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Validação Física - SUP1190

Visão Geral do Programa

As funções padrão do menu (Incluir, Modificar, Excluir, Consultar, Listar, Informar, Processar, Seguinte, Anterior, Cancelar, Help, Zoom, Sobre e Fim) estão detalhadas no capítulo Ambientação Logix.

Validação Física - SUP1190

Objetivo da tela:

Estabelecer os critérios definidos pela empresa para a flexibilização no uso das rotinas de controle de estoques.


Outras Ações/Ações Relacionadas:
 

Ação:

Descrição:

auditoRia

Permite consultar auditoria do programa atual.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Inspeção bloqueia pagamento 

Indica se o valor da nota fiscal deve ou não ficar bloqueado para pagamento enquanto algum item da nota fiscal estiver em processo de inspeção.

Contagem bloqueia pagamento

Indica se o valor da nota fiscal deve ficar bloqueado para pagamento enquanto algum item da nota fiscal estiver em processo de contagem.

N - Não bloqueia pagamento se não foi efetuada a contagem do material;

S - Bloqueia pagamento no Contas a Pagar se não houve contagem e for item de estoque;

T - Bloqueia pagamento no Contas a Pagar se não houve contagem e o item for de estoque ou débito direto.

D - Bloqueia pagamento no Contas a Pagar se não houve contagem e o item for de débito direto.

Consistir data entrada frete

Indica se deverá ou não ser efetuada a consistência da data de entrada do conhecimento de transporte informada no SUP0580 (Fretes - Fretes de Compras - Recebimento) ou SUP9220 (Fretes - Fretes de Compras - Fretes de Autônomos - RPA - Recebimento) contra a data de emissão do conhecimento (obedecendo também o número de dias informado como tolerância).

Nota:

Nestes casos não será emitida a comunicação de divergência para o comprador responsável pela compra.

Tolerância

Quantidade de dias de tolerância para o registro de entrada do frete contra a data de emissão do frete.

Nota:

Este parâmetro somente será considerado se o parâmetro "Consiste Data Entrada Frete" estiver selecionado com "S".

Pagamento

Indica se deverá bloquear o pagamento do frete caso haja divergência entre a data de emissão do conhecimento de transporte contra a data de entrada do frete na empresa.

Nota:

Neste caso, o frete ficará bloqueado para pagamento. Para efetuar a liberação do frete para pagamento, utilizar o SUP3160 (Fretes - Fretes de Compras - Liberação para Pagamento) disponível para fretes que estiverem com divergência de data.

Consiste divergência quantidade

Indica se deverá ser efetuada a consistência da quantidade informada na nota fiscal contra a quantidade constante na ordem de compra.

Nota:

O sistema trabalha com a possibilidade de determinar-se um percentual de tolerância de divergência de quantidade a nível de fornecedor. Este percentual é sugerido no momento da designação do fornecedor, sendo passível de alteração pelo comprador para a ordem de compra específica.

 Caso não seja informado este percentual para a ordem de compra no momento da validação do recebimento será utilizado o percentual estabelecido para a empresa.

 Esta informação é utilizada em conjunto com o indicador e a ordem de compra, que determina se no ato do recebimento do item deve ou não ser liquidada a ordem de compra.

 Nestes casos não será emitida a comunicação de divergência para o comprador responsável pela compra.

 S - Consistir quantidade tanto para compras efetuadas contra o estoque, quanto para compras efetuadas para débito direto ao setor solicitante;

N - Não consistir quantidade;

E - Consistir quantidade somente para compras efetuadas contra o estoque;

D - Consistir quantidade somente para compras efetuadas para débito direto ao setor solicitante.

Bloquear pagamento

Indica se o valor da nota fiscal deverá ou não ficar bloqueado para pagamento quando for encontrada divergência entre a quantidade declarada na nota fiscal contra a quantidade constante na ordem de compra.

Percentual aceito (+,-)

Percentual máximo aceito na diferença entre a quantidade pedida e a quantidade entregue pelo fornecedor.

Nota:

Esta informação é utilizada somente quando não existir esta informação a nível da ordem de compra. O sistema trabalha com a possibilidade de determinar-se um percentual de tolerância de divergência de quantidade a nível de fornecedor. Este percentual é sugerido no momento da  designação do fornecedor, sendo passível de alteração pelo comprador para a ordem de compra especifica.

Nestes casos, não será emitida a comunicação de divergência para o comprador responsável pela compra.

Entrada maior que saldo pedido

Indica se a empresa permite que seja efetuada uma entrada de material (contra pedido de compra) com quantidade maior do que o saldo do pedido, considerando o percentual de tolerância aceito para entrega a maior.

S - Permite entrada maior que saldo de pedido;

N - Não permite entrada maior que saldo de pedido;

C - Não permite entrada maior que saldo de pedido, apenas quando tratar-se de faturamento de estoque em consignação.

Imprime quantidade declarada no AR

Indica se a quantidade declarada deverá ou não ser impressa no AR (via de contagem).

S - Sim, deve ser impressa;

N - Não, não deve ser impressa;

I - Não imprime no AR nem no AR para Inspeção.

Contagem física

Indica se as compras de itens "não estoque" deverão passar pelo processo de contagem física.

1 - Deve ser efetuada a contagem física;

2 - Não deve ser efetuada a contagem física. Neste caso o saldo do pedido de compra será baixado pela quantidade declarada na nota fiscal.

3 - Não deve ser efetuada a contagem física para notas fiscais de serviço (NFS). Neste caso o saldo do pedido de compra será baixado pela quantidade declarada na nota fiscal. Quando não for NFS, deve ser efetuada contagem.

Consiste data entrega

Indica se deverá ser efetuada a consistência entre a data da entrega do item e a data prevista para a entrega constante no programa de entrega da ordem de compra.

Nota: Serão respeitados os parâmetros associados para os tipos de entrega de cada fornecedor, porém estabelecendo que esta informação é sugerida na ordem de compra no momento da designação do fornecedor, sendo passível de alteração pelo comprador para a ordem específica. Além disto, ainda será levado em consideração a tolerância informada nos parâmetros do módulo de Suprimentos.

Os tipos de entrega previstos são:

  • D - A entrega será efetuada de acordo com a data prevista para a entrega da ordem de compra;
  • S - A entrega será efetuada dentro da semana (segunda a domingo) correspondente a data prevista para a entrega da ordem de compra;
  • N - A entrega será efetuada dentro do decêndio correspondente a data prevista para a entrega da ordem de compra;
  • Q - A entrega será efetuada dentro da quinzena correspondente a data prevista para a entrega da ordem de compra;
  • M - A entrega será efetuada dentro do mês correspondente a data prevista para a entrega da ordem de compra.

Não será emitida divergência de data para o comprador responsável, caso a entrega ocorra dentro dos parâmetros informados.

Bloquear entradaIndica se deverá ou não ser bloqueada a entrada da nota fiscal, caso seja encontrada alguma divergência entre a data de entrada da nota fiscal e a data de entrega do pedido. Para a verificação serão consideradas as programações de entrega da ordem de compra ordenada pela menor data de entrega e com saldo para recebimento do material.
Bloquear pagamento

Indica se o valor da nota fiscal deverá ou não ficar bloqueado para pagamento quando for encontrada divergência entre a data de entrega da nota fiscal e a data da entrega do programa de entrega da ordem de compra.

Nota:

Neste caso o valor total da nota fiscal ficará bloqueado para o pagamento. Para efetuar a liberação da nota fiscal para pagamento, utilizar a função "Libera Aviso de Recebimento p/pagamento", disponível para cada item da nota fiscal.

Quantidade dias antes da data

Quantidade de dias de tolerância para a entrega do item, antes da data prevista para a entrega estabelecida para o programa de entrega da ordem de compra.

Importante:

A quantidade de dias antes/após, somente serão considerados se o campo tip_entrada seja igual a "D".

Quantidade dias após data

Quantidade de dias de tolerância para a entrega do item, após a data prevista para a entrega estabelecida para o programa de entrega da ordem de compra.

Importante:

A quantidade de dias antes/após, somente serão considerados se o campo tip_entrada seja igual a "D".

Rejeitar material excede quantidade dias?

Indica se o material deverá ou não ser rejeitado quando a quantidade recebida for referente a uma programação que excede o limite de dias de antecipação de entrega.

Consiste unidade medida

Indica se deverão ser geradas divergências na entrada da nota fiscal quando a unidade de medida da(s) ordem(s) for diferente do AR.

S - Gera divergência quando o item for de estoque, a unidade de medida do AR for diferente da OC e o fator de conversão for igual a "1";

D - Gera divergência quando a OC for de débito direto, a unidade de medida do AR for diferente da OC e o fator de conversão for igual a "1";

A - Gera divergência quando o item for de estoque e débito direto, a unidade de medida do AR for diferente da OC e o fator de conversão for igual a  "1";

E - Gera divergência quando o item for de estoque e a unidade de medida do AR for diferente da OC, não considerando o fator de conversão;

T - Gera divergência quando a OC for de débito direto e a unidade de medida do AR for diferente da OC, não considerando o fator de conversão;

G - Gera divergência quando o item for de estoque e débito direto, a unidade de medida do AR for diferente da OC, não considerando o fator de conversão.

N - Não gera nenhuma divergência.

Bloqueia pagamento

Indica se o valor da nota fiscal deve ficar bloqueado para pagamento quando for encontrada divergência entre a unidade de medida declarada da nota fiscal, contra a unidade de medida constante na ordem de compra.

Nota:

Neste caso o valor total da nota fiscal ficará bloqueado para o pagamento. Para efetuar a liberação da nota fiscal para pagamento, utilizar a função "Libera Aviso de Recebimento p/pagamento", disponível para cada item da nota fiscal que estiver com divergência de unidade de medida.

Consistir centro custo requisição

Indica se haverá consistência de centro de custo autorizado ou não na requisição de material.

Nota:

O sistema está preparado para o bloqueio de consumo para Centros de Custo, Contas contábeis e Ordens de serviço não autorizados. Caso seja informado "S" nesta coluna, quando da realização de operações de baixa do estoque para consumo (de acordo com a operação de estoque), o sistema procede da seguinte forma:

Se o código do item informado constar na tabela bloqueio_consumo, significa que este item sofrerá o seguinte tratamento:

* Situação 1:  

  • Se o tipo da conta informada = "01" ou "05" (despesa) então será verificado se a conta informada existe na tabela bloqueio_consumo para este código de item, para esta conta contábil e com indicador = "3" (conta contábil). Caso não exista, será emitida a mensagem: "Consumo do item não autorizado para  esta conta contábil".

* Situação 2:

  • Se o tipo da conta informada for igual a "08" (centro de custo), então:
  • Se este centro de custo pertence a seção informada então o CC da conta informada deve existir na tabela bloqueio_consumo para este código de item, para este Centro de Custo e com indicador igual a "1" (centro de custo);
  • Ou C.C./Tipo da Despesa da conta informada devem existir na tabela bloqueio_consumo para este código de item, para este Centro de Custo/Tipo de Despesa e com indicador igual a "4" (C.C/Tipo de despesa);
  • Ou o tipo da despesa da conta informada deve existir na tabela bloqueio_consumo para este código de item, para este tipo de despesa e com indicador igual a "5" (Tipo de Despesa), caso contrário, será emitida a  mensagem: "Consumo do item não autorizado para este centro de custo".

Senão:

  • Será verificado se a seção informada está autorizada a efetuar consumo em outros Centros de Custos (tabela req_outros_cc) para o tipo de despesa associado ao Centro de Custo informado. Caso não esteja cadastrada será  emitida a mensagem: "Seção não autorizada para este centro de custo".

* Situação 3:

Se o tipo da conta informada for igual a "04" ou "09" (Ordem de Serviço),então:

  • Será verificado se a seção informada está autorizada a efetuar consumo em Ordens de Serviço (tabela req_ordem_serv) para o tipo de O.S. informado.
  • Caso não haja cadastro será emitida a mensagem: "Seção não autorizada para consumo nesta O.S";

* Situação 4:

  • Não será permitido o consumo para tipo de conta diferente de: 01, 04, 05, 08 e 09. Será emitida a mensagem: "Conta contábil não autorizada para   consumo".

Controlar orçamento requisito materiais

Indica se a empresa utiliza ou não conceito do controle de orçamento por centro de custo e tipo de despesa para as requisições ao almoxarifado. Este parâmetro será considerado na movimentação diária de estoque e na criação/manutenção/efetivação de reservas.

Controlar pendência solicitante

Indica se deverão ser controladas ou não as pendências do solicitante.

Importante:

Esta informação é utilizada para saber se o setor solicitante da compra (débito direto no centro de custo) será o responsável pelo aceite físico da entrada (contagem/inspeção).

Caso seja informado "S", o usuário deve proceder da seguinte forma para verificar as pendências e efetuar a contagem/inspeção do aviso de recebimento:

1) Consulta avisos de recebimento pendentes de contagem:

  • Através do SUP0590 (Recebimento de Materiais - Atividades Diárias - Consultas - Itens em Processo Contagem) serão exibidos todos os avisos de recebimento desta unidade funcional (através do login do usuário, será exibido na tela o código da unidade funcional sob responsabilidade deste usuário). Para informar a  contagem, basta solicitar a opção "contaGem" disponível nesta tela.

2) Consulta avisos de recebimento pendentes de inspeção:

  • Através do SUP0550 (Recebimentos de Materiais - Atividades Diárias - Consultas - Itens em Processo Inspeção) serão exibidos todos os avisos de recebimento desta unidade funcional (através do login do usuário, será exibido na tela o código da unidade funcional sob responsabilidade deste usuário). Para informar a inspeção, basta solicitar a opção "Inspeção", disponível nesta tela.

Nota:

Se o usuário estiver cadastrado na tabela ctr_cpr_deb_direto, este estará credenciado para efetuar contagem/inspeção apenas das pendências desta unidade funcional.

Se o usuário não estiver cadastrado na tabela ctr_cpr_deb_direto, este estará credenciado para efetuar contagem/inspeção de qualquer pendência, desde que cadastrado para tal através da segurança do Logix.

Imprimir divergência compras

Indica se deverá ou não ser reimpressa a divergência de compras.

Bloquear divergência quantidade frete

Indica se deverá ou não ser bloqueada a inclusão de conhecimento de transporte quando a quantidade do conhecimento for diferente da somatória das quantidades das notas fiscais a ele relacionadas.

Imprimir divergência saldo pedido

Indica se na impressão do relatório de divergências deverá ou não ser apresentado o saldo do pedido de compras, conforme SUP6210 (Recebimento de Materiais - Divergências com Compras - Tomada Providências - Tomada Providências On-Line) e SUP0830 (Recebimento de Materiais - Divergências com Compras - Tomada Providências - Tomada Providências em Relatório).

Divergência de grade recebimento x OC bloqueia pagamento

Indica se as divergências de grade/dimensional da ordem de compra em relação à nota fiscal deverá bloquear pagamento.

Divergência de grade contagem x recebimento bloqueia pagamento

Indica se as divergências de grade/dimensional informadas no recebimento em relação à grade informada na contagem deverá bloquear pagamento.

Imprimir valores do AR?

Indica se deverão ou não ser impressos os valores do Aviso de Recebimento no relatório emitido por meio do SUP1542 (Emissão Aviso de Recebimento).

Nota:

Este campo só é válido para o SUP1542 (Emissão Aviso de Recebimento).

Considerar dias úteis?

Considerar apenas dias úteis ao calcular o prazo máximo para entrega do material no SUP3760 (Dados Nota Fiscal).