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INTEGRAÇÃO TMS E GFE REDESPACHOS REENTREGA E DEVOLUÇÃO

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

SIGAGFE

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Parâmetros do Módulo

GFEX000
Tipos de OcorrênciaGFEA030
OcorrênciasGFEA032
Romaneios de CargaGFEA050
Documentos de CargaGFEA044
Cálculo de FreteGFEXFUNB

Cadastros Iniciais:

Estar cadastrado as tabelas para cálculo de frete e configuradas.

Parâmetro(s):

MV_TMS3GFE

Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado):

LOGGFE01-685

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

GW1, GXP, GWU, GWO, GU5

Sistema(s) Operacional(is):

Todos

 

Descrição

Implementação de melhoria para possibilitar que o TMS Protheus complemente o itinerário dos Documentos de Carga com os trechos correspondentes às reentregas e devoluções.

Os trechos são enviados ao GFE, por intermédio da integração de Redespachos e Viagens. Após alteração do itinerário, efetuada pelo TMS Protheus, o GFE deverá permitir recalcular o Romaneio de Carga.

O recálculo de frete do romaneio foi aprimorado para verificar individualmente cada cálculo e permitirá o recálculo de trechos que ainda não estão relacionados a algum documento de realização do GFE. Da forma anterior, a exemplo de um romaneio com um documento de carga possuindo dois trechos, caso o embarcador receba e digite o documento de frete do primeiro trecho, não era possível recalcular o custo previsto do segundo trecho.

Foi adicionado uma nova configuração para ocorrências, onde o embarcador poderá cadastrar e configurar um tipo de ocorrência, que ao ser aprovada irá cancelar o cálculo do frete, impedindo que este seja recalculado ou utilizado em demais processos de auditoria de frete.

Foram adicionadas novas opções de origem e destino nos trechos do documento de carga. Os novos campos permitem uma maior diferenciação na localização de tarifas para cálculo do frete.

Adicionado entidade 'Documentos de Origem' relacionado ao Documento de Carga, como forma de suportar documentos alternativos que originaram o documento de carga. Na importação de EDI/Ct-e XML, caso seja enviado um conhecimento com a numeração do documento alternativo, o sistema entenderá e utilizará a referência para encontrar o documento de carga.

 

Procedimento para Configuração

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o parâmetro a seguir:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_TMS3GFE

Tipo:

C

Cont. Por.:

N

Descrição:

Define o momento da integração entre a viagem SIGATMS e SIGAGFE. Opções:

F = Fechamento da viagem; S = Saída da viagem; C = Chegada da viagem; N = Não integra.

 

Procedimento para Utilização: Documentos de Origem

  1. Em Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE), acesse: Atualizações > Movimentação > Expedição / Recebim > Documentos Carga;
  2. Inclua ou altere um documento de carga existente;
  3. Na aba Documento de Origem, preencha a informação do documento de origem, como uma série/número ou danfe diferentes do documento de carga;
  4. Em Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE), acesse: Atualizações > Integrações > Edi > Importar Conemb;
  5. Importe e processe um arquivo que contenha dados como série/número que existem apenas no documento de origem;
  6. Verifique que o sistema identifica e utiliza o documento de carga relacionado ao documento de origem.

Procedimento para Utilização: Informações adicionais nos trechos

  1. Em Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE), acesse: Atualizações > Movimentação > Expedição / Recebim > Documentos Carga;
  2. Inclua ou altere um documento de carga existente;
  3. Na aba Trechos, preencha os campos conforme instrução:
    1. Número Cidade Origem
      No TMS Protheus, as viagens controladas pelo sistema não precisam ser contínuas, ou seja, o DESTINO de um trecho não necessariamente determina a ORIGEM do trecho seguinte. Desta forma, para cada trecho, será possível informar a origem e o destino.
      Caso não preenchido pelo usuário, serão utilizados dados do trecho anterior ou do remetente/destinatário da carga.
      As informações serão consideradas para cálculo do frete.

    2. Cep Origem,Cep Destino
      Será possível informar o CEP nos trechos, que será considerado para o cálculo de frete.
      A informação não é obrigatória.

    3. Classificação de Frete, Tipo de Operação
      Será possível informar Classificação de Frete e Tipo de Operação diferenciadas para cada trecho, que serão priorizadas no cálculo do frete e possui comportamento similar ao campo Tipo de Veículo no trecho.
      A informação não é obrigatória.

  4. Em Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE), acesse: Atualizações >Movimentação > Expedição / Recebim > Romaneios de Carga;
  5. Relacione o documento de carga alterado e realize o cálculo do romaneio;
  6. Verifique que o sistema utilizou os novos dados do trecho (se preenchido) para determinar dados como origem e destino de um ou mais trechos.

Procedimento para Utilização: Cancelamento do Cálculo de Frete

  1. Em Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE), acesse: Atualizações > Cadastros > Ocorrências > Tipos Ocorrência;
  2. Inclua ou altere um tipo de ocorrência existente;
  3. No campo Evento, selecione a opção 2 - Cancelamento de Frete. Em seguida, no campo Ação Cálculo, selecione a opção 2 - Cancelar. Relacione a um motivo válido e salve o cadastro;
  4. Em Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE), acesse: Atualizações >Movimentação > Ocorrências > Ocorrências;
  5. Inclua ou altere uma ocorrência existente;
  6. Escolha o tipo e motivo configurados para cancelamento do cálculo, relacione documentos de carga possuindo cálculos de frete para o trecho do transportador escolhido;
  7. Confirme o registro e aprove a ocorrência;
  8. Verifique que o sistema realizou um ajuste no valor de frete a menor, zerando o valor do cálculo do frete;
  9. Enquanto esta ocorrência estiver aprovada não será possível:
    1. Recalcular o cálculo cancelado pela rotina de cálculo de romaneio (GFEA050 > Calcular);
    2. Utilizar o cálculo para auditoria de frete durante a digitação de um documento de frete. 

Procedimento para Utilização: Recálculo Parcial

 

  1. Em Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE), acesse: Atualizações > Movimentação > Expedição / Recebim > Documentos Carga;
  2. Inclua ou altere um documento de carga existente;
  3. Na aba Trechos, para o nosso exemplo, utilize dois trechos pagos com transportadores diferentes;
  4. Em Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE), acesse: Atualizações >Movimentação > Expedição / Recebim > Romaneios de Carga;
  5. Relacione o documento de carga alterado em um romaneio e realize o cálculo do romaneio;
  6. Em outras ações, utilize a opção Liberar para liberar o romaneio;
  7. Em Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE), acesse: Atualizações >Movimentação > Doc Frete/Faturas > Documentos Frete;
  8. Inclua um novo documento de frete para o transportador do primeiro trecho e relacione o documento de carga;
  9. Retorne à rotina Romaneios de Carga e calcule o romaneio;
  10. O sistema irá perguntar se deseja recalcular o romaneio, clique em sim para confirmar;
  11. Consulte o romaneio. Verifique que o cálculo do primeiro trecho relacionado ao documento frete permaneceu relacionado e seu valor não foi alterado;
  12. Verifique que o segundo cálculo foi recalculado.