Páginas filhas
  • Entrada Nota Fiscal Automática - 1 - SUP5110

Entrada Nota Fiscal Automática - 1 - SUP5110 

Visão Geral do Programa

As funções padrão do menu (Incluir, Modificar, Excluir, Consultar, Listar, Informar, Processar, Seguinte, Anterior, Cancelar, Help, Zoom, Sobre e Fim) estão detalhadas no capítulo Ambientação Logix.

Entrada Nota Fiscal Automática - 1 - SUP5110 

Objetivo da tela:

Parametrizar as operações para serem utilizadas nas movimentações de estoque oriundas de entradas, via Recebimento de Materiais.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Contagem física

Código da operação a ser utilizado pelo sistema para efetuar a movimentação dos estoques, referente ao recebimento dos itens com controle de estoque (processo de contagem do item). Através de Zoom será acessada a tabela das Operações de Estoque disponíveis para o sistema.

Nota:

Esta movimentação será ativada obedecendo o critério de "Custo Médio de Estoque" definido pela empresa (ver parâmetros de estoque do sistema).

Para custo médio diário (vinculado ao fiscal):

  • A quantidade com seu respectivo custo unitário somente será movimentada no estoque após o aceite fiscal da nota fiscal.

Para custo médio diário (não vinculado ao fiscal):

  • A quantidade será movimentada no estoque no momento da contagem.

Neste momento, se já existir o aceite fiscal para a nota fiscal, será utilizado o custo unitário da nota fiscal, caso contrário a movimentação utilizará o custo unitário médio cadastrado para o item.

Importante:

Na rotina de fechamento mensal, será utilizado o mesmo critério aplicado para custo médio mensal, e, em seguida recalcula-se o novo custo do item considerando as movimentações de estoque referentes ao mês seguinte ao de competência).

Para custo médio mensal:

  • A quantidade será movimentada no estoque no momento da contagem.

O custo da movimentação será associado a esta quantidade somente na rotina de fechamento mensal, quando então será recalculado o custo médio do item e valorizadas todas as operações de consumo.

Inspeção materiais

Código da operação a ser utilizado pelo sistema para efetuar a movimentação dos estoques, referente ao processo de inspeção dos itens com controle de estoque, para a quantidade liberada normal, liberada excepcionalmente e rejeitado.

Por meio do Zoom será acessada a tabela das Operações de Estoque disponíveis para o sistema.

Variação custo entrada

Código da operação de entrada a ser utilizado pelo sistema para efetuar a movimentação dos estoques, referente a variação de custo do item na apuração do custo unitário/custo total do item.

Por meio do Zoom será acessada a tabela das Operações de Estoque disponíveis para o sistema.

Variação custo saída

Código da operação a ser utilizado pelo sistema para efetuar a movimentação dos estoques, referente a variação de custo do item na apuração do custo unitário/custo total do item.

Por meio do Zoom será acessada a tabela das Operações de Estoque disponíveis para o sistema.

Baixa itens utilizados

Indica se a baixa de estoque dos componentes utilizados no beneficiamento do item, serão baixados do estoque por ocasião do envio da nota fiscal de remessa ou no ato da entrada da nota fiscal de retorno de industrialização.

1 - Baixa no envio da nota fiscal de remessa;

2 - Baixa na entrada da nota fiscal de retorno de industrialização.

Baixa industrialização

Código da operação de estoque a ser utilizada no recebimento de materiais, para movimentar estoques através de notas fiscais de retorno de industrialização. Este código de operação servirá para efetuar a baixa do estoque dos componentes utilizados no item beneficiado de acordo com a estrutura da Ordem de Compra.

Quando a empresa efetuar a baixa dos estoques no momento do envio da nota fiscal de remessa para industrialização (conforme parâmetro 'Baixa itens utilizados'), esse campo será utilizado para buscar a conta contábil no sup7240(Contabiliza - Contra - Partida),que será usado na geração do movimento de Matérias-primas utilizadas, criado no processo de atualização do custo.

Nota:

Este código deve estar cadastrado no sistema (SUP0660 - Cadastro), com tipo=Saída e com indicador de 'Custo Médio' e também deverá estar cadastrado como operação com contabilização automática (SUP3290 - Contabilização Estoque Mensal).

Conta débito

Número da conta contábil para débito, da tabela contas, que irá associar-se ao código de operação de estoque para baixa de beneficiamento.

Por meio do Zoom será acessada a tabela de Contas Contábeis.

Retorno industrialização

Código da operação de estoque a ser utilizada no recebimento de materiais, para movimentar estoques através de notas fiscais de industrialização c/terceiros. Este código de operação servirá para efetuar a entrada em estoque do item beneficiado.

Por meio do Zoom será acessada a tabela das Operações de Estoque disponíveis para o sistema.

Nota:

Este código com tipo = "entrada" e com indicador de custo informado na operação.

Retorno industrialização sem baixa componente

Código da operação de estoque utilizada para retorno de industrialização.

Por meio do Zoom será acessada a tabela das Operações de Estoque disponíveis para o sistema.

Matérias-primas utilizadas

Código de operação para identificar o valor das matérias-primas utilizadas no beneficiamento de itens. Esta operação será utilizada quando a empresa utiliza critério de "Custo Médio Mensal dos Estoques". Na rotina de preparação do fechamento dos estoques SUP2070 (Estoques - Atividades Mensais - Preparação para Fechamento - Determina Situação de Final de Mês) serão identificados os retornos de beneficiamento através das movimentações de estoque com código de operação que caracteriza este tipo de movimentação e para cada uma será tabulado o valor das matérias-primas utilizadas para elas e então será gerada uma movimentação de valor sem quantidade, identificada com o código de operação aqui definido.

Débito a fornecedores

Código da operação a ser utilizada na geração automática das movimentações de estoque, referentes aos débitos de valores a fornecedores. Esta movimentação será acionada sempre que for executada a função "débito a fornecedores" (via SUP5960 - Recebimento de Materiais - Divergências com Compras - Débito a Fornecedores) para itens que foram recebidos através da entrada de notas fiscais, para os quais houve a movimentação dos estoques. Com isto será recalculado o custo do item, levando-se em consideração o tratamento que foi dado aos impostos por ocasião da entrada da nota fiscal, serão também efetuados os lançamentos contábeis necessários e o abatimento do respectivo título no Contas a Pagar.

Nota:

Esta operação deverá estar cadastrada como "operações de movimentação de estoque" (SUP0660 - Cadastro) da seguinte forma:

Tipo operacao: [S] [SAIDA ]

Origem: [L] [LOCAL ]

Destino: [F] [FORNECEDOR ]

Quantidade: [N] [SEM QUANTIDADE]

Custo: [I] [CUSTO INFORMADO NA OPERACAO]

Detalhamento: [S] [SIM]

Recalculo: [S] [COM RECALCULO]

Controle baixa componentes

Código de controle de componentes. Permite determinar qual deverá ser o tipo de controle de quantidades sobre os componentes.

1 - Controle por quantidade declarada; efetua a baixa de terceiros pela quantidade declarada da nota fiscal no aviso de recebimento e se o indicador de baixa dos itens utilizados for igual a 2, vai ser efetuada também a movimentação de estoques.

2 - Controle por quantidade recebida; efetua a baixa de terceiros pela quantidade contada do aviso de recebimento e se o indicador de baixa dos itens utilizados for igual a 2, vai ser efetuada também a movimentação de estoques.

Transferência entre unidades

Código de operação a ser utilizado para "transferência entre unidades" (Matriz/filial).

Por meio do Zoom será acessada a tabela de operações de estoque do sistema.

Devolução fornecedores com reposiçãoCódigo de operação com reposição, que de acordo com parâmetro informado na tela do SUP0460 (Estoques - Atividades Diárias - Movimentação - Devoluções a Fornecedores) campo: "Com reposição?: [ ]", seja informado "S - Sim", o programa SUP0460, buscará este código e irá sugerir no campo do código de operação do mesmo.
Devolução fornecedores sem reposiçãoCódigo de operação sem reposição, que de acordo com parâmetro informado na tela do SUP0460 (Estoques - Atividades Diárias - Movimentação - Devoluções a Fornecedores) campo: "Com reposição?: [ ]", seja informado "N - Não", o programa SUP0460, buscará este código e irá sugerir no campo do código de operação do mesmo.
Controle local terceiros

Código da operação de estoque utilizada para efetuar transferência da quantidade de estoque no instante do faturamento ou da entrada da nota fiscal de beneficiamento. O local utilizado será aquele que estiver definido para motivo remessa associado a nota fiscal de remessa conforme SUP2260 (Terceirização - Parâmetros Terceiros - Motivo Remessa). Este código deve estar cadastrado no SUP0660 (Cadastro) com tipo = "Diversos".

Por meio do Zoom será acessada a tabela das Operações de Estoque disponíveis para o sistema.

Nota:

Este critério só podera ser utilizado se a baixa for no retorno. Com este parâmetro ativado, não será possível efetuar requisição de stoque manualmente pelo SUP0710 (Estoques - Atividades Diárias - Movimentação - Diária), SUP5620 (Estoques - Atividades Diárias - Movimentação - Entre Códigos - Manual), SUP8790 (Estoques - Atividades Diárias - Movimentação - Transferência Entre Locais) e SUP5740 (Estoques - Empenho - Movimentação - Manutenção/Aprovação) para os locais definidos como de itens em terceiros.

Operação devolução consignação vendas

Código de operação de devolução de consignação de vendas.

É consistido na entrada da nota fiscal de retorno, tipo "X", caso setado parâmetro no SUP1180 (Padrões Recebimento/Compras) que será informado operação de estoque no recebimento. Dessa forma será baixado saldo da nota de devolução de consignação de vendas, caso seja esse parâmetro.

Operação transferência padrão/grade

Operação de estoque utilizada para realizar a transferência do local/lote padrão da contagem para os locais/lotes/grades/dimensional informados na contagem.

Nota:

Operação deve ser do tipo "D" - Diversos.

Operação permuta

Código de operação a ser utilizado para "Permuta entre empresas" (Matriz/filial ou pertencente ao mesmo grupo). Durante o processo de contagem, se for identificado que a nota fiscal se trata de permuta, conforme natureza de operação definida no SUP1400, (Recebimento de Materiais - Contabilização - Parâmetros - Contas para Entradas Recebimento) será utilizada esta operação automaticamente na movimentação de estoque.

Nota:

O código da operação de estoque deve ser previamente cadastrado no SUP0660 (Cadastro).

Matérias-primas utilizadas grade

Código de operação para identificar o valor das matérias-primas utilizadas no beneficiamento de itens por grade. Esta operação será utilizada quando a empresa utiliza o critério de "Custo Médio Mensal dos Estoques". Na rotina de preparação do fechamento dos estoques serão identificados os retornos de beneficiamento através das movimentações de estoque com código de operação que caracteriza este tipo de movimentação e para cada uma será tabulado o valor das matérias-primas utilizadas para elas e então será gerada uma movimentação de valor sem quantidade, identificada com o código de operação aqui definido.

Estorno frete devolução fornecedores

Código de operação para identificar o estorno do valor do frete no momento da devolução a fornecedores SUP0460 (Estoques - Atividades diárias - Movimentação - Devoluções a Fornecedores)

Esta operação será utilizada para gerar uma movimentação de valor sem quantidade, para estornar operação gerada na inclusão da nota que está sendo devolvida.

Conta estorno frete devolução fornecedoresConta contábil que será utilizada na movimentação gerada com a operação anteriormente definida no parâmetro "Estorno frete devolução fornecedores".
Baixa material aplicado pelo fornecedor

Operação de estoque para baixa do material aplicado pelo fornecedor durante o beneficiamento. O material aplicado deverá estar discriminado na nota de entrada de beneficiamento, no SUP3760 (Dados Nota Fiscal), menu inf_compl_item, campo Mat Aplicado = S. Após a inspeção automatica, será incluido movimentação de estoque com essa operação, zerando a quantidade em estoque desse item. Essa operação será valorizada durante o fechamento de estoque, com o mesmo valor de entrada.

Rateio material aplicado pelo fornecedor

Operação de estoque para dividir o valor do material aplicado pelo fornecedor durante o beneficiamento, para os demais itens beneficiados na nota entrada. Durante o fechamento de estoque, será gerado uma movimentação de estoque com essa operação, dividindo o valor da baixa do material para os itens beneficiados da nota, conforme percentual informado na nota fiscal, no SUP3760 (Dados Nota Fiscal), menu inf_compl_item, menu K_rat_mat_forn.

Conta auxiliar do material aplicado

Conta contábil utilizada na baixa do material aplicado, e no rateio do material aplicado pelo fornecedor, para auxiliar na contabilização.

Exemplo:

Entrada: Debita material aplicado – Credita fornecedor;

Baixa do material: Debita conta auxiliar – Credita material aplicado;

Rateio do material: Debita item beneficiado – Credita conta auxiliar.

Operação anulação frete

Código da operação de estoque que será utilizado na geração de anulação de frete.

Nota:

A operação de estoque informada deverá ter as seguintes características:

Tipo - “S” (Saída);

Origem - “L” (Local);

Destino - “F” (Fornecedor);

Custo - "I" (Informado);

Ordem compra – “3” (não atualiza ordem).