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CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL

Essa rotina permite efetuar o pré-cadastro documental de entrada, realizando a definição dos itens que poderão dar entrada no recinto alfandegado por meio do Packing List ou o Transit Time (Marítimo).

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Cadastrar um Novo Lote

  1. Na tela Pré-cadastro de Informações Documentais, acesse a aba Lote.
  2. Clique em Novo.
  3. Em seguida será exibida a tela de pesquisa e verificação do Conhecimento.
  4. Informe o Conhecimento e a Data Conhecimento.
  5. Clique em Pesquisar.
  6. Caso o Conhecimento já exista no Sistema e esteja relacionado a outro documento de entrada, ele poderá ser registrado novamente.
  7. Caso o Conhecimento não seja localizado, o Sistema apresentará uma mensagem solicitando que seja informada a data do Conhecimento antes de gerar o novo lote.
  8. O Código de Identificação de Carga (NIC) é a chave única necessária para registrar a carga no SISCOMEX.
  9. Para isso, informe os campos Conhecimento, Data ConhecimentoPaís Origem.
  10. Se for um BL (Bill of Landing), informe os campos Armador, Navio, Porto Origem e Porto Destino para gerar o NIC identificador de carga marítima.
  11. Para confirmar a operação, clique em OK.
  12. Neste momento, o Sistema questionará se os itens do lote deverão ser cadastrados.
  13. Clique em OK, para confirmar a operação.

Alterar as Informações do Lote

  1. Na tela Pré-cadastro de Informações Documentais, acesse a aba Lote.
  2. Selecione o lote que será alterado.
  3. Clique em Editar.
  4. Efetue as alterações necessárias.
  5. Clique em OK, para confirmar a operação.

Acessar a Tela do Lote Diretamente

  1. Caso o acesso à tela de lote seja realizado diretamente, ou seja, sem prévia passagem pelo cadastro do documento, pois este poderia estar cadastrado, o Sistema exigirá que seja indicado o número do documento para o qual será cadastrado, alterado ou excluído um lote.
  2. Para isso, selecione o documento de entrada na aba Documento de Entrada.
  3. Na aba Lote, clique em Novo, para que seja disponibilizado o acesso aos demais campos.
  4. O Sistema exigirá que sejam cadastrados tantos lotes quantos forem declarados no campo Quantidade de Conhecimento, ou seja, se foram informados dois Conhecimentos neste campo, o Sistema exigirá que sejam cadastrados dois lotes.
  5. Também será necessário informar pelo menos um item por lote.
  6. Sendo assim, caso não haja subdivisão do lote, cadastre um item e informe, no campo Quantidade, a quantidade total do lote.

Cadastrar Item do Lote

  1. Na tela Pré-cadastro de Informações Documentais, aba Itens do Lote, clique em Novo.
  2. Com as informações do Conhecimento de Transporte ou Nota Fiscal, informe a Espécie, Quantidade Volumes, Descrição, Peso Bruto e Peso Líquido.
  3. Se o Conhecimento apresentar o código da ONU (classificação de risco), este deverá ser inserido no campo Código ONU.
  4. Se for mercadoria que necessite de refrigeração, o campo Temperatura deve ser informado para que na hora do armazenamento da mercadoria o Conferente saiba que deve transferir a mercadoria para um armazém de câmara fria. Esta informação se aplica para a classificação Código ONU que, dependendo da classificação, a mercadoria pode ser armazenada em um local apropriado.
  5. Clique em OK, para confirmar a operação.

Alterar as Informações do Item Cadastrado

  1. Na tela Pré-cadastro de Informações Documentais, aba Itens do Lote, selecione o item que será alterado.
  2. Clique em Editar.
  3. Efetue as devidas alterações no item.
  4. Clique em OK, para confirmar a alteração realizada.

Excluir Item Cadastrado

  1. Na tela Pré-cadastro de Informações Documentais, aba Itens do Lote, selecione o item que será excluído.
  2. Clique em Cancelar.
  3. Em seguida, clique em Sim, para confirmar esta operação.

03. TELA PRÉ-CADASTRO DE INFORMAÇÕES DOCUMENTAIS - ABA DOCUMENTO DE ENTRADA

Visão Geral

Nessa tela é possível registar as informações do documento de entrada.

Uma forma de agilizar o processo de entrada documental é realizando um pré-cadastro dos documentos de entrada. Com isso, é possível cadastrar o CESV de descarga e/ou entrada documental e gerar a OS de descarga automaticamente pelas telas de Cadastro CESV e Transit Time (Marítimo).

A efetivação do pré-documento de entrada permanece à cargo da criação do Transit Time (Marítimo), vinculando o pré-documento de entrada a um veículo, ou ainda, utilizando-se do packing list cadastrado para este pré-documento de entrada na geração do CESV de descarga.

O Sistema realiza uma validação que verifica se a quantidade de volumes da aba Documento de Entrada é igual à quantidade da soma do campo Quantidade, da aba Lote.

Esta validação ocorre somente quando o tipo de documento for diferente de Nota Fiscal, ou quando for Nota Fiscal e o seu CFOP não obrigar informar o produto.

Outras Ações / Ações Relacionadas

As funções padrão do menu estão detalhadas na página Ambientação SARA.

Principais Campos e Parâmetros

Campo

Descrição

Ano

Ano do documento de entrada.

Tipo

Tipo de documento de entrada.

Número

Número do documento de entrada.

Procedência

Procedência do documento de entrada.

Beneficiário

Nome completo do beneficiário do documento de entrada.

Representante

Nome do representante do documento de entrada.

ComissáriaNome da comissária do documento de entrada.
EmissãoData de emissão do documento de entrada.
Qtd. conhec.Quantidade de Conhecimentos (BL) do documento de entrada.
Qtd. veículos

Quantidade de veículos do documento de entrada.

Vol. transportadosQuantidade total de volumes somados de cada Conhecimento.
Espécie

Espécie de unidade de armazenamento.

Peso bruto (kg)

Peso bruto contido no documento de entrada.

Peso líquido (kg)Peso líquido contido no documento de entrada.

CIF total (U$)

Valor do Cost Insurance Freight (CIF) total contido no documento de entrada
Frete (US$)Valor do frete.
Seguro (US$)Valor do seguro.
FOB (US$)Valor correspondente ao Free On Board (FOB).
NCM predominante

Número do NCM do item.

Importante

Caso o documento possua mais de um item será considerado o NCM do item que tenha a maior representatividade por peso.
Data atracação

Data de atracação contida no documento de entrada.

Importante

  • A data de atracação é a data em que o navio é atracado no Porto.
  • Esta data existirá apenas se a procedência da mercadoria for Marítima.
Viagem internacionalCódigo da viagem internacional.
Requisição de atracação e prioridadeCódigo da Requisição de Atracação e Prioridade.
RecintoRecinto de origem do emissor do documento de entrada.
Nº da reserva (booking)Número da reserva (booking).
ObservaçãoObservação que se fizer necessária sobre o cadastro em questão.

04. TELA PRÉ-CADASTRO DE INFORMAÇÕES DOCUMENTAIS - ABA LOTE

Visão Geral

Nessa tela é possível efetuar o cadastro e a manutenção do  lote de carga pertencente a um determinado pré-documento de entrada.

Principais Campos e Parâmetros

Campo

Descrição

Tipo conhec.

Indica o tipo do documento.

Regime

Indica o regime do lote a ser considerado para o mesmo.

Importante

Caso seja Nota Fiscal, o Sistema atribuirá automaticamente o regime vinculado ao CFOP da NF (Cadastro de CFOP).
BeneficiárioNome do beneficiário do lote (Cliente).
Imp / Exp (importador/Exportador) / Destinatário NF

Nome do importador ou exportador do lote.

Importante

Em caso de Nota Fiscal será informado o destinatário da Nota Fiscal.
Agente

Nome do agente do lote.

Prod / cons (consolidador)

Nome do consolidador de carga.

Família

Família do produto.

RefrigeradoQuando assinalado, indica que a carga deve ser mantida sob refrigeração.
Temperatura

Temperatura, caso o produto seja refrigerado.

M3

Metragem cúbica do lote.

Nat. carga

Natureza da carga.

Referência cliente

Número da referência do lote de cliente.

Peso bruto / líquido (kg)

Peso bruto e o peso líquido do lote.

QuantidadeQuantidade (documental) de mercadorias contidas nos itens do lote.
Frete

Valor do frete, de acordo com a moeda selecionada.

Seguro

Valor do seguro, de acordo com a moeda selecionada.

FOBValor do FOB (Free on Bord - Frete a Pagar), de acordo com a moeda selecionada.
CIF

O CIF (Cost, Insurance and Freight - Frete Pago) é calculado automaticamente pelo sistema com a soma dos valores do frete, seguro e FOB.

Importante

A moeda utilizada para o cálculo deste valor é a mesma moeda selecionada no campo FOB.
CIF US$

Esse valor é calculado automaticamente pelo sistema com a soma dos valores do frete, seguro e FOB, porém, em Dólares.

Importante

Caso a moeda de algum dos valores seja diferente de Dólar, o sistema fará a conversão de acordo com o valor cadastrado na cotação da moeda.
CIF R$

Esse valor é calculado automaticamente pelo sistema, utilizando a cotação do dia para a moeda.

Observação

Informe qualquer tipo de observação que seja relevante ao processo.

Importante

O preenchimento deste campo é opcional.
Transporte

Número do Conhecimento e a sua data.

CE Mercante

Número do CE Mercante (Conhecimento Mercante) do documento de entrada.

Conhecimento

Este campo é informado automaticamente pelo sistema com o número do Conhecimento informado anteriormente.

Master

Número master do documento de entrada.

Data conhecimento

Este campo é informado automaticamente pelo sistema com a data do Conhecimento.

Termo / aeronave

Número do termo ou da aeronave.

País origem

País de origem do lote.

Companhia aérea

Companhia aérea utilizada para transportar o lote.

Voo

Número do voo utilizado para transportar o lote.

Número NIC

Número da presença de carga.

Manual

Quando assinalado, o número NIC será informado manualmente.

Importante

Se este campo for assinalado, o campo identificado como Número NIC deve ser registrado manualmente.
Auto

Quando assinalado, o campo Número NIC será gerado automaticamente.

Armador

Nome do armador.

Navio

Nome do navio.

Porto origem

Porto de origem.

Porto destinoNome do Porto de destino.

05. TELA PRÉ-CADASTRO DE INFORMAÇÕES DOCUMENTAIS - ABA ITENS DO LOTE

Visão Geral

Nessa tela é possível visualizar todos os itens contidos no lote de carga, de modo que seja possível identificar o peso, valor CIF, FOB, entre outros, por item do lote.

Depois de efetuado o cadastro do lote, o Sistema exigirá que seja registrado pelo menos um item por lote.

Principais Campos e Parâmetros

Campo

Descrição

Container

Código de identificação, caso a carga esteja acondicionada em um container.

Produto (PN)

Descrição do produto ou part number.

Importante

  • Part number é um código de referência do produto, o qual é utilizado pelo cliente para efetuar o controle interno de seus produtos.
  • No SARA, existe um campo disponível na tela de Cadastro de Produtos para que esse código seja incluído.
SKU

Código do SKU que será associado ao produto selecionado para o item.

NCM

Número do NCM, informado automaticamente pelo Sistema.

Quantidade volumesNúmero que identifica o quantitativo de espécies contidas no lote.
EspécieEspécie do item do lote utilizada no armazenamento e transporte, tais como, caixa, tambor, palete, entre outros.
Descrição

Descrição do item do lote oriunda do Cadastro de Produtos (PN).

Peso bruto (kg)

Peso bruto oriundo de um volume do item do lote.

Peso líquido (kg)

Peso líquido oriundo de um volume do item do lote.

Código ONU

Código ONU, conforme especificação contida no documento de entrada.

Importante

  • Este campo deve ser preenchido apenas quando o lote for perigoso.
  • Exemplo: Querosene.
C.R. (Classificação de Risco)

Esse campo é informado automaticamente pelo Sistema, de acordo com o código ONU digitado pelo usuário.

TemperaturaTemperatura na qual o lote deve ser mantido para que possa ser preservado, sem que sofra alterações ou perdas.
Natureza da carga

Tipo da carga:

  • Solta
  • Container
  • Granel
  • Veiculo
Frete original

Valor do frete originário do conhecimento de transporte, caso o documento seja MIC/DTA.

Seguro origem

Valor do seguro originário do Conhecimento de Transporte, caso o documento seja MIC/DTA.

FOB origem

Valor do FOB originário do Conhecimento de Transporte, caso o documento seja MIC/DTA.

CIF origem

Valor do CIF originário do Conhecimento de Transporte, caso o documento seja MIC/DTA.

06. TELA PRÉ-CADASTRO DE INFORMAÇÕES DOCUMENTAIS - ABA CADASTRO COMPLEMENTAR

Visão Geral

Nessa tela é possível registrar os dados da Nota Fiscal de entrada.

Essa aba é habilitada a partir do momento em que uma Nota Fiscal é utilizada como documento de entrada.

Nesse caso, torna-se obrigatório informar os dados contidos no Cadastro Complementar.

Principais Campos e Parâmetros

Campo

Descrição

Cidade emissora NFE

Cidade na qual foi emitida a Nota Fiscal.

Importante

Campo sugerido automaticamente pelo Sistema, de acordo com o emissor da Nota Fiscal.
UF

Unidade de Federação da Cidade em que foi emitida a Nota Fiscal.

Importante

Campo sugerido automaticamente pelo Sistema, de acordo com o emissor da Nota Fiscal
Inscrição Estadual

Código da Inscrição Estadual.

Nota:

Campo sugerido automaticamente pelo Sistema, de acordo com o emissor da Nota Fiscal.
Total IPI

Valor total do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), discriminado na Nota Fiscal de entrada.

Total ICMS

Valor total do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), discriminado na Nota Fiscal de entrada.

Total NFValor total da Nota Fiscal de entrada.

07. TELA PRÉ-CADASTRO DE INFORMAÇÕES DOCUMENTAIS - ABA CADASTRO DETALHADO DE ITENS

Visão Geral

Nessa tela é possível visualizar todos os itens de pakcing list para cada item do lote.

Esta aba é habilitada quando no parâmetro USA_CONTROLE_PACKLIST estiver selecionada a opção S (Sim).

A quantidade de itens de packing list deve ser correspondente a quantidade cadastrada por item, de acordo com a hierarquia Documento de Entrada/ Lote / Item do Lote / packing list.

Principais Campos e Parâmetros

Campo

Descrição

Código item

Código do item packing list.

Importante

Este código deve ser único.
Descrição

Descrição utilizada para identificar o item packing list.

Peso bruto (kg)

Peso bruto do packing list, em quilogramas.

Peso líquido (kg)

Peso líquido do packing list, em quilogramas.

DiâmetroDiâmetro do item de packing list.