Árvore de páginas

Este programa foi descontinuado. Utilize DB0414.

Consulta Gantt Operações - DB0403

Visão Geral do Programa 

Permitir a verificação da alocação de produção ao longo do tempo, para os centros de trabalho restritivos.

O Gráfico de Gantt é a forma mais simplificada e ao mesmo tempo abrangente de se verificar a alocação de produção ao longo do tempo, para os centros de trabalho restritivos.

Inicialmente são listados os centros de trabalho para o grupo de máquina identificado como recurso restritivo.

As outras áreas se referem a detalhes das operações programadas onde aparece a demanda que originou a operação de produção. 

Para facilitar a pesquisa dentro do Gráfico de Gantt de operações específicas existe uma rotina de filtros aplicados ao gráfico. O botão Filtro aciona essa rotina baseado em um conjunto de campos que atuam como filtros opcionais. A sintaxe é de adição: Para que a operação seja apresentada no gráfico, é necessário que corresponda a todos os filtros empregados.

Pré-requisito:

É pré-requisito para a execução desta função:

Sequenciamento de Operações (DB0201)


Gantt Operações

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Painel de Controle e selecionar a opção Gantt Operações, é possível visualizar a alocação de produção ao longo do tempo para os centros de trabalho críticos restritivos.

  

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Parametrizar Filtro

Quando acionado, apresenta tela Filtro (DB0403A), onde é possível estabelecer parâmetros de seleção de registros.

Carregar Gantt

Quando acionado, apresenta na tela Gantt Operações, os Centros de Trabalho com restrição, com a distribuição das cargas nos respectivos Centros de Trabalho, apresentados de forma "tracejada" para ordens firmes e de forma "cheia" para ordens planejadas.

Rede de Operações

Quando acionado, apresenta tela Consulta Rede de Operações (DB0402), onde é possível visualizar todas as operações relacionadas ao atendimento de uma ordem de produção.

Simular Datas Horários

Quando acionado, apresenta tela Simulação Datas e Horários (DB9999), onde é possível efetuar simulações levando em consideração os turnos de exceções e horas extras de grupos de máquina ou centros de trabalho.

Visualizar Legenda

Quando acionado, apresenta tela Legenda, onde é possível visualizar a interpretação das cores utilizadas na tela Gantt Operações.

Gantt Horário

Quando acionado, transforma a consulta ao gráfico, para a modalidade de horas, apresentando no topo do gráfico os dias divididos em horas.

Gantt Diário

Quando acionado, transforma a consulta em gráfico, para a modalidade de dias, apresentando no topo do gráfico apenas os dias do período da consulta.

  

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Centro de Trabalho

Exibe os Centros de Trabalho restritivos do cenário selecionado.

Ordem

Exibe o número da ordem de produção que será atendida pelo lote de produção.

Pedido

Exibe a identificação do pedido ou previsão de vendas vinculada à ordem de produção.

Cliente

Exibe o código do cliente que originou a ordem e produção.

Item

Exibe o código e a descrição do item que será atendido pela ordem de produção.

Entrega

Exibe a data de entrega original, solicitada pelo cliente.

Reprogramada

Exibe a data de entrega para o item reprogramada pelo APS como viável para entrega do item.

Pulmão Exp

Exibe o pulmão de expedição. 

Quantidade

Exibe a quantidade da demanda, conforme plano mestre de produção.

No. do Agrupamento

Exibe o número do agrupamento ao qual pertence a operação. Esta poderá ser visualizada conforme a seleção da operação no gráfico de Gantt.

Nota:

O agrupamento somente será apresentado se a otimização de setup estiver sido realizada através da Exploração. Mais detalhes ver Exploração do RRC (DB0203)

Pulmão Restr

Exibe o pulmão de restrição (processo), utilizado como proteção contra flutuações estatísticas na produção (Murphy).

Item/OP

Exibe o código do item industrial e o número da operação a ser executada no RRC, de acordo com o roteiro de produção do item.

Quant. Progr.

Exibe a quantidade líquida a ser produzida, já inflacionada com perdas esperadas no processo e lote de testes.

Destino

Exibe o destino onde será utilizado o item de produção.

Ferramenta

Exibe o código da ferramenta principal a ser utilizada na operação e que pode funcionar como restrição secundária.

Início

Exibe a data e hora de início da produção da operação da ordem no recurso crítico (RRC).

Término

Exibe a data e horário do término da produção da operação da ordem no recurso crítico (RRC).

Redutor Setup

Exibe o código do redutor de setup cadastrado para essa operação. A função Manutenção da Matriz de Redução de Setup (DB0410), descreve detalhadamente essas opções.

Preparação

Exibe o tempo total, em horas, aplicado na preparação da máquina para a execução do lote específico.

Execução

Exibe o tempo total, em horas, aplicado na produção do item após preparação da máquina para o lote específico.

Valor Redução

Exibe o percentual de redução de setup (ou horas de redução) para a operação. A função Manutenção da Matriz de Redução de Setup (DB0410), descreve detalhadamente essas opções.


Filtro

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Gantt Operações - Botão Parametrizar Filtro, é possível estabelecer faixas por valores visando limitar a consulta em limites conhecidos.

  

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Ordem

Inserir número inicial e final de Ordem de Produção estabelecendo uma faixa. Somente serão consideradas Ordens de Produção cujo número esteja dentro dessa faixa.

Pedido

Inserir número inicial e final de Pedido associado ao número da ordem estabelecendo uma faixa. Somente serão considerados registros de pedidos cujo número se enquadre dentro dessa faixa.

Seqüência

Inserir número inicial e final de sequência dentro do pedido, estabelecendo uma faixa. Somente serão considerados registros cujo número de sequência se encontre dentro dessa faixa.

Cliente

Inserir código inicial e final de cliente estabelecendo uma faixa. Somente serão considerados registros cujo código de cliente se encontre dentro dessa faixa.

Item

Inserir o código inicial e final de item da ordem planejada/firme, estabelecendo uma faixa. Somente serão considerados os registros cujo código de item se enquadre dentro dessa faixa.

Ferramenta

Inserir código inicial e final de Ferramenta utilizada na operação estabelecendo uma faixa. Somente serão considerados registros cujo código de ferramenta se encontre dentro dessa faixa.

Centro Trabalho

Inserir código inicial e final de Centro de Trabalho estabelecendo uma faixa. Somente serão considerados registros cujo centro de trabalho se encontre dentro dessa faixa. Isso é importante quando existem vários RRC e/ou vários recursos sendo programados.

Data Início

Inserir data de início inicial e final estabelecendo uma faixa. Somente serão considerados registros cuja data de início se encontre dentro dessa faixa.

Família

Inserir código de família inicial e final estabelecendo uma faixa. Somente serão considerados registros cujo código de família se encontre dentro dessa faixa.

Importante:

Quando não parametrizados os valores inicial e final, o programa seleciona todo o conteúdo do cadastro.   


Legenda

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Gantt Operações - Botão Visualizar Legenda, é possível visualizar a interpretação das cores utilizadas na tela Gantt Operações.

O APS utiliza uma simbologia de cores associadas às barras do gráfico para indicar o grau de criticidade das operações na restrição.

Exemplo

O APS tentará colocar a operação entre a data de início mais tarde e a data de término inicial. Nunca antes da data de início mais cedo, pois seria impossível atender a demanda. Caso a operação ultrapasse a data de término inicial, essa demanda sofrerá um atraso.

O pulmão a ser considerado, sempre será o de expedição.

As operações serão apresentadas por meio de cores, conforme a explicação abaixo e serão apresentadas de forma "cheia", quando se tratar de ordens planejadas ou tracejadas quando se tratar de ordens firmes.

  • VERDE: Cor atribuída quando a data de término da operação for menor ou igual à data original do pedido menos um pulmão de expedição. Indica que não houve atraso no término da operação (100% de proteção do pulmão).
  • AMARELA: Cor atribuída quando a data de término da operação for maior do que a data original do pedido menos um pulmão de expedição e menor ou igual à data original do pedido menos meio pulmão de expedição. É o caso onde o atraso consome até metade da proteção fornecida pelo pulmão (há pelo menos 50% de proteção do pulmão).
  • LARANJA: Cor atribuída quando a data de término da operação for superior à data original do pedido menos meio pulmão de expedição. É o caso crítico onde existem grandes chances de se atrasar o pedido (de 0 a 50% de proteção do pulmão).
  • VERMELHA: Cor atribuída quando a data de término da operação for superior à data original do pedido (Atraso).