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Geração Sintegra - OBF0317

Visão Geral do Programa

Gerar os arquivos textos do Sintegra (Operações Totalizadoras e Interestaduais) conforme convênio ICMS nº31/99, válido para arquivos que contenham informações a partir de 2000.

Geração Sintegra

Objetivo da tela:

Permitir gerar os arquivos textos do Sintegra.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Guia_recolh_st

Permite cadastrar as Guias de Recolhimento de Substituição Tributária onde serão gravadas todas as informações referentes ao registro "55".

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Período

Data inicial e final das informações a serem consideradas na emissão do relatório.

Natureza operações

Indica o código da natureza das operações.

2 - Operações interestaduais;

3 - Totalidade das operações.

Finalidade apresentação

Indica o código da finalidade do arquivo texto.

1 - Normal;

2 - Retificação total;

5 - Desfazimento.

Unidade federação

Unidade de federação do "layout" do Sintegra.

Durante a geração do arquivo, caso não seja informado a UF, ou seja, informado uma UF cujo "layout" do registro ainda não esteja cadastrado é elaborado o registro conforme o "layout" da UF da empresa.

Tipos operação

Indica o tipo das operações.

E - Entradas;

S - Saídas;

T - Total.

Itens especiais (VDP)

Código do produto não cadastrado na empresa.

Todas as notas fiscais de saída que forem emitidas via itens especiais cujo código do item seja nulo ou branco, será informado nesta coluna para gravação nos arquivos "Tipo 54" e "Tipo 75" e sua descrição, que será registrada no "Tipo 75". Estas informações serão buscadas na descrição informada pelo usuário no faturamento.

Itens NFD/NFR (SUP)

Código genérico do item assumido para NFR/NFD cuja entrada não obtenha esse código.

Este código deverá ser cadastrado normalmente e ter informações fiscais.

Nota:

Este campo somente será necessário se o cliente estiver permitindo a entrada de NFD/NFR sem informar o item. Isto estará parametrizado no SUP8740 (Cadastros e Tabelas - Parâmetros -Recebimento - Diversos).

Empresa estabelecimento

Código da empresa estabelecimento.

Nota:

Conceito utilizado apenas pelas Entradas (Suprimentos), portanto este campo somente será solicitado quando o tipo de operação informada em tela for "E" (Entrada) e a empresa tenha parâmetros de RE (SUP1420 - Cadastros e Tabelas - Parâmetros - Livros Fiscais - Entradas) para esta empresa com estabelecimentos válidos.

Mês/ano referênciaMês de referência da guia de recolhimento do imposto.
Mês/ano referênciaAno de referência da guia de recolhimento do imposto.
CNPJ/CPF contribuinte

Número do CNPJ ou CPF do contribuinte.

Inicialmente serão exibidos o CNPJ/CPF das empresas cadastradas, possibilitando eventuais alterações pelo usuário.

Inscrição estadual contribuinte

Inscrição estadual na Unidade de Federação (destinatária) do contribuinte substituto tributário.

Inicialmente serão exibidas as Inscrições Estaduais das empresas cadastradas, possibilitando eventuais alterações pelo usuário.

Caso este campo seja não seja preenchido, será assumida a Inscrição Estadual como "inexistente".

UF contribuinte

Unidade de federação do contribuinte substituto tributário.

Inicialmente serão exibidos os Estados das empresas cadastradas, possibilitando eventuais alterações pelo usuário. O campo não pode ser nulo.

UF favorecidoUnidade de federação de destino (favorecido).
Data vencimentoData do vencimento do ICMS substituído.
Data pagamento da GNREData de pagamento do documento de arrecadação da Guia de Recolhimento de Tributos Estaduais.
Banco GNRECódigo do banco onde foi efetuado o recolhimento dos Tributos Estaduais.
Agência GNREAgência referente ao banco onde foi efetuado o recolhimento dos Tributos Estaduais.
Número autenticação GNRENúmero de autenticação bancária do documento de arrecadação.
Valor recolhimento GNREValor da Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais.
Número convênio ou protocoloNúmero do convênio ou protocolo/mercadoria.
Seleciona registros entradaInformações referentes à empresa que farão parte dos Registros "10" e/ou "11".
Identificação convênio

Indica o código de identificação do convênio.

1 - Convênio ICMS 31/99;

2 - Convênio ICMS xx/02;

3 - Convênio ICMS xx/03;

A - Decreto 23.293;

B - Portaria 384/01 D.F.;

C - Portaria 95/Combustíveis;

D - DIC Sergipe (Declaração de Informação do Contribuinte);

E - Especial;

F - Nota Fiscal Eletrônica - BA.

G - Específico (Intimação)

I - GIM

Gerar SEF?Indica se deverá ser gerado o SEF.
Documento substitutoIndica se o documento é ou não substituto.
Com movimentoIndica se deverá ou não ser com movimento.
Alteração cadastroIndica se possui ou não alteração de cadastro.
E-mail contribuinteE-mail do contribuinte.
NomeNome do responsável.

CPF

Informar o CPF do responsável.
TelefoneInformar o telefone do responsável.
E-mailInformar o e-mail do responsável.

Dados do contador

 

Campo:Descrição:
ContabilistaInformar o contabilista do SEF.
FaxInformar o fax do contador.
Caixa postalInformar a caixa postal do contador.
E-mailInformar o e-mail do contador.
TransportadorTransportador que vai ser utilizado na seleção das informações a serem processadas.
Período inicialPeríodo inicial utilizado na seleção das informações a serem processadas.
Período finalPeríodo final utilizado na seleção das informações a serem processadas.
Exercício financeiroData do encerramento do exercício social.
Consumo energia (kwh)Consumo do estabelecimento, que consta na conta de energia elétrica referente ao período fiscal imediatamente anterior aquele a que se referir o arquivo.
Valor adicionado

Valor calculado conforme regra abaixo:

1 - Se o arquivo do SEF possuir informações no registro 88-20-00 (Detalhamento por município das operações e prestações), com o indicador 1 (Prestação de serviço) ou 3 (inscrição centralizada), este campo será preenchido com a seqüência 9999999999999;

2 - Não ocorrendo à situação indicada no item 1.1, proceder-se-á da seguinte forma:

2.1 - Informar com o resultado da seguinte operação matemática:

       VA = TS - TE, onde VA = valor adicionado; TS = total de saídas;

       TE = total de entradas.

2.2 - Se VA<0, será informada a seqüência 8888888888888;

2.3 - O cálculo do valor adicionado deve ser feito pelo campo do valor contábil (saídas - entradas), devendo-se subtrair, do valor contábil correspondente ao valor total da Nota Fiscal, o ICMS-fonte e os descontos adicionais.

Diferença alíquotaICMS da diferença de alíquotas.
Gerar inventário?Indica se serão geradas ou não as informações do inventário.
ContadorCódigo do contador do contribuinte.
E-mail contadorEndereço do correio eletrônico do contador do contribuinte.
ProdutorCódigo da empresa produtora do software.
Alterar contabilista?Indica se o contabilista deverá ou não ser alterado.
Saldo conta caixaSaldo da conta caixa no final do mês.
Saldo conta bancosSaldo da conta Bancos no final do mês.
Receber clienteSaldo a receber de clientes no final do mês.
Receber outras contasSaldo a receber de outras contas no final do mês.
Pagar fornecedorSaldo a pagar a fornecedores no final do mês.
Pagar outras contasSaldo a pagar de outras contas no final do mês.
Empréstimo físicaValor dos empréstimos contraídos a pessoa física até o final do mês.
Empréstimo jurídicaValor dos empréstimos contraídos a pessoa jurídica até o final do mês.
Saldo inicial contaValor do saldo inicial das contas caixa e bancos no mês.
Recebimento mêsValor dos recebimentos ocorridos no mês.
Pagamento empréstimoValor dos pagamentos de empréstimos efetuados no mês.
Pagamento outrosValor de outros pagamentos efetuados no mês.
Mês débito PSDIMês referente à quitação do valor de incentivo do PSDI (Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial).
Ano débito PSDIAno referente à quitação do valor de incentivo do PSDI (Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial).
Débito PSDIValor referente a quitação do incentivo do PSDI (Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial).
Matéria prima inicialValor de estoque de matéria prima inicial tributada.
Matéria prima finalValor de estoque de matéria prima final tributada.
Produtos inicialValor de estoque inicial de produtos/mercadorias acabados.
Produtos finalValor de estoque final de produtos/mercadorias acabados.
Isentas inicialValor inicial de isento/não tributado.
Isentas finalValor final de isento/não tributado.
Substituição/Antecipação Tributária inicialValor da substituição/antecipação tributária com encerramento de fase inicial.
Substituição/Antecipação Tributária finalValor da substituição/antecipação tributária com encerramento de fase final.
Produto processo inicialValor inicial dos produtos em processo.
Produto processo finalValor final dos produtos em processo.
Órgão Arrecadador

Código do órgão arrecadador dos impostos/locais de entrega da GIA-ICMS.

São cadastrados no SUP8900.

Tipo de empresa

Indica o tipo de empresa que será utilizado no preenchimento dos campos 20 (Código da Apuração) e 21 (Indicador Especial) do registro 54 (Mercadoria/Serviço) para o SEF (Sistema de Escrituração Fiscal).

01 - Central de distribuição;

02 - Indústria Instalada em Pernambuco;

03 - Outros.

E-mail responsávelEndereço do e-mail do responsável pela empresa.
Tipo GIM

Indica o tipo da GIM (Guia de Informação Mensal) que será utilizado na geração do registro '88' (Registro de Apuração do ICMS e outras informações específicas da GIM) no convênio I - GIM.

N - Normal;

R - Retificada.

Nota:

Esse campo somente poderá ser informado, quando no campo "Identificação convênio" estiver selecionada a opção "I" (GIM).

Gerar GIM Paraíba?

Indica se será ou não gerada a Guia de Informação Mensal (GIM) para o estado da Paraíba.

Nota:

Quando esse campo estiver com S - Marcado, serão exibidas novas telas para informar os campos do layout dos registros G8806, G8821, G8824.

Dados Anuais do Balanço do Exercício Anterior

Objetivo da tela:

Permitir inserir os dados anuais do balanço do exercício anterior.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Inscrição Estadual

Número da Inscrição Estadual informado que será utilizado para gerar o registro 8806 no arquivo do Sintegra.

Ano de referência Ano de referência informada que será utilizado para gerar o registro 8806 no arquivo do Sintegra. 
Tipo GIM 

Informará o tipo da Guia de Informação Mensal (GIM) que será utilizada para gerar o registro 8806 no arquivo do Sintegra.

-  N Normal;

-  R Retificada.  

 Estoque tributávelEstoque tributável informada que será utilizado para gerar o registro 8806 no arquivo do Sintegra.
Estoque não tributávelEstoque não tributável informado que será utilizado para gerar o registro 8806 no arquivo do Sintegra.
Estoque de substituição tributária  Estoque de substituição tributária informado que  será utilizado para gerar o registro 8806 no arquivo do Sintegra.
Saldo em caixa Saldo em caixa informado que será utilizado para gerar o registro 8806 no arquivo do Sintegra. 
Saldo em bancos Saldo em bancos informado que será utilizado para gerar o registro 8806 no arquivo do Sintegra.  
Despesa com pessoal  Despesa com pessoal informado que será utilizado para gerar o registro 8806 no arquivo do Sintegra.
Outros impostos Outros impostos informados que será utilizado para gerar o registro 8806 no arquivo do Sintegra. 
Despesas geraisDespesas gerais informadas que serão utilizadas para gerar o registro 8806 no arquivo do Sintegra.

Dados dos Ajustes a Crédito da Substituição Tributária

Objetivo da tela:

Permitir inserir os dados dos ajustes a crédito da substituição tributária.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Período de referencia

Período referencia informado que será utilizado para gerar o registro 8821 no arquivo do Sintegra.

Valor da devolução

Valor da devolução informado que será utilizado para gerar o registro 8821 no arquivo do Sintegra.

Nota:

O G8821 deve ser informado da seguinte forma:

- Os valores desse registro deverão ser deduzidos do valor do ICMS substituição tributária, campo 12 do registro 8802;      

- Só deve ser exibido quando houverem valores a serem declarados como ajuste a crédito da substituição tributária;      

- Deve ser gerado pelo contribuinte que faz a substituição tributária.

Repasse de ICMS

Repasse de ICMS informado será utilizado para gerar o registro 8821 no arquivo do Sintegra.

Nota:

O G8821 deve ser informado da seguinte forma:

- Os valores desse registro deverão ser deduzidos do valor do ICMS substituição tributária, campo 12 do registro 8802;      

- Só deve ser exibido quando houverem valores a serem declarados como ajuste a crédito da substituição tributária;      

- Deve ser gerado pelo contribuinte que faz a substituição tributária.

Ressarcimento

Ressarcimento informado que será utilizado para gerar o registro 8821 no arquivo do Sintegra.

Nota:

O G8821 deve ser informado da seguinte forma:

- Os valores desse registro deverão ser deduzidos do valor do ICMS substituição tributária, campo 12 do registro 8802;      

- Só deve ser exibido quando houverem valores a serem declarados como ajuste a crédito da substituição tributária;      

- Deve ser gerado pelo contribuinte que faz a substituição tributária.

Período de referenciaPeríodo referencia informado que será utilizado para gerar o registro 8824 no arquivo do Sintegra. 
Número do Processo Número do Processo informado que será utilizado para gerar o registro 8824 no arquivo do Sintegra.
Valor da compensaçãoValor da compensação informado que será utilizado para gerar o registro 8824 no arquivo do Sintegra.
Inscrição Estadual do beneficiário  Número da Inscrição estadual do beneficiário informado que será utilizado para gerar o registro 8824 no arquivo do Sintegra.