Árvore de páginas

Controle de Transação na Impressão de Boleto 

Linha de Produto:

Datasul

Segmento:

Manufatura

Módulo:

MFT - Faturamento

Função:

FT0518 Emissor DANFE

Situação/Requisito:

Foram identificadas 2 situações de erro causando problema na emissão de boletos através do programa impressor do DANFE (FT0518). 

Na primeira situação ocorre duplicidade na numeração dos boletos. Na abertura do programa, é realizada uma leitura no banco de dados com o objetivo de buscar o registro do portador de modo que o número do boleto a ser impresso já é guardado em memória. Esta numeração é um sequencial que sempre é guardado no portador para evitar que sejam impressos boletos com o mesmo número, causando um grave problema no banco. Quando dois usuários utilizam o programa simultaneamente, ambos estão lendo a mesma numeração no portador e imprimindo o mesmo número de boleto para duplicatas diferentes, não respeitando a sequência corretamente. 

A segunda situação também causa problema na numeração dos boletos. No momento da impressão, o programa permite que o usuário escolha se deseja imprimir o boleto conforme as configurações do portador da nota fiscal, ou utilizar um banco diferente. Ao utilizar a opção do banco, o programa ainda permite escolher o número do boleto que o usuário quiser. Neste caso, se um usuário imprime conforme o portador e outro pelo banco escolhendo o número desejado, a chance de haver duplicidade é altíssima.

Solução/Implementação:

A interface do programa FT0518 foi alterada de modo que não existe mais a opção de selecionar o banco e o número do boleto. Nesta nova interface o único parâmetro relacionado ao boleto fica no folder principal e se chama "Imprimir Boleto", que define se o boleto será impresso ou não. Ou seja, o padrão para geração da numeração do boleto agora passa a ser sempre pelo portador da nota fiscal que está sendo impressa. 

Também foi feito um estudo no processamento do programa para identificar as transações que estavam sendo criadas, a fim de resolver o problema de numeração duplicada quando vários usuários imprimem boleto simultaneamente. Com isso, enquanto a nota está sendo impressa o registro do portador fica bloqueado na transação e ao final desta nota o número será incrementado no portador para só então liberar o registro para imprimir a próxima nota. Com isso, se 2 usuários estiverem imprimindo simultaneamente, um ficará esperando pela liberação do outro para só então poder buscar o número sequencial que deverá ser impresso no boleto. 

Foi criado um parâmetro no programa FT0114 (Consulta Série x Estabelecimento) chamado “Imprimir Boleto com o DANFE” que quando marcado irá fazer com que o parâmetro “Imprime Boleto” do impressor fique marcado automaticamente. Com isso, o usuário não precisa mais se preocupar com este parâmetro na impressão de cada nota.