Árvore de páginas

Esta rotina é utilizada para relacionar planilhas com usuários. Através dela podem-se configurar os direitos de cada usuário para cada planilha. Quando uma planilha é criada, o usuário responsável pela sua criação é automaticamente inserido no primeiro nível da planilha e a ele são conferidos todos os direitos de administrador desta planilha.

O nível um de uma planilha é o nível superior, sendo os níveis subsequentes mais inferiores quanto maior o número do nível. Assim, em uma planilha de cinco níveis, o nível um é o nível superior e o nível cinco é o nível mais inferior da planilha.

Os direitos de usuários são considerados pelo sistema Top-Down, o que equivale dizer que quando um usuário é relacionado a um determinado nível da planilha orçamentária, ele pode realizar as operações a ele conferidas neste nível e em todos os níveis inferiores. Desta forma o usuário administrador, relacionado ao nível um da planilha tem acesso a todos os níveis da planilha.

Exemplo:

Um usuário relacionado ao nível três de uma planilha orçamentária com sete níveis, poderá efetuar operações a ele conferidas nos níveis: três, quatro, cinco, seis e sete.



Procedimentos

Para relacionar um usuário a uma planilha:

1. Acesse no menu a opção planilha e selecione a desejada. Clique em Alterar.

2. Posicione o nível da planilha desejado na parte superior esquerda da janela e clique em Usuário.

O sistema apresenta uma lista com as seguintes opções:

  • Incluir Usuário

Incluir usuário no nível posicionado.

  • Alterar Propriedades

Altera as propriedades de acesso do usuário já cadastrado para o nível posicionado.

  • Excluir Usuário

Exclui o usuário no nível posicionado.

3. Clique em Incluir Usuário.

4. Preencha os dados de acordo com a orientação do help de campo.

5. Confira os dados e confirme.

O sistema retorna a janela de inclusão.

6. Clique em Fechar para sair.


Help_buttonImportante:

É possível restringir a manutenção dos itens do orçamento para os usuários, referentes aos Centros de Custos, Itens Contábeis e Classes de Valores.

  • Restrição de Item Contábil: Selecione Restrição de Acesso IC no campo Ct.Av.It.CTB.
  • Restrição de Centro de Custos: Selecione Restrição de Acesso CC no campo Ct.Acesso CC.
  • Restrição de Classe de Valor: Selecione Restrição de Acesso Cl.Vlr no campo Ct.Ac.Cl.Vlr.



Veja também

Principais Campos e Controlesda Planilha



Dados Pessoais/Sensíveis


CampoDescrição
AKG_NOMENome de usuário