- Criado por Aliny Patrícia de Freitas Clemente, última alteração por Nayara Dos Santos Silva em 16 ago, 2017
CRIAR ROTINA PARA GERAR INFORMAÇÕES DAS EMPRESAS PARTICIPANTES DA ABAD
Informações Gerais
Linha de Produto: | PC Sistemas | ||||||||||
Segmento Executor: | Distribuição e Logística | ||||||||||
Módulo: | Integrações | ||||||||||
Rotina: |
| ||||||||||
Chamado/Ticket: | 0.033626.2017 (HIS.01019.2017) | ||||||||||
País: | ( x ) Brasil ( ) Argentina ( ) Mexico ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador ( ) USA ( ) Colombia ( ) Outro _____________. | ||||||||||
Versão: | Rotina 560 - 28.0.11.005 Rotina 2630 - 28.0.17.008 |
Objetivo
Criar uma rotina para gerar informações das empresas participantes da ABAD, garantindo praticidade para os associados e garantindo mais segurança na transmissão das informações.
Definição da Regra de Negócio
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu |
560 - Atualizar Banco de Dados | Envolvida | Menu do WinThor > 560 |
2630 - Banco de Dados ABAD | Criação | Menu do WinThor > 2630 |
1 - Deve ser criada uma nova rotina no módulo 26 para integração com a ABAD:
Sugestão de nome: BANCO DE DADOS ABAD
2 - Deve a rotina possuir as seguintes informações:
2.1 - Filtros:
a. Filial (usar multisseleção)
b. Período de Faturamento (default mês anterior)
c. Período de Inadimplência (default mês anterior)
OBS: Filtros acima devem ser obrigatórios!
2.2 - Campos:
OBS: Vários campos deverão ser default em branco, por não termos informações no sistema, e outros o default será retornado no select em anexo, portanto está descrito qual a coluna do select irá alimentar o campo!
**Todos os campos que estiverem com default em branco, devem ser gravados em .ini para facilitar o usuário a informar da próxima vez que for gerar o arquivo.
a. Responsável pela informação - varchar2(50)
*campo editável
*default: em branco
b. Telefone para contato - varchar2(50)
*campo editável
*default: em branco
c. Faturamento Nominal Total R$ - number(12,2)
*campo editável
*default: FATURAMENTO_NOMINAL
*Hint mouse: Valor total do faturamento nominal (bruto), que pode ser comparado com a rotina 111-Resumo de Faturamento
Hint fixo na tela: Informar o % de faturamento de cada região IBGE como destino das vendas. Caso não haja vendas para qualquer região, informe 0 (zero)! As informações apresentadas são baseadas na apuração realizada com o filtro informado.
d. Norte - number(6,2)
*campo editável
*default: %NORTE
*Hint mouse: Porcentagem de participação nas vendas das regiões do Norte (RO, AC, AM, RR, PA, AP, TO)!
e. Nordeste - number(6,2)
*campo editável
*default: %NORDESTE
*Hint mouse: Porcentagem de participação nas vendas das regiões do Nordeste (MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE,
BA)!
f. Centro-Oeste - number(6,2)
*campo editável
*default: %CENTROOESTE
*Hint mouse: Porcentagem de participação nas vendas das regiões do Centro-Oeste (MS, MT, GO, DF)!
g. Sul - number(6,2)
*campo editável
*default: %SUL
*Hint mouse: Porcentagem de participação nas vendas das regiões do SUL (PR, SC, RS)!
h. Suldeste - number(6,2)
*campo editável
*default: %SULDESTE
*Hint mouse: Porcentagem de participação nas vendas das regiões do SULDESTE (MG, ES, RJ, SP)!
i. Número de Clientes Ativos - number(11)
*campo editável
*default: CLIENTES_ATIVOS
*Hint mouse: Quantidade de clientes ativos atuais, é a mesma informação apresentada na rotina 111-Resumo de Faturamento
j. Número de Peditos Emitidos - number(11)
*campo editável
*default: PEDIDOS_EMITIDOS
*Hint mouse: Quantidade de pedidos emitidos no período, é a mesma informação apresentada na rotina 111-Resumo de Faturamento
Hint fixo na tela: Práticas de Cobrança - Informar o % de venda por cobrança. As informações apresentadas são baseadas na apuração realizada com o filtro informado.
k. Cobrança Bancária - number(6,2)
*campo editável
*default: %BOLETO
*Hint mouse: Porcentagem de participação nas vendas de boletos! Necessário a cobrança está com a flag BOLETO marcada na rotina 522-Cadastrar Cobrança.
l. Cobrança Cheque pré-datado - number(6,2)
*campo editável
*default: %CHP
*Hint mouse: Porcentagem de participação nas vendas de Cheques pré-datados! Cobranças com CHP.
m. Cobrança Venda à vista - number(6,2)
*campo editável
*default: %VENDAAVISTA
*Hint mouse: Porcentagem de participação do restante das vendas para fechar os 100%!
Hint fixo na tela: Prazo médio de recebimento das vendas a prazo - Informar o % de venda por plano de pagamento. As informações apresentadas são baseadas na apuração realizada com o filtro informado.
n. 7 dias - number(6,2)
*campo editável
*default: %SETEDIAS
*Hint mouse: Porcentagem de participação nas vendas com prazo médio de 7 dias! É considerado o NUMDIAS do plano de pagamento rotina 523-Cadastrar plano de pagamento.
o. 14 dias - number(6,2)
*campo editável
*default: %QUATORZEDIAS
*Hint mouse: Porcentagem de participação nas vendas com prazo médio de 14 dias! É considerado o NUMDIAS do plano de pagamento rotina 523-Cadastrar plano de pagamento.
p. 21 dias - number(6,2)
*campo editável
*default: %VINTEUMDIAS
*Hint mouse: Porcentagem de participação nas vendas com prazo médio de 21 dias! É considerado o NUMDIAS do plano de pagamento rotina 523-Cadastrar plano de pagamento.
q. Mais de 21 dias - number(6,2)
*campo editável
*default: %MAIORVINTEUMDIAS
*Hint mouse: Porcentagem de participação nas vendas com prazo médio maior que 21 dias! É considerado o NUMDIAS do plano de pagamento rotina 523-Cadastrar plano de pagamento.
Hint fixo na tela: Inadimplência - informar o % de inadimplência do período. As informações apresentadas são baseadas na apuração realizada com o filtro informado.
r. Inadimplência - number(6,2)
*campo editável
*default: %INADIMPLENCIA
*Hint mouse: Porcentagem de inadimplência de títulos dentro do período informado!
Hint fixo na tela: CUSTOS - informar o % de participação sobre o faturamento. As informações apresentadas são baseadas na apuração realizada com o filtro informado.
s. Custo administrativo - number(6,2)
*campo editável
*default: %CUSTOADM
*Hint mouse: Porcentagem de custos administrativos em relação ao valor faturado! Total de despesas das contas escolhidas. São as mesmas informações apuradas pela rotina 124-Balancete.
t. Custo de venda - number(6,2)
*campo editável
*default: %CUSTOVENDA
*Hint mouse: Porcentagem de custos de venda em relação ao valor faturado! O valor faturado e o custo financeiro, são os mesmos apresentados na rotina 111!
u. Custo de distribuição e armazenagem - number(6,2)
*campo editável
*default: %CUSTOARM
*Hint mouse: Porcentagem de custos de distribuição e armazenagem em relação ao valor faturado! Total de despesas das contas escolhidas. São as mesmas informações apuradas pela rotina 124-Balancete.
Hint fixo na tela: FUNCIONÁRIOS - Número de funcionários nas respectivas área de atuação
v. Administração - CLT - number(11)
*campo editável
*default: branco
w. Administração - TERCEIROS - number(11)
*campo editável
*default: branco
x. Distribuição - CLT - number(11)
*campo editável
*default: branco
y. Distribuição - TERCEIROS - number(11)
*campo editável
*default: branco
z. Compras - CLT - number(11)
*campo editável
*default: branco
aa. Compras - TERCEIROS - number(11)
*campo editável
*default: branco
bb. Área Comercial - CLT - number(11)
*campo editável
*default: branco
cc. Área Comercial - TERCEIROS - number(11)
*campo editável
*default: branco
dd. M2 Total área de armazenamento - number(11)
*campo editável
*default: branco
ee. Cobertura de estoque em dias
*campo editável
*default: branco
ff. Número total de caminhões próprios
*campo editável
*default: branco
gg. Número total de caminhões terceiros
*campo editável
*default: branco
Hint fixo na tela: Salários médios por área
GERENTE
hh. Administração - number(11)
*campo editável
*default: branco
ii. Distribuição - number(11)
*campo editável
*default: branco
jj. Compras - number(11)
*campo editável *default: branco
kk. Comercial - number(11)
*campo editável
*default: branco
SUPERVISOR
ll. Administração - number(11)
*campo editável
*default: branco
mm. Distribuição - number(11)
*campo editável
*default: branco
nn. Compras - number(11)
*campo editável
*default: branco
oo. Comercial - number(11)
*campo editável
*default: branco
2.3 - Deve a rotina possuir uma aba [Configurações]:
a. Deve ter uma tela onde possa ser escolhido quais as contas pertence ao Custo Administrativos e quais
pertence ao Custo de Distribuição e Armazenagem; Deverá ser possível buscar pelo grupo de contas, ou pelas contas, e ter opção de multisseleção;
b. Deve ter uma opção onde o usuário irá definir em qual local será gerado o arquivo;
c. Deve ter um campo para o usuário definir qual o nome do arquivo e extensão; Colocar flag para incluir
data no nome do arquivo (Exemplo: nomearquivoDDMMAAAA);
2.4 - Deve a rotina possuir os botões:
a. [Gerar arquivo]
b. [Limpar informações]
c. [Fechar]
3 - Deve a rotina ao clicar no botão [Gerar arquivo] ter a função de gerar as informações em um arquivo texto no formato do documento em anexo.
OBS: Os campos texto devem ser contornados com aspas duplas (“”) e os campos numéricos podem utilizar a notação normal brasileira (virgula separando os decimais e sem separação de milhar).
A separação entre campos deve ser com ponto-e-vírgula (;).
Todos os campos numéricos devem ser preenchidos, mesmo que com zero.
Procedimento para Utilização
Para saber como gerar as informações das empresas participantes da ABAD, realize os procedimentos abaixo.
- Nesta tela é necessário informar os filtros desejados.
- Os campos Período de Faturamento e Inadimplência: sempre irão trazer do mês anterior, pois normalmente essas informações serão enviadas mensalmente com informações do mês anterior fechado. Estes períodos são utilizados para pesquisar as informações de faturamento e inadimplência que serão preenchidos nas telas seguintes.
- O filtro de Contas (Custos Administrativos / Distribuição e Armazenagem) deve ser informado às contas gerenciais que são utilizadas para lançamento das despesas que a Empresa possui com estas áreas. Será utilizada para pesquisar o total de despesas com estas áreas e preencher essas informações nas telas seguintes.
- O campo Local onde será gravado o arquivo: é onde deve ser escolhido em qual caminho e diretório que o arquivo será gerado. O arquivo não possui o nome padrão, e possui a flag logo abaixo que quando marcada irá gerar o arquivo com nome escolhido acrescentando a data da geração.
- Deve ser informado o Nome e Telefone do Responsável pela geração das informações, basicamente é o contato que terá entre a empresa e a ABAD caso tenham necessidade de contato.
OBS: estas informações ficam salvas localmente, para que a próxima vez que for gerar o arquivo, não seja preciso digitar novamente.
- Nesta tela serão retornadas as informações baseadas nos filtros escolhidos.
As informações de faturamento são apresentadas baseadas nos valores brutos, sem deduções e poderão serem comparadas com as rotinas que apresentam valores de fatuamento “111-Resumo de Faturamento e 1464-Apuração Faturamento”.
As informações referente a inadimplência poderão serem comparadas com a rotina “120-Resumo de Inadimplência”.
OBS: todos os campos de percentuais serão preenchidos automaticamente baseados nas informações retornadas do período, caso não tenha informação, os campos serão preenchidos com ZEROS, mas ambos campos são sugestivos e permite alteração manual do usuário.
ATENÇÃO: os totais dos percentuais devem fecharem em 100%.
- Nesta tela é necessário preencher manualmente as informações do quadro de funcionários e salários. Exceto o campo “Cobertura de estoque em dias” que ele será preenchido automaticamente pela rotina.
- Estas informações que são preenchidas manualmente serão gravadas localmente, para que a próxima vez que for utilizar a rotina, não seja preciso digitar novamente as informações, só deve se atentar para atualizar as informações caso tenha alteração no quadro de funcionários.
- Nesta tela será apresentado o resumo geral dos filtros e onde o arquivo será gerado.
- Para geração do arquivo, é necessário clicar o botão [GERAR ARQUIVO F2], e assim o arquivo será gerado no caminho especificado na primeira tela da rotina.