Páginas filhas
  • Validação Física x Fornecedor - SUP8200

Validação Física x Fornecedor - SUP8200 

Visão Geral do Programa

As funções padrão do menu (Incluir, Modificar, Excluir, Consultar, Listar, Informar, Processar, Seguinte, Anterior, Cancelar, Help, Zoom, Sobre e Fim) estão detalhadas no capítulo Ambientação Logix.

Informar a combinação desejada, fornecedor, família e/ou grupo de materiais quando o item pertencer aos parâmetros deste cadastro, estes serão considerados para as respectivas validações.

Validação Física x Fornecedor - SUP8200 

Objetivo da tela:

Estabelecer os critérios definidos pela empresa para a flexibilização no uso das rotinas de Recebimento de Materiais, no confronto entre quantidades entregues e datas, contra a previsão no pedido de compras.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Empresa

Código que identificará uma empresa para a qual serão registradas as  informações.

Família

Código da família associada ao cadastro de itens.

Através de zoom será acessada a tabela de famílias disponíveis no sistema.

Grupo Controle Estoque


Código do grupo do controle de estoque ao qual este item pertence. 

Exemplo:

01 - Matérias Primas


Nota:

Esta informação será utilizada pelo sistema para, por exemplo, determinar a curva ABC de estoque, de consumo, de fornecedores.

Através de zoom será acessada a tabela de grupos de controle de estoque disponíveis no sistema.      

FornecedorNúmero do CNPJ, CPF ou código do fornecedor (de acordo com o critério utilizado pela empresa para identificar o fornecedor). Através de zoom será acessada a tabela de fornecedores disponíveis no sistema.
Quantidade

Indica se será efetuada a consistência de quantidades em geral. Por exemplo, quantidade declarada e recebida da nota fiscal, caso diferirem será gerada divergência. Ou então divergência em relação a quantidades da nota fiscal com a ordem de compra.

Conforme esse parâmetro serão analisados os parâmetros abaixo.

S - Será consistida quantidade tanto para compras efetuadas contra o estoque, como também para compras efetuadas para débito direto ao setor solicitante;

N = Não será consistida quantidade.

Bloquear pagamento (Quantidade)?

Indica se as divergências geradas de quantidade irão bloquear pagamento ou não, se estiverem como "não bloqueia" será apresentada no SUP0890 (Recebimento de Materiais - Divergências com Compras - Liberação Aviso Recebimento para

 Pagamento) para liberação da divergência e irá para o Contas a Pagar normalmente, mas caso esteja selecionado para bloquear pagamento também será necessário liberação via SUP0890, porém irá para o Contas a Pagar gerando AP com status de bloqueada sendo que nessas condições a mesma não poderá ser paga, será necessário antes acertar quantidade ou na nota fiscal ou na ordem de compra, Deverá ser tomada a decisão que julgar melhor para então reintegrar com Contas a Pagar gerando assim a AP normal integrada via suprimentos.

Percentual máximo contado (Quantidade)?

Percentual máximo aceito na diferença entre quantidade pedida e a quantidade recebida na nota fiscal.

Nota:

 Esta informação será utilizada somente quando não existir esta informação a nível da ordem de compra.

O sistema trabalha com a possibilidade de determinar um percentual de tolerância de divergência de quantidade a nível de fornecedor (ver informações complementares do fornecedor).

Este percentual é sugerido no momento da designação do fornecedor, sendo possível alteração pelo comprador, para a ordem de compra específica.

 Nestes casos não será emitida a comunicação de divergência para o comprador responsável pela compra.

Quantidade contada

Indica se o sistema efetuará a consistência da quantidade contada na nota fiscal contra a quantidade recebida realmente. (SUP4440/SUP0331)


Bloquear pagamento (Quantidade contada)?

Indica se o valor da nota fiscal ficará bloqueado para pagamento quando for encontrada divergência entre a quantidade declarada da nota fiscal contra a contada.

Percentual máximo contado


Percentual máximo aceito na diferença entre a quantidade recebida e a quantidade contada na nota fiscal.

Data entrada

Indica se no sistema será efetuada a consistência entre a data da emissão da nota fiscal e a data da entrada na empresa.

Nota:

Será utilizado o seguinte critério para efetuar esta consistência:

Data da emissão da nota fiscal + tempo de transporte associado ao fornecedor (ver informações complementares do fornecedor) + quantidade de  dias de tolerância definida nos parâmetros do sistema de suprimentos, não pode ser maior do que a data da entrada da nota fiscal.

S - Consiste data de emissão x entrada;

N - Não consiste data de emissão x entrada;

P - Somente consistirá data de emissão x entrada se a nota fiscal não possuir pedido de compra vinculado ou se a data de emissão do pedido de compra vinculado a nota for menor anterior a data de emissão da nota.              

Bloquear pagamento (Data entrada)?


Indica se o valor da nota fiscal ficará bloqueado para pagamento quando for encontrada divergência entre a data da emissão da nota fiscal e a data da entrada na empresa.

Nota:

Neste caso o valor total da nota fiscal ficará bloqueado para pagamento.

Para efetuar a liberação da nota fiscal para pagamento deverá ser utilizada a função "Libera Aviso de Recebimento p/pagamento" disponível no sistema, para cada item da nota fiscal.

Tolerância (Data entrada)

Quantidade de dias de tolerância a serem utilizados na consistência entre a data de emissão da nota fiscal e a data da entrada da mercadoria na empresa.

Data entrega

Indica se será efetuada consistência entre a data da entrega do item e a data prevista para a entrega constante no programa de entrega da ordem de compra.

Nota:

Serão respeitados os parâmetros associados para os tipos de entrega de cada fornecedor (ver informações complementares do fornecedor), porém, ficará estabelecido que esta informação é sugerida na ordem de compra, no momento da designação do fornecedor, sendo passível de alteração pelo comprador para a ordem especifica. Além disto, será levado em consideração a tolerância informada nos parâmetros do sistema de suprimentos.

Bloquear pagamento (Data entrega)?

Indica se o valor da nota fiscal ficará bloqueado para pagamento quando for encontrada divergência entre a data de entrega da nota fiscal e a data da entrega do programa de entrega da ordem de compra.

Nota:

Neste caso o valor total da nota fiscal ficará bloqueado para pagamento.

Para efetuar a liberação da nota fiscal para pagamento, deverá ser utilizada a função "Libera Aviso de Recebimento p/pagamento" disponível no sistema, para cada item da nota fiscal.

Quantidade dias Após

Quantidade de dias de tolerância para a entrega do item, após a data prevista para a entrega estabelecida para o programa de entrega da ordem de compra.

Quantidade dias Antes

Quantidade de dias de tolerância para a entrega do item, antes da data prevista para a entrega estabelecida para o programa de entrega da ordem de compra.

Consistir condição pagamento?

Indica se será ou não gerada consistência quando a condição de pagamento da nota fiscal for diferente da condição de pagamento do pedido.

Nota:

  Se esse parâmetro não for informado será considerada a parametrização informada no campo 'Consiste div cond pgto' do SUP3670 (Validação Financeira).

Bloquear pagamento (Condição pagamento)?

Indica se o valor da nota fiscal será ou não bloqueado para pagamento quando for encontrada divergência entre a condição de pagamento da nota fiscal e do pedido de compra.

Nota:

Esse campo somente será habilitado quando o campo 'Consistir divergência   condição pagamento?' estiver selecionado com a opção 'S/Marcado'.
A liberação da nota fiscal para pagamento poderá ser efetuada pelo SUP6210 na opção de menu 'tomar_providencia', ou por meio do SUP0890 na opção de menu 'Liberacao'. Deverá ser efetuada uma liberação para cada item da nota fiscal que possuir divergência de condição de pagamento.

Considerar dias úteis?Considerar apenas dias úteis ao calcular o prazo máximo para entrega do material no SUP3760 (Dados Nota Fiscal).