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  • DT Múltiplas Formas de Pagmento (Rotinas: 316, 1400, 1406 e 1432).


Múltiplas Formas de Pagamento (Rotinas: 316, 1400, 1406 e 1432)

Informações Gerais

 

Linha de Produto:

PC Sistemas

Segmento Executor:D&L

Módulo:

3 - Vendas

Rotina:


Rotina

Nome Técnico

316

Digitar Pedido de Venda

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

132

Parâmetros da Presidência

300Atualizar Funções de Venda

1406

Gerar Faturamento Por Pedido
1432Gerar Faturamento do Balcão Reserva
1400Atualizar Procedures

Chamado/Ticket:

0.005362.2017 (HIS.01261.2017 /  HIS.01262.2017 / HIS.00127.2017)

País:

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) México  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colômbia   (  ) Outro _____________.

Outros:

Rotina 300 - V. 28.114.01

Rotina 500 - V. 28.63.01

Rotina 560 - V. 28.12.59

Rotina 316 - V. 28.11.03

Rotina 1400 - V. 28.53.03

Rotina 1406 - V. 28.15.03

Rotina 1432 - V. 28.02.21

Objetivo

 

As rotinas que geram nota fiscal eletrônica, no momento do faturamento, devem disponibilizar a condição de se informar a forma de pagamento a ser utilizada na geração deste documento, o que permite mais de uma forma de pagamento simultaneamente.Sendo escolhido a origem de venda como Balcão no momento da gravação do pedido (F2) deve ser apresentado ao usuário mensagem se ele deseja informar múltiplas formas de pagamento. Sendo escolhido a origem de venda como Balcão no momento da gravação do pedido (F2) deve ser apresentado ao usuário mensagem se ele deseja informar múltiplas formas de pagamento.


 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

132 - Parâmetros da Presidência

Alteração

Menu do WinThor > 132

Deve ser criado novo parâmetro que defini se o processo de múltiplas formas de pagamento será ou não utilizado.

300 - Atualizar Funções de Venda

Envolvida

Menu do WinThor > 300

Pronta Entega deverá validar Múltiplas Formas de Pagamento.

316 - Digitar Pedido de Venda

Alteração

Menu do WinThor > 316

Validar mensagem se deseja informar múltiplas formas de pagamento, conforme parâmetro.

1400 - Atualizar ProceduresAlteraçãoMenu do WinThor > 1400Ao realizar faturamento o sistema deve verificar se existe registro na nova tabela de parcelas por pedido.
1406 - Gerar Faturamento Por PedidoAlteraçãoMenu do WinThor >1406Validar mensagem se deseja informar múltiplas formas de pagamento, conforme parâmetro.
1432 - Gerar Faturamento do Balcão ReservaAlteraçãoMenu do WinThor > 1432Validar mensagem se deseja informar múltiplas formas de pagamento, conforme parâmetro.

 

Tarefa: HIS.01275.2017 

Na venda Pronta Entrega (TV 14 - Venda de Manifesto) devera´ser possível realizar o recebimento em múltiplos formatos de pagamento:

Observação: sistema de Força de Vendas deverá enviar junto ao pedido de venda (TV14) os dados sobre as formas de pagamento.


1 . O sistema deve estar apto a receber as informações do Força de Vendas quanto as formas de pagamento;

2. Deve ser validado o valor das formas de pagamento com o valor total do pedido;

2.1 Não batendo os valores, o pedido deve ser rejeitado e deve ser exibida mensagem para o usuário e gravado LOG;

3. Existindo parcelas em cartão deve ser obrigatório a informação da Autorização da operação pela Operadora;

3.1 Não havendo esta informação na importação, o pedido deve ser rejeitado e deve ser exibida mensagem ao usuário e gravado LOG;

4. Deve ser gravado na mesma tabela de parcelas de pedido utilizada pela 316 e que será fonte para a geração da PCPREST no faturamento

5. A nova tabela deverá ser criada pelo Módulo Vendas;

5.1 Se não houver informações na nova tabela deve ser mantido o comportamento atual do sistema.

Tarefa:HIS.00127.2017 

1. Ao realizar faturamento o sistema deve verificar se existe registro na nova tabela de parcelas por pedido;

2. Caso exista registros na tabela para o pedido que esta sendo faturado deve ser utilizado estes registros para a geração da PCPREST;

3. Os novos dados gravados na nova tabela devem ser replicados para a PCPREST gerada;

4. Se não houver registros, deve ser mantido o comportamento atual de gerar a PCPREST com os registros originais de pagamento gravados no pedido;

5. Validar os valores para boleto no valor da parcela ou invés do pedido como é hoje;

6. Sendo utilizado o processo de múltiplos pagamentos não será utilizado crédito de cliente;

7. Sendo múltiplas parcelas e o cliente tenha ST ou parcela bonificadas na mesma nota, o sistema deve respeitar o que esta gravado no nova tabela;

8. Na geração da PCPREST deve ser gravado na parcela o Código SEFAZ da cobrança conforme informado na rotina PCSIS522;


Outras Informações - Acréscimos

1. Deve ser criado parâmetro para determinar onde será acrescido valor a maior caso haja recálculo de imposto no faturamento com as seguintes Opções:

1.1 Boleto

1.2 Cheque

1.3 Dinheiro (default)

2. Sendo cobranças em boleto e havendo taxa de boleto as mesmas devem ser acrescidas na cobrança boleto;

3. Havendo recálculo de valores de impostos na faturamento e o valor seja maior que o já informado nas cobranças, acrescer o valor na cobrança escolhida no parâmetro criado no item 1;

4. Não havendo a cobrança já informada deve ser inserida com o valor a ser acrescido;

5. Caso o parâmetro 1226 estiver como sim deverá ser ignorado as cobranças em cartão de crédito.


Outros Critérios:

1. As rotinas de geração de nota fiscal eletrônica devem passar a enviar as informações de forma de pagamento para o servidor NF-e permitindo mais de uma forma de pagamento;

1.1 Quando a operação for conter apenas uma forma de pagamento e for paga em dinheiro deverá gravar na movimentação a opção:

01=Dinheiro

1.2 Quando a operação for envolver operações a prazo deverá conter uma das opções abaixo:

02=Cheque
03=Cartão de Crédito
04=Cartão de Débito
05=Crédito Loja
14=Duplicata Mercantil
99=Outros

1.3 Quando a opção for Cartão: Credito ou Debito deverá ser exibida na movimentação as seguintes informações:

- tpIntegra - que será o tipo de integração utilizada no pagamento ( TEF ou POS)

- CNPJ da Credenciadora de cartão de crédito e/ou débito - que será o numero do CNPJ com 14 posições numéricas.

- Bandeira da operadora de cartão de crédito e/ou débito - que será:

01=Visa
02=Mastercard
03=American Express
04=Sorocred
05=Diners Club
06=Elo
07=Hipercard
08=Aura
09=Cabal
99=Outros

- Número de autorização da operação cartão de crédito e/ou débito - sendo este a autorização na transação do cartão

1.4 Quando a opção grava for Duplicata Mercantil deverá passar a enviar as parcelas com a devida numeração;

1.5 As demais opções não devem passar para o servidor somente a forma da opção;

2.  O sistema deverá permitir mais de uma forma de pagamento para a mesma transação no momento do faturamento, caso ocorra;3/

3. A opção de 99-Outros deverá ser utilizada em operações e situações em que as demais não ocorrem:

- Simples Faturamento (que não envolver operação financeira)

- Bonificações 
- Brindes 
- Transferências

4. O sistema deverá permitir mais de uma forma de pagamento para a mesma transação no momento do faturamento, caso ocorra.


Tarefa: HIS.01261.2017

1. Sendo escolhido a origem de venda como Balcão no momento da gravação do pedido (F2) deve ser apresentado ao usuário mensagem se ele deseja informar múltiplas formas de pagamento;

 1.1 Deve ser respeitado as validações já realizadas para apresentar as cobranças possíveis;

 2. Sendo a resposta do usuário Não deve ser mantido o comportamento atual de gravar o pedido conforme a forma de pagamento já escolhida;

 3. Sendo a resposta do usuário Sim deve ser exibida nova janela com planilha para o usuário informar novos planos de pagamento e múltiplas cobranças;

 3.1 Deve ser criado botão de confirmar para finalizar a informação das formas de pagamento e proceder com o faturamento;

 3.2 Deve ser criado botão de cancelar para que seja cancelado a inserção dos dados das formas de pagamento e retornar a digitação do pedido;

 3.3 Deverá ser calculado o novo prazo médio e validar com o prazo médio da cobrança original não podendo ser superior;

 3.4 Deve ser ser possível realizar a alteração das datas e valores exibidos;

 3.5 Não deve ser exibido o plano de pagamento 99;

 3.6 Não sendo plano de pagamento variável deve ser exibido somente 1 linha para cada cobrança;

 3.7 Quando a cobrança for variável devem ser exibidas as linhas para que o usuário edite valores e datas;

 4. O prazo médio das novas cobranças não pode exceder os prazo médio da cobrança original;

 4.1 Caso exceder, deve ser informado ao usuário que com o prazo médio maior não é possível faturar, devendo este  retornar a aba F4 para alterar o plano de pagamento pois pode haver alteração no valor do pedido;

5. Os valores informados para cada nova cobrança devem ser validados com o valor total do pedido não podendo ser menor;

5.1 Se houver pagamento em dinheiro poderá ser a maior e exibido campo de troco com o valor a maior;

5.2 Não deve ser aceito valor a maior se não houver cobrança em dinheiro;

6. As novas cobranças informadas devem ser gravadas em nova tabela de parcelas por pedido;

7. Sendo escolhido cobrança em cartão (debito ou crédito) devera gravar as seguintes informações na mesma tabela:

7.1 Tipo de integração - 2;

7.2 CNPJ da credenciadora do cartão (Informação ligada ao cadastro da cobrança);

7.3 Bandeira da Operadora (Informação ligada ao cadastro da cobrança);

7.4 Deve ser exigido o numero da autorização da operação do cartão pela administradora (Alfa de 20);

7.5 Persistir o valor do troco;

7.6 Na geração da PCPREST deve ser gravado na parcela o Codigo SEFAZ da cobrança conforme informado na rotina PCSIS522 - Cadastrar Tipo de Conbrança (Novo campo)

8. A soma das cobranças não dinheiro não pode ser maior do valor do pedido;

9. Quando estiver parametrizado que o ST será gerado separado deverá ser apresentado na tela de cobrança (BK), já uma parcela do ST sem possibilidade de alteração;

10.Quando houver produto bonificado na mesma nota, deve ser exibida na tela de cobrança parcela BNF com o valor da bonificação sem a possibilidade de alteração;

11. Deve ser criado parâmetro para definir se este processo de múltiplas formas de pagamento será utilizado.

Tarefa: HIS.01262.2017

1. Sendo escolhido somente 1 pedido para o faturamento deve ser exibido ao usuário mensagem se ele deseja informar múltiplas formas de pagamento;

1.1 Devem ser respeitadas as validações já realizadas para exibir as cobranças possíveis;

2. Sendo a resposta do usuário Não deve ser mantido o comportamento atual de gravar o pedido conforme a forma de pagamento já escolhida;

3. Sendo a resposta do usuário Sim deve ser exibida nova janela com planilha para o usuário informar novas cobranças, datas de vencimento e valores;

3.1 Deve ter um botão de confirmar para finalizar à informação das formas de pagamento e proceder com o faturamento;

3.2  Deve ter um botão de cancelar para que seja cancelado a inserção dos dados das formas de pagamento e retornar a digitação do pedido;

3.3 Deverá ser calculado o novo prazo médio e validar com o prazo médio da cobrança original não podendo ser superior;

4. O prazo médio das novas cobranças não pode exceder os prazo médio da cobrança original;.

4.1 Se exceder deve ser informado ao usuário que com o prazo médio maior não será possível faturar devendo informar que deverá ir a 336 alterar o plano de pagamento;

5. Os valores informados para cada nova cobrança deve ser validado com o valor total do pedido não podendo ser menor;

5.1 Se houver pagamento em dinheiro poderá ser a maior e apresentado campo de troco com o valor a maior;

5.2 Não deve ser aceito valor a maior se não houver cobrança em dinheiro

6. As novas cobranças informadas devem ser gravadas em nova tabela de parcelas por pedido;

7.Sendo escolhido cobrança em cartão (debito ou crédito) devera gravar as seguintes informações na mesma tabela;

7.1 Tipo de integração - 2;

7.2 CNPJ da credenciadora do cartão (Informação ligada ao cadastro da cobrança);

7.3 Bandeira da Operadora (Informação ligada ao cadastro da cobrança);

7.4 Deverá ser exigido o numero da autorização da operação do cartão pela administradora (Alfa de 20);

7.5 Persistir o valor do troco;

7.6 Na geração da PCPREST deve ser gravado na parcela o 'Codigo SEFAZ da cobrança' conforme informado na rotina PCSIS522 (Novo campo)

8. A soma das cobranças não dinheiro não podem ser maiores do que o valor do pedido;

9. Quando estiver parametrizado que o ST será gerado separado deverá ser apresentado na tela de cobrança (BK), já uma parcela do ST sem possibilidade de alteração;

10. Quando houver produto bonificado na mesma nota será apresentada deverá ser apresentado na tela de cobrança parcela BNF com o valor da bonificação sem a possibilidade de alteração;

11. Deve ser criado parâmetro para definir se este processo de múltiplas formas de pagamento será utilizado.

Tarefa: HIS.01268.2017

1. Sendo escolhido somente 1 pedido para o faturamento deve ser exibido ao usuário mensagem se ele deseja informar múltiplas formas de pagamento;

1.1 Devem ser respeitadas as validações já realizadas para exibir as cobranças possíveis;

2. Sendo a resposta do usuário Não deve ser mantido o comportamento atual de gravar o pedido conforme a forma de pagamento já escolhida;

3. Sendo a resposta do usuário Sim deve ser exibida nova janela com planilha para o usuário informar novas cobranças, datas de vencimento e valores;

3.1 Deve ter um botão de confirmar para finalizar à informação das formas de pagamento e proceder com o faturamento;

3.2  Deve ter um botão de cancelar para que seja cancelado a inserção dos dados das formas de pagamento e retornar a digitação do pedido;

3.3 Deverá ser calculado o novo prazo médio e validar com o prazo médio da cobrança original não podendo ser superior;

4. O prazo médio das novas cobranças não pode exceder os prazo médio da cobrança original;.

4.1 Se exceder deve ser informado ao usuário que com o prazo médio maior não será possível faturar devendo informar que deverá ir a 336 alterar o plano de pagamento;

5. Os valores informados para cada nova cobrança deve ser validado com o valor total do pedido não podendo ser menor;

5.1 Se houver pagamento em dinheiro poderá ser a maior e apresentado campo de troco com o valor a maior;

5.2 Não deve ser aceito valor a maior se não houver cobrança em dinheiro

6. As novas cobranças informadas devem ser gravadas em nova tabela de parcelas por pedido;

7.Sendo escolhido cobrança em cartão (debito ou crédito) devera gravar as seguintes informações na mesma tabela;

7.1 Tipo de integração - 2;

7.2 CNPJ da credenciadora do cartão (Informação ligada ao cadastro da cobrança);

7.3 Bandeira da Operadora (Informação ligada ao cadastro da cobrança);

7.4 Deverá ser exigido o numero da autorização da operação do cartão pela administradora (Alfa de 20);

7.5 Persistir o valor do troco;

7.6 Na geração da PCPREST deve ser gravado na parcela o 'Codigo SEFAZ da cobrança' conforme informado na rotina PCSIS522 (Novo campo)

8. A soma das cobranças não dinheiro não podem ser maiores do que o valor do pedido;

9. Quando estiver parametrizado que o ST será gerado separado deverá ser apresentado na tela de cobrança (BK), já uma parcela do ST sem possibilidade de alteração;

10. Quando houver produto bonificado na mesma nota será apresentada deverá ser apresentado na tela de cobrança parcela BNF com o valor da bonificação sem a possibilidade de alteração;

11. Deve ser criado parâmetro para definir se este processo de múltiplas formas de pagamento será utilizado.




Procedimento para Configuração

Atualize as rotinas abaixo para a versão citada ou superior;


Rotina 300 - V. 28.114.01

Rotina 500 - V. 28.63.01

Rotina 560 - V. 28.12.59

Rotina 316 - V. 28.11.03

Rotina 1400 - V. 28.53.03

Rotina 1406 - V. 28.15.03

Rotina 1432 - V. 28.02.21

  




  • Acesse a rotina 560 - Atualizar Banco de Dados na versão indicada acima ou superior e atualize as tabelas:

    - Tabela de Parâmetros por filial - 132 (PCARAMFILIAL) da aba Criação/Alteração de Tabelas e Campos, sub-aba P, sub-aba PA;
    - Tabela para informar as cobranças do pedido (PCFORMAPGTOPEDIDO), da aba Criação/Alteração de Tabelas e Campos, sub-aba F, sub-aba FJ-FZ;


  • Acesse a rotina 132 - Parâmetros da Presidência e marque conforme necessidade o parâmetro 3968 - Permite incluir múltiplas cobranças?



Observações: 

- Caso parâmetro 3968 esteja marcado como Sim, antes do faturamento do pedido, nas rotinas 316, 1406 e 14032, é exibida mensagem questionado se o Usuário/operador irá informar múltiplas cobranças para o pedido;
- A rotina 316 valida o aplicação do parâmetro 3968 para Origem de venda Tipo Balcão;
- Quando da geração o pedido Origem de venda Tipo Telemarketing a rotina 1406 - Gerar Faturamento Por Pedido valida o parâmetro 3964, estando este marcado como Sim;
- Quando da geração o pedido Origem de venda Tipo Telemarketing Balcão Reserva a a rotina 1432 - Gerar Faturamento do Balão Reserva, estando este marcado como Sim;
- Caso parâmetro 3968 - Permite incluir múltiplas cobranças? esteja marcado como Não, é mantido comportamento atual do sistema.


  • Marque conforme necessidade o parâmetro 3976 - Cobrança que receberá a diferença no momento do faturamento: Boleto (B), Cheque (C), Dinheiro (D).


Observação: caso exista alguma alteração de preço no momento do faturamento, a diferença é acrescida a cobrança selecionada;

 

  • Acesse a rotina 300 - Atualizar Funções de Venda, aba Força de Vendas, opção 111 - Package IMPORTARPRONTAENTREGA:


  • Acesse a rotina 560 - Atualizar Banco de Dados e atualize as tabelas:

    - Tabela para informar as cobranças do pedido (PCFORMAPGTOPEDIDO), da aba Criação/Alteração de Tabelas e Campo, sub-aba F, sub-aba FJ-FZ;
    - Tabela para informar as cobranças do pedido FV manifesto (PCFORMAPGTOPEDIDOFVMANIF), da aba Criação/Alteração de Tabelas e Campo, sub-aba F, sub-aba FJ-FZ;
    - Tabela de Contas a Receber (PCPREST), da aba Criação/Alteração de Tabelas e Campo, sub-aba P, sub-aba PRA-PRE-PRI;
    - Tabela de parâmetros por filial - 132 (PCPARAMFILIAL), sub-aba P, sub-aba PA.

  • Acesse a rotina 500 - Atualizar Procedure e atualize as opções:

    - Type da tabela PCDESD (T_PC_DESDCONTASRECEBER), da aba Essenciais, sub-aba Type.



1. Acessa rotina 1400 na versão indicada acima ou superior;


Observações:

  •  Ao faturar pedido de venda a rotina 1400 verifica se há registro de Múltiplas formas de pagamento e, quando houver, gero o financeiro conforme o plano de pagamento selecionado;
  • Também é realizada validação do parâmetro 3976 - Cobrança que receberá a diferença no momento do faturamento: Boleto (B), Cheque (C), Dinheiro (D), assim, caso exista alguma alteração de preço no momento do faturamento, a diferença é acrescida a cobrança selecionada;
  • Ao faturar não é gerado crédito para cliente caso tenha sido selecionado o processo múltipla escolha.


Procedimento para Utilização

Abaixo estão relacionadas as novidades das rotinas.


Observações:

  • Acesse a rotina 560 - Atualizar Banco de Dados na versão indicada acima ou superior e atualize as tabelas:

    - Tabela de Parâmetros por filial - 132 (PCARAMFILIAL) da aba Criação/Alteração de Tabelas e Campos, sub-aba P, sub-aba PA;
    - Tabela para informar as cobranças do pedido (PCFORMAPGTOPEDIDO), da aba Criação/Alteração de Tabelas e Campos, sub-aba F, sub-aba FJ-FZ;


  • Acesse a rotina 132 - Parâmetros da Presidência e marque conforme necessidade o parâmetro 3968 - Permite incluir múltiplas cobranças?

    Observações: 

    - Caso parâmetro 3968 esteja marcado como Sim, antes do faturamento do pedido, nas rotinas 316, 1406 e 1432, é exibida mensagem questionando se o Usuário/operador irá informar múltiplas cobranças para o pedido;
    - A rotina 316 valida o aplicação do parâmetro 3968 para Origem de venda Tipo Balcão;
    - Quando da geração o pedido Origem de venda Tipo Telemarketing a rotina 1406 - Gerar Faturamento Por Pedido valida o parâmetro 3964, estando este marcado como Sim;
    - Quando da geração o pedido Origem de venda Tipo Telemarketing Balcão Reserva a rotina 1432 - Gerar Faturamento do Balão Reserva, estando este marcado como Sim;
    - Caso parâmetro 3968 - Permite incluir múltiplas cobranças? esteja marcado como Não, é mantido comportamento atual do sistema.


1. Acesse a rotina 316 na versão indicada acima ou superior;

2. Na tela inicial informe o Cliente, selecione a Origem Venda Balção e tecle F10 - Iniciar Pedido de Venda;

3.  Acesse a aba Tabela(F6) informe os filtros de pesquisa conforme necessidade e clique o botão ;

4. Realizados os registros necessários clique o botão F2-Gravar e marque a opção Sim na tela Confirmação:


5. Na tela Formas de Pgto. clique o botão para preenchimento de planilha;

6. Informe as colunas: Cód. Cob, Cód. Pl. Pág. Dt. Vencimento, Valor, Troco e Num. Autorização Cartão caso a cobrança selecionada por CTC - Cartão de Crédito;

Sendo selecionada cobrança em cartão (Debito ou Crédito) o WinThor grava as seguintes informações na mesma tabela:

  • Tipo de integração - 2;
  • CNPJ da credenciadora do cartão (Informação ligada ao cadastro da cobrança);
  • Bandeira da Operadora (Informação ligada ao cadastro da cobrança);
  • É exigido o numero da autorização da operação do cartão pela administrador;
  • Persiste o valor do troco.


Observações: são realizadas as seguintes validações quando do preenchimento/informação da planilha Formas de Pgt.:

  •  Os valores informados para cada nova cobrança são validados com o valor total do pedido não podendo ser menor;
  • Se houver pagamento em Dinheiro poderá ser a maior e é exibido campo de Troco com o valor a maior a ser informado;
  • É obrigatório preenchimento das colunas: Cobrança, Plano de Pagamento, Valor e Date de Vencimento. Se não preenchidos/informados é exibida mensagem:


  • Caso não a cobrança selecionada não tiver o código da cobrança do SEFAZ selecionado na rotina 522 - Cadastrar Tipo de Cobrança;


  • Caso seja informado um Valor maior ao do pedido é exibida mensagem de Atenção conforme imagem abaixo:


  • Também, o prazo médio informado na coluna Cód. Pl. Pág. é validado com o prazo médio da cobrança original, não podendo este ser superior ao da cobrança original conforme imagem abaixo:




  • Não é permitido repetir o mesmo tipo de cobrança, exceto, para plano de pagamento variável, caso contrário é exibida mensagem de atenção abaixo:



  • Caso clique o botão Cancelar é exibida mensagem de Confirmação conforme imagem abaixo:

    - Se marcada opção Sim, é cancelada a inserção dos dados das formas de pagamento e o sistema retorna a digitação/edição do pedido.


7. Realizados os registros necessários clique o botão Confirmar;


8. Clique o botão Sim da tela Confirmação;


9. Clique o botão Sim da tela Confirmação;



  • Acesse a rotina 560 - Atualizar Banco de Dados na versão indicada acima ou superior e atualize as tabelas:

    - Tabela de Parâmetros por filial - 132 (PCARAMFILIAL) da aba Criação/Alteração de Tabelas e Campos, sub-aba P, sub-aba PA;
    - Tabela para informar as cobranças do pedido (PCFORMAPGTOPEDIDO), da aba Criação/Alteração de Tabelas e Campos, sub-aba F, sub-aba FJ-FZ;


  • Acesse a rotina 132 - Parâmetros da Presidência e marque conforme necessidade o parâmetro 3968 - Permite incluir múltiplas cobranças?

    Observações: 

    - Caso parâmetro 3968 esteja marcado como Sim, antes do faturamento do pedido, nas rotinas 316, 1406 e 14032, é exibida mensagem questionado se o Usuário/operador irá informar múltiplas cobranças para o pedido;
    - A rotina 316 valida o aplicação do parâmetro 3968 para Origem de venda Tipo Balcão;
    - Quando da geração o pedido Origem de venda Tipo Telemarketing a rotina 1406 - Gerar Faturamento Por Pedido valida o parâmetro 3964, estando este marcado como Sim;
    - Quando da geração o pedido Origem de venda Tipo Telemarketing Balcão Reserva a rotina 1432 - Gerar Faturamento do Balão Reserva, estando este marcado como Sim;
    - Caso parâmetro 3968 - Permite incluir múltiplas cobranças? esteja marcado como Não, é mantido comportamento atual do sistema.


1. Acesse rotina 1406 n a versão indicada acima ou superior;

2. Informe conforme necessidade os campos e opções da aba Filtros e clique o botão Pesquisar;

3. Na aba Resultado da Pesquisa selecione o pedido desejado e clique o botão Faturar Pedido;


4. Marque a opção Sim na tela Confirmação;


5. E, Sim para mensagem: Deseja informar múltiplas formas de pagamentos? conforme imagem abaixo:


Observações: são realizadas as seguintes validações quando do preenchimento/informação da planilha da Formas de Pgt.:

  •  Os valores informados para cada nova cobrança são validados com o valor total do pedido não podendo ser menor;
  • Se houver pagamento em Dinheiro poderá ser a maior e é exibido campo de Troco com o valor a maior a ser informado;
  • É obrigatório preenchimento das colunas: Cobrança, Plano de Pagamento, Valor e Date de Vencimento. Se não preenchidos/informados é exibida mensagem:


  • Caso não a cobrança selecionada não tiver o código da cobrança do SEFAZ selecionado na rotina 522 - Cadastrar Tipo de Cobrança;


  • Caso seja informado um Valor maior ao do pedido é exibida mensagem de Atenção conforme imagem abaixo:


  • Também, o prazo médio informado na coluna Cód. Pl. Pág. é validado com o prazo médio da cobrança original, não podendo este ser superior ao da cobrança original conforme imagem abaixo:



  • Não é permitido repetir o mesmo tipo de cobrança, exceto, para plano de pagamento variável, caso contrário é exibida mensagem de atenção abaixo:



  • Caso clique o botão Cancelar é exibida mensagem de Confirmação conforme imagem abaixo:

    - Se marcada opção Sim, é cancelada a inserção dos dados das formas de pagamento e o sistema retorna a digitação/edição do pedido.


6. Realizados os registros necessários clique o botão Confirmar;


7. Clique o botão Sim da tela Confirmação;



  • Acesse a rotina 560 - Atualizar Banco de Dados na versão indicada acima ou superior e atualize as tabelas:

    - Tabela de Parâmetros por filial - 132 (PCARAMFILIAL) da aba Criação/Alteração de Tabelas e Campos, sub-aba P, sub-aba PA;
    - Tabela para informar as cobranças do pedido (PCFORMAPGTOPEDIDO), da aba Criação/Alteração de Tabelas e Campos, sub-aba F, sub-aba FJ-FZ;


  • Acesse a rotina 132 - Parâmetros da Presidência e marque conforme necessidade o parâmetro 3968 - Permite incluir múltiplas cobranças?

    Observações: 

    - Caso parâmetro 3968 esteja marcado como Sim, antes do faturamento do pedido, nas rotinas 316, 1406 e 14032, é exibida mensagem questionado se o Usuário/operador irá informar múltiplas cobranças para o pedido;
    - A rotina 316 valida o aplicação do parâmetro 3968 para Origem de venda Tipo Balcão;
    - Quando da geração o pedido Origem de venda Tipo Telemarketing a rotina 1406 - Gerar Faturamento Por Pedido valida o parâmetro 3964, estando este marcado como Sim;
    - Quando da geração o pedido Origem de venda Tipo Telemarketing Balcão Reserva a rotina 1432 - Gerar Faturamento do Balão Reserva, estando este marcado como Sim;
    - Caso parâmetro 3968 - Permite incluir múltiplas cobranças? esteja marcado como Não, é mantido comportamento atual do sistema.


1. Acesse a rotina 1432 na versão indicada acima ou superior;

2. Marque a opção desejada na caixa Origem Pedido;

3 Informe os demais campos e filtros de pesquisa conforme necessidade e/ou acione diretamente o botão Pesquisar;

4. Selecione o pedido desejado na planilha e clique o botão Faturar;


5. Marque a opção Sim na tela Confirmação;


Observações: são realizadas as seguintes validações quando do preenchimento/informação da planilha da Formas de Pgt.:

  •  Os valores informados para cada nova cobrança são validados com o valor total do pedido não podendo ser menor;
  • Se houver pagamento em Dinheiro poderá ser a maior e é exibido campo de Troco com o valor a maior a ser informado;
  • É obrigatório preenchimento das colunas: Cobrança, Plano de Pagamento, Valor e Date de Vencimento. Se não preenchidos/informados é exibida mensagem:


  • Caso não a cobrança selecionada não tiver o código da cobrança do SEFAZ selecionado na rotina 522 - Cadastrar Tipo de Cobrança;


  • Caso seja informado um Valor maior ao do pedido é exibida mensagem de Atenção conforme imagem abaixo:


  • Também, o prazo médio informado na coluna Cód. Pl. Pág. é validado com o prazo médio da cobrança original, não podendo este ser superior ao da cobrança original conforme imagem abaixo:



  • Não é permitido repetir o mesmo tipo de cobrança, exceto, para plano de pagamento variável, caso contrário é exibida mensagem de atenção abaixo:



  • Caso clique o botão Cancelar é exibida mensagem de Confirmação conforme imagem abaixo:

    - Se marcada opção Sim, é cancelada a inserção dos dados das formas de pagamento e o sistema retorna a digitação/edição do pedido.


6. Realizados os registros necessários clique o botão Confirmar;


7. Clique o botão Sim da tela Confirmação;