• Movimentações

Características do Requisito

Linha de Produto:

RM

Segmento:

Educacional

Módulo:

TOTVS Gestão Bibliotecária

Rotina:

Rotina

Movimentações

Cadastros Iniciais:

Publicações / Exemplares / Usuários / Regras de empréstimos

Parâmetro(s):

N/A

Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado):

N/A

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

SQL SERVER / ORACLE

Tabelas Utilizadas:

LEMPRESTIMOS

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®

Descrição

Implementada melhoria para possibilitar que as movimentações bibliotecárias (empréstimos, renovações, devoluções, cancelamentos e reservas) sejam consumidas via webservices disponibilizada pelos dataservers. 

Procedimento para Implantação

Estas melhorias estão disponíveis à partir da versão 12.1.18, é necessário somente ter os webservices publicados e disponíveis para acesso. 


Procedimento para Utilização

É possível realizar todas as movimentações bibliotecárias utilizando os dataserver consumindo via webservice, para que seja possível estas tarefas foram criados dataservers de movimentações e ajustado o dataserver de reserva. 

DataServers utilizados: 

BibMovimentacaoWSEmprestimo - Exclusivo para a movimentação de empréstimo.

BibMovimentacaoWSDevRenCan - Exclusivo para as movimentações de devoluções, renovações e cancelamento de empréstimos.

BibReservaData - Exclusivo para realizar reservas.


Exemplo de utilização

BibMovimentacaoWSEmprestimo:

Este dataserver realiza somente empréstimos, ou seja, define uma publicação e um exemplar como emprestado para um determinado usuário, segue abaixo a descrição da funções: 

ReadView: Retorna exatamente o mesma visão que o menu "visão de empréstimo" no RM.exe, neste item é possível obter informações sobre todos os empréstimos utilizando qualquer filtro possível. 

Utilizando a ferramenta SOAP UI é possível verificar os resultados da função readview:


ReadRecord: A função readrecord carrega o objeto empréstimo validando regras de empréstimos e carregando todas as informações necessárias para a chamada da função saverecord para de fato confirma a operação, caso existam impedimentos com relação ao usuário ou a publicação e exemplar estes já serão validados também nesta função, estas mesmas regras também serão revalidadas na função saverecord, para garantir o máximo de integridade na operação. 

Esta operação requer como chave primária o código do usuário, código da publicação e código do exemplar conforme pode ser verificado abaixo: 

Exemplo de validação de impedimento financeiro: (parâmetro para validar impedimentos habilitado)


SaveRecord: Esta função utiliza os dados gerados pelo readrecord para confirmar a operação de empréstimo, ao confirmar o empréstimo será retornado a chave primária enviada na operação do readrecord. 

BibMovimentacaoWSDevRenCan:

Este dataserver realiza somente as operações de devoluções, renovações e cancelamentos, ou seja, utiliza de  empréstimos existentes para realizar as operações

ReadView: Retorna exatamente a mesma visão que o menu "visão de empréstimo" no RM.exe, neste item é possível obter informações sobre todos os empréstimos utilizando qualquer filtro possível. Exatamente como descrito no item readview do dataserver BibMovimentacaoWSEmprestimo.


ReadRecord: Esta função carrega o empréstimo que já existe no formato corretado para devolução, renovação ou cancelamento, é necessário que o empréstimo exista e esteja como "emprestado" (STATUSEMP = E), nesta função é necessário informar qual tipo de operação (TIPOMOVIMENTACAO) está sendo realizada:

  • D = Devolução
  • R = Renovação
  • C = Cancelamento

Este campo é obrigatório e compõem a chave primária pois o sistema já irá fazer validações para cada tipo de operação, principalmente para o tipo de movimentação renovação. 

Para a execução desta operação é necessário passar a chave primária como o tipo da operação, código do empréstimo, código do usuário, código da publicação e código do exemplar, os dados retornados devem ser utilizados para a operação de saverecord. 





















SaveRecord: A operação saverecord utiliza o xml gerado pelo readrecord para confirmar a operação definida no campo TIPOMOVIMENTACAO, ao confirmar a operação será retornado a chave informada no readrecord.

Se a devolução gerar algum tipo de valor financeiro é necessário configurar a tag <add key="WebServiceCulture" value="Invariant" /> conforme o documento: Como Expor os Web Services.



Integração TOTVS Gestão Educacional

A partir da versão 12.1.2302 caso TOTVS Gestão Bibliotecária esteja integrado ao TOTVS Educacional, será necessário realizar o cadastro de Serviços Taxas de Bibliotecária para gerar a Taxa de cadastro de usuário, Taxa de empréstimo ou Taxa de multa.

Para saber mais clique aqui.


Quando o usuário do empréstimo for um aluno, será exibido no XML do ReadRecord a(s) matrícula(s) desse aluno.


Para realizar o SaveRecord e o sistema conseguir salvar e gerar as parcelas referente as taxas bibliotecárias, deve ser passado no XML, as informações IDPERLET, CODTIPOCURSO e CODFILIALMATRIC.

Observação: Em alguns cenários, o aluno poderá estar matriculado em uma filial diferente da filial do TOTVS Gestão Bibliotecária onde ocorreu o empréstimo. Neste caso, o campo CODFILIALMATRIC deverá ser informado para indicar em qual filial serão gerados os contratos/parcelas das taxas bibliotecárias.

Caso o aluno, possua somente uma matrícula, esses campos já virão preenchidos.

Caso o aluno possua mais de uma matrícula, esses campos virão zerados e eles deverão ser informados manualmente, escolhendo em qual período letivo e qual nível de ensino deve ser gerado o contrato e as parcelas. Essa informação estará na tabela SMATRICPL exibida no XML.




BibReservaData

Este dataserver é responsável por criar reservas.

ReadView: Retorna a visão de reservas exatamente como no RM.exe.

ReadRecord: Carrega os dados de uma determinada reserva, neste método é necessário utilizar o código da coligada e o código da reserva como chave primária.

SaveRecord: Este método utiliza a estrutura gerada pelo readrecord para confirmar a reserva.