Apontamento Produção por Item/Ordem - MAN5005
Visão Geral do Programa
O apontamento da produção poderá ser efetuado tanto por item quanto por ordem. Esta opção poderá ser parametrizada no MAN10021 (Engenharia - Itens - Item Manufatura). O apontamento por ordem utilizará a ordem de produção informada. O apontamento por item consumirá todas as ordens de produção liberadas para o item apontado, da ordem mais antiga à atual.
A contabilização das movimentações de estoque será efetuada por meio dos campos “Conta Ent” e “Conta Saída”.
A conta de entrada será informada opcionalmente devendo ser parametrizada a posição 84 do MAN4510 (Engenharia - Cadastros Complementares - Parâmetros do Sistema - Régua Parâmetros Manufatura) para "S".
A conta de saída também poderá ser informada opcionalmente, devendo ser parametrizada a posição 81 do MAN4510 (Engenharia - Cadastros Complementares - Parâmetros do Sistema - Régua Parâmetros Manufatura) para "S".
A contabilização das baixas (necessárias para o cálculo de Custos) poderá ser efetuada tanto informando-se a conta de saída quanto por meio da montagem automática da conta contábil. Para isto, será necessário parametrizar a posição 65 do MAN4510 (Engenharia - Cadastros Complementares - Parâmetros do Sistema - Régua Parâmetros Manufatura). As opções possíveis são:
- "S" - Obriga o preenchimento da seção requisitante e a conta contábil será montada como a junção do centro de custo e do tipo de despesa do item baixado.
- "O" - Obriga o preenchimento da seção requisitante assumindo a conta contábil informada.
Outra forma de contabilizar as movimentações de estoque será relacionando as operações de entrada e saída com as contas contábeis. Para isso, deverá ser parametrizada a posição 131 do MAN4510 (Engenharia - Cadastros Complementares - Parâmetros do Sistema - Régua Parâmetros Manufatura) para "S". O programa que efetua esse relacionamento é o SUP2740 (Obrigações Fiscais - Livro Registro Inventário - Preparação - Seleciona Itens em Terceiros). As operações de entrada e de baixa utilizadas no apontamento estão parametrizadas no MAN2040 (Engenharia - Cadastros Complementares - Parâmetros do Sistema - Parâmetros do Sistema).
Pré-requisitos:
- Para que um apontamento seja efetuado será necessário que o campo “Situa. da Ordem” esteja selecionado com o status “4 – Liberada” e com saldo a apontar. Esta ordem poderá ser consultada no MAN0515 (Plano Operacional - Ordens de Produção - Ordens Produção).
- Deverão ser informadas as operações de entrada e saída de estoque a serem utilizadas no apontamento por meio do MAN10100 (Engenharia - Cadastros Complementares - Parâmetros do Sistema - Parâmetros do Sistema).
- O item a ser apontado deverá estar parametrizado no MAN10021 (Engenharia - Itens - Item Manufatura) na opção “Apont.Auto.” com “N” - Não Sofre Apontamento Automático.
Apontamento Produção por Item/Ordem
Objetivo da tela: | Registrar a produção ocorrida na fábrica de modo simplificado realizando apenas a movimentação em estoque da produção do item e do consumo dos componentes. |
Outras Ações/Ações Relacionadas:
Ação: | Descrição: |
Apontar | Permite efetuar o apontamento da produção, executando as movimentações de estoque inerentes a este processo. |
Barra | Permite efetuar o apontamento da produção pelo código de barras. |
sImulação | Permite efetuar a simulação do apontamento da produção. São exibidos todos os itens consumidos pelo apontamento da produção, bem como as quantidades disponíveis em estoque e o saldo destes itens. |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição: |
Item | Código do Item. Utilizado para identificar o código do item. Este item devera estar cadastrado na tabela de itens de manufatura. |
Item barra | Código do item barra. O código do item barra deve estar previamente cadastrado no item_barra do manufatura. De acordo com o parâmetro cadastrado na tabela par_pcp na posição "67", indicará se o item será um número sequencial (automático) ou manual, no qual o usuário informará com o código do item. |
Ordem | Número da ordem na qual será efetuado o apontamento da produção. A ordem deve estar cadastrada na tabela de ordens e ter situação igual a firme. |
Tipo | Selecionar o tipo de apontamento que será efetuado.
|
Boas | Quantidade de boas. Utilizado para identificar a quantidade de peças boas a serem apontadas. Esta quantidade de peças não pode ser maior que o saldo previsto para ORDEM/ITEM. |
Refugo | Quantidade de refugo. Utilizado para identificar a quantidade de peças refugadas a serem apontadas. Esta quantidade de peças não pode ser maior que o saldo previsto para ORDEM/ITEM. |
Local | Código do local. Utilizado para identificar o local no qual será apontado o item. Será exibido o local padrão para o apontamento, seguindo o que foi pré-estabelecido na posição 71 da régua de parâmetros da PAR_PCP:
O local deve estar cadastrado em Locais. |
Conta Ent | Número da Conta. Utilizado para identificar o número da conta a ser debitada. A conta contábil deve estar cadastrada em Contas Contábeis. |
Conta Saída | Número da Conta. Utilizado para identificar o número da conta a ser debitada. |
Seção | Número do centro de custo da seção requisitante. Utilizado para identificar o número da seção requisitante do apontamento. |
Lote | Número do lote. Utilizado para identificar o numero do lote de estoque. O lote informado no apontamento será o lote de estoque de destino para o item apontado. No caso dos componentes, o lote de origem será controlado pela posição 85 da Régua de Parâmetros. Caso esta posição esteja com "S", o número do lote também será considerado para os componentes. Caso esta posição NÃO esteja com "S", os componentes receberão valor nulo para o número do lote. |
Data | Data do Apontamento. Utilizada para identificar a data que deve ocorrer o apontamento. Esta data não pode ser maior a data corrente do sistema. |
Turno | Código do Turno. Utilizado para identificar o turno em que ocorreu o apontamento da produção. Este código deverá estar cadastrado em Turnos. |
Observação | Texto do Apontamento. Utilizado para identificar o texto do apontamento, ou seja, observações referentes ao apontamento efetuado. |
Situação | Selecionar a situação da quantidade. Utilizado para definir a situação na qual a quantidade apontada será disponibilizada no estoque. Situações possíveis:
|
N. Série | Número de Serie do Item. Utilizado para identificar um lote, ou um único item. As empresas que possuírem o Sistema de Garantia de Assistência Técnica (LOGIX2000) utilizarão esta informação, a fim de conseguir por meio deste campo todas as informações necessárias de um item, por meio do seu Número de Série. |