Páginas filhas
  • Padrões Recebimento/Compras - SUP1180

Padrões Recebimento/Compras - SUP1180 

Visão Geral do Programa

As funções padrão do menu (Incluir, Modificar, Excluir, Consultar, Listar, Informar, Processar, Seguinte, Anterior, Cancelar, Help, Zoom, Sobre e Fim) estão detalhadas no capítulo Ambientação Logix.

Estas informações deverão ser definidas pela área de Controles da empresa.

Padrões Recebimento/Compras - SUP1180 

Objetivo da tela:

Estabelecer os critérios definidos pela empresa para a flexibilização no uso das rotinas de Recebimento de Materiais, disponíveis no sistema.


Outras Ações/Ações Relacionadas:
 

Ação:

Descrição:

AuditoRia

Permite consultar auditoria do programa atual.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Entrada sem pedido compra

Informar se a empresa permite ou não a entrada de mercadorias sem haver a colocação do pedido de compra junto ao fornecedor.

Valor do frete incide estoqueIndica se o valor do frete relacionado aos itens da nota fiscal deve ou não fazer parte do cálculo do custo do item para efeito de movimentação dos estoques.
Registro entrada serviços outrosCódigo do registro de entrada. Utilizado no processo de recebimento fiscal para identificar os documentos de entrada que não devem fazer parte dos livros fiscais. Através de Zoom sera' acessada a tabela de Registros de Entrada disponíveis no sistema.
Grupo despesas suprimentos

Código do grupo de despesa (conforme tabela GRUPO_DESPESA) a ser utilizado pela empresa para caracterizar as entradas no CONTAS a PAGAR, via o sistema de SUPRIMENTOS. Através de Zoom será acessada a tabela de GRUPOS de DESPESAS disponíveis no sistema.

Nota:

Este código também sera' sugerido pelo sistema no momento do cadastramento de conhecimentos de frete, para a obtenção das alíquotas de ICMS para a unidade de federação do transportador. Para tanto, este mesmo código devera' estar cadastrado na tabela ICMS (via sup0650) e também na tabela GRU_CTR_DESP (via sup0260).

Tipo despesas frete compraCódigo do tipo de despesa a ser sugerido pelo sistema no momento da inclusão de um conhecimento de frete de COMPRAS.

Este código serve para efetuar a distribuição do frete no FLUXO de CAIXA e também para obter a conta de FORNECEDORES para a contabilização das entradas. Através de Zoom sera' acessada a tabela de tipos de despesas disponíveis no sistema.

Nota:

Tanto o sistema de SUPRIMENTOS quanto o sistema de CONTAS A PAGAR estabelecem o seguinte critério de prioridade na obtenção da CONTA  FORNECEDORES:

1) Obtem a conta relacionada com o código do fornecedor (SUP0670)

2) Obtem a conta relacionada com o TIPO de DESPESA (CAP0070)

3) Obtem a conta relacionada com o GRUPO de DESPESA que está associado com o TIPO de DESPESA (CAP0060)

4) Obtem a conta relacionada com o GRUPO de DESPESA que está parametrizado ( SUP1180/CAP0060)

Tipo despesas Frete VENDAS

Código do tipo de despesa a ser sugerido pelo sistema no momento da inclusão de um conhecimento de frete de VENDAS.

Este código serve para efetuar a distribuição do frete no FLUXO de CAIXA e também para obter a conta de FORNECEDORES para a contabilização das entradas.

Por meio do Zoom será acessada a tabela de tipos de despesas disponíveis no sistema.

Nota:

Tanto o sistema de SUPRIMENTOS quanto o sistema de CONTAS A PAGAR efetuam o seguinte tratamento com relação a  conta FORNECEDORES:

a) A conta relacionada com o código do fornecedor terá prioridade sobre a conta relacionada com o TIPO de DESPESA

b) Não existindo o relacionamento de conta com o código do fornece dor, a conta relacionada com o TIPO de DESPESA terá prioridade sobre a conta relacionada com o GRUPO de DESPESA      

c) Não existindo o relacionamento de conta com o código do fornecedor e também não existir com o TIPO de DESPESA sera' utilizada a conta relacionada com o GRUPO de DESPESA.

Tipo despesas Nota Fiscal

Código do tipo de despesa a ser sugerido pelo sistema, no momento da inclusão de notas fiscais, para as quais não existe pedido de compra, podendo ser alterado para cada item da nota fiscal. Porem para que possamos garantir a unicidade de contabilização entre o sistema de suprimentos/ contas a pagar, não sera' permitido informar tipos de despesas que resultariam em lançamentos em contas FORNECEDORES diferentes para uma mesma N.Fiscal.

Nota:

Este código serve também para efetuar a distribuição das entradas no FLUXO de CAIXA. Através de Zoom sera' acessada a tabela de tipos de despesas disponíveis no sistema.

NFC e NFE  sem pedido de compra

Indicador utilizado para identificar se a empresa aceita a entrada de notas fiscais de complemento de preço (NFC) e notas fiscais de entrada (NFE) sem a necessidade de ter o pedido de compras. Isto vale quando o modulo de compra estiver instalado e a empresa não aceita entradas sem P.C.

1 - Aceita entrada de NFC sem pedido de compra.

    Aceita entrada de NFE sem pedido de compra.

2 - Aceita entrada de NFC sem pedido de compra.

    Não aceita entrada de NFE sem pedido de compra.

3  - Não aceita entrada de NFC sem pedido de compra.

     Aceita entrada de NFE sem pedido de compra.

4 - Exige pedido de compra para NFC e também para NFE.

Código tipo valor abatimento devol.AP


Código do tipo de  valor a ser utilizado para gerar o abatimento nas  autorizações de pagamento no Contas a Pagar.

Este tipo de valor  devera' estar cadastrado na tabela TIPO_VALOR (CAP0090) com contabilização automática e na "conta_credito" devera' ser informado o numero da conta contábil na qual sera' efetuado o lançamento contábil dos valores referentes as "devoluções de mercadorias a  fornecedores".

Nota:

Mesmo que tenha sido parametrizado (ver SUP3660) para não efetuar este tipo de abatimento no CONTAS A PAGAR e' obrigatório que este TIPO DE VALOR esteja cadastrado, para que a conta contábil seja obtida para efetuar a contabilização automática da devolução.

Código tipo valor abatimento deb.forn.


Código do tipo de  valor a ser utilizado para gerar o abatimento nas  autorizações de pagamento no Contas a Pagar.

Este tipo de valor  devera' estar cadastrado na tabela TIPO_VALOR (CAP0090) com contabilização automática e na "conta_credito" devera' ser informado o numero da conta contábil na qual sera' efetuado o lançamento contábil dos valores referentes aos débitos à fornecedores em decorrência de divergências com COMPRAS

Tipo despesas Ctr. Terceiros


Código do tipo  de despesa  que sera' utilizado nos itens de Notas Fiscais de Remessa (NFR) para as entradas de materiais com  o conceito  de "estoque de terceiros". Tais materiais tem o parâmetro de itens terceiros(sup6200) igual  a "1" - "Estoque de Terceiros"

Tipo despesas Estoq. Bancado

Código do tipo de despesa que  sera' utilizado  nos itens de Notas Fiscais de Remessa (NFR) para as entradas de materiais com o conceito de "estoque BANCADO pelo fornecedor". Tais materiais tem o parâmetro de itens de terceiros(sup6200) igual a "2" - "Estoque bancado pelo fornecedor". Este código de tipo despesa devera' conter o numero da conta contábil a ser utilizado  para  efetuar o lançamento contábil (credito)  para  este tipo  de transação comercial. Devera' ser uma conta REDUTORA de ATIVO.

Informa Oper.Estoq.no Receb

Indica se a empresa permitira' informar o código de operação de movimentação do estoque no recebimento de materiais.

S- Sim. Permite informar o código de operação de estoque. Este deve estar cadastrado na tabela de operações  de estoque do recebimento (ESTOQUE_OPERAC_AR);

N - Não permite informar o código de operação.

Código histórico  recebimento

Código de histórico dos lançamentos contábeis do modulo de RECEBIMENTO. Através de Zoom sera' acessada a tabela de Históricos Padrões utilizados pela CONTABILIDADE. Caso este parâmetro não estiver habilitado o sistema ira buscar o histórico da tabela GRUPO DESPESA, caso nesta também não exista assumira 999.