Árvore de páginas

Como realizar a devolução de um produto do tipo serviço (RPS) ?

Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

11 e superior

Ocorrência:

Realizar devolução para um produto do tipo serviço RPS.

Ambiente:

SIGALOJA

Passo a passo:

Ao realizar uma venda com RPS (Serviço) que não seja possível realizar a exclusão ou cancelamento o correto é realizar uma Devolução, porém para vendas RPS não é possível realizar a Devolução com Documento de Entrada.

Para realizar este procedimento é necessário fazer a Devolução 'Sem Documento de Entrada', conforme mostra os passos a seguir:


  • Acessar a rotina Troca e Devolução (Atualizações > Atendimento > Rotina de Troca)
  • Em Processo selecionar "Devolução", em Origem selecionar "Sem Documento de Entrada", selecionar o cliente, o produto referente ao RPS (serviço) e clicar em 'Avançar.

  • Em seguida selecionar "Nota de Crédito" e clicar em 'Finalizar'

  • Será gerada a Nota de Crédito referente ao serviço que foi devolvido. Esta NCC poderá ser utilizada para realizar uma nova venda para este cliente.