Passo a passo: | O cliente precisa gerar o cálculo do INSS patronal, ou seja, os 20% apenas sobre as verbas de Aviso Indenizado e Médias Indenizadas em uma verba separada, porém, como isto é algo atípico no produto padrão, foi desenvolvida a fórmula de cálculo conforme abaixo: Observações: Neste cenário, este cliente precisa apenas que o sistema gere uma nova verba para representar os 20% sobre sobre as verbas de aviso prévio e médias sobre aviso, porém, como o sistema efetua cálculos padrões considerando todas as verbas que estiverem configuradas com sim para INSS, automaticamente as verbas de aviso prévio e médias sobre aviso serão consideradas nas demais verbas. Porém, esta tratativa foi implementada para facilitar o cliente a identificar sempre que houver uma rescisão, o valor gerado referente aos 20% apenas sobre as verbas de aviso prévio e médias sobre aviso, para que o mesmo possa efetuar uma tratativa de compensação de valores que serão lançados manualmente na SEFIP. - Verbas: GPEA040: Atualizações/Cadastros/Verbas:
*Verba 280 com identificador de cálculo 0111- Representa o aviso prévio indenizado:
Verna 281 com identificador de cálculo 0250- Representa a média sobre o aviso:
Verba 282, não possui identificador de cálculo e a mesma é responsável por apresentar o valor da verba conforme resultado do cálculo da fórmula que iremos criar:
As informações desta rotina serão armazenadas na tabela SRV.
- Mnemônico: GPEA300: Atualizações/Definições de cálculo/Mnemônicos:
*Através do cadastro de verbas identifique o código das verbas que representam o aviso indenizado e a média sobre o aviso (neste caso 280- Aviso prévio/ 281- Média sobre aviso/ 282- Nova verba criada para gerar os 20%). *Deverá ser cadastrado 3 mnemônicos para para armazenar o valor gerado nas verbas e assim podermos utilizar no desenvolvimento da fórmula de cálculo. *M_281:Irá armazenar o valor referente a verba 281 que representa a média sobre o aviso prévio. *M_280: Irá armazenar o valor referente a verba 280 que representa o aviso prévio. *20INDENIZADO:Irá armazenar o valor referente a verba 282 que representa a soma da 280 + 281.
As informações desta rotina serão armazenadas na tabela RCA.
- Fórmula: GPEA290: Atualizações/Definições de cálculo/Fórmulas:
*Incluir uma fórmula conforme abaixo.
As informações desta rotina serão armazenadas na tabela RC2/RC3. Resumo da Fórmula: Origem: Deverá ser informado sempre Usuário. Cód. Fórmula: Fica a critério do do usuário, porém, utiliza-se uma maneira clara e objetiva para que o usuário consiga identificar a fórmula criada com mais facilidade. Desc. Formula:Fica a critério do do usuário, porém, utiliza-se uma maneira clara e objetiva para que o usuário consiga identificar a fórmula criada com mais facilidade. Retorno: Será informado o mnemônico (variável) que armazenará o valor da verba que será gerada. Sequência: O sistema apresentará automaticamente conforme cada linha inserida. Expr.: Nesta coluna deverá ser informado os operadores da fórmula o qual apresentará três opções: EXE- executar, CON- condição e Limpar. Tp1: Gravará o código da função/fórmula/mnemônico etc, que será selecionado na próxima coluna. Resultado: Possui as opções que serão utilizadas para a formação das fórmulas, exemplo: 1- arquivos / campos, 2- Mnemônicos, 3- Função, 4- Fórmula, 5- Constante. Op.1: O sistema apresentará os operados de cálculo, exemplo: :=,*, /, -, + etc. Tp2: Define o tipo de expressão que será utilizado na próxima coluna. 1aExpressão: Possui as opções que serão utilizadas para a formação das fórmulas, exemplo: 1- arquivos / campos, 2- Mnemônicos, 3- Função, 4- Fórmula, 5- Constante. Tp3: Define o tipo de expressão que será utilizado na próxima coluna. 2aExpressão: Possui as opções que serão utilizadas para a formação das fórmulas, exemplo: 1- arquivos / campos, 2- Mnemônicos, 3- Função, 4- Fórmula, 5- Constante. Op3:O sistema apresentará os operados de cálculo, exemplo: CNT- continua, END- fim e Limpar.
Na fórmula acima, estamos informando que o sistema deverá armazenar na variável M_280 o valor da verba (função FBUSCAPD) 280, após o sistema irá armazenar na variável M_281 o valor da verba (função FBUSCAPD) o valor da verba 281, com isto, para gerar o valor da verba 282 será utilizada a função FGERAVERBA que irá somar o resultado das variáveis M_280 + M281 X 20 / 100 = verba 282.
Funções de cálculo: FBUSCAPD:Retorna o somatório dos Valores ou das Quantidades das Verbas indicadas. Sintaxe: Sintaxe: fBuscaPD(cCódigos, cTipo, cSemana) Função Utilizada: FBUSCAPD("280","V",,) ->(observe que as duas vírgulas ao final representam a cSemana)
FGERAVERBA:Inclui ou Altera uma Verba no Movimento durante o cálculo. Sintaxe: fGeraVerba(cCód,nVal,nHor,cSem,cCCusto,cTip1,cTip2 ,nParcelas,, dData,lAltera, cSeq, cltCt, cClVl) Função Utilizada: FGERAVERBA("282",(M_280+M_281)*20/100,,,,,,,,,,,,,) ->(observe que as demais vírgulas ao final representam os demais valores)
- Roteiro: GPEA160: Atualizações/Definições de cálculo/Roteiros:
*O roteiro de cálculo é uma das opções mais importantes no momento de implantar uma fórmula, pois se o mesmo não for inserido na sequência certa, a fórmula de cálculo não será executada ou apresentará inconsistências nos valores gerados. *Observe abaixo que inserimos a sequência da fórmula 00851 no roteiro RES- rescisão após o cálculo do aviso prévio indenizado e média sobre o aviso, porque isto foi feito? Se inserirmos esta sequência antes da sequência padrão do cálculo do aviso indenizado e da média indenizada, o sistema não terá um valor calculado para poder atribuir a verba 282 informada na fórmula de cálculo, a qual, representa o resultado da soma entre as verbas 280 + 281.
As informações desta rotina serão armazenadas na tabela SRM/SRY.
- Rescisão: GPEM040: Miscelanea/Cálculos/Rescisão:
*Dispensa sem justa causa com aviso indenizado para que a verba 282 seja gerada conforme fórmula criada.
Resumo do cálculo: Verba 282- 1.658,90 verba 280 + 300,00 verba 281= 1.958,90 x 20%= 391,78.
- Tabelas contendo as fórmulas de cálculo acima:
Tabelas ctree.zipTabelas dbf.zip
|