planejamento.

Este parâmetro é habilitado somente quando o APS está integrado com os ERP's Datasul e Logix.

Não Reprogramar

Quando selecionado, possui comportamento similar a opção "Reprogramar". A diferença é que, ao invés de reprogramar ou eliminar as ordens de compra, apenas é gerada uma listagem (em planilha), com as sugestões de reprogramação e eliminação. Desta forma, fica a cargo do planejador realizar essas ações ou não (sob pena de gerar saldo excedente).

Reprogramar Não Confirmadas

Quando selecionado, o sistema reprograma somente as parcelas de ordens de compra com situação "Não Confirmada". As demais ordens não serão reprogramadas. Nesta situação também gera a listagem com as ordens que deveriam ter sido reprogramadas para ação manual do usuário de Compras.

Nota:

Opção habilitada somente quando o APS está integrado ao ERP Datasul.

Arquivo

Inserir o caminho e o nome do arquivo no qual será gerada a listagem (em planilha) das ordens que precisam ser excluídas/reprogramadas. O botão ao lado do campo "Arquivo", abre uma caixa de diálogo para facilitar a busca do diretório/arquivo.

Nota:

A listagem é gerada em único arquivo e considera todos os ERP's integrados com o APS (Datasul, Protheus e Logix).

Manutenção Ordens Planejadas DB0202A – Pasta Produção

Objetivo da tela:

Ao executar a confirmação sempre que selecionado o campo “Alterar Ordens Manualmente”, localizado na função DB0202, é possível definir quais ordens de produção serão confirmadas, considerando as ordens planejadas geradas pelo planejamento. É possível ainda ao usuário alterar quantidades e datas de início e término de ordens que julgar necessário.

  

Principais Campos: 

Campo:

Descrição:

Ordem

Exibe a numeração da ordem de produção planejada pelo TOTVS APS.

Item

Exibe o item da ordem de produção planejada pelo TOTVS APS.

Descrição

Exibe a descrição do item da ordem de produção planejada pelo TOTVS APS.

Refer

Exibe a referência do item da ordem de produção planejada pelo TOTVS APS, quando o item possuir controle por Referência.

Qtd Programada

Exibe a quantidade do item planejada na ordem pelo TOTVS APS para atender as demandas existentes (pedidos, previsões, estoque de segurança). Para alterar esta quantidade basta clicar duas vezes sobre o campo e o mesmo será habilitado para edição. A ordem confirmada no ERP será a apresentada e gravada neste campo.

Data Início

Exibe a data de início planejada para a ordem pelo TOTVS APS para atender as demandas existentes (pedidos, previsões, estoque de segurança). Para alterar esta data basta clicar duas vezes sobre o campo e o mesmo será habilitado para edição. A data de início confirmada no ERP será a apresentada e gravada neste campo.

Data Término

Exibe a data de término planejada para a ordem pelo TOTVS APS para atender as demandas existentes (pedidos, previsões, estoque de segurança). Para alterar esta data basta clicar duas vezes sobre o campo e o mesmo será habilitado para edição. A data de término confirmada no ERP será a apresentada e gravada neste campo.

Nome Abrev

Cliente relacionado à Ordem de Produção planejada.

Pedido Cliente

Número do Pedido do Cliente relacionado à OP Planejada.

Seq Item Ped

Sequencia do item no pedido relacionado à OP Planejada.

Nr Entrega

Número da Entrega do pedido relacionado à OP Planejada.

Prioridade

Prioridade da Ordem de Produção planejada.

Preço

Exibe o preço de acordo com o último médio batch calculado.

Estab Produtor

Exibe o estabelecimento que será gerado a ordem de produção


Parâmetros:

Opção

Descrição:

(Des)Marcar

Quando acionado, marca ou desmarca a linha selecionada.

Nenhum

Quando acionado, percorre todos os registros do browse (de Produção ou de Compra) que estão com a coluna “*” ativada e os desmarca.

Inverter

Quando acionado, percorre todos os registros do browse (de Produção ou de Compra) marcando as que estão desmarcadas e vice-versa.

Todos

Quando acionado, marca todos os registros da grade.

Retirar

Quando acionado, remove as linhas selecionadas.

Filtro

Quando acionado, habilita os filtros de pesquisa.

Exibir somente marcados

Quando acionado, exibe apenas os registros de Ordem de Produção que estejam marcados.

Ordenar

Indica a forma de ordenação a ser aplicado na pesquisa.

As opções disponíveis são:

  • Ordem;

  • Item;

  • Data Início.

Tipo Ordenação

Indica o tipo de ordenação a ser considerada na pesquisa. As opções disponíveis são:

  • Ascendente;

  • Descendente.

Manutenção Ordens Planejadas DB0202A – Pasta Compra

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Manutenção Ordens Planejadas (DB0202A) - Pasta Compra, é possível definir quais ordens de compras serão confirmadas, considerando as ordens planejadas geradas pelo planejamento. É possível ainda ao usuário alterar quantidades e datas de início e término de ordens que julgar necessário.

  

Principais Campos: 

Campo:

Descrição:

Nr Ordem

Apresenta a numeração da ordem de compra planejada pelo TOTVS APS.

Item

Apresenta o item da ordem de compra planejada pelo TOTVS APS.

Descrição

Apresenta a descrição do item da ordem de compra planejada pelo TOTVS APS.

Refer

Apresenta a referência do item da ordem de compra planejada pelo TOTVS APS, quando o item possuir controle por Referência.

Qtd Programada

Apresenta a quantidade do item planejada na ordem pelo TOTVS APS para atender as demandas existentes (pedidos, previsões, estoque de segurança). Para alterar esta quantidade basta clicar duas vezes sobre o campo e o mesmo será habilitado para edição. A ordem confirmada no ERP será a apresentada e gravada neste campo.

Data Início

Apresenta a data de início planejada para a ordem pelo TOTVS APS para atender as demandas existentes (pedidos, previsões, estoque de segurança). Para alterar esta data basta clicar duas vezes sobre o campo e o mesmo será habilitado para edição. A data de início confirmada no ERP será a apresentada e gravada neste campo.

Data Término

Apresenta a data de término planejada para a ordem pelo TOTVS APS para atender as demandas existentes (pedidos, previsões, estoque de segurança). Para alterar esta data basta clicar duas vezes sobre o campo e o mesmo será habilitado para edição. A data de término confirmada no ERP será a apresentada e gravada neste campo.

Preço

Exibe o Preço com base no valor da última entrada do item.

Estab Comprador

Exibe o estabelecimento que será gerado a ordem de compra.


Parâmetros:

Campo:

Descrição:

(Des)Marcar

Quando acionado, marca ou desmarca a linha selecionada.

Nenhum

Quando acionado, percorre todos os registros do browse (de Produção ou de Compra) que estão com a coluna “*” ativada e os desmarca.

Inverter

Quando acionado, percorre todos os registros do browse (de Produção ou de Compra) marcando as que estão desmarcadas e vice-versa.

Todos

Quando acionado, marca todos os registros da grade.

Retirar

Quando acionado, remove as linhas selecionadas.

Filtro

Quando acionado, habilita os filtros de pesquisa.

Exibir somente marcados

Quando assinalado, exibirá somente os itens que estão com a coluna “*” preenchida.

Ordenar

Indica a forma de ordenação a ser aplicado na pesquisa.

As opções disponíveis são:

  • Ordem;

  • Item;

  • Data Início.

Tipo ordenação

Indica o tipo de ordenação a ser considerada na pesquisa. As opções disponíveis são:

  • Ascendente;

  • Descendente.



Importante:

Esta funcionalidade deve ser utilizada com cuidado, visto que:

  • Alterada a quantidade e data da ordem do item pai (acabado), não serão recalculadas as quantidades e datas dos itens filhos da estrutura.

  • Alterada a quantidade e data do item da ordem, a mesma poderá deixar de atender a necessidade vinculada a ela pelo planejamento. Por exemplo: Se ordem possui uma quantidade de 1.000 unidades, aberta devido ao lote mínimo, onde atenderia a uma necessidade de 800 unidades e o usuário alterá-la para 500 unidades, a necessidade não será totalmente atendida.

  • Os relatórios e consultas do TOTVS APS não serão atualizados conforme as alterações realizadas nesta função. Ou seja, estes continuarão apresentando as ordens conforme planejamento.

  • Somente serão confirmadas as ordens de compra e produção que estiverem marcadas.

  • Não será possível confirmar ordem de compra e produção que esteja com data anterior à data atual e nem ordens que estejam com a data de início ou término em branco

Enfim, essas alterações poderão impactar diretamente no atendimento do cliente final. Esta função equivale a alterar as informações da ordem no ERP após sua confirmação. 

 Confirmação Programação – Pasta Impressão

Objetivo da tela:

Permitir determinar o destino da geração, bem como a forma de execução.

Para mais detalhes consulte o conceito Pasta Impressão.

O relatório gerado no final da confirmação do planejamento, listará as seguintes informações para que o usuário tome algumas ações quando necessário:

  • Ordens de Compra Excedentes.

  • Novas Ordens de Compra.

  • Parcelas Reprogramadas.

  • Parcelas de Contrato Eliminadas.

  • Ordens de Beneficiamento Eliminadas.

  • Novas Ordens de Beneficiamento Geradas.

  • Novas Ordens de Produção Geradas.

  • Ordens de Produção Eliminadas.

  • Itens Não Confirmados.

  • Tipo da Ordem Alterado (Interna para Externa ou Ambas).

  • Ordens Não Confirmadas – Sem data de início ou Término.

Confirmação Programação – Pasta Integração

Objetivo da tela:

Esta pasta só é disponibilizada a clientes que utilizam o módulo de Planejamento do TOTVS APS com ERP que não seja por intermédio de arquivos textos (TXT).

Nessa tela é possível definir o local para a gravação dos arquivos de confirmação.

  

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Local GravaçãoInformar o local para a gravação dos arquivos de confirmação.