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  • Solicitação Material para Serviços de Oficina (Request/InputDocument/StockTurnover)

1.1 Objetivo
1.2 Definição da Regra de Negócio
1.3 Processo de Solicitação de armazéns
1.4 Processo de Solicitação de Compras

Tem como objetivo registrar os serviços de manutenção realizados pelos mecânicos nos equipamentos. Essa inclusão é realizada através da Ordem de Serviço de Oficina Mecânica. O PIMS Multicultivos é responsável por gerar a OS e apontar os materiais que serão solicitados ao Protheus, identificando para cada material qual o procedimento para sua obtenção, se aquisição ou consumo de estoque. O Protheus por sua vez iniciará um processo de compra, para os casos de aquisição, e um processo de solicitação ao armazém, para os casos de consumo de estoque. A criação do número da Ordem de Serviços é realizada através do Menu Apontamentos / Manutenção / Serviço de Oficina, que deverá ser preenchida conforme necessidade.



Após a inclusão da ordem de serviço é necessário incluir a solicitação de materiais, realizada na Aba de "Solicitação de Materiais", conforme imagem abaixo: 



Na inclusão das solicitações de materiais é necessário escolher o Tipo de Peça / Serviço, conforme abaixo:


  • Interna – Peças que movimentarão o estoque, caso não existam em estoque, será gerado processo de compras;
  • Externa – Peças que realizarão processo de compras;
  • Mão de Obra Externa – Mão de Obra que serão executadas por terceiros.

A opção Tipo de Peça / Serviço, informada no cadastro de solicitação de materiais do PIMS, influencia diretamente no comportamento da integração, pois essa opção determina qual processo será criado, seja uma Solicitação de Armazém ou Solicitação de Compras. Ao definir Tipo de Peça / Serviço como externa ou mão de obra externa, será gerada uma Solicitação de Compra, caso selecione Interna, será gerada uma Solicitação de Armazém.




O campo Tipo de Peça ou Serviço será representado na mensagem Request_1_009.xsd pelas TAGs – Type e ItemType



O processo de integração é iniciado ao acionar o botão enviar, onde será alterada a Situação da Solicitação de Materiais de NP (Não Processado pelo ERP) para EV (Enviado ao ERP). Após envio ao ERP, não será mais permitido modificar as informações envidas ao Protheus.

Ao acionar o botão enviar, internamente o processo de integração realizará a manipulação de Status, conforme abaixo:

  • 0 - Não processado;
  • 1 – Em processamento;
  • 2 – Enviado ao ERP aguardando retorno;
  • 3 – Erro no envio da integração;
  • 4 – Processado pelo ERP;
  • 9 – Integrado Manualmente – Ponto de Abastecimento não está marcado para integrar;
  • 5 – Cancelado ou Excluído pelo ERP.

Ao ser iniciado, o processo de integração recuperará as informações das tabelas APOSOFICINA e APOSOFIC_SOL_MAT e gravará na BRG_SOL_MATER_ERP com o status de processamento 0 (zero).
O processo de integração entre PIMS x Protheus utilizando o PIMSConnector pode ser realizado de duas formas, assíncrona ou síncrona, dependendo das configurações realizadas no parâmetro FG_MOV_OFICINA_SINC.
Para funcionamento em modo síncrono (Online), é preciso alterar o parâmetro abaixo no PIMS Multicultivos, como descrito no quadro abaixo:

Nome Parâmetro

Contexto

Descrição

Valor

FG_MOV_OFICINA_SINC

PIMSGRAOS.EAI

Permite configurar as integrações para executarem de forma síncrona ou assíncrona.

True


Para funcionamento em modo assíncrono (Off-line), é preciso alterar o parâmetro abaixo no PIMSMulticultivo, como descrito no quadro abaixo:

Nome Parâmetro

Contexto

Descrição

Valor

FG_MOV_OFICINA_SINC

PIMSGRAOS.EAI

Permite configurar as integrações para executarem de forma síncrona ou assíncrona.

False


Obs.: Para um melhor funcionamento e controle do processo de integração da Solicitação de Materiais é recomendado que o processo de envio esteja habilitado para funcionar em modo Síncrona (Online).

As informações que serão gravadas na tabela BRG_SOL_MATER_ERP são a junção das tabelas APOSOFICINA e APOSOFIC_SOL_MAT, que passarão por diversos tratamentos, transformações e validações antes de gerar a estrutura do XML que serão enviadas ao Protheus.
A integração de solicitação de materiais controla as ocorrências de processamento através do cadastro de situações, onde teremos as seguintes situações:

Código

Descrição

Tipo Processamento

NP

Não Processado pelo ERP

SM

AP

Atendimento Parcial

SM

AT

Atendimento Total

SM

EV

Enviado ao ERP

SM

ES

Estornado

SM

PE

Processado pelo ERP

SM

NE

Não enviado ao ERP

SM

EE

Erro no Processo de Integração

SM

IM

Integrado Manualmente - Não Será Enviado ao ERP

SM

EP

Em processamento

SM

CA

Cancelado

SM


Fluxo das situações utilizadas na integração de Solicitação de Materiais de Oficina:

 




Após gravação da BRG_SOL_MATER_ERP o PIMSConnector iniciará o processo de criação do XML da solicitação de materiais, onde o XML utilizado na integração PIMS Multicultivos x Protheus será o REQUEST versão 1_009.
A identificação de Solicitação de Comprar ou Solicitação de Armazéns pelo Protheus, será realizada através da TAG Type. O preenchimento da tag Type, será realizado pelo PIMS, quando o usuário defini o Tipo de Peça / Serviço.
Valores validos para Tag Type:

  • 000 - Solicitação de Compra
  • 001 - Solicitação de Estoque

Processo de Solicitação de armazéns


Para o funcionamento do processo de integração é necessário cadastrar a rotina MATA105 no cadastro de Adapter EAI, a mensagem pertencente a essa rotina é REQUEST.
O Protheus ao receber o XML (REQUEST) da solicitação de materiais do PIMS, gerará uma solicitação de armazém, essa solicitação poderá ser visualizada através da rotina MATA105.



Observação: Para que todas as solicitações de armazéns, nasçam no Protheus como aprovadas, existe as possibilidades abaixo:

  • Utilizar o cadastro de solicitantes do sistema para indicar ao usuário (no caso o utilizado no schedule do EAI) que pode fazer solicitações e em quais quantidades. Quando este cadastro é realizado, toda solicitação que esteja dentro da permissão dada é liberada automaticamente;


Obs. Não. Para a análise da permissão perante o cadastro de solicitantes, o sistema não utiliza o campo Solicitante, mas sim o usuário logado. Neste caso (integração) o usuário logado é determinado pelo usuário associado ao cadastro do schedule do serviço EAI.
.

  • Utilizar o ponto de MT105GRV,para que todas as solicitações originárias do PIMS, já nasçam no Protheus como aprovadas.

Gerar a Pré-Requisição é o próximo passo após ter realizado a solicitação de armazém (MATA106). Este processo tem como objetivo atender as Solicitações de Armazém, gerando Pré- Requisição ou Solicitações de Compra caso não exista o produto em estoque.



Para iniciar o processo de Pré-requisição é necessário selecionar qual solicitação deverá ser gerada e acionar o botão Gerar, onde poderão ser escolhidos os parâmetros necessários para geração da Pré-requisição.




Ao gerar a pré-requisição, o Protheus analisará a necessidade de realizar o processo de comprar ou gerar solicitação de armazém. Caso seja gerado o processo de solicitação de compra, será necessário passar pelos passos que envolvem essa rotina:

  • Cotação
  • Análise da Cotação
  • Pedido de Compra
  • Nota Fiscal


Após realizar os processos da solicitação de compra é necessário realizar o atendimento dos materiais solicitados. Este processo é realizado através da Rotina de Baixa de Pré-Requisição MATA185.



Ao acionar o botão baixar, será exibida a caixa de diálogo Filiais, para definir qual filial será utilizada para realizar a movimentação de estoque.



Após definir qual filial realizará a baixa do produto, é exibida a tela de Baixa de Pré-requisição, onde serão demonstradas as informações referentes ao resumo de estoque deste produto.



No processo de Baixa de Pré-Requisição, informaremos a quantidade que será atendida da solicitação. O Atendimento dos materiais solicitados pode ser realizado de forma total ou parcial, dependendo do valor informado no campo "Quantidade a requisitar".
Ao confirmar a quantidade solicitada, é necessário informar os atributos abaixo, antes de iniciar o processo de integração:

  • Tipo de Movimento em que será realizada a movimentação de baixa;
  • Armazém em que será realizado a baixa;
  • Data da Emissão.



Ao confirmar as informações da Baixa Pré-Requisição, é iniciado o processo de atendimento com o PIMS Multicultivos. A integração de Atendimento será realizada através da mensagem StockTurnover que retornará os materiais que foram solicitados ao PIMS.


Observação 1: No Adapter EAI da mensagem StockTurnover é necessário adicionar a condição:
(!Empty(SD3->D3_NRBPIMS)), onde filtrará quais movimentações serão enviadas ao PIMS, evitando assim, um volume desnecessário de movimentação ao PIMS.


Observação 2: Para facilitar a rastreabilidade da Solicitação de Armazéns Protheus x PIMS, será criado nas rotinas abaixo o campo que demonstrará o Número do Boletim PIMS.

  • Solicitação de Armazém
  • Gerar Pré-Requisição
  • Cotação
  • Análise da Cotação
  • Pedido de Compra
  • Baixa de Pré-requisição


Observação 3: Para o funcionamento do atendimento dos materiais solicitados, é necessário que o Protheus preencha a TAG RequestItemInternalId. Está TAG será a junção das informações empresa, filial, número da solicitação do armazém e número da sequência do item, com estas informações será possível identificar no PIMS em qual solicitação o atendimento foi realizado.



O atendimento no PIMS, iniciará com as atualizações de algumas informações das Solicitações de Materiais, bem como:

  • Situação da Solicitação: O processo de integração identifica se o atendimento será de forma Parcial ou Total;
  • Valor Unitário Previsto: Valor unitário enviado pelo Protheus no momento do atendimento;
  • Número da Solicitação: Número da Solicitação gerado no Protheus;
  • Status: Situação de processamento da Integração.




Após atualizar as informações da Solicitação de Materiais, é iniciado o preenchimento da Aba Materiais aplicados. Os Materiais aplicados têm como responsabilidade demonstrar o histórico dos materiais atendidos e os valores dos materiais a serem utilizados para o processamento de custo.



A inclusão das informações na aba de materiais aplicados, finaliza o fluxo da integração de Solicitações de Materiais da Ordem de Serviço de Oficina.

h2.Processo de Solicitação de Compras


Para o funcionamento do processo de integração, é necessário que seja cadastrada a rotina MATI110, no cadastro de Adapter EAI, o nome da mensagem que representa essa rotina é REQUEST. Para o atendimento da Solicitação de Materiais é necessário cadastrar a rotina MATI103, no cadastro de Adapter EAI, a mensagem que representa essa rotina é INPUTDOCUMENT. O Protheus, ao receber o XML (REQUEST) da Solicitação de Materiais aplicados na OS de Mecânica, criará uma solicitação de compras, essa solicitação poderá ser visualizada através da rotina MATA110.



Observação. Para definir que a requisição criada no Protheus seja Solicitação de Compras, no PIMS o Tipo de Peça / Serviço, precisa estar como Externa ou Mão de obra Externa.



Após receber a solicitação de compras, é necessário que seja criado um Pedido de Compras (MATA121). O Pedido de Compra é um contrato formal entre a empresa e o fornecedor, e deve representar fielmente as condições e características da compra efetuada.



Depois do preenchimento do cabeçalho do Pedido de Compras é possível importar as informações da Solicitação de Compras, enviada anteriormente pelo PIMS.




Observação: Caso utilize o processo de aprovação / cotação, é necessário realizar todo o fluxo existente.


Ao finalizar a inclusão do Pedido, é necessário incluir o Documento de Entrada (MATA103), essa rotina permite a entrada dos produtos, atualizando assim, as informações do financeiro, estoques e custo. Essa rotina será responsável pelo atendimento dos materiais solicitados pelo PIMS.



Observação. Para a integração de atendimento (INPUTDOCUMENT) não movimentar estoque, será necessário criar uma TES (Tipo de Entrada e Saída) e atribui-la para não atualizar estoque, conforme ilustrado abaixo:



O Documento de Entradas possibilita a importação das informações do pedido de Pedidos Compras, agilizando assim, inclusão das informações.




Ao confirmar as informações do Documento de Entrada, é iniciado o processo de atendimento com o PIMS Multicultivos. A integração de atendimento (Total ou Parcial) será realizada através da mensagem INPUTDOCUMENT que retornará os materiais que foram solicitados.

Observação 1: Será adicionado no Adapter EAI a condição, onde filtrará quais Documentos de Entrada serão enviados ao PIMS, evitando assim, um volume desnecessário de movimentação ao PIMS.
Observação 2: Para facilitar a rastreabilidade da Solicitação de Compras do PIMS x Protheus, será criado, nas rotinas abaixo, o campo que demonstrará o Número do Boletim PIMS.

  • Solicitação de Compras
  • Pedido de Compra
  • Documento de Entrada

Observação 3: Para o funcionamento do atendimento dos materiais solicitados, é necessário que o Protheus preencha a TAG. Está TAG será a junção das informações empresa, filial, número da solicitação do armazém e número da sequência do item, com estas informações será possível identificar no PIMS em qual solicitação o atendimento foi realizado.
No decorrer do desenvolvimento, implementaremos em conjunto com equipe Material - Protheus a melhor forma de implementar as opções acima.
O atendimento no PIMS iniciará com as atualizações de algumas informações das Solicitações de Materiais, bem como:

  • Situação da Solicitação: O processo de integração identifica se o atendimento será de forma Parcial ou Total;
  • Valor Unitário Previsto: Valor unitário enviado pelo Protheus no momento do atendimento;
  • Número da Solicitação: Número da Solicitação gerado no Protheus;
  • Status: Situação de processamento da Integração.



Após atualizar as informações da Solicitação de Materiais, é iniciado o preenchimento da Aba Materiais aplicados. Os Materiais aplicados têm como responsabilidade demonstrar o histórico dos materiais atendidos e os valores dos materiais a serem utilizados para o processamento de custo.



A inclusão das informações na aba de materiais aplicados, finaliza o fluxo da integração de Solicitações de Materiais da Ordem de Serviço de Oficina.