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O que é o Módulo PPRA?
O que é o Módulo PPRA?

O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) tem como objetivo estabelecer ações que garantam a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, identificando os riscos existentes em seu ambiente de trabalho. Esse documento foi criado em 29 de Dezembro de 1994, através da NR 9, pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho. 

Qual a importância do PPRA?

O PPRA possui uma obrigatoriedade legal e, como o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), melhora a produtividade e as condições de trabalho do colaborador.

A implantação do PPRA também previne futuros processos judiciais cíveis, trabalhistas e previdenciários, pois minimiza o surgimento de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

Cadastros Gerais do Módulo PPRA

O que são os Cadastros gerais?

Nesta opção são realizados os cadastros que serão utilizados nas configurações e monitoramentos do PRRA por setor, função, setor/função e funcionários da empresa. Com isso é possível gerar facilmente o relatório final de PPRA, sendo necessário apenas preencher os dados requisitados pelo sistema.


 Como incluir, alterar e excluir Grupos?

Esta opção permite incluir novos grupos de empresas manualmente no sistema. Os grupos de empresa facilitam processos importantes do PPRA, como por exemplo o processo de convocação que você conhecerá mais à frente, bem como na geração de relatórios. 
Exemplo: Pode ser criado o grupo Agências Bancárias, onde serão contempladas inúmeras empresas (agências). No momento da convocação para realização de exames, esta pode ser realizada pelo grupo, ou seja, todas as empresas integrantes do grupo, serão convocadas automaticamente.

  1. Em Cadastros acesse Grupos.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Grupos.
  3. Clique em Novo.
  4. Preencha as informações necessárias (o campo Grupo é obrigatório).
  5. Marque como Ativo, para o grupo ser exibido.
  6. Clique em Gravar.

Alterando um grupo

  1. Em Cadastros acesse Grupos.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Grupos.
  3. Preencha com o nome do grupo desejado, clique em Buscar.
  4. Selecione o grupo desejado, clique em Alterar.
  5. Preencha as alterações necessárias e clique em Gravar.

Apagando um grupo

  1. Em Cadastros acesse Grupos.
  2. Em seguida é exibida de visualização, criações e alterações de Grupos.
  3. Preencha com o nome do grupo desejado, clique em Buscar.
  4. Selecione o grupo desejado, clique em Apagar.
  5. Será exibida a mensagem de alerta para confirmação da ação.
  6. Clique em Sim e o grupo será apagado.


Importante 
Só é possível apagar grupos que não estejam vinculados a empresas ou a demais cadastros no sistema, nesse caso desative o grupo por meio da opção Alterando um Grupo.

Como incluir, alterar e excluir Empresas?

Esta opção permite incluir novas empresas manualmente no sistema e realizar a visualização e alteração de empresas já cadastradas. Aqui também são realizadas as configurações de datas de início e término do PPRA.

  1. Em Cadastros acesse Empresas.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Empresas.
  3. Clique em Novo.
  4. Preencha as informações necessárias o nome, e o grau de Risco (campos obrigatórios).
  5. Clique em Gravar.

Alterando uma Empresa

  1. Em Cadastros acesse Empresas.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Empresas.
  3. Selecione a empresa, Clique em Editar.
  4. Preencha as alterações necessárias e clique em Gravar.

Apagando uma Empresa

  1. Em Cadastros acesse Empresas.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Empresas.
  3. Selecione uma empresa, Clique em Apagar.
  4. Será exibida a mensagem de alerta para confirmação da ação.
  5. Clique em Sim e a empresa será apagada.

Configurando informações sobre o PPRA

  1. Em Cadastros acesse Empresas.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Empresas.
  3. Selecione a aba Configurações PPRA.
  4. Será exibida a tela para inserção das informações de Data Inicial do Contrato e Renovação do PPRA.
  5. Preencha as informações necessárias e clique em Gravar.

Alterando o Grupo de uma Empresa

  1. Em Cadastros acesse Empresas.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Empresas.
  3. Clique em Editar.
  4. No campo Grupo selecione o grupo para o qual deseja transferir a empresa.
  5. Clique em Gravar e a empresa terá seu grupo alterado.

Além do cadastro manual de empresas, conforme descrito acima, também é possível realizar a importação de empresas para o sistema. Saiba mais sobre esse procedimento contatando a equipe de suporte TOTVS.

Só é possível apagar empresas que não estejam vinculados a demais cadastros no sistema, nesse caso desative a empresa por meio da opção Alterando uma Empresa.

Como incluir, alterar e excluir Engenheiros de Segurança?

Nesta opção é realizado o cadastrado de Engenheiro de Segurança, que poderá ser responsável pelo PPRA. Este cadastro também poderá ser utilizado em demais módulos do sistema, como o PCMSO e PPP.
Normalmente, os responsáveis pelo PPRA são profissionais da área de segurança do trabalho, como engenheiros e técnicos de segurança, todavia, de acordo com a legislação vigente, temos a seguinte definição:
"A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR." (Norma Regulamentadora 9 de 8 de julho de 1978).

  1. Em Cadastros acesse Engenheiros de Segurança.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Engenheiros de Segurança.
  3. Clique em Novo.
  4. Preencha as informações pessoais do profissional.
  5. Clique em Gravar.

 

Alterando um Engenheiro de Segurança

  1. Em Cadastros acesse Engenheiros de Segurança.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Engenheiros de Segurança. Nesta tela também é possível visualizar a situação do cadastro (ativo/inativo).
  3. Clique em Alterar.
  4. Altere as informações necessárias e clique em Gravar.

Apagando um Engenheiro de Segurança

  1. Em Cadastros acesse Engenheiros de Segurança.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Engenheiros de Segurança.
  3. Clique em Apagar
  4. Será exibida a mensagem de alerta para confirmação da ação.
  5. Clique em Sim e o engenheiro de segurança será apagado.


Importante 
Só é possível apagar engenheiros que não estejam vinculados a demais cadastros no sistema, nesse caso desative o engenheiro por meio da opção Alterando Engenheiro de Segurança.

Como incluir, alterar e excluir Técnicos de Segurança?

Nesta opção é realizado o cadastrado de Técnico de Segurança, que poderá ser responsável pelo PPRA. Este cadastro também poderá ser utilizado em demais módulos do sistema, como o PCMSO e PPP.

  1. Em Cadastros acesse Técnicos de Segurança.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Técnicos de Segurança.
  3. Clique em Novo.
  4. Preencha as informações pessoais do profissional.
  5. Selecione o produto que ele elabora, clique em Confirmar.
  6. Clique em Gravar.

Alterando um Técnico de Segurança

  1. Em Cadastros acesse Técnicos de Segurança.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Técnicos de Segurança. Nesta tela também é possível visualizar a situação do cadastro (ativo/inativo).
  3. Clique em Alterar.
  4. Altere as informações necessárias e clique em Gravar.

Apagando um Técnico de Segurança

  1. Em Cadastros acesse Técnicos de Segurança.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Técnicos de Segurança.
  3. Clique em Apagar
  4. Será exibida a mensagem de alerta para confirmação da ação.
  5. Clique em Sim e o técnico de segurança será apagado.


Importante 
Só é possível apagar técnicos que não estejam vinculados a demais cadastros no sistema, nesse caso desative o técnico por meio da opção Alterando Técnico de Segurança.

Como incluir, alterar e excluir fontes geradoras?

Esta rotina permite registrar as fontes geradoras de riscos. Entende-se por fonte geradora, qualquer máquina ou equipamento que de alguma forma ofereçam riscos à saúde e/ou a integridade física do trabalhador. Serão armazenadas nesse cadastro as fontes geradoras que a empresa tem interesse em controlar, e que posteriormente serão relacionadas ao risco.
O objetivo da informação referente à fonte geradora é permitir que você possa identificar claramente o que está causando o risco, é onde o setor de segurança do trabalho deverá atuar para eliminar minimizá-lo.

  1. Em Cadastros acesse Fontes Geradoras.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Fontes Geradoras.
  3. Clique em Novo.
  4. Preencha a descrição da fonte geradora.
  5. Clique em Gravar.

Alterando uma Fonte Geradora

  1. Em Cadastros acesse Fontes Geradoras.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Fontes Geradoras.
  3. Clique em Alterar.
  4. Altere as informações necessárias e clique em Gravar.

Apagando uma Fonte Geradora

  1. Em Cadastros acesse Fontes Geradoras.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Fontes Geradoras.
  3. Clique em Apagar
  4. Será exibida a mensagem de alerta para confirmação da ação.
  5. Clique em Sim e a fonte geradora será apagada.

Como incluir, alterar e excluir agentes de risco?

Nesta opção são cadastrados todos os agentes de riscos que os funcionários da empresa estarão expostos. O objetivo é registrar o agente causador do risco, que pode ser (Físico, Químico, Biológico, Ergonômico, Acidente).

  1. Em Cadastros acesse Agentes.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Agentes, que estão divididos em grupos (Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos e de Acidentes).
  3. Clique em Novo.
  4. Selecione o grupo que o Agente pertencerá, por exemplo, grupo de agentes físicos de risco.
  5. Insira a descrição do agente, por exemplo, ruído.
  6. Insira as informações de limite de tolerância (LT) caso necessário. É possível inserir os limites preconizados tanto pela ACGIH ACGIH: trata-se da Conferência Norte-Americana de Higienistas Industriais Governamentais (American Conference of Governmental Industrial Hygienists), uma organização de profissionais de higiene ocupacional patrocinados por instituições governamentais ou educacionais dos Estados Unidos. A ACGIH desenvolve e publica anualmente limites recomendados de exposição ocupacional denominado de Threshold Limit Values (TLV) para centenas de substâncias químicas, agentes físicos, e inclui Índices de Exposição a Agentes Biológicos: Biological Exposure Indices (BEI)., como também pela RN15.
  7. Preencha as informações de tipo de agente.
  8. Insira também informações de dosimetria e tempo máximo de exposição, se aplicável.
  9. Clique em Gravar.


Alterando um Agente de Risco

  1. Em Cadastros acesse Agentes.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Agentes, que estão divididos em grupos (Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos e de Acidentes).
  3. Selecione um grupo e o agente.
  4. Clique em Alterar.
  5. Altere as informações necessárias e clique em Gravar.
  6. Existem agentes que são padrões do sistema (inicializados), não sendo neste caso, passíveis de alteração de Grupo ou Nome do Agente.

Apagando um Agente de Risco

  1. Em Cadastros acesse Agentes.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Agentes, que estão divididos em grupos (Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos e de Acidentes).
  3. Selecione o grupo e o agente que deseja apagar.
  4. Clique em Apagar.
  5. Será exibida a mensagem de alerta para confirmação da ação.
  6. Clique em Sim e o agente será apagado.
  7. Existem agentes que são padrões do sistema (inicializados), não sendo neste caso, passíveis de exclusão.


Importante 
Só é possível apagar agentes que não estejam vinculados a demais cadastros no sistema ou que não sejam agentes padrões (inicializados pelo sistema).

Como incluir, alterar e excluir vias de penetração?

Nesta opção são cadastradas as vias de penetração dos agentes de risco. Entende-se por via de penetração o trajeto pelo qual o agente introduz-se no organismo. As vias principais são: trato respiratório, digestivo, pele, mucosas entre outras. 

  1. Em Cadastros acesse Vias de Penetração.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações das Vias de Penetração.
  3. Clique em Novo.
  4. Preencha a descrição da via, por exemplo, via respiratória.
  5. Selecione por essa via a transmissão é direta ou indireta. Transmissão direta: sem intermediação de veículos ou vetores, ou seja a transmissão via contato direto com o agente. Transmissão indireta: intermediada por veículos ou vetores, como por exemplo, o ar.
  6. Clique em Gravar. 

Alterando uma Via de Penetração

  1. Em Cadastros acesse Vias de Penetração.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações das Vias de Penetração.
  3. Clique em Alterar.
  4. Altere as informações necessárias e clique em Gravar. 

Apagando uma Via de Penetração

  1. Em Cadastros acesse Vias de Penetração.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações das Vias de Penetração.
  3. Clique em Apagar.
  4. Será exibida a mensagem de alerta para confirmação da ação.
  5. Clique em OK e a via será apagada.

Como incluir, alterar e excluir meios de propagação?

Nesta opção são cadastrados os meios de propagação dos agentes de risco existentes no ambiente de trabalho.  

  1. Em Cadastros acesse Meios de Propagação.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Meios de Propagação.
  3. Clique em Novo.
  4. Preencha a descrição do meio de propagação e o campo comentário (caso necessário) e clique em Gravar.

Alterando um Meio de Propagação

  1. Em Cadastros acesse Meios de Propagação.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Meios de Propagação.
  3. Selecione o meio de propagação que deseja alterar.
  4. Clique em Alterar.
  5. Altere a descrição do meio de propagação e/ou campo comentário (caso necessário) e clique em Gravar.

Apagando um Meio de Propagação

  1. Em Cadastros acesse Meios de Propagação.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Meios de Propagação.
  3. Selecione o meio de propagação que deseja apagar.
  4. Clique em Apagar.
  5. Será exibida a mensagem de alerta para confirmação da ação.
  6. Clique em Sim e o meio será apagado.

Como incluir, alterar e excluir equipamentos de medição?

Nesta opção são cadastrados os Equipamentos de Medição utilizados para realizar as medições de segurança no ambiente de trabalho.

Incluindo um Equipamento de Medição

  1. Em Cadastros acesse Equipamentos de Medição.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Equipamentos de Medição.
  3. Clique em Novo.
  4. Preencha as informações apresentadas na imagem abaixo, e clique em Gravar.

Alterando um Equipamento de Medição

  1. Em Cadastros acesse Equipamentos de Medição.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Equipamentos de Medição.
  3. Clique em Buscar, selecione o equipamento desejado.
  4. Clique em Alterar.
  5. Altere as informações necessárias e clique em Gravar.

Apagando um Equipamento de Medição

  1. Em Cadastros acesse Equipamentos de Medição.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Equipamentos de Medição.
  3. Clique em Buscar, selecione o equipamento desejado.
  4. Clique em Apagar.
  5. Será exibida a mensagem de alerta para confirmação da ação.
  6. Clique em Sim e o equipamento será apagado.

Como incluir, alterar e excluir ações?

Nesta opção são cadastradas as medidas preventivas de controle para os agentes riscos. Posteriormente as informações inseridas nessa rotina, serão utilizadas durante o processo de configuração e monitoramento do PPRA.

  1. Em Cadastros acesse Ações.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações das Ações.
  3. Clique em Novo.
  4. Preencha as informações necessárias e clique em Gravar.

Alterando uma Ação

  1. Em Cadastros acesse Ações.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações das Ações.
  3. Clique em Buscar, selecione a ação desejada.
  4. Clique em Alterar.
  5. Altere as informações necessárias e clique em Gravar.

Apagando uma Ação

  1. Em Cadastros acesse Ações.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações das Ações.
  3. Clique em Buscar, selecione a ação desejada.
  4. Clique em Apagar.
  5. Será exibida a mensagem de alerta para confirmação da ação.
  6. Clique em Sim e a ação será apagada.

Como incluir, alterar e excluir treinamentos?

Nesta opção são cadastrados os treinamentos que a empresa realiza para seus empregados, objetivando maior segurança no local de trabalho. Posteriormente as informações inseridas nessa rotina, serão utilizadas durante o processo de configuração e monitoramento do PPRA.

  1. Em Cadastros acesse Treinamentos.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Treinamentos.
  3. Clique em Novo.
  4. Preencha a descrição do treinamento e o campo comentário (caso necessário) e clique em Gravar. 

Alterando um Treinamento

  1. Em Cadastros acesse Treinamentos.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Treinamentos.
  3. Clique em Buscar, selecione o treinamento desejado.
  4. Clique em Alterar.
  5. Altere a descrição do treinamento e o campo comentário (caso necessário) e clique em Gravar. 

Apagando um Treinamento

  1. Em Cadastros acesse Treinamentos.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Treinamentos.
  3. Clique em Buscar, selecione o treinamento desejado.
  4. Clique em Apagar.
  5. Será exibida a mensagem de alerta para confirmação da ação.
  6. Clique em Sim e o treinamento será apagado. 

 

Como incluir, alterar e excluir equipamentos de proteção?

Nesta opção são cadastrados os Equipamentos de Proteção, que são classificados em individuais (EPI) ou coletivos (EPC). Por definição, considera-se.

EPI: todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

EPC: como o próprio nome sugere, os equipamentos de proteção coletiva, dizem respeito ao coletivo, devendo proteger todos os trabalhadores expostos a determinado risco. Como exemplo podemos citar o enclausuramento acústico de fontes de ruído, a ventilação dos locais de trabalho, a proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos, cabines de segurança biológica, entre outros. 

  1. Em Cadastros acesse Equipamentos de Proteção.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Equipamentos de Proteção.
  3. Clique em Novo.
  4. Preencha as informações detalhadas do equipamento.
  5. Descrição do EPI ou EPC.
  6. Selecione se trata-se de equipamento de proteção individual ou coletiva.
  7. É possível sinalizar se o EPI cadastrado atua na neutralização da insalubridade, para isso marque a opção Neutraliza Insalubridade.
  8. Insira também as informações do fabricante do EPI.
  9. Os campos NRR (nível de redução de ruído) e NRRsf (nível de redução de ruído subject fit – colocação do abafador pelo próprio ouvinte), são campos específicos para protetores auditivos.
  10. Caso deseje é possível também, inserir a imagem do EPI e EPC.
  11. No campo C.A, clique em incluir para incluir o número do certificado de aprovação do equipamento.
  12. Clique em Gravar. 

Alterando um Equipamento de Proteção

  1. Em Cadastros acesse Equipamentos de Proteção.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Equipamentos de Proteção. É possível realizar um filtro para visualização dos equipamentos de acordo com a sua utilização (EPI ou EPC).
  3. Clique em Buscar, selecione o Equipamento desejado.
  4. Clique em Alterar.
  5. Altere as informações necessárias e clique em Gravar. 

Apagando um Equipamento de Proteção

  1. Em Cadastros acesse Equipamentos de Proteção.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Equipamentos de Proteção.
  3. Clique em Buscar, selecione o equipamento desejado.
  4. Clique em Apagar.
  5. Será exibida a mensagem de alerta para confirmação da ação.
  6. Clique em OK e o equipamento será apagado.


 

Importante 
Só é possível apagar equipamentos que não estejam vinculados a empresas ou demais cadastros no sistema, o vínculo deverá ser desfeito, para que então, o equipamento seja apagado.

 

 Como incluir, alterar e excluir unidades de medida?

Nesta opção são cadastrados as Unidades de Medida existentes que serão utilizadas nas configurações do Mapa de Implantação do PPRA.

  1. Em Cadastros acesse Unidades.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Unidades.
  3. Clique em Novo.
  4. Preencha a descrição da unidade e clique em Gravar.

Alterando uma Unidade

  1. Em Cadastros acesse Unidades.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Unidades.
  3. Clique em Buscar, selecione a unidade desejada.
  4. Clique em Alterar.
  5. Altere a descrição da unidade e clique em Gravar.

Apagando uma Unidade

  1. Em Cadastros acesse Unidades.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Unidades.
  3. Clique em Buscar, selecione a unidade desejada.
  4. Clique em Apagar.
  5. Será exibida a mensagem de alerta para confirmação da ação.
  6. Clique em Sim e a unidade será apagada.


Importante 
Só é possível apagar unidades que não estejam vinculadas a empresas ou demais cadastros no sistema. O vínculo deverá ser desfeito, para que então, a unidade seja apagada.

 

Como incluir, alterar e excluir prioridades?

Nesta opção são cadastradas as Prioridades existentes, por exemplo: Alta, Média, Baixa, etc. que serão utilizadas no cadastro de Ações do PPRA.

  1. Em Cadastros acesse Prioridades.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Prioridades.
  3. Clique em Novo.
  4. Preencha a descrição da prioridade e clique em Gravar.

Alterando uma Prioridade

  1. Em Cadastros acesse Prioridades.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Prioridades.
  3. Clique em Buscar, selecione a prioridade desejada.
  4. Clique em Alterar.
  5. Altere a descrição da prioridade e clique em Gravar. 

Apagando uma Prioridade

  1. Em Cadastros acesse Prioridades.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações de Prioridades.
  3. Clique em Buscar, selecione a prioridade desejada.
  4. Clique em Apagar.
  5. Será exibida a mensagem de alerta para confirmação da ação.
  6. Clique em Sim e a prioridade será apagada.


Importante 
Só é possível apagar prioridades que não estejam vinculadas a empresas ou demais cadastros no sistema. O vínculo deverá ser desfeito, para que então, a prioridade seja apagada.

 

 Como incluir, alterar e excluir Métodos de Avaliação?

Nesta opção são cadastrados os Métodos de Avaliação dos Agentes de Riscos, por exemplo: quantitativo, qualitativo, entre outros que serão utilizadas no registro das avaliações dos agentes.

  1. Em Cadastros acesse Métodos de Avaliação dos Agentes.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Métodos de Avaliação.
  3. Clique em Novo.
  4. Preencha o título e a descrição do método e clique em Gravar.

Alterando um Método de Avaliação de Agentes de Risco

  1. Em Cadastros acesse Métodos de Avaliação dos Agentes.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Métodos de Avaliação.
  3. Clique em Buscar, selecione o método desejado.
  4. Clique em Alterar.
  5. Altere o título e/ou a descrição do método e clique em Gravar.


Apagando um Método de Avaliação de Agentes de Risco

  1. Em Cadastros acesse Métodos de Avaliação dos Agentes.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Métodos de Avaliação dos Agentes.
  3. Clique em Buscar, selecione o método desejado.
  4. Clique em Apagar.
  5. Será exibida a mensagem de alerta para confirmação da ação.
  6. Clique em Sim e o método será apagado.


Importante 
Só é possível apagar métodos de avaliação que não estejam vinculadas a empresas ou demais cadastros no sistema. O vínculo deverá ser desfeito, para que então, o método seja apagado.

 

Como incluir, alterar e excluir técnica utilizada?

Nesta opção são cadastradas as Técnicas Utilizadas na avaliação dos riscos existentes. Os cadastros realizados nessa rotina, serão utilizadas no registro das avaliações de agentes de risco e também no PPP. 

  1. Em Cadastros acesse Técnicas Utilizadas.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações das Técnicas Utilizadas.
  3. Clique em Novo.
  4. Preencha descrição da técnica e clique em Gravar.

Alterando uma Técnica Utilizada

  1. Em Cadastros acesse Técnicas Utilizadas.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações das Técnicas Utilizadas.
  3. Selecione a técnica desejada.
  4. Clique em Alterar.
  5. Altere a descrição da técnica e clique em Gravar.

Apagando uma Técnica Utilizada

  1. Em Cadastros acesse Técnicas Utilizadas.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações das Técnicas Utilizadas.
  3. Selecione a técnica desejada.
  4. Clique em Apagar.
  5. Será exibida a mensagem de alerta para confirmação da ação.
  6. Clique em OK e a técnica será apagada.


Importante 
Só é possível apagar técnicas utilizadas que não estejam vinculadas a empresas ou demais cadastros no sistema. O vínculo deverá ser desfeito, para que então, a técnica seja apagada.

 

 Como incluir, alterar e excluir possíveis danos à saúde?

Nesta opção são cadastrados os Possíveis Danos à Saúde relacionados aos riscos identificados na avaliação de Agentes de Risco do PPRA.

  1. Em Cadastros acesse Possíveis Danos à Saúde.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Danos à Saúde.
  3. Clique em Novo.
  4. Preencha os campos Descrição e Texto (texto explicativo), e clique em Gravar.

Alterando um Possível Dano à Saúde

  1. Em Cadastros acesse Possíveis Danos à Saúde.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Danos à Saúde.
  3. Selecione o dano desejado.
  4. Clique em Alterar.
  5. Altere as informações necessárias, e clique em Gravar.

Apagando Possível Dano à Saúde

  1. Em Cadastros acesse Possíveis Danos à Saúde.
  2. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Possíveis Danos à Saúde.
  3. Selecione o dano desejado.
  4. Clique em Apagar.
  5. Será exibida a mensagem de alerta para confirmação da ação.
  6. Clique em OK e o dano será apagado.


Importante 
Só é possível apagar danos à saúde que não estejam vinculados às empresas ou demais cadastros no sistema. O vínculo deverá ser desfeito, para que então, o dano seja apagado.

Monitorando o PPRA

O que é o monitoramento do PPRA?

As informações inseridas na Configuração do PPRA seja ela por Setor, Função, Setor/Função ou Funcionário, são monitoradas nessa opção. É possível visualizá-las, gerenciá-las e alterá-las, conforme seu status, e também imprimi-las. 

Quais tipos de informações podem ser monitoradas?

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Clique em Alterar Configurações para que seja possível realizar inclusões e edições no Mapa de Implantação.
  5. Visualize na seção Monitoramento no mapa de implantação, as opções de monitoramento. São elas:
  • Agentes de Risco e suas avaliações.
  • Treinamentos.
  • Equipamentos de proteção.
  • As informações descritas acima podem ser monitoras de acordo com a configuração do PPRA, ou seja:
  • Setor.
  • Função.
  • Setor/Função.

        6. Também é possível, monitorar todas as informações descritas em uma única tela. Para isso clique em Todos e em seguida na forma de monitoramento conforme configuração do PPRA.


 Como utilizar a tela de monitoramento?

  1. Na seção Monitoramento clique em uma das opções de monitoramento.
  2. Será exibida a tela de monitoramento de informações do PPRA.
  3. Em sua parte superior são exibidos os campos de busca, conforme a opção de configuração selecionada anteriormente (Setor, Função ou Setor/Função).
  4. Após inserir as informações de que Setor, Função ou Setor/Função, selecione o período que deseja visualizar. Informe o período inicial e final, para isso, selecione as datas desejadas, no calendário ao lado do campo, ou as digite diretamente.
  5. Também é possível realizar filtros relacionados aos status das informações que se deseja monitorar, se todas, pendentes ou concluídas.
  6. Caso tenha sido selecionado apenas um tipo de informação configurada no PPRA (ação, treinamento, EPI/EPC). É possível adicionar as demais por meio das caixas de seleção existentes na tela. É possível marcá-las e desmarcá-las conforme desejado.
  7. Após selecionar as informações que se deseja visualizar, estas, serão exibidas na tela, ordenadas por data: dá mais antiga para a mais nova.


 

Como confirmar a execução de uma atividade?

  1. Na tela de Monitoramento selecione uma ação, para isso, clique sobre atividade desejada.
  2. Clique em Realizar.
  3. Será exibida a tela para confirmação da realização da atividade.
  4. O sistema apresentará como padrão a data corrente no campo Data de Execução, que pode ser alterada para a data desejada.
  5. Clique em OK.
  6. Será exibida a tela inicial e o status da atividade selecionada estará como Concluído.


 

 Como apagar uma atividade?

  1. Na tela de Monitoramento selecione uma ação, para isso, clique sobre a ação desejada.
  2. Clique em Apagar.
  3. Será exibida a tela para confirmação da exclusão da atividade.

 Como imprimir a lista de atividades?

  1. Na tela de Monitoramento selecione uma ação, para isso, clique sobre a ação desejada.
  2. Clique em Imprimir.
  3. Será exibida a tela com o relatório para impressão.
  4. Clique para imprimir, selecione a impressora e clique em OK.

Como gerar programação de visitas do PPRA?

Nesta opção é possível a programação de visitas para inspeção do PPRA. Trata-se de uma opção muito utilizada para empresas prestadoras de serviço de elaboração de PPRA, que podem programar suas visitas às empresas contratantes. 

  1. Na tela inicial do sistema selecione a Empresa que deseja programar as visitas e uma Versão de mapa de implantação desta empresa.
  2. Clique na opção Programação do PPRA.
  3. Será exibida a tela de programação de visitas do PPRA.
  4. Clique em Gerar Programação de Visitas.
  5. Será exibida a tela para configuração da periodicidade das visitas.
  6. Preencha a Data prevista para início das visitas.
  7. No campo Engenheiro, selecione o profissional responsável pela visita.
  8. Informe o tipo de visita, se nova ou de renovação.
  9. Clique em OK.


Como alterar visitas programadas?

  1. Na tela inicial do sistema selecione a Empresa que deseja programar as visitas e uma Versão de mapa de implantação desta empresa.
  2. Clique na opção Programação do PPRA.
  3. Será exibida a tela de programação de visitas do PPRA.
  4. Selecione a visita programada que deseja modificar, e clique em Alterar.
  5. Será exibida a tela para alterações de informações da visita.
  6. No campo Data de realização informe a data em que a visita foi realizada.
  7. É possível também alterar a Data Prevista e o tipo de visita.
  8. Altere as informações necessárias e clique em OK. 

Como apagar visitas programadas?

  1. Na tela inicial do sistema selecione a Empresa que deseja programar as visitas e uma Versão de mapa de implantação desta empresa.
  2. Clique na opção Programação do PPRA.
  3. Será exibida a tela de programação de visitas do PPRA.
  4. Selecione a visita programada que deseja modificar, e clique em Excluir.
  5. Será exibida a mensagem de confirmação da exclusão da visita, para confirmar clique em Sim.

Como copiar avaliações?

Nesta opção é possível copiar as avaliações inseridas no PPRA. Trata-se de uma opção muito utilizada para as avaliações qualitativas, mais que também podem ser usadas para as avaliações quantitativas. Esta funcionalidade visa otimizar o processo de registros de avaliações durante a renovação do PPRA.

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Clique em Copiar Avaliações
  5. Selecione o período desejado em que a avaliações que se deseja copiar foram realizadas.
  6. Selecione se necessário o setor e/ou função, ou para pesquisar em todos, clique em todos.
  7. Clique em buscar.
  8. Será exibida na tela a listagem de avaliações conforme os filtros inseridos.

Como copiar configurações?

Nesta opção é possível copiar as configurações do PPRA de uma empresa para o PPRA de um novo mapa de implantação de outra empresa.

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Clique em Copiar Configurações.
  5. Será exibida a tela de cópia de configurações.
  6. Selecione a empresa que receberá as informações de setores, funções e agentes.
  7. Selecione também, quais configurações serão copiadas.
  8. Clique em iniciar cópia.


Como incluir, alterar e excluir Fotografias?

Nesta opção é possível inserir fotografias da empresa em seu Mapa de Implantação. É possível inserir fotos dos setores e/ou subsetores da empresa. 

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Clique em Fotografias.
  5. Será exibida a tela para visualizações, inclusões e alterações das fotografias.
  6. Clique em Novo, para inserir uma nova fotografia.
  7. Na tela seguinte, preencha as informações necessárias, referentes aos campos: Nome, Período, Setor (Subsetor), e demais Observações necessárias.
  8. Clique em Buscar para selecionar a fotografia desejada.
  9. Será aberta para seleção da imagem desejada, selecione a imagem e clique em OK.
  10. Marque a caixa de seleção Ajustar para realizar o ajuste da imagem, no espaço para sua visualização.
  11. Clique em Gravar para inserir a fotografia.

 

Alterando Fotografias

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Clique em Fotografias.
  5. Será exibida a tela para visualizações, inclusões e alterações das fotografias.
  6. Selecione a fotografia desejada e clique em Alterar.
  7. Realize as alterações necessárias e clique em Gravar.

Apagando Fotografias

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Clique em Alterar Configurações para que seja possível realizar inclusões e edições no Mapa de Implantação.
  5. Clique em Fotografias.
  6. Será exibida a tela para visualizações, inclusões e alterações das fotografias.
  7. Selecione a fotografia desejada e clique em Apagar.
  8. Será exibida a mensagem para confirmação da ação, clique em OK, para confirmar.
  9. Só serão aceitas fotografias nos formatos: .jpeg, .jpg e .bmp.
  10. Pode-se relacionar mais de uma fotografia para um mesmo registro, sendo possível inserir várias imagens de um mesmo setor.
Configurando o PPRA

Como é realizada a configuração do PPRA?

O TOTVS Saúde e Segurança do Trabalho® visando facilitar a elaboração e posterior atualização do PPRA, utiliza o conceito de aletas para inserção de informações, que ficam divididas por assuntos de interesse.


O que é a Aleta Geral?

Nessa opção são registradas informações gerais sobre o ambiente de trabalho com base na configuração escolhida (setor, função, setor/função ou funcionário). Esta aleta é composta pelos seguintes campos:

  • Finalidade e descrição do local de trabalho: descreva de forma geral o ambiente do setor que foi avaliado.
  • Resumo das atividades: informe resumidamente de acordo com o setor ou setor/função, as atividades desempenhadas.
  • Evidências epidemiológicas: descreva as evidências epidemiológicas, caso sejam detectadas.
  • Descrição das máquinas: descreve as máquinas existentes no setor.
  • Descrição dos equipamentos: descreve os equipamentos existentes no setor.
  • Descrição das matérias primas: descreve as matérias primas utilizadas no setor.
  • Descrição dos produtos químicos: descreve os produtos químicos utilizados no setor.
  • Possibilidade de exposição: descreve a possibilidade de exposição do funcionário dentro desse setor (relacionados aos produtos químicos existentes).

Para salvar as informações registradas clique no disquete azul localizado no canto esquerdo da tela.


O que é a Aleta Agentes?

Nesta opção, devem ser informados e avaliados os agentes de riscos os quais os funcionários estão expostos, conforme o Setor e/ou Função selecionados. 

Ao selecionar essa aleta, são exibidos dois campos importantes para preenchimento, o primeiro diz respeito ao agente de risco presente no Setor e/ou Função selecionados, e o segundo campo refere-se aos dados de avaliação do agente.

Como incluir um novo agente?

  1.  Clique no botão +, para inserir um novo agente (lembre-se que, para o agente estar disponível para inclusão, este, deverá ser configurado para a empresa selecionada).
  2.  Selecione o grupo o qual o agente que será realizada a avaliação pretende.
  3.  Insira o nome do agente em clique em buscar, para visualizar todos os agentes configurados, clique em buscar sem preencher informações no campo agente.
  4.  Marque as caixas de seleção dos agentes que devem ser incluídos e clique em incluir.

 

Como incluir a avaliação do agente?

  1.  Após incluir o agente, é exibida a tela inicial da aleta, apresentando os agentes que foram incluídos. Clique sobre o agente que deseja inserir e avaliação.
  2.  Clique em novo.
  3.  Será exibida a tela para inserção das informações da avaliação que foi realizada. Essa tela é subdividida em abas de forma facilitar o preenchimento das informações. Verifique no anexo deste manual, as informações detalhadas de cada uma das abas, e seus principais campos.


O que é a Aleta Iluminância?

 Nessa opção deve ser informado o nível medido de iluminância do setor selecionado.


Como incluir um novo local de medição?

  1.  Clique no botão + para incluir um novo local de medição.
  2.  Preencha sua descrição e clique em OK.


Como incluir a avaliação de medição?

  1.  Após incluir o local, o sistema retornará para a tela inicial da aleta, apresentando o local que foi incluído.
  2. Dê um clique simples sobre o local que deseja inserir as informações relacionadas à iluminância. 
  3. Preencha os seguintes campos:
  • Data de medição: insira a data que a medição foi realizada.
  • Nível medido: informe o resultado da medição.
  • Equipamento utilizado: selecione o equipamento utilizado no processo de medição (luxímetro).

         4. Marque a caixa de seleção Incluir no PPRA, para que as informações dessa avaliação sejam apresentadas no documento final de PPRA.

         5. Para salvar as informações registradas clique no disquete azul localizado no canto esquerdo da tela.


O que é a Aleta EPI/EPC?

Ambas as aletas possuem o mesmo objetivo, registrar as avaliações dos equipamentos de proteção, na aleta EPI são registradas as avaliações dos equipamentos de proteção individual e na aleta EPC são registradas as avaliações dos equipamentos de proteção coletiva. Como os procedimentos em ambas as aletas são muito semelhantes, ambos serão explanados nesse tópico.  

Como incluir um novo equipamento de proteção (EPI/EPC)?

  1. Clique no botão + para incluir um novo equipamento de proteção (EP).
  2. Insira o nome do equipamento de proteção desejado e clique em Buscar. Para visualizar todos os registros cadastrados, clique em buscar sem preencher informações no campo de busca.
  3. Marque as caixas de seleção dos equipamentos de proteção que serão avaliados e clique em Incluir.


Como incluir a avaliação do equipamento de proteção?

  1. Após incluir o equipamento de proteção, o sistema retornará para a tela inicial da aleta, apresentando o EP selecionado anteriormente.
  2. Dê um clique simples sobre o EP que deseja inserir as informações. Estão presentes os seguintes campos:
  • Data inicial de uso e final de uso.
  • Agentes: nessa opção selecione o Agente de risco que é minimizado com a utilização do equipamento de proteção, para isso clique no + (esse campo existe em ambas as aletas, porém é mais utilizado no preenchimento de informações sobre EPI).
  • Validade do EPI: insira aqui a data de validade do EPI (campo habilitado somente na aleta EPI).
  • Número de lote: informe o lote do EPI (campo habilitado somente na aleta EPI).
  • Eficaz: selecione se a partir da avaliação o equipamento pode ser considerado eficaz, sim ou não.

        3. Marque as caixas de seleção Incluir no PPP e Incluir no PPRA, para que as informações dessa avaliação sejam apresentadas no documento final de PPRA.

        4. No campo revisões realizadas, é possível visualizar o histórico de avaliações do equipamento.

        5. Para salvar as informações registradas clique no disquete azul localizado no canto esquerdo da tela.



Como você pode visualizar conforme a imagem acima, as informações sobre os equipamentos de proteção estão divididas em duas guias, a primeira como já apresentado, refere-se aos dados específicos da avaliação do EP. A segunda diz respeito ao preenchimento de um questionário onde as informações ali registradas, serão visualizadas no Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), de forma a atender aos requisitos das NR06 e NR09 do Ministério do trabalho e emprego.
Na guia Questionário PPP, preencha as questões referentes ao EP selecionado e clique no disquete para salvar as informações no PPRA.

O que é a Aleta Treinamento?

Nessa opção é possível definir os treinamentos que serão oferecidos e/ou já foram realizados conforme setor, função, setor/função ou funcionário especificado. Também é possível visualizar qual o objetivo do treinamento, por exemplo: quais os agentes causadores de acidentes, o treinamento visa conscientizar para prevenção.

 Como incluir um novo treinamento?

  1. Clique no botão + para incluir um novo treinamento.
  2. Insira o nome do treinamento desejado e clique em Buscar. Para visualizar todos os treinamentos cadastrados, clique em buscar sem preencher informações no campo de busca.
  3. Marque as caixas de seleção dos treinamentos que serão incluídos e clique em Incluir.

 

 Como incluir informações sobre o treinamento?

  1. Após incluir o treinamento, o sistema retornará para a tela inicial da aleta, apresentando o registro selecionado anteriormente.
  2. Dê um clique simples sobre o registro que deseja inserir as informações.
  3. O campo comentário será preenchido automaticamente baseado nas informações inseridas no cadastro de treinamentos, porém é um campo passível de alteração.
  4. Para inserção de informação do agente causador siga os seguintes passos:
  5. Clique no botão + para incluir um novo agente.
  6. Selecione o grupo que o agente pertence.
  7. Efetue a busca do agente e marque as caixas de seleção dos agentes que serão incluídos.
  8. Clique em Salvar.
  9. As informações de data de realização de número de participantes podem ser incluídas nesse momento caso o treinamento já tenha sido realizado, porém, essas informações normalmente são registradas no monitoramento do PPRA.
  10. Para salvar as informações registradas clique no disquete azul localizado no canto esquerdo da tela.


  O que é a Aleta Ações?

Nessa opção é possível definir informações importantes a respeito de uma ação que deve ser realizada, ou que já foi realizada na empresa. Para cada ação pode-se se estabelecer data de início, término, responsável, periodicidade e a prioridade da ação.

Como incluir uma nova ação?

  1. Clique no botão + para incluir uma nova ação.
  2. Insira o nome da ação desejada e clique em Buscar. Para visualizar todos os registros cadastrados, clique em buscar sem preencher informações no campo de busca.
  3. Marque as caixas de seleção das ações que serão incluídas e clique em Incluir.

Como incluir informações sobre o treinamento?

  1. Após incluir a ação, o sistema retornará para a tela inicial da aleta, apresentando a ação selecionada anteriormente.
  2. Dê um clique simples sobre o registro que deseja inserir as informações.
  3. O campo detalhes será preenchido automaticamente baseado nas informações inseridas no cadastro de ações, porém é um campo passível de alteração.
  4. Para inserção de informação do agente que a ação visa minimizar, siga os seguintes passos:
  5. Clique no botão + para incluir um novo agente.
  6. Selecione o grupo que o agente pertence.
  7. Efetue a busca do agente e marque as caixas de seleção dos agentes que serão incluídos.
  8. Clique em Salvar.
  9. Selecione a prioridade da ação.
  10. Insira se aplicável para o momento, às informações de data de início de término, prazo, responsável pela ação e custo da ação. Todas essas informações também podem ser incluídas via processo de monitoramento do PPRA.
  11. Para salvar as informações registradas clique no disquete azul localizado no canto esquerdo da tela. 



O que é a Aleta periculosidade?

Nessa opção é possível registrar a periculosidade detectada em algum local, durante o processo de elaboração do PPRA da empresa.
Para inserir as informações de periculosidade, selecione o local (setor ou subsetor), e insira as seguintes informações:

  • Descrição da situação: descreva a situação da periculosidade, ou seja, que atividade no setor ou setor/função a periculosidade é detectada, por exemplo, processo de abastecimento de aeronaves.
  • Área de risco: local onde a atividade de risco é praticada, por exemplo, área de abastecimento de aeronaves.
  • Enquadramento: descreva a classificação de enquadramento da periculosidade, por exemplo, enquadramento Sindical.
  • Observações: insira aqui maiores informações relevantes.

Para salvar as informações registradas clique no disquete azul localizado no canto esquerdo da tela. 

O que é a Aleta fontes geradoras?

Nessa opção devem ser informadas as fontes geradoras de risco, conforme o setor e/ou função selecionados. 

Como incluir um agente e vincular uma fonte geradora?

Para inserção de informações no campo agente, siga os seguintes passos:

  1. Clique no botão + para incluir um novo agente.
  2. Selecione o grupo que o agente pertence.
  3. Efetue a busca do agente e marque as caixas de seleção dos agentes que serão incluídos.
  4. Clique em Salvar.
  5. Após incluir o agente, o sistema retornará para a tela inicial da aleta, apresentando a ação selecionada anteriormente.
  6. Dê um clique simples sobre o registro que deseja inserir as informações.
  7. No painel fonte geradora, clique em +, e selecione a fonte geradora que será vinculada ao risco.
  8. Insira as informações de valor encontrado, unidade de medida e valor de dosimetria, se necessário e aplicável à fonte.
  9. Para salvar as informações registradas clique no disquete azul localizado no canto esquerdo da tela.



O que é a Aleta medidas existentes?

Nessa opção podem ser incluídas as medidas existentes de controle e segurança adicionais. Trata-se de um campo de texto livre para inserções de informações que sejam necessárias.
As informações são incluídas diretamente no campo medidas existentes, na Aleta Med. Existentes. Clique no + para inserir a data do registro da informação e descreva livremente as medidas existentes de controle.
Para salvar as informações registradas clique no disquete azul localizado no canto esquerdo da tela. 

O que é a Aleta medidas recomendações?

Nessa opção podem ser incluídas as recomendações adicionais. Trata-se de um campo de texto livre para inserções de informações que sejam necessárias.
As informações são incluídas diretamente no campo recomendações, na Aleta Recomendações. Clique no + para inserir a data do registro da informação e descreva livremente as medidas existentes de controle.
Para salvar as informações registradas clique no disquete azul localizado no canto esquerdo da tela. 

Como Utilizar Relatórios do PPRA?

Como utilizar a funcionalidade Relatórios?

Nesta opção são realizadas as formatações, impressões e armazenagem dos documentos de PPRA emitidos. Também estão disponíveis demais relatórios do sistema.


Como formatar o texto do documento de PPRA?

  1. Na barra de menu clique na opção Relatórios/Formatação de Texto do PPRA.
  2. Será exibida a tela de formatação de texto do PPRA. Nessa tela é possível selecionar que seção se deseja formatar, bem como a fonte, tamanho e demais formatações.
  3. Preencha as informações necessárias e clique em OK.

Como configurar o modelo de PPRA?

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e uma Versão de mapa.
  2. Clique na opção Relatórios/Emitir Documento do PPRA/Documento Word.
  3. É exibida a tela para seleção de um documento já configurado, ou para a inclusão de um novo modelo de documento. Os modelos configurados nessa opção poderão ser utilizados posteriormente para emissão de outros relatórios.
  4. Selecione a empresa e clique em Incluir.
  5. Será exibida a tela para configuração do documento. É possível configurar o modelo do documento, seu período e também demais observações das informações inseridas durante a configuração do PPRA.
  6. Marque a caixa de seleção Quebrar página no relatório caso deseje que ocorra uma quebra de página antes de iniciar a seção que se está configurando.
  7. Clique para salvar as informações registradas e gerar o modelo de documento.

Como emitir o documento de PPRA?

  1.    Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e uma Versão de mapa.
  2. Clique na opção Relatórios/Emitir Documento do PPRA/Documento Word.
  3. É exibida a tela para seleção do documento que foi configurado, selecione clicando sobre o documento e clique em Gerar.
  4. Será exibida a tela para seleção do local onde o documento será salvo.
  5. Selecione o local e clique em Salvar.
  6. Na caixa de mensagem exibida a seguir, clique em Sim para registrar o histórico da geração do documento, caso contrário clique em Não.
  7. Será exibida a mensagem de confirmação da geração do documento, clique em Sim para visualizá-lo.

Como visualizar PPRA emitidos?

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e uma Versão de mapa.
  2. Clique na opção Relatórios/Documento de PPRA Emitidos.
  3. Será exibida a tela para busca dos documentos de PPRA emitidos.
  4. Realizes a busca filtrando os dados conforme desejado (Empresa, usuário e datas).
  5. Selecione o documento desejado e clique em Salvar.
  6. Será exibida a tela para seleção do local onde o documento será salvo.
  7. Selecione o local e clique em Salvar.

Como visualizo o modelo de PPRA?

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e uma Versão de mapa.
  2. Clique na opção Relatórios/Relatórios.
  3. Será exibida a tela para seleção dos relatórios disponíveis do sistema.
  4. Trata-se de uma estrutura em árvore, clique no + para visualizar os detalhes de cada grupo relatórios.
  5. Clique sobre o relatório desejado e em Visualizar.
  6. Informe os parâmetros necessários de acordo com cada relatório.
  7. Clique em Imprimir para realizar a impressão do documento.
  8. Clique em Exportar para exportar o relatório para outro formato desejado


Mapa de Implantação do PPRA

O que é o Mapa de implantação?

O mapa de implantação visa facilitar o dia a dia do usuário, pois a partir dele é possível realizar todas as configurações e monitoramentos dos Planos de Prevenção de Riscos Ambientais das empresas cadastradas no sistema.

O menu Mapa de Implantação só estará habilitado, se, na tela inicial do sistema, for selecionada uma Empresa, caso não existam mapas de implantação já cadastrados, o sistema criará automaticamente a versão 01 do mapa de implantação.

Como realizar o cadastro de setores?

Nesta opção são cadastrados todos os setores da empresa relacionada no PPRA que, posteriormente também poderão ser utilizados para a elaboração do PCMSO.

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique em Mapa de Implantação.
  4. Clique em Alterar Configurações para que seja possível realizar inclusões e edições no Mapa de Implantação.
  5. Após isso, clique em Setores.
  6. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Setores e Subsetores.
  7. Clique em Setor.
  8. Preencha as informações necessárias conforme imagem abaixo, e clique em Gravar.

 

 Como alterar um Setor?

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Clique em Alterar Configurações para que seja possível realizar inclusões e edições no Mapa de Implantação.
  5. Após isso, clique em Setores.
  6. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Setores e Subsetores.
  7. Selecione o setor desejado e clique em Editar.
  8. Altere as informações necessárias, e clique em Gravar.

 Como apagar um Setor?

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Clique em Alterar Configurações para que seja possível realizar inclusões e edições no Mapa de Implantação.
  5. Após isso, clique em Setores.
  6. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Setores e Subsetores.
  7. Selecione o setor desejado e clique em Apagar.
  8. Será exibida a mensagem de alerta para confirmação da ação.
  9. Clique em Sim e o setor será apagado.
  10. Além do cadastro manual dos setores, também é possível realizar a importação dos setores para o sistema. Saiba mais sobre esse procedimento contatando a equipe de suporte TOTVS.
  11. Só é possível apagar setores que não estejam vinculados a demais cadastros ou configurações no sistema, nesse caso desative o setor por meio da opção Alterando um Setor.

 Como realizar o cadastro de subsetores?

Nesta opção são cadastrados todos os subsetores da empresa relacionada no PPRA e que, posteriormente poderão ser utilizados para a elaboração do PCMSO.

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Clique em Alterar Configurações para que seja possível realizar inclusões e edições no Mapa de Implantação.
  5. Após isso, clique em Setores.
  6. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Setores e Subsetores.
  7. Selecione o Setor desejado e acesse a opção Subsetor.
  8. Preencha as informações necessárias, e clique em Gravar.


 Como alterar um Subsetor?

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Clique em Alterar Configurações para que seja possível realizar inclusões e edições no Mapa de Implantação.
  5. Após isso, clique em Setores.
  6. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Setores e Subsetores.
  7. Selecione Setor e Subsetor desejado e clique em Editar.
  8. Altere as informações necessárias, e clique em Gravar.

Como apagar um Subsetor?

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Clique em Alterar Configurações para que seja possível realizar inclusões e edições no Mapa de Implantação.
  5. Após isso, clique em Setores.
  6. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações dos Setores e Subsetores.
  7. Selecione Setor e Subsetor desejado e clique em Apagar
  8. Será exibida a mensagem de alerta para confirmação da ação.
  9. Clique em Sim e o subsetor será apagado.


Importante 
Só é possível apagar subsetores que não estejam vinculados a demais cadastros ou configurações no sistema, nesse caso desative o subsetor por meio da opção Alterando um Subsetor.

Como cadastrar Funções?

Nesta opção são cadastradas todas as Funções exercidas na empresa relacionada no PPRA e que, posteriormente também poderão ser utilizadas para a elaboração do PCMSO. 

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Clique em Alterar Configurações para que seja possível realizar inclusões e edições no Mapa de Implantação.
  5. Após isso, clique em Funções.
  6. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações das Funções e Subfunções.
  7. Clique em Função.
  8. Preencha as informações necessárias conforme a imagem abaixo, e clique em Gravar.



Como alterar uma Função?

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Clique em Alterar Configurações para que seja possível realizar inclusões e edições no Mapa de Implantação.
  5. Após isso, clique em Funções.
  6. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações das Funções e Subfunções.
  7. Selecione a função desejada e clique em Editar.
  8. Altere as informações necessárias, e clique em Gravar.

Como apagar uma Função?

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Clique em Alterar Configurações para que seja possível realizar inclusões e edições no Mapa de Implantação.
  5. Após isso, clique em Funções.
  6. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações das Funções e Subfunções.
  7. Selecione a função desejada e clique em Apagar.
  8. Será exibida a mensagem de alerta para confirmação da ação.
  9. Clique em Sim e a função será apagada.


Além do cadastro manual de funções, também é possível realizar a importação dos setores para o sistema. Saiba mais sobre esse procedimento contatando a equipe de suporte TOTVS.

Só é possível apagar funções que não estejam vinculados a demais cadastros ou configurações no sistema, nesse caso desative a função por meio da opção Alterando uma Função.

Como cadastrar subfunções?

Nesta opção são cadastradas todas as subfunções exercidas na empresa relacionada no PPRA e que, posteriormente também poderão ser utilizadas para a elaboração do PCMSO. 

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Clique em Alterar Configurações para que seja possível realizar inclusões e edições no Mapa de Implantação.
  5. Após isso, clique em Funções.
  6. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações das Funções e Subfunções.
  7. Selecione a Função desejada e acesse a opção Subfunção.
  8. Preencha as informações necessárias, e clique em Gravar.

Como alterar uma Subfunção?

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Clique em Alterar Configurações para que seja possível realizar inclusões e edições no Mapa de Implantação.
  5. Após isso, clique em Funções.
  6. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações das Funções e Subfunções.
  7. Selecione a Função e Subfunção desejada e clique em Editar.
  8. Altere as informações necessárias, e clique em Gravar.

Como apagar uma Subfunção?

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Clique em Alterar Configurações para que seja possível realizar inclusões e edições no Mapa de Implantação.
  5. Após isso, clique em Funções.
  6. Em seguida é exibida a tela de visualização, criações e alterações das Funções e Subfunções.
  7. Selecione a Função e Subfunção desejada e clique em Apagar
  8. Será exibida a mensagem de alerta para confirmação da ação.
  9. Clique em OK e a subfunção será apagada.


Importante 
Só é possível apagar subfunções que não estejam vinculados a demais cadastros ou configurações no sistema, nesse caso desative a subfunção por meio da opção Alterando uma subfunção.


Como realizar o registro de Engenheiros e Técnicos de segurança?

Nesta opção são registrados os Engenheiros e Técnicos de Segurança responsáveis pelo PPRA. Todos os dados registrados no módulo PPRA estarão disponíveis também para utilização no módulo PCMSO.

As informações registradas nessa etapa servirão como base para o documento de PPP, preenchendo automaticamente o campo Responsável pelos registros ambientais.


  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Após isso, clique em Eng./Tec. Responsáveis.
  5. Em seguida é exibida a tela de visualização, inclusão e alterações de Engenheiro ou Técnico de Segurança responsável pela empresa.
  6. Clique em Novo.
  7. Nos campos Data Inicial e Data Final preencha o período em que o Eng./Tec. de segurança será responsável pelo PPRA da empresa selecionada.
  8. No campo Responsável selecione o profissional responsável.
  9. Os campos Registro e NIT (número de inscrição do trabalhador) serão automaticamente preenchidos a partir da seleção do profissional.
  10. Clique em Gravar.

Como alterar um Engenheiro ou Técnico de Segurança responsável pela empresa?

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Clique em Alterar Configurações para que seja possível realizar inclusões e edições no Mapa de Implantação.
  5. Após isso, clique em Eng./Tec. Responsáveis.
  6. Em seguida é exibida a tela de visualização, inclusão e alterações de Engenheiro ou Técnico de Segurança responsável pela empresa.
  7. Clique em Alterar.
  8. Altere as informações necessárias, caso seja alterado o Responsável, o campo Justificativa deve ser preenchido obrigatoriamente.
  9. Clique em Gravar.

Como apagar um Engenheiro ou Técnico de Segurança responsável pela empresa

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e uma Versão de mapa.
  2. Em seguida é exibida a tela do Mapa de Implantação
  3. Clique em Alterar Configurações para que seja possível realizar inclusões e edições no Mapa de Implantação.
  4. Após isso, clique em Eng./Tec. Responsáveis.
  5. Em seguida é exibida a tela de visualização, inclusão e alterações de Engenheiro ou Técnico de Segurança responsável pela empresa.
  6. Clique em Apagar. O campo Justificativa deve ser preenchido obrigatoriamente.
  7. Clique em Sim e o responsável será apagado.

 Como incluir um Agente no Mapa de Risco da Empresa?

Nesta opção são definidos os Agentes de Risco presentes na empresa selecionada. Todas as informações registradas nesta opção estarão também disponíveis para sua utilização no módulo PCMSO.
Inicialmente serão apresentadas as instruções para inclusão no Mapa de Agentes, de um agente de risco já cadastrado no sistema via a opção: Cadastros Gerais/Agentes. E, em seguida, a inclusão de um novo agente de risco no sistema, via Mapa de Agentes. 

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Clique em Alterar Configurações para que seja possível realizar inclusões e edições no Mapa de Implantação.
  5. Após isso, clique em Agentes da Empresa.
  6. Será exibida o mapa de agentes da empresa. É a partir dessa tela, que você deverá inserir os agentes que foram encontrados dentro do ambiente de trabalho da empresa a qual o PPRA está sendo elaborado.
  7. Clique em Alterar agentes.
  8. Selecione o grupo o qual o agente de risco que será inserido no mapa de agentes da empresa pertence, são eles:
  • Químicos.
  • Biológicos.
  • Ergonômicos.
  • Acidentes.

         9. Ao selecionar o grupo são exibidos os agentes já cadastrados no sistema.

         10. Marque a caixa de seleção do agente desejado e clique em Fechar.

         11. Será exibida a tela do Mapa de Agentes com o agente selecionado.

         12. É possível também incluir um novo agente (ainda não cadastrado no sistema), diretamente via mapa de agentes, para isso no mapa de agentes da empresa, clique em Novo.

         13. Será exibida a tela de inclusão de agentes.

         14. Clique em novo, novamente.

         15. Preencha as informações do agente, conforme as instruções do tópico 3.6 Cadastro de agentes de risco.

         16. Clique em Gravar.


Como alterar um Agente no Mapa de Risco da Empresa?

Para alterações de informações sobre os agentes de risco (Descrição, nome do Agente, Tipo etc.), utilize o seguinte caminho: Cadastros/Agentes. Para maiores informações consulte a opção 3.6 Cadastro de agentes de risco.

Como apagar um Agente no Mapa de Risco da Empresa?

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Clique em Alterar Configurações para que seja possível realizar inclusões e edições no Mapa de Implantação.
  5. Após isso, clique em Agentes da Empresa.
  6. Será exibida a tela para seleção do agente de risco e seu grupo.
  7. Selecione o grupo o qual o agente de risco que excluído do mapa de agentes da empresa pertence.
  8. Ao selecionar o grupo são exibidos os agentes já cadastrados no sistema.
  9. Desmarque a caixa de seleção do agente desejado e clique em Fechar.

Como incluir uma Fonte Geradora no Mapa de Risco da Empresa?

Nesta opção são definidas as fontes geradoras de risco que estão contempladas no PPRA da empresa selecionada.
Veremos abaixo duas opções de inserção de fontes geradoras de risco no mapa de implantação do PPRA da empresa desejada. A primeira delas é a inclusão de uma fonte geradora já cadastrada no sistema, na opção: Cadastros/Fontes Geradoras, e em seguida, a inclusão de uma nova fonte geradora diretamente no Mapa de Implantação. 

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa e a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Após isso, clique em Fontes Geradoras.
  5. Será exibida a tela de inclusão, alteração e visualização de fontes geradoras.
  6. Clique em Novo.
  7. Realize a busca da fonte geradora pela sua descrição, ou apenas clique em Buscar, para que todas as fontes sejam exibidas.
  8. Marque a caixa de seleção da fonte desejada e clique em Incluir.
  9. É possível também incluir uma nova fonte geradora (ainda não cadastrado no sistema), diretamente via mapa de implantação, para isso na tela de inclusão de fontes geradoras, clique em Novo.
  10. Será exibida a tela de busca de fontes geradoras.
  11. Clique em novo, novamente.
  12. Preencha as informações da fonte, conforme as instruções do tópico 3.5 Cadastro de fontes geradoras.
  13. Clique em Gravar.


Como alterar uma Fonte Geradora no Mapa de Risco da Empresa?

Para alterações da descrição da fonte geradora, utilize o seguinte caminho: Cadastros/Fontes Geradoras. Para maiores informações consulte a opção 3.5 Cadastro de fontes geradoras.


Como apagar uma Fonte Geradora no Mapa de Risco da Empresa?

  1. Na tela inicial do sistema selecione uma Empresa a Versão de mapa será preenchida.
  2. O menu Mapa de Implantação é habilitado.
  3. Clique no menu Mapa de Implantação.
  4. Após isso, clique em Fontes Geradoras.
  5. Será exibida a tela para seleção das fontes geradoras cadastradas.
  6. Clique sobre a fonte que se deseja excluir do mapa de implantação e, em seguida, em Apagar.







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