Árvore de páginas

O laudo geral é calculado em função dos laudos dos laboratórios. O laudo é reprovado quando um laboratório estiver com laudo reprovado. O mesmo ocorre para aprovação condicional. Se todos são aprovados, o laudo final também é aprovado.

O parâmetro MV_QELAUEN define se o laudo pode ou não ser digitado pelo usuário. Caso seu conteúdo seja "N", o laudo não será digitado, devendo ser aceito o laudo definido pelo sistema. Caso seja "S", o usuário poderá alterar a sugestão de laudo obtida pelo sistema.

O parâmetro MV_QATULGE indica se o Laudo Geral será realizado a partir das Baixas do CQ.

O sistema permite o controle de Sugestão Automática dos Laudos referentes a laboratórios e entradas, para que o mesmo seja analisado novamente, após alteração manual. Caso não seja necessário que o laudo informado seja analisado e sugerido, de acordo com coleta de Resultados, o parâmetro MV_QSUGLAU deve ser configurado como "N". Neste caso as alterações dos laudos realizadas permanecerão inalteradas.

O sistema disponibiliza um filtro para exibição das Entradas Inspecionadas e/ou a Inspecionar, para que as perguntas sejam exibidas antes do acesso a Resultados, sendo necessário alterar conteúdo do parâmetro MV_QFILENT para "S".

O parâmetro MV_QINTQNC deve ser configurado como "S" quando houver integração com o Ambiente Controle de Não-conformidades, que realizará o tratamento das não-conformidades encontradas. Essa integração permite que o sistema atualize o campo "Descrição Detalhada" (QI2_DDETA) com a crônica da não-conformidade gerada na medição realizada no ambiente Inspeção de Entrada, facilitando o gerenciamento da Ficha de Não-conformidade e atualizando, também, os nomes de cliente e fornecedor.

Dica:

Dessa forma, para visualizar esta integração, deve-se incluir medições com não-conformidades encontradas, preenchidos os dados necessários e gerado o Laudo Geral. Com a atualização da Ficha de Não-conformidade verifica-se a integração.


Pode-se digitar/sugerir o laudo final da entrada se for liberado o acesso ao usuário logado: no Ambiente Configurador, selecione a opção "Usuário", em seguida "Detalhes", e então "Acesso": Def. Laudo Final Entrada.

Ainda, para que a pasta "Baixa do C.Q." seja acessada quando as movimentações realizadas assim permitirem, esta somente será liberada após informar o Laudo Geral, e desde que haja integração com os módulos de materiais, a prioridade para definição da quantidade aprovada e/ou reprovada no Laudo Geral, será sempre a partir desta pasta de Baixa do C.Q. Caso as quantidades informadas nos campos "Tam. Lote" e "Qtde. Rej.", que representam quantidade aprovada e reprovada respectivamente, sejam diferentes, serão calculadas e sugeridas nesta pasta, Laudo Geral. Assim, o laudo será ajustado conforme as baixas realizadas no C.Q., para que o laudo não fique diferente.


Procedimentos

Para definir o laudo geral de entrada:

  1. Na tela de Resultados, clique na pasta "Laudo Geral".
  2. Preencha os campos conforme orientação dos helps de campo, com atenção especial aos seguintes campos.
  • Laudo

Selecione o tipo de laudo a ser atribuído aos ensaios deste laboratório, que pode variar entre:

A - Aprovado sem Restrições

B - Aceito com Desvios Simples

C - Aceito com Desvios Graves

D - Com Seleção de Fornecedores

E - Rejeitado Totalmente

U - Liberação Urgente

Nesse momento são digitadas todas as informações do laudo geral da entrada da mesma forma que a tela de laboratório, porém as informações são genéricas à entrada, por exemplo Data de Entrada no Laboratório, significa a data da entrada da primeira amostra no laboratório. O sistema assumirá sempre a menor data e hora.

Importante:

Ao acessar Resultados, cada ensaio apresentado no browse está classificado por uma cor distinta, que determina o status do laudo dos ensaios, conforme legenda.


  • Tamanho do Lote

Este campo informa a quantidade total do lote, e sempre é sugerido com a soma das liberações e/ou rejeições do C.Q., para que não haja divergência no cálculo dos índices, caso este seja gerado sem que o material esteja totalmente liberado e/ou seja rejeitado.

  • Quantidade Rejeitada

Este campo apresenta a quantidade reprovada segundo informação das medições, e está relacionada com a pasta Baixa do C.Q., conforme valor informado.

  • Data Validade

Este campo informa a data de validade do lote para entradas inspecionadas e somente para material que possua controle de rastreabilidade por lote ou lote+sublote.

Após a confirmação dos resultados, quando houver liberação/rejeição de materiais no C.Q., caso a data de validade informada seja maior que a definida para o lote, esta será alterada nas requisições do lote inspecionado e serão ajustados os empenhos referentes aos saldos por lote. Por isso, não é necessário que a data de validade do lote seja alterada em Manutenção de Lotes, disponível nos Ambientes Estoque/Custos e PCP.

Importante:

Quando houver integração do ambiente "Inspeção de Entradas" com os ambientes "Compras" e/ou "Estoque/Custos" a data de validade do lote será considerada conforme o conteúdo informado no parâmetro MV_QVALLOT, seguindo as seguintes condições:

·    Conteúdo  = 1

O sistema manterá a validade do lote informado no documento de entrada do ambiente de Estoque, alterando a data de validade do lote do ambiente Inspeção de Entrada.

·    Conteúdo = 2

O sistema assumirá a validade do lote informada no resultado da inspeção de entrada, alterando a validade do ambiente de Estoque.

·    Conteúdo = 3

O sistema assumirá a maior validade para o lote, considerando a validade do lote informado no documento de entrada do ambiente de Estoque e o informado no resultado da inspeção de entrada, sendo que as informações dos campos também serão alteradas de acordo com a validade assumida pelo sistema.

  • Justificativa Laudo

Se o tipo de laudo informado for diferente de "A" - Aprovado sem Restrições, a justificativa do laudo é de preenchimento obrigatório.

  • Quantidade Destruída

Este campo informa a quantidade destruída, proporcional ao tamanho do lote, conforme percentual definido no Cadastro de Especificações do Produto. Esta quantidade pode ser alterada pelo usuário responsável pelo laudo, desde que esta não ultrapasse a quantidade aprovada, calculada subtraindo-se a quantidade rejeitada.

Importante

Por padrão, o campo Quantidade Destruída não é apresentado na rotina de Resultados. Caso desejar utilizá-lo, é necessário habilitar as opções Browse e Usado dos campos QE6_PEDEST - Porc.Destrut e QEL_QTDEST - Qt Destruída no SIGACFG, opção Dicionário de dados.

Após habilitar a exibição destes campos, será apresentado o campo QE6_PEDEST - Porc.Destrut na rotina de Especificação do Produto - QIEA010 onde deve ser preenchido o percentual do lote que será destruído durante a coleta dos valores das amostras. 

Já na rotina de Resultados - QIEA215, nas abas Laudo do Laboratório e Laudo Geral, será apresentado o campo QEL_QTDEST- Qtd Destruida, onde o sistema já sugere a quantidade destruída, de acordo com o percentual informado na Especificação do Produto. No entanto, esta quantidade é apenas informativa, não existe nenhuma tratativa para movimentação da quantidade destruída para um armazém de estoque específico.


  • Histórico

Informe uma crônica sobre o laudo geral em cadastro. Este campo é em formato "Memo" e armazena textos longos, sendo gravado na confirmação do laudo.
3.  Quando os ensaios não possuem medições registradas nos laudos sugeridos ou informados, mediante a configuração do parâmetro MV_QENSMED como "T" (true = verdadeiro), o sistema apresenta uma tela informando estes ensaios sem medição.

Os ensaios em regime de skip-teste com situação = "CER" não são exibidos, pois estes devem, obrigatoriamente, ser informados.

Ainda, caso o ensaio seja realizado como Liberação Urgente, esta tela também não é exibida.
4. Informado o laudo geral, confira os dados e confirme.
5. Ao confirmar, o sistema apresenta na finalização da rotina, uma pequena janela, onde deve ser selecionado a necessidade de impressão de determinados itens, conforme o ensaio e laudo do resultado, podendo variar entre:

  • Etiqueta de Laudo
  • Notificação de Não-conformidade
  • Texto da próxima entrada
  • Etiqueta de laudo



 Dica:

Dessa forma, para visualizar esta integração, deve-se incluir medições com não-conformidades encontradas, preenchidos os dados necessários e gerado o Laudo Geral. Com a atualização da Ficha de Não-conformidade verifica-se a integração.


 

Pode-se digitar/sugerir o laudo final da entrada se for liberado o acesso ao usuário logado: no Ambiente Configurador, selecione a opção \"Usuário\", em seguida \"Detalhes\", e então \"Acesso\": Def. Laudo Final Entrada.

Ainda, para que a pasta \"Baixa do C.Q.\" seja acessada quando as movimentações realizadas assim permitirem, esta somente será liberada após informar o Laudo Geral, e desde que haja integração com os módulos de materiais, a prioridade para definição da quantidade aprovada e/ou reprovada no Laudo Geral, será sempre a partir desta pasta de Baixa do C.Q. Caso as quantidades informadas nos campos \"Tam. Lote\" e \"Qtde. Rej.\", que representam quantidade aprovada e reprovada respectivamente, sejam diferentes, serão calculadas e sugeridas nesta pasta, Laudo Geral. Assim, o laudo será ajustado conforme as baixas realizadas no C.Q., para que o laudo não fique diferente.


Importante: 
  
O Laudo Geral deve ser informado antes do Laudo de Laboratório Físico.


Procedimentos

Para definir o laudo geral de entrada:


1.Na tela de Resultados, clique na pasta \"Laudo Geral\".



2.Preencha os campos conforme orientação dos helps de campo, com atenção especial aos seguintes campos.



Laudo


Selecione o tipo de laudo a ser atribuído aos ensaios deste laboratório, que pode variar entre:

A - Aprovado sem Restrições

B - Aceito com Desvios Simples

C - Aceito com Desvios Graves

D - Com Seleção de Fornecedores

E - Rejeitado Totalmente

U - Liberação Urgente

Nesse momento são digitadas todas as informações do laudo geral da entrada da mesma forma que a tela de laboratório, porém as informações são genéricas à entrada, por exemplo Data de Entrada no Laboratório, significa a data da entrada da primeira amostra no laboratório. O sistema assumirá sempre a menor data e hora.


Importante:

Ao acessar Resultados, cada ensaio apresentado no browse está classificado por uma cor distinta, que determina o status do laudo dos ensaios, conforme legenda.


 


Tamanho do Lote


Este campo informa a quantidade total do lote, e sempre é sugerido com a soma das liberações e/ou rejeições do C.Q., para que não haja divergência no cálculo dos índices, caso este seja gerado sem que o material esteja totalmente liberado e/ou seja rejeitado.


Quantidade Rejeitada


Este campo apresenta a quantidade reprovada segundo informação das medições, e está relacionada com a pasta Baixa do C.Q., conforme valor informado.


Data Validade


Este campo informa a data de validade do lote para entradas inspecionadas e somente para material que possua controle de rastreabilidade por lote ou lote+sublote.

Após a confirmação dos resultados, quando houver liberação/rejeição de materiais no C.Q., caso a data de validade informada seja maior que a definida para o lote, esta será alterada nas requisições do lote inspecionado e serão ajustados os empenhos referentes aos saldos por lote. Por isso, não é necessário que a data de validade do lote seja alterada em Manutenção de Lotes, disponível nos Ambientes Estoque/Custos e PCP.


Importante:

Quando houver integração do ambiente \"Inspeção de Entradas\" com os ambientes \"Compras\" e/ou \"Estoque/Custos\" a data de validade do lote será considerada conforme o conteúdo informado no parâmetro MV_QVALLOT, seguindo as seguintes condições:


Conteúdo  = 1


O sistema manterá a validade do lote informado no documento de entrada do ambiente de Estoque, alterando a data de validade do lote do ambiente Inspeção de Entrada.


Conteúdo = 2


O sistema assumirá a validade do lote informada no resultado da inspeção de entrada, alterando a validade do ambiente de Estoque.


Conteúdo = 3


O sistema assumirá a maior validade para o lote, considerando a validade do lote informado no documento de entrada do ambiente de Estoque e o informado no resultado da inspeção de entrada, sendo que as informações dos campos também serão alteradas de acordo com a validade assumida pelo sistema.



Justificativa Laudo


Se o tipo de laudo informado for diferente de \"A\" - Aprovado sem Restrições, a justificativa do laudo é de preenchimento obrigatório.


Quantidade Destruída


Este campo informa a quantidade destruída, proporcional ao tamanho do lote, conforme percentual definido no Cadastro de Especificações do Produto. Esta quantidade pode ser alterada pelo usuário responsável pelo laudo, desde que esta não ultrapasse a quantidade aprovada,  calculada subtraindo-se a quantidade rejeitada.

No caso de alteração de Laudo, o tratamento permanece o mesmo. As quantidades: Aprovada, Rejeitada e Destruída são estornadas, em seguida é realizada uma nova liberação, de acordo com as novas quantidades informadas. Este tratamento é aplicável a materiais que possuem movimentos de estoques, e tratamento de inspeção no Ambiente de Inspeção de Entradas, caso contrário, são apenas de efeito informativo no sistema.


Histórico


Informe uma crônica sobre o laudo geral em cadastro. Este campo é em formato \"Memo\" e armazena textos longos, sendo gravado na confirmação do laudo.


3.Quando os ensaios não possuem medições registradas nos laudos sugeridos ou informados, mediante a configuração do parâmetro MV_QENSMED como \"T\" (true = verdadeiro), o sistema apresenta uma tela informando estes ensaios sem medição.


Os ensaios em regime de skip-teste com situação = \"CER\" não são exibidos, pois estes devem, obrigatoriamente, ser informados.

Ainda, caso o ensaio seja realizado como Liberação Urgente, esta tela também não é exibida.


4.Informado o laudo geral, confira os dados e confirme.



5.Ao confirmar, o sistema apresenta na finalização da rotina, uma pequena janela, onde deve ser selecionado a necessidade de impressão de determinados itens, conforme o ensaio e laudo do resultado, podendo variar entre:



Etiqueta de Laudo



Notificação de Não-conformidade



Texto da próxima entrada



Etiqueta de laudo