Árvore de páginas

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 2 Próxima »

Instalação do c-tree Server - Windows/Linux

O c-tree Server® é um servidor de banco de dados desenvolvido pela empresa Faircom. O sistema ERP utiliza o c-tree Server® para manipulação dos dicionários de dados (SXs), arquivos de help, arquivo de senhas e profile de usuário.

Abrangência
ERP 10 e 11




O objetivo deste artigo é orientar no processo de instalação do c-tree Server® para uso com o sistema ERP e na configuração necessária do TOTVS | Application Server.

A instalação do c-tree Server® está liberada para até 64 usuários simultâneos. Para um número maior de usuários, por favor, entre em contato com TOTVS S.A..

Observações importantes
  • Esta versão do c-tree Server® não deve ser utilizada para manipulação do banco de dados principal.
  • As configurações de um c-tree Server® para um ambiente com Load Balance e/ou um ambiente onde o RootPath é compartilhado por mais de um servidor ERP, deve ser utilizada uma configuração adicional em todos os ambientes, através da chave CtreeRootPath.
  • O c-tree Server® trabalha com arquivos do tipo c-tree, criados através do c-tree Local e/ou c-tree Server®. Para utilizar o c-tree Server® para controle dos dicionários e/ou banco de dados, caso o seu ambiente utilize LocalFiles=ADS, é necessário converter os dicionários para o formato c-tree, através da ferramenta APSDU (Microsiga Protheus).
  • Não é possível utilizar o c-tree Local e/ou c-tree Server® para os dicionários nos ambientes em que a base de dados principal (RpoDb) é ADS ou DBF.
  • Para fazer backup das tabelas do ERP utilize o recurso de Dynamic Dump do c-tree conforme instruções na TDN no link http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=6064426.
  • Caso seja utilizada uma ferramenta de terceiro para se fazer o backup das tabelas do ERP, o mesmo deve ser configurado para excluir da rotina de backup os arquivos da pasta onde o c-tree está instalado, mais especificamente os arquivos com extensão *.FCS, isto porque estas rotinas de backup normalmente bloqueiam uma área do arquivo para fazer a leitura dos dados. Se neste momento de bloqueio o c-tree tentar fazer alguma operação com estes arquivos e não conseguir o c-tree Server é finalizado, derrubando todas as conexões e registrando ocorrência no arquivo ctstatus.fcs similar a mensagem abaixo:
    - User# 00017 WRITE_ERR: L0000351.FCS at 0:852000x  sysiocod=33 bufsiz=8192 bytes written=0[0]  ioLoc=0: 37
    Mon Sep 21 23:54:54 2009
     - User# 00017 ctwrtlog: sysiocod: 33
    Mon Sep 21 23:54:54 2009
     - User# 00017 ctwrtlog:    error: 37
    Mon Sep 21 23:56:19 2009
     - User# 00005 CHKPNT ctwrtlog error: 541
    Mon Sep 21 23:56:19 2009
     - User# 00005 CHKPNT error on exit: 541
    Mon Sep 21 23:56:19 2009
     - User# 00005 Checkpoint failure: 541
    Mon Sep 21 23:56:19 2009
     - User# 00005 Dumped stack for server process 4876, log=1, loc=37, rc=0
    Mon Sep 21 23:56:19 2009
     - User# 00005 O5 M0 L37 F541 P0x (recur #1) (uerr_cod=541)
  • Caso seja instalado um antivírus na máquina onde o c-tree está instalado os arquivos com extensão *.FCS devem ser excluídos da verificação do antivírus.
  • As informações completas sobre as configurações para os tipos diferentes de ambientes e sistemas operacionais, conversões de arquivo, e particularidades de operação pertinentes a esta infraestrutura, estão documentadas no site da TDN.

 

Configuração básica do TOTVS | Application Server

Para utilização adequada do c-tree Server®, é necessário alterar o arquivo de configuração (appserver.ini), do TOTVS | Application Server, com as seguintes seções e chaves:

  1. Finalize o TOTVS | Application Server.
    Para alterar o arquivo de configuração, o TOTVS | Application Server não deve estar em execução.
     
  2. Incluir, no arquivo de configuração (appserver.ini), as seguintes seções e chaves:

    [General]
    ctreeMode=Server

    [CtreeServer]
    ctServerName=FAIRCOMS@IP_do_servidor

     
  3. Na chave ctServerName, no lugar do IP_do_servidor, informe o IP do servidor em que o c-tree Server® está sendo executado.

    Exemplo:
    [CtreeServer]
    [email protected]

   

 

Procedimento de instalação

 

Versão Windows

  1. Crie um diretório, por exemplo “C:\CTREESERVER” e descompacte o arquivo da pasta Windows dentro do diretório criado, com a opção use folder names habilitada. Desta forma, a estrutura do subdiretório do c-tree Server® será criada.
  2. Para iniciar o servidor c-tree, em modo console, execute o aplicativo ctsrvr.exe, localizado na pasta \ctreeServers\ctreeISAMServer.ctstop -auto”,\ctreeTools\ctreeAdmin\Client\.
  3. Para parar o servidor c-tree, tanto em modo console quanto como serviço, execute ctstop -auto, na pasta \ctreeTools\ctreeAdmin\Client\.
  4. Para parar o serviço em modo console, na tela do c-tree Server, escolha a opção Control\Shutdown. Acesse com usuário e senha (ADMIN, ADMIN).
  5. Para aplicar uma nova licença, execute o aplicativo fcactvat.exe, na pasta \ctreeServers\ctreeISAMServer.
    É necessário que o serviço do c-tree esteja parado para aplicação da licença.
  6. Para instalar o c-tree Server como serviço do Windows, execute o aplicativo actntinst.exe -install, localizado na pasta \ctreeServers\ctreeISAMServer.
    O serviço é instalado como ctreeserver e será configurado com start manual.

  

Versão Linux

  1. Crie um diretório, por exemplo ctreeserver, e descompacte o arquivo da pasta Linux no diretório criado.
    Exemplo: tar -zxvf ctsrvr_linux_v8_050520.tar.gz
     
  2. Na seção de execução do servidor c-tree, defina o diretório do c-tree Server® para busca do arquivo libctreecb.so (biblioteca de callback utilizada para resolução de alguns índices e filtros), e aumente o número máximo de arquivos do sistema operacional, através dos comandos:

    export LD_LIBRARY_PATH=/ctreeserver/server/
    ulimit -n 65535
     
  3. Para iniciar o servidor c-tree, execute o aplicativo ctsrvr, através do comando ./ctsrvr, na pasta /ctreeserver/server.
  4. Para parar o c-tree Server®, execute o aplicativo ctstop, através do comando ./ctstop -auto, na pasta /ctreeserver/client.
  5. Para aplicar uma nova licença, execute o aplicativo fcactvat, através do comando ./fcactvat, na pasta /ctreeserver/server.
    É necessário que o serviço do c-tree esteja parado para a aplicação da licença.

 

Importante - Direitos do usuário para utilizar o c-tree Server®

O usuário utilizado para subir a aplicação c-tree Server® deve:

  • Pertencer ao grupo de administradores do equipamento.
  • Ter direito total de acesso ao Path onde está instalado o c-tree Server®.
  • Ter direito total de acesso ao RootPath do(s) ambiente(s) ERP onde serão criados e acessados os arquivos pelo c-tree Server®.

Quando configuramos os serviços do c-tree Server® e ERP/TOTVS | Application Server, em ambiente Windows, para utilizar diretamente um logon de usuário para executar o serviço, deve-se configurar o(s) serviço(s) do ERP/TOTVS | Application Server para utilizar o mesmo usuário, que deve ter os direitos e características acima mencionados.

Caso essas características não sejam corretamente atribuídas ao usuário e diretórios, o c-tree Server® pode falhar na operação de rebuild de índices, finalizando a aplicação com o erro Ctree Error 485 - IO Error:14 - Error creating sortwork.00x file. File: .

 

  • Sem rótulos