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Devoluções aos Fornecedores - SUP0460 

Visão Geral do Programa

As funções padrão do menu (Incluir, Modificar, Excluir, Consultar, Listar, Informar, Processar, Seguinte, Anterior, Cancelar, Help, Zoom, Sobre e Fim) estão detalhadas no capítulo Ambientação Logix.

O lançamento destas informações fará interface com as seguintes áreas, para possibilitar a análise de fornecedores:

  • Estoques - estorno da quantidade do estoque e recálculo do custo médio contábil do item. No VDP0050 não deve ser informado o código da operação de movimentação de estoque.
  • Contabilidade - estorno da contabilização dos impostos (ver SUP1400 - Recebimento de Materiais). Haverá também o estorno da conta na qual foi apropriada a despesa originalmente e contabilização deste valor (contrapartida) em conta transitória (ver SUP1180 - Cadastros e Tabelas – Parâmetros – Recebimento). No VDP0250 não devem ser informadas as contas contábeis. No sistema comercial (VDP) as informações serão utilizadas apenas para registro nos livros fiscais.
  • Contas a Pagar - registro do valor para abatimento do pagamento do título (ver SUP3660 -Cadastros e Tabelas – Parâmetros - Gerais).
  • Compras - caso a operação de estoque informada para devolução seja com reposição (ver parâmetro Ordem de Compra no SUP0660), será estornada a quantidade devolvida da quantidade já recebida da ordem de compra referente ao item da nota fiscal de entrada.

Na alteração de ordens de compra integradas com o Portal de Compras, a ordem sempre será reenviada ao Portal quando for alterada. O envio será por meio chamada de Adapter da mensagem Request via integração com mensagem única/EAI2. O processo síncrono somente efetivará alteração se retornar com sucesso da integração.

Importante:

Caso a ordem de compra já tenha cotação no Portal, a ordem não pode ser alterada. Neste caso, irá retornar uma inconsistência da mensagem na integração. como a integração é síncrona, não será possível alterar a ordem. Será exibida inconsistência retornado do mesmo Parâmetro da integração: "Utiliza integração com Portal de Compras Paradigma.".

Na alteração de pedidos de compra negociados via o Portal de Compras, sempre que o pedido for alterado, este será reenviado para Portal para manter as informações sempre atualizadas. O reenvio será por meio da chamada de Adapter da mensagem Order, via integração com mensagem única/EAI2.

O processo é síncrono, desta forma, somente efetivará alteração no ERP se retornar com sucesso da integração.

Parâmetro da integração: "Utiliza integração com Portal de Compras Paradigma".

Os pedidos de compras negociados pelo Portal de Compras que estão cancelados, excluídos ou liquidados, será enviada a situação para o Portal por meio da chamada de adapter da mensagem CancelRequest, via integração com mensagem única/EAI2) para que o Portal tenha as informações sempre atualizadas.
O processo é síncrono, somente efetivará o processo no ERP se retornar com sucesso da integração.
Parâmetro da integração: "Utiliza integração com Portal de Compras Paradigma".

Quando a ordem de compra estiver integrada com o Portal de Compras, (via integração com mensagem única), não será permitido excluir, cancelar, liquidar ou suspender a ordem pelo ERP. Será exibida a mensagem: “Ordem de compra não pode ser eliminada, em negociação no portal”, nos casos onde há interação com o usuário ou desconsiderando esta no caso de processamentos.
Toda manutenção da ordem de compra deve ocorrer no Portal de Compras neste caso.

Na reimpressão de um pedido de compra, se a empresa utilizar o Portal de Compras, e o pedido foi negociado e já enviado ao portal, será apresentada uma mensagem perguntando de deverá ser reenviado.

Na impressão dos pedidos de compra negociados via Portal de Compras é impresso no cabeçalho do pedido o status do aceite pelo portal.

Pré-requisitos

Indicar que houve rejeição da mercadoria através do SUP0570;

Emitir a nota fiscal de saída de mercadorias da empresa através do módulo de Faturamento – Itens Especiais (VDP2239 – Solicitação e VDP2238 – Processa Solicitação).

Devoluções aos Fornecedores - SUP0460 

Objetivo da tela:

Registrar a devolução de mercadorias ao fornecedor, para possibilitar o estorno da movimentação ocorrida por ocasião do recebimento da nota fiscal.


Outras Ações/Ações Relacionadas:
 

Ação:

Descrição:

Pend_forn

Permite consultar pendências de devolução aos fornecedores

Observ_rejeições

Permite exibir observações referentes a quantidade rejeitada no Aviso de Recebimento.

devolução_WMS

Permite visualizar os detalhes das identificações de estoque devolvidas ao fornecedor dos itens controlados pelo WMS.

Nota:

Essa opção de menu será habilitada somente se o item é de controle do WMS, se o módulo WMS estiver instalado na empresa e o depositante for uma Indústria.

O parâmetro WMS instalado?, quando assinalado, indica que o WMS está ativo no Sistema. Esse parâmetro está localizado no LOG00087 (Parâmetros do Sistema) em Logix WMS/Logix WMS/Gerais.

Informações adicionais podem ser obtidas no Documento de Referência: Consulta de Etiquetas de Controle WMS - WMS7021.

W-lançamentos

Permite o acesso ao SUP1440 para consulta/manutenção dos lançamentos contábeis da devolução ao fornecedor.

iNformações_comExibe as informações complementares da devolução quando o item controla grades e/ou dimensional.
iMpr­_carta

Permite imprimir carta de nota de débito ao fornecedor.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Nota fiscal devolução

Número da nota fiscal de devolução utilizada para retorno dos materiais ao fornecedor.

Item

Número (sequência) do item da nota fiscal de devolução.

Subsérie

Subsérie da nota fiscal de devolução.

Série

Série da nota fiscal de devolução.

Data devolução

Data da emissão da nota fiscal de devolução.

Quantidade devolvida

Quantidade devolvida ao fornecedor referente a quantidade rejeitada deste Aviso de Recebimento.

Valor da devolução

Valor referente à devolução de mercadorias proporcionalmente à quantidade informada. Este valor será considerado para efeito de movimentação dos estoques.

Valor de ICMS

Valor de ICMS do item referente a devolução que está sendo efetuada.

Valor do IPI

Valor de IPI do item referente a devolução que está sendo efetuada.

Valor PIS

Valor do PIS proporcional ao valor da devolução que será realizada.

Quantidade rejeitada

Quantidade rejeitada pelo processo de inspeção do item que passará a constar no relatório de itens rejeitados aguardando as devidas providências.

Data do Movimento

Data do movimento que deverá ser considerada na movimentação do estoque. Se não for informada, será considerada a data de entrada do Aviso de Recebimento, desde que esteja dentro do mês em fechamento. Caso o AR seja de um mês já fechado, será considerado o primeiro dia do mês em fechamento.

Quantidade saldo a devolver

Quantidade de saldo referente a quantidade rejeitada do Aviso de Recebimento e a quantidade já devolvida ao fornecedor.

Com Reposição

Indica se deverá ser utilizada ou não a operação de estoque com reposição do saldo da ordem de compra.

Se "S" buscará a operação "Com Reposição" existente no SUP5110;

Se "N" buscará a operação "Sem Reposição" existente no SUP5110.

Operação estoque

Código da operação de estoque que será utilizado para devolução do material ao fornecedor. Esta operação deve ter as seguintes características:

Origem - "F" (Fornecedor);

Custo  - "I" (Informado);

Recálculo - "S" (Com recálculo).

ICMS Substituto

Valor referente ao ICMS Substituto proporcional ao valor da devolução efetuada.

Exclusão

N - Não seleciona;

S - Registro o qual se deseja efetivamente excluir.