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Averbação Eletrônica

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

Gestão de Transportes - SIGATMS

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

TMSAVBe

Funções da Averbação Eletrônica

TMSA295

Cadastro de Seguradoras

WsAvbeAtemFunções de Integração WebService AT&M

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

TMSA190

Emissão do Manifesto

SPEDNFE

Monitor CT-e
MDFSEFAZ3Geração do XML do MDF-e 3.0

Cadastros Iniciais:

Cadastro de Seguradoras

Parâmetro(s):

MV_FORSEG

Tickets relacionados

1303264

Issue (informe o requisito relacionado):

MLOG-3385

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

DL5 - Averbação Eletrônica

DL6 - Cadastro de Seguradoras

Sistema(s) Operacional(is):

Todos


Descrição

Desenvolvida a integração com a AT&M, a qual permite realizar a averbação eletrônica.

Também foi alterada a geração do XML do MDF-e para que sejam exportados os dados obtidos da averbação eletrônica, nas tags referentes ao seguro.

Os detalhes da rotina estão descritos no final desta página, no tópico Procedimento Para Utilização.


Importante!

Antes de executar o compatibilizador informe o TMSP11R1 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.


Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.


Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!


  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, no campo Programa Inicial digite TMSP11R1.  
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa TMS11R221.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.


Atualizações do Compatibilizador

  1. Criação de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:

Pergunte

Validação Ctes sem averbação

Nome

TMA190D

Grupo

TMA190D

Ordem

01

Tipo

C

Tamanho

1


2.    Criação de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

DL5

Averbação eletrônica

C

S

DL6

Cadastro de Seguradoras

C

S


3.  Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela DL5 - Averbação eletrônica:

Campo

DL5_FILIAL

Tipo

C

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial do Sistema

Nível

1

Usado

Não

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Filial do Sistema

Campo

DL5_FILDOC

Tipo

C

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

@!

Título

Fil.Docto.

Descrição

Filial do Documento

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Filial do Documento

Campo

DL5_DOC

Tipo

C

Tamanho

9

Decimal

0

Formato

@!

Título

No.Docto.

Descrição

Numero do Documento

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Número do Documento

Campo

DL5_SERIE

Tipo

C

Tamanho

3

Decimal

0

Formato

@!

Título

Serie Docto.

Descrição

Serie do Documento

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Série do Documento

Campo

DL5_CODSEG

Tipo

C

Tamanho

3

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cod. Seg.

Descrição

Código da Seguradora

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Código da Seguradora

Campo

DL5_SEQ

Tipo

C

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

@!

Título

Sequencia

Descrição

Número de sequência

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Não

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Número de sequência

Campo

DL5_DATEMI

Tipo

D

Tamanho

8

Decimal

0

Formato


Título

Data Emissao

Descrição

Data de Emissão          

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Data de Emissão do documento

Campo

DL5_HOREMI

Tipo

C

Tamanho

4

Decimal

0

Formato

@R 99:99                                     

Título

Hora Emissao

Descrição

Hora de Emissão

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Hora de emissão do documento

Campo

DL5_STATUS

Tipo

C

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!                                           

Título

Status

Descrição

Status da averbação      

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

0=Aguard. Averb.;1=Falha Comunic.;2=Averb.;3=Recus.;4=Aguard. Can.;5=Falha Comunic. can.;6=Can.;7=Can. Recus.;8=Can. Ant. Averb.

When


Relação


Val. Sistema


Help

Status da averbação:

0=Aguardando Averbação
1=Falha de comunicação com o WebService
2=Averbado
3=Recusado
4=Aguardando Cancelamento da averbação
5=Falha de comunicação do cancelamento da averbação
6=Averbação cancelada
7=Cancelamento da averbação recusado
8=Documento cancelado antes da averbação

Campo

DL5_DATAVB

Tipo

D

Tamanho

8

Decimal

0

Formato


Título

Data Averb.

Descrição

Data da Averbação

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Data da Averbação

Campo

DL5_HORAVB

Tipo

C

Tamanho

4

Decimal

0

Formato

@R 99:99

Título

Hora Averb.

Descrição

Hora da Averbação

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Hora da Averbação

Campo

DL5_PROTOC

Tipo

C

Tamanho

50

Decimal

0

Formato

@!

Título

Protocolo

Descrição

Número do protocolo

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Número do protocolo

Campo

DL5_NUMAVB

Tipo

C

Tamanho

50

Decimal

0

Formato

@!

Título

Nr. Averb.

Descrição

Número da averbação

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Número da averbação

Campo

DL5_CNPJSE

Tipo

C

Tamanho

14

Decimal

0

Formato

@R 99.999.999/9999-99

Título

CNPJ Segur.

Descrição

CNPJ da seguradora

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

CNPJ da seguradora

Campo

DL5_NOMESE

Tipo

C

Tamanho

40

Decimal

0

Formato

@!

Título

Nome Segur.

Descrição

Nome da seguradora

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Nome da seguradora

Campo

DL5_NUMAPO

Tipo

C

Tamanho

40

Decimal

0

Formato

@!

Título

Nr. Apolice

Descrição

Numero da apólice

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Numero da apólice

Campo

DL5_RAMO

Tipo

C

Tamanho

15

Decimal

0

Formato

@!

Título

Ramo Averb.

Descrição

Ramo averbado

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Ramo averbado:

21 – TN
32 – RCTRC/VI
38 – RCTFC
52 – RCTAC
54 – RCTRC
55 – RCFDC
56 – RCAC
95 – RCT – AMB
96 – TR – AMB                                        

Campo

DL5_VALAVB

Tipo

N

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Valor Averb.

Descrição

Valor averbado

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Valor averbado                           

Campo

DL5_TPDDR

Tipo

C

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Tipo DDR

Descrição

Tipo da DDR

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

1=Parcial;2=Com participacao;3=DDR estipulada;4=Averbacao por estipulacao

When


Relação


Val. Sistema


Help

Tipo da DDR:

1- Parcial
2- Com participação
3- DDR estipulada
4- Averbação por estipulação

Campo

DL5_TPMOV

Tipo

C

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Tipo Mov.

Descrição

Tipo de movimento da averbação

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

1=Normal;2=Cancelado;3=Cortesia;4=Resp. de Terceiros;5=CTe complementar

When


Relação


Val. Sistema


Help

Tipo de movimento da averbação:
1 – Normal
2 – Cancelado
3 – Cortesia
4 – Resp. de Terceiros
5 – CTe complementar

Campo

DL5_MSERRO

Tipo

C

Tamanho

255

Decimal

0

Formato

@!

Título

Msg. Erro

Descrição

Mensagem de erro

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Mensagem de erro na averbação


  • Tabela DL6 - Cadastro de Seguradoras:

Campo

DL6_FILIAL

Tipo

C

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial do Sistema

Nível

1

Usado

Não

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Filial do Sistema

Campo

DL6_CODSEG

Tipo

C

Tamanho

3

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cod. Seg.

Descrição

Código da Seguradora

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Opções


When


Relação

GetSxeNum("DL6","DL6_CODSEG")

Val. Sistema


Help

Código da Seguradora

Campo

DL6_CODFOR

Tipo

C

Tamanho

6

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cod. Fornec.

Descrição

Código do Fornecedor

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Opções


When


Relação


Val. Sistema

ExistCpo("SA2",M->DL6_CODFOR)

Help

Código do Fornecedor

Campo

DL6_LOJFOR

Tipo

C

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

@!

Título

Loja Fornec.

Descrição

Loja do Fornecedor

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Opções


When


Relação


Val. Sistema

ExistCpo("SA2",M->DL6_CODFOR+M->DL6_LOJFOR)

Help

Loja do Fornecedor

Campo

DL6_NOMFOR

Tipo

C

Tamanho

40

Decimal

0

Formato

@!

Título

Nome Fornec.

Descrição

Nome Fornecedor

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções


When


Relação

Iif(Inclui,"",Posicione("SA2",1,xFilial("SA2")+DL6->DL6_CODFOR+DL6->DL6_LOJFOR,"A2_NOME"))

Val. Sistema


Help

Loja do Fornecedor

Campo

DL6_LOGIN

Tipo

C

Tamanho

30

Decimal

0

Formato


Título

Login Averb.

Descrição

Login averb. eletrônica

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Login averb. eletrônica

Campo

DL6_SENHA

Tipo

C

Tamanho

30

Decimal

0

Formato

@*

Título

Senha Averb.

Descrição

Senha averb. eletrônica

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Senha averb. eletrônica

Campo

DL6_CODEMP

Tipo

C

Tamanho

30

Decimal

0

Formato


Título

Cod. Emp.

Descrição

Cód. Emp. sistema averb.

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Código da Empresa no sistema de averbação.

Campo

DL6_ENDSOA

Tipo

C

Tamanho

100

Decimal

0

Formato


Título

End. SOAP

Descrição

Endereço SOAP Int. WSDL

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Endereço SOAP da Integração com o WebService do sistema de averbação

Campo

DL6_TIPDOC

Tipo

C

Tamanho

40

Decimal

0

Formato

@!

Título

Tipos Docs.

Descrição

Tipos de documentos Avb.

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções


When


Relação

"*"

Val. Sistema


Help

Tipos de documentos que devem ser averbados

  • Tabela DV6 - Averbação de Clientes:

Campo

DV6_AVBE

Tipo

C

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Averb. Elet.

Descrição

Util. Reg. na Aver. Elet.

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

1=Sim;2=Nao

When


Relação


Val. Sistema

Pertence("12")

Help

Indica se o registro deve ser considerado para fins de Averbação eletrônica. Caso esteja marcado como 1-Sim, a averbação do conhecimento será realizada via seguradora do cliente. Caso 2-Não, será realizada via seguradora da transportadora. (MV_FORSEG)

Importante!

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar de acordo com o ambiente em uso.


4.  Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:

Índice

DL5

Ordem

1

Chave

DL5_FILIAL+DL5_FILDOC+DL5_DOC+DL5_SERIE

Descrição

Fil.Docto.+No.Docto.+Serie Docto.

Proprietário

S

Índice

DL5

Ordem

2

Chave

DL5_FILIAL+DL5_FILDOC+DL5_DOC+DL5_SERIE+DL5_CODSEG

Descrição

Fil.Docto.+No.Docto.+Serie Docto.+Cod. Seg.

Proprietário

S

Índice

DL5

Ordem

3

Chave

DL5_FILIAL+DL5_STATUS

Descrição

STATUS

Proprietário

S

Índice

DL6

Ordem

1

Chave

DL6_FILIAL+DL6_CODSEG

Descrição

Cod. Seg.

Proprietário

S

Índice

DL6

Ordem

2

Chave

DL6_FILIAL+DL6_CODFOR+DL6_LOJFOR

Descrição

Cod. Fornec.+Loja Fornec.

Proprietário

S


5.  Criação de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

  • Tabela DL6 – Cadastro de Seguradoras:

Campo

DL6_CODFOR

Sequência

001

Campo Domínio

DL6_NOMFOR

Tipo

P

Regra

SA2->A2_NOME

Posiciona?

S

Chave

xFilial()+M->DL6_CODFOR+M->DL6_LOJFOR

Condição


Proprietário

S

Campo

DL6_LOJFOR

Sequência

001

Campo Domínio

DL6_NOMFOR

Tipo

P

Regra

SA2->A2_NOME

Posiciona?

S

Chave

xFilial()+M->DL6_CODFOR+M->DL6_LOJFOR

Condição


Proprietário

S


Procedimento para Configuração

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017)
  2. Configure o parâmetro a seguir:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_FORSEG

Tipo:

C

Cont. Por.:


Descrição:

Define o código do Fornecedor / Loja da seguradora utilizada pela transportadora.

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013)
  2. Informe a nova opção de menu do SIGATMS, conforme instruções a seguir:

Menu

Atualizações

Submenu

Seguro

Nome da Rotina

Seguradoras

Programa

TMSA295

Módulo

TMS - Gestão de Transportes

Tipo

Função Protheus


Procedimento para Utilização

É aconselhável executar a rotina primeiramente em ambiente de homologação.

É necessário executar o update TMS11R221 para criar as tabelas DL5 (Averbação Eletrônica) e DL6 (Seguradoras).

  1. No Cadastro de Fornecedores, cadastre a seguradora informada no parâmetro MV_FORSEG. Na pasta TMS, deve ser preenchido o número da apólice.
  2. Caso algum cliente seja responsável pelo seguro, deve ser cadastrada também a seguradora utilizada pelo cliente.
    Para tal, em Atualizações / Seguro / Averbação Cliente (TMSA650), devem ser informados os clientes que são responsáveis pelo seguro. Devem ser preenchidos a seguradora, número da apólice e o campo Averb. Elet. (O campo Averb. Elet. indica se o registro deve ser considerado para fins de Averbação eletrônica. Caso esteja marcado como 1-Sim ou não esteja preenchido, a averbação do conhecimento será realizada via seguradora do cliente. Caso esteja marcado como 2-Não, será realizada via seguradora da transportadora (MV_FORSEG) ).
  3. Em Atualizações / Seguro / Seguradoras (TMSA295) (Menu novo), deve ser cadastrada a seguradora utilizada pela transportadora, bem como as seguradoras dos clientes que são responsáveis pela geração do seguro.
    3.1 Também devem ser informados os tipos de documentos a serem averbados.
    Para tal, na inclusão ou alteração da seguradora, clique em Outras Ações e selecione a opção Docs. Averbados e marque os tipos de documentos. 
    Observação: Para realizar a averbação é necessário o XML do CT-e aprovado pela SEFAZ. Portanto, mesmo que o tipo do documento esteja marcado para averbação, ele só será averbado caso exista um CT-e válido.
    3.2 Devem ser preenchidos os dados para integração com a AT&M (Login, senha, código da empresa e endereço SOAP).
    Observação: Para testes em ambiente de homologação, deve ser informado o endereço SOAP do ambiente de testes da AT&M.

    Importante!

    Não existe parâmetro para iniciar a averbação eletrônica. A chave para iniciar a averbação é cadastrar a seguradora informada no parâmetro MV_FORSEG no cadastro de seguradoras. Assim que a seguradora estiver cadastrada, todos os novos CT-es aprovados pela SEFAZ, serão gravados na tabela DL5 (Averbação eletrônica) com o status: Aguardando averbação.

    Os CT-es aprovados anteriormente não serão averbados.

  4.  Gerar conhecimento e transmitir para a SEFAZ. No momento da aprovação do CT-e, o sistema irá gravar um registro na tabela DL5, com o status 0-Aguardando averbação

  5. Caso seja aprovado um cancelamento de CT-e, o sistema irá alterar o Status do CT-e na tabela DL5 para 4-Aguardando cancelamento caso o conhecimento já tenha sido averbado anteriormente, ou 8-Cancelamento realizado antes da averbação caso o CT-e ainda não esteja averbado.
  6. No módulo SIGACFG / Ambiente / Schedule / Schedule, cadastrar um agendamento para a rotina TMSAVBE, definindo a frequência de tempo que a averbação eletrônica deve ser executada. É necessário cadastrar o agendamento apenas para uma Fillial (Os conhecimentos de todas as filiais serão averbados na execução do agendamento, independente da filial configurada).
  7. Após a execução da Schedule, conferir se os conhecimentos foram averbados.
    Observação: Em breve será liberado o monitor para consultar o status da averbação, mas enquanto isso, a consulta pode ser realizada via comando SQL na tabela DL5.
  8. O campo Status da Averbação (DL5_STATUS), indica a situação atual da averbação (0=Aguardando Averbação, 1=Falha de comunicação com o WebService, 2=Averbado, 3=Recusado, 4=Aguardando Cancelamento da averbação, 5=Falha de comunicação do cancelamento da averbação, 6=Averbação cancelada, 7=Cancelamento da averbação recusado, 8=Documento cancelado antes da averbação).
  9. O campo Mensagem de Erro (DL5_MSERRO) armazena o código e mensagem de erro, caso a AT&M recuse o CT-e.
  10. Para identificar se o conhecimento foi averbado tendo o cliente como responsável pelo seguro, verificar se o campo Tipo de Movimento da Averbação (DL5_TPMOV) está com o valor "4". (1=Normal, 2=Cancelado, 3=Cortesia, 4=Resp. de Terceiros, 5=CTe complementar).
  11. Caso o STATUS dos conhecimentos não mudem após a execução da Schedule, verificar no console.log se está ocorrendo alguma inconsistência quando o sistema tenta se conectar com o WebService da AT&M.
  12. Acessar a rotina Manifesto (TMSA190) e acionar a tecla F12 para configurar como devem ser tratados os conhecimentos sem averbação na geração do manifesto, opções:
    a) Apenas avisar.
    b) Bloquear emissão do Manifesto.
    c) Nenhuma ação.
  13. Gerar o manifesto e transmitir para a SEFAZ.
  14. Abrir o XML do manifesto para conferir as informações referentes ao seguro de carga.
  • Se o conhecimento foi averbado com sucesso, os dados enviados pela AT&M serão exportados no MDF-e (Seguradora, Apólice, Número da Averbação). 
  • Caso tenha ocorrido alguma inconsistência na averbação ou o conhecimento ainda não tenha sido averbado, será exportado o número de apólice vinculado a seguradora e o número de averbação 99999, conforme previsto na nota técnica 2017/002 do MDF-e.
  • Caso o conhecimento não exista na tabela DL5 (Averbação Eletrônica), o seguro será tratado como anteriormente.