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Introdução ao aplicativo Analytics

Informações Gerais

O Analytics Mobile é o aplicativo ideal para você acompanhar a evolução dos seus indicadores da plataforma TOTVS Smart Analytics em tempo real.

Analytics é uma solução de business analytics e business inteligence mobile que consolida as informações da sua empresa em dashboards dinâmicos e intuitivos que permitem uma gestão de indicadores e resultados muito ágil proporcionando uma tomada de decisão muito mais segura. A ferramenta está disponível 100% na nuvem, o que dispensa gastos com infraestrutura.

Algumas vantagens do Analytics Mobile:

- Indicadores e relatórios em um único local. Prático e ágil, sem necessidade de acessar várias fontes diferentes.

- Praticidade e uma interface amigável, que permite identificar problemas rapidamente reduzindo perdas.

- Solução 100% Cloud, sem gastos com infraestrutura.

- Compatível com TOTVS Smart Analytics, Fast Analytics e Fluig Analytics, com implantação rápida, já integrado ao ERP TOTVS, possui mais de 300 relatórios e indicadores prontos que podem ser migrados para o Mobile.

* O Analytics é um aplicativo corporativo que funciona em conjunto com o TOTVS Smart Analytics, Fast Analytics ou Fluig Analytics, para acessar, é necessário um usuário válido nestas ferramentas.


Pré-requisitos

Para configurar a integração com o Analytics, alguns requisitos devem ser cumpridos:

  • Ter acesso como admin ou editor em seu ambiente do Gooddata
  • Ter seu ambiente Gooddata rodando no domínio analytics.totvs.com.br ou analytics.fluig.com

Para utilizar o  Analytics, os requisitos são:

  • Ter um usuário e senha válidos para um ambiente analytics.totvs.com.br ou analytics.fluig.com
  • Estar com o ambiente configurado para integração com o aplicativo
  • Um smartphone rodando Android 4.1 ou superior ou um smartphone rodando iOS 9.0 ou superior.
  • Acesso à internet do dispositivo móvel.

Configurando seu ambiente

A configuração do ambiente para integração com o TOTVS Analytics Mobile é simples e pode ser feita em poucas etapas. Você pode conferir o passo a passo em: TAM0001 Configuração TOTVS Analytics Mobile.

Primeiro acesso: Ajustando suas preferências

Uma vez com o ambiente configurado e com relatórios disponíveis, você poderá utilizar o aplicativo. 

Para iniciar, baixe e instale o aplicativo para sua plataforma:

Após instalado, assim que o primeiro acesso for realizado, será apresentada a Tela de Login. Para logar, utilize um usuário e senha válidos do Fast, Smart ou Fluig Analytics

Depois que você estiver logado, o aplicativo irá fazer o login automaticamente todas as vezes que você abri-lo, desde que haja acesso à internet. Este mecanismo funcionará por cerca de 2 semanas até o login ser solicitado novamente (política de segurança do GoodData).


Tela de Login


Após o login, você será direcionado ao Wizard de Configuração.

O primeiro passo é escolher o projeto do analytics.totvs.com.br ou analytics.fluig.com que será utilizado (você poderá escolher novos projetos ou editar o projeto escolhido posteriormente).



Wizard de Configuração


Os projetos disponíveis para o usuário selecionado serão apresentados em uma lista. Basta escolher o que você deseja visualizar no aplicativo e clicar em "PRÓXIMO".


Selecionar Projeto


Você será então direcionado para a tela de seleção de aplicativos. Cada aplicativo é uma pasta configurada em seu ambiente com o identificador #Mobile, e será exibido como uma aba no aplicativo.

Por padrão, todos os aplicativos já vêm selecionados, mas você pode desmarcar os que não gostaria de visualizar. Após selecionar os aplicativos, clique em "PRÓXIMO".


Selecionar Aplicativos


Após selecionar os aplicativos, será possível escolher os relatórios para cada aba configurada. Você precisa escolher ao menos 1 relatório por aba. Esta seleção poderá ser alterada posteriormente para inclusão/remoção de relatórios.


Selecionar Relatórios


Depois que selecionar os relatórios em todas as abas, você será direcionado à Home Page do TOTVS Analytics, onde poderá visualizar seus indicadores.

Para maiores informações sobre como utilizar o aplicativo após a configuração, consulte a seção Guia de Uso abaixo.

Relatórios suportados

O aplicativo TOTVS Analytics está em constante evolução para melhor atende-lo. Atualmente, esta é a lista de relatórios suportados: 

  •  Header (Cabeçalho)
    • Simples sem formatação
    • Moeda com a formação "R$ # ##0,00"
    • Porcentagem com formatação "##0,00%"
  •  Tabela
    • Simples
    • Com um nível de agrupamento de linhas
  •  Linhas
    • Simples
  •  Área
    • Simples
  •  Barra
    • Simples verticais
    • Simples horizontais
  •  Barra empilhada *
    • Simples com um eixo X e Y vertical
  •  Pizza
    • Simples com um gráfico
  •  Rosca
    • Simples com um gráfico

Nesta versão, não é possível alterar os filtros do relatório, por isto, opte sempre por utilizar  intervalos de datas flutuantes.

Nos gráficos tipo tabela, não é possível utilizar agrupamentos no header.

As máscaras de formato aceitas são: número, moeda e porcentagem.

É possível utilizar gráficos empilhados (para gráficos de barra), mas não e possível utilizar relatórios com mais de um eixo X ou Y e drill downs. 

* o gráfico de Barra empilhada (horizontal) não é suportado.

Obs.: Caso você queira sugerir que um novo tipo de gráfico seja suportado, ou esteja encontrando problemas com alguns dos tipos padrões, abra um chamado para o time de aplicativos móveis através do Portal do Cliente:


Para tal, acessa as seguintes opções:



Na seleção Agrupador de Rotina, informe o aplicativo Analytics.


Para facilitar a análise, por favor insira em seu ticket:

  • Tipo de gráfico
  • Print screen do gráfico sendo executado no ambiente web (analytics.totvs.com.br ou analytics.fluig.com).
  • Print screen do gráfico sendo executado no mobile (se houver).
  • Máximo de informações sobre o gráfico possível.

Manual

Abaixo segue um guia com as telas e botões do aplicativo para melhor entendimento.

Tela de Login




A Tela de Login é a tela responsável pela autenticação do usuário no aplicativo TOTVS Analytics. Nessa tela, após o preenchimento dos campos Usuário/Senha, o aplicativo faz uma consulta no GoodData para verificar se o usuário é válido ou não. Caso seja, o TOTVS Analytics permite o acesso do usuário ao restante do aplicativo. Caso não, o usuário não consegue passar dessa página e é exibida uma mensagem de erro.


Interações:

Domínio: Opção de logar pelo Fast, Smart ou Fluig Analytics

Campo Usuário: E-mail de acesso ao ambiente analytics.totvs.com.br ou ao analytics.fluig.com

Campo Senha: Senha de acesso

Controle Exibir Senha: Alterna o modo de visualização do campo senha para exibir ou ocultar os caracteres

Botão Entrar: Botão que realiza o login do usuário com as informações fornecidas

Lembrar usuário: Se habilitado, ao fechar e retornar para o aplicativo, o usuário continuará logado

Tela de Login - Alias




Na tela de login é possível selecionar entre três Alias:

  • Fast Analytics
  • Smart Analytics
  • Fluig Analytics

Os dois primeiros acessarão o domínio analytics.totvs.com.br e o terceiro acessará o domínio analytics.fluig.com

Tela de Login - Usuário inválido




Ao inserir um usuário ou senha inválido, a tela apresenta um alerta notificando o usuário que há um erro com os dados inseridos nos campos da tela. Obs.: Usuário e senha válidos no ambiente analytics.totvs.com.br ou analytics.fluig.com

Wizard de Configuração - Tela de Boas Vindas




Apos o usuário logar no Totvs Analytics, aparecerá uma tela de Bem Vindo, a partir desta tela o usuário podera navegar no Totvs Analytics.

Tela de Seleção de Projetos no Gooddata




A tela de seleção de projetos apresenta os projetos existentes no Gooddata e permite que o usuário selecione um deles para efetuar a configuração.

Tela de Seleção de Projetos Locais




Apresenta a lista de projetos já configurados previamente, podendo carregar a visualização do mesmo. Apresenta também um botão para iniciar o Wizard de Configuração para um novo projeto.

Tela de Seleção de Aplicativos




Mostra os aplicativos configurados no projeto selecionado. Cada pasta configurada como "#Mobile" no ambiente do Gooddata será exibida como um aplicativo.

Tela de Seleção de Relatórios




Nessa tela, para cada aplicativo selecionado anteriormente, será exibido a lista de relatórios disponíveis para visualização no mobile.

Menu Principal




O menu principal pode ser acessado através do ícone no canto superior esquerdo das telas do aplicativo.

Neste menu é possível acessar:

  • Dashboards: Visão geral dos indicadores configurados
  • Organizar Tabs: Menu de configuração da visualização do dashboard
  • Trocar Projeto: Menu de configuração dos projetos
  • Sair: Opção para fazer logout do aplicativo.




Organizar Tabs




Nesta tela é possível visualizar os aplicativos que estão configurados no projeto.

Para visualizar e alterar os relatórios de cada aplicativo, basta acessar o botão com o símbolo de "engrenagem".

Para exibir ou ocultar um aplicativo do Dashboard, basta habilitar ou desabilitar o seletor a frente de cada aplicativo.

Para reordenar a forma como as abas são exibidas na tela, basta arrastar o nome do aplicativo para cima ou para baixo segurando o botão ao lado esquerdo do seu nome.

Para excluir o projeto, basta clicar no botão "Remover Projeto".

Indicador de novo relatório




Toda vez que um relatório novo for inserido no servidor, um ícone será exibido na tela de Organizar Tabs. Através dele, este relatório poderá ser inserido no Dashboard pelo usuário.

O ícone será exibido somente até o usuário visualizar o relatório novo, sendo removido posteriormente.

Trocar projeto




A tela de trocar projeto permite ao usuário navegar entre os projetos configurados.

Basta selecionar o projeto na lista e clicar em "Carregar".

Caso queira configurar um novo projeto, basta clicar no botão "Configurar Novo Projeto" e você será direcionado para o Wizard de Configuração.

Dashboard




O Dashboard é a tela principal do aplicativo, nele é possível visualizar os indicadores configurados.

Para cada aplicativo configurado, será criado uma aba de acesso aos indicadores, é possível acessar a aba arrastando a tela para o lado ou clicando sobre ela.

Os indicadores serão exibidos em formato de cards, de acordo com a ordem configurada anteriormente.

Os indicadores são carregados toda vez que a página é exibida. Ainda assim, se precisar atualizar um indicador, selecione esta opção no menu do relatório.

Menu do relatório




Para cada relatório, é possível acessar informações adicionais através do menu no canto superior direito do card.

Neste menu, as funções disponíveis são:

  • Atualizar: Atualiza os dados exibidos (os dados são atualizados automaticamente toda vez que a tela é carregada).
  • Mostrar detalhes: Mostra os detalhes avançados dos relatórios.
  • Enviar por e-mail: Envia uma cópia do relatório selecionado por e-mail (após selecionar esta opção e clicar no ícone do aplicativo de e-mail, abrirá uma janela para seleção dos destinatários e edição do corpo da mensagem).
  • Salvar no Álbum: Tira uma foto do relatório e salva no álbum de fotos do dispositivo, permitindo compartilhamento e registro.
  • Cancelar: Retorna à tela do dashboard.



Detalhes do relatório




A tela de detalhes do relatório é dividida em quatro áreas:

  • Dados do relatório
    • Apresenta o nome e a descrição cadastrados no relatório.
  • Componentes
    • Mostra as métricas, os atributos e os filtros que compõe o relatório
  • Opções
    • Permite alterar algumas configurações locais como exibir e ocultar as legendas, os valores e os eixos, para melhorar a visualização.
  • Botão de Aplicar
    • Aplica as alterações feitas no relatório e recarrega os dados.


Suporte

Perguntas Frequentes (FAQs)


Qual o meu usuário e senha?

O usuário e senha são os mesmos de um usuário do GoodData.

Esqueci o meu usuário e/ou senha. O que faço?

Sua senha pode ser redefinida somente através do GoodData, pelos endereços analytics.totvs.com.br ou analytics.fluig.com, dependendo do seu tipo de acesso.

Posso visualizar meus relatórios customizados?

Sim, você pode visualizar tanto os relatórios padrão expedidos pela TOTVS quanto seus relatórios customizados, desde que eles atendam as exigências da lista de relatórios suportados.

Posso visualizar meus Dashboards?

Não, o aplicativo permite apenas importar relatórios. O aplicativo monta dashboards automáticos de acordo com as pastas configuradas com "#Mobile" em seu ambiente.

Meu domínio não é analytics.totvs.com.br ou analytics.fluig.com, posso utilizar o aplicativo?

Não, o aplicativo é restrito à clientes que utilizam a plataforma Gooddata nos endereços analytics.totvs.com.br ou analytics.fluig.com

Quanto custa o aplicativo TOTVS Analytics?

O aplicativo é parte das ofertas TOTVS Fast Analytics, TOTVS Smart Analytics e Fluig Analytics. Todos os clientes destas ofertas podem utilizá-lo sem custo adicional.

Como eu atualizo a visão do meu aplicativo?

Você pode acessar o menu "Organizar Tabs" para alterar a forma de visualização dentro de um mesmo projeto e o menu "Trocar Projeto" para alternar entre projetos.

Inseri um relatório novo na pasta #Mobile, como eu vejo no aplicativo?

Basta navegar até o menu Organizar Tabs e será exibido um ícone com os relatórios novos. Ao clicar em configurar, você poderá incluir este relatório em seu dashboard.

E possível suprimir a legenda do gráfico?

Sim, acessar o gráfico que deseja alterar a legenda. Ir em "Mostrar detalhes" e desmarcar a opção.

E possivel enviar um gráfico por e-mail?

Sim, acessar o gráfico que deseja enviar por e-mail. Ir em "Enviar por email", selecionar o aplicativo de email e enviar.

Ainda estou com dúvidas, como faço?

Você pode abrir um chamado no Portal do Cliente, acessando as seguintes opções:

Na seleção Agrupador de Rotina, informe o aplicativo Analytics.

Materiais Auxiliares


Os materiais abaixo dizem respeito ao TOTVS Smart Analytics, Fluig Analytics, GoodData e integração com o Mobile:

TOTVS Smart Analytics

TOTVS Smart Analytics - BI

Integração fluig x Analytics

https://help.gooddata.com/?lang=pt_BR

TAM0001 Configuração TOTVS Analytics Mobile