Falando de notificações via e-mail...
O conteúdo das mensagens de e-mail enviadas pelo TOTVS Identity pode ser visualizado e editado pelo administrador da empresa. Os templates de e-mail podem ser alterados diretamente pelo editor online disponibilizado na página de Notificações via e-mail. O editor possui opções de formatação de fonte, tabulação, cores, inclusão de imagens, links, etc.
O idioma da mensagem é definido pelo Identity de acordo com o dialeto configurado no navegador do usuário que executou a ação. Por exemplo, a mensagem "Redefinir Senha" será enviada no idioma do usuário que solicitou a redefinição. Já o e-mail de convite "Novo Usuário" é enviado no idioma utilizado pelo administrador que adicionou a nova conta.
Também é possível bloquear o envio de determinados tipos de mensagens, como o convite para novos usuários e redefinição de senha removendo o conteúdo do respectivo template.
Visualizar template de e-mail
01. Acionar o ícone Configurações no canto superior direito.
02. Selecionar a opção Notificações via e-mail.
03. Selecionar o template que deseja visualizar.
Os templates de e-mail disponíveis por padrão são:
- Novo Usuário
- Redefinir Senha
- E-mail de Teste
- E-mail de Verificação
- Auto-inscrição
- Sucesso na Alteração de Senha
- Sucesso no Desbloqueio do Usuário
- Erro na alteração/desbloqueio da senha
- Recurso de Segurança Bloqueado
04. Selecionar o idioma em que deseja visualizar o template. Os idiomas disponíveis por padrão são: Inglês, Português ou Espanhol.
Após a seleção do template, o assunto e o conteúdo do template de e-mail serão apresentados para visualização em seus respectivos campos.
Editar template de e-mail
01. Acionar o ícone Configurações no canto superior direito.
02. Selecionar a opção Notificações via e-mail.
03. Selecionar o template que deseja editar.
04. Selecionar o idioma do template de e-mail.
05. Acionar Editar Template.
Os campos Linha do Assunto e Conteúdo serão habilitados para a edição do template de e-mail selecionado. No conteúdo, é possível utilizar variáveis específicas para incluir itens do sistema na mensagem, por exemplo, o nome da empresa, usuário e IP da máquina do usuário.
06. Acionar Atualizar para salvar as alterações.
Testar o envio do template de e-mail
01. Acionar o ícone Configurações no canto superior direito.
02. Selecionar a opção Notificações via e-mail.
03. Selecionar o template que deseja testar.
04. Selecionar o idioma do template de e-mail.
05. Acionar Enviar E-mail.
06. Informar o endereço de e-mail para o qual a mensagem de teste será enviada.
07. Acionar Enviar.
Será enviada uma mensagem de e-mail de teste com o conteúdo do template no idioma selecionado para o endereço informado.
Reverter as alterações do template
01. Acionar o ícone Configurações no canto superior direito.
02. Selecionar a opção Notificações via e-mail.
03. Selecionar o template que deseja reverter para o conteúdo original.
04. Selecionar o idioma do template de e-mail que será revertido.
05. Acionar Redefinir Template.
O conteúdo e o assunto do template selecionado serão revertidos para o texto original e todas as alterações serão descartadas.
Repetir o procedimento para todos os templates e idiomas desejados.
Desabilitar o envio de e-mail
01. Acionar o ícone Configurações no canto superior direito.
02. Selecionar a opção Notificações via e-mail.
03. Selecionar o template que deseja bloquear.
04. Selecionar o idioma do template de e-mail.
05. Acionar Editar Template.
06. Apagar todo o conteúdo (caracteres e espaços) do campo Linha de Assunto.
07. Apagar todo o conteúdo (caracteres e espaços) do campo Conteúdo.
08. Acionar Atualizar para salvar as alterações.
Ao remover a linha de assunto e o conteúdo de um template, os e-mails relacionados a esse template não serão mais enviados aos usuários.
Repetir o procedimento para todos os templates e idiomas desejados.
Consultar variáveis específicas para usar no template
O Identity oferece variáveis que representam informações do sistema, como: nome da empresa, nome e sobrenome do usuário e IP da máquina.
Item | Variável |
---|---|
Nome da Empresa | COMPANY_NAME |
Nome do Usuário | USER_FIRST_NAME |
Sobrenome do Usuário | USER_LAST_NAME |
URL de Ativação | NAV_URL |
IP da Máquina do Usuário | IP_MACHINE |
Tentativa de alteração/desbloqueio de senha | ATTEMPT_NUMBER |
URL de redirecionamento | REDIRECT_URL |