CONTEÚDO
01. VISÃO GERAL
Essa rotina permite alterar a modalidade do container para informar à ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos), pelo evento 40.
Os NVOCC são empresas consolidadoras de carga que foram criadas nos anos 80 pelos próprios Armadores, que preferiam não se dedicar a consolidar pequenas cargas.
Os NVOCC, então, compram espaço nos navios full-containers para embarcar seus containers com cargas consolidadas de diversos clientes. Porém, com o tempo, os NVOCC começaram a vender containers cheios também para seus clientes (H/H com carga de um cliente apenas), tornando-se de certa forma concorrentes dos próprios Armadores.
A sigla NVOCC significa Non Vessel Operator Common Carrier ou, numa tradução literal, carregador que não é operador de navio.
O cadastro padrão de todo container na House/House do Sistema é , porém, em casos de processo consolidado (container com carga de vários clientes), ele deve ser alterado para House/Pier, para que posteriormente seja possível a desova para o armazém.
02. MODALIDADES
House to Pier
Da casa do Exportador até o Pier do Porto de destino.
Neste caso, as despesas de enchimento do container (stuffing) serão por conta do Exportador que, normalmente, efetua este serviço nas dependências de sua fábrica ou depósito.
As despesas de desova no destino serão por conta do Importador e os serviços efetuados, pela Administração do Porto.
Pier to House
Do Pier do Porto de Embarque até a Casa do Importador.
As despesas e os serviços serão, neste caso, providenciados de maneira inversa ao Sistema descrito anteriormente.
Pier to Pier
Do Porto ao Porto.
Neste caso, a mercadoria será transportada em container somente quando estiver no navio.
Esta modalidade é a mais rara, em virtude das despesas portuárias, pois a ova e a desova encarecerem o frete.
House to House
- De Casa do Exportador até a Casa do Importador.
- Este é o Sistema ideal da conteinerização, pois o container com a carga segue desde a casa do Exportador até a casa do Importador, sem que ninguém toque nela.
03. TELA ADUANEIRO - ALTERAR DADOS DO CONTAINER (EVENTO 40)
Outras Ações / Ações Relacionadas
As funções padrão do menu estão detalhadas na página Ambientação SARA.
Principais Campos e Parâmetros
Campo | Descrição |
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Contêiner | Código do container. |
Viagem | Código de viagem do navio (origem do container). |
Navio | Código e o nome do navio que transportou o container. |
Modalidade | Tipo de operação a qual o container está relacionado:
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Condição | Condição da mercadoria dentro do container (se a mercadoria é ou será desconsolidada). |