Árvore de páginas

Processo Originação de Grãos

Produto:

Microsiga Protheus

Definição

Originação de Grãos trata-se do processo de Origem, no que diz respeito à comercialização dos Produtos.

O processo de Originação é responsável pelas etapas que antecedem a comercialização do produto, sendo responsável pela recepção, classificação, armazenagem, controles fiscais e demais processos que preparam o produto para que ele seja comercializado.

O Originação é um macroprocesso do módulo de Gestão Agroindústria - SIGAAGR.

Objetivo

O processo de Originação surgiu pela necessidade existente no mercado de commodities agrícolas, com o objetivo de auxiliar nos processos de compra, venda e armazenagem de grãos, efetuando recebimentos e saídas de cargas, controle de fixações de preço e controle de prestação de serviços armazenagem.

Utilização pelas Empresas

O processo de Originação visa atender demandas de vários segmentos, como:

Comercializadores de Grãos - Setor que envolve Cerealistas, Cooperativas, Traders e Produtores.

Indústria - Setor que envolve Alimentos, Biocombustíveis, Rações e Sementes.

O sistema de Originação auxilia na rapidez, agilidade e segurança dos processos das empresas que o utilizam.

Na época de colheita há um intenso fluxo de movimentação, veículos, pessoas e documentos, e o sistema de originação visa, portanto, administrar toda essa demanda e automatizar da melhor maneira possível a execução dos processos.

Na recepção do produto são logo realizadas a classificação, a pesagem, o destino da carga (armazenagem, compra ou contrato), e a emissão da Nota Fiscal do produto, e para que o processo seja realizado de maneira ágil e precisa toda automação é bem-vinda, pois serviços automatizados evitam o trabalho manual.


Principais Características

Cadastros

Para dar início ao processo de Originação é necessário que primeiramente sejam realizados os registros dos cadastros iniciais, pois é por meio dessas informações que as demais etapas serão realizadas.

Movimentos Internos

Os processos relativos aos movimentos internos são realizados em uma etapa anterior à armazenagem.

Nesse processo são retiradas as Amostras de produto para Classificação, são cadastrados os Romaneios, é efetuado o registro de Ordem de Trânsito do produto, dentre outros processos de preparo de produto para a armazenagem.


Armazenagem

No processo de Armazenagem são realizados os cadastros referentes ao depósito do produto, serviços de armazenagem, relatório dos serviços realizados, dentre outros.

Esse processo é anterior ao processo de Comercialização dos produtos.

Comercialização

No processo de Comercialização dos produtos são realizados os fechamentos contratuais, em que são firmadas as contas a pagar, as contas a receber, são geradas as autorizações dos produtos, e os demais processos referentes à comercialização.


Principais Termos e Conceitos

Termos e Conceitos

A seguir, listamos os principais Termos e Conceitos que estão diretamente relacionados ao contexto de utilização do Macroprocesso de Originação de Grãos.

Blq. Qualidade

No momento do descarregamento da carga, ao realizar a análise de qualidade do produto, pode ocorrer o Bloqueio pela Qualidade, que acontece quando o produto não atende aos requisitos necessários para ser aprovado.

Classe

No Originação, a Classe é responsável por identificar a qual classe pertence uma entidade no momento do seu cadastro, exibindo as opções de Próprio, Cooperado e Terceiro.

DAP

DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf.

O Pronaf é um programa do Governo Federal que visa incentivar os pequenos produtores do setor de Agroindústria, e para que esses produtores possam obter o financiamento é necessário que possuam a DAP, que é emitida por instituições e órgão especializados.

OM

OM - Outra Moeda.

Essa sigla é utilizada principalmente na rotina de Acordo de Troca, em que a troca de um produto é negociada em moedas distintas pelos negociadores.

As moedas utilizadas são referentes aos produtos negociados.

Exemplo:

A moeda 1 é soja em grãos, enquanto a moeda 2 é semente de soja.

Operação Triangular

A Operação Trinagular ocorre quando uma empresa "x" realiza a venda para uma empresa "y", e o pagamento é feito para a empresa "y", porém, a entrega da remessa é efetuada em uma empresa "z".

É necessário que seja lançada uma Nota Fiscal para as duas situações, sendo uma Nota Fiscal de Venda e uma Nota Fiscal de Remessa.

ParidadeO termo Paridade possui o significado de igualar a troca realizada. No Originação há duas opções de paridade, por Preço de Venda ou Por Unidade.
Quebra TécnicaDurante o período de Armazenagem dos grãos, ocorre uma perda da quantidade do produto, e isso ocorre devido a inúmeros fatores, como umidade, deterioração natural, temperatura do armazém, dentre muitas outras variáveis responsáveis, e o valor atribuído à essa perda é chamado de Quebra Técnica.
Talhão

O Talhão é um pedaço de terreno cultivado.

Geralmente na Agroindústria a produção é dividida em talhões, principalmente, para facilitar a colheita e também todo o restante do processo de produção e comercialização da cultura produzida.

TES

TES - Tipo de Entrada e Saída.

A TES é responsável por informar o tipo de negociação realizada com o produto, podendo ser uma TES de Entrada, em que ocorre a entrada de mercadorias por compra, devolução, entre outros, e podendo ser uma TES de Saída, em que ocorre a saída de mercadorias por venda, cobrança, devolução, etc.

TP Índice

Indica o Tipo de Índice de mercado a ser considerado nas negociações.

O TP Índice pode ser Diário ou Mais Atual.

Unid. MedidaPara realizar a pesagem de uma mercadoria é necessário definir a Unidade de Medida que será utilizada para o cálculo do seu peso. A Unid. Medi., portanto, consiste em avaliar se a pesagem será realizada em Kg, gramas, sacas, arrobas, etc.


Principais Rotinas Envolvidas

Cadastros Básicos

A seguir, listamos as principais rotinas dos Cadastros Básicos do processo de Originação.

OGA010 - Entidades

Essa rotina possui como finalidade o cadastro de Entidades, que pode ser realizado tanto para produtores de grãos Pessoas Físicas, como também, para produtores de grãos Pessoas Jurídicas, por meio de uma identificação única em que é utilizado o código do CPF ou o código do CNPJ.

Nota:

Lembrando que antes de cadastrar a Entidade, é necessário que seja cadastrado o Cliente e o Fornecedor.

OGA040 - Tipos de Reserva

Essa rotina possui a finalidade de cadastrar os Tipos de Reserva. A Reserva trata-se de uma garantia de pagamento.

Exemplo:

Caso um produto seja Geneticamente Modificado, será gerada uma dívida de Royalts, então, no momento da entrega desse produto ao armazém é realizada uma reserva, tal qual, servirá de garantia de pagamento de Royalts se esse produto ao ser analisado for avaliado como Geneticamente Modificado.


Nesse cadastro é permitido informar uma Entidade Terceira padrão para o Tipo de Reserva. Essa entidade será utilizada para criar Reservas Automáticas a partir de resultados de análises, e para trazer como padrão na inclusão de Reservas Manuais.

As Reservas Automáticas podem ser utilizadas como exemplo para o controle e avaliação das entregas à Retenção e Avaliação de Royalts.
A partir do momento em que a Reserva Automática for gerada, ela poderá ser avaliada, e assim mantida ou liberada se o fornecedor tiver crédito.

AGRA030 - Tipo de Classificação

Essa rotina possui a finalidade de cadastrar os Tipos de Classificação.
Os armazéns têm por finalidade receber a produção e conservá-la em perfeitas condições para que não ocorra a sua deterioração até a venda para a indústria.
A produção agrícola é periódica, enquanto a sua demanda para as indústrias é ininterrupta, portanto, os armazéns permitem estocar os produtos e utilizá-los de acordo com o consumo da indústria.

Exemplo:

Os grãos de milho e trigo recebidos são armazenados para venda posterior, e os grãos de soja e canola para a produção de óleo comestível.


Classificação do Produto

No término da safra, ao receber os produtos colhidos, os armazéns realizam sua classificação com base em uma série de fatores que afetam a sua qualidade comercial. De acordo com o percentual de incidência do fator de qualidade, será determinado um desconto que será aplicado sobre o seu peso total. Assim, o produtor não receberá pelo peso total, pois será descontado um percentual conforme a tabela de classificação das amostras avaliadas.
O objetivo deste cadastro é identificar os tipos ou fatores de qualidade que poderão acarretar em descontos sobre o peso da safra entregue aos armazéns.
Após a definição dos Tipos de Classificação, deverão ser criadas as Tabelas de Classificação com as faixas de percentuais que serão aplicadas sobre o peso entregue ao armazém.

Exemplo de Análise e Classificação da Soja:



Importante:

Os dados do cadastro de Tipo de Classificação serão utilizados na rotina de Tabela Classificação - AGRA035.



Movimentos Internos

A seguir, listamos as principais rotinas dos Movimentos Internos do processo de Originação.

OGA200 - Reservas

A rotina Reservas propicia reservar/bloquear saldo físico quando a entidade possuir penhor do produto para órgão público, instituições financeiras ou pessoas físicas e jurídicas, não permitindo qualquer movimentação do produto reservado. Os documentos gerados por essa rotina são chamados de Conhecimento de Depósito ou Warrant, e servem como garantia em operações como, Aquisição do Governo Federal e Empréstimo do Governo Federal.

Outras Ações:

Avaliar Efetua a avaliação das reservas automáticas, permitindo a liberação automática por meio da quantidade de crédito.

Após informar as questões que a tela "Avaliar" trará, serão exibidas as reservas que ainda não foram avaliadas e será permitido informar uma quantidade de crédito para abonar as reservas. Após informar a quantidade de crédito será efetuado FIFO para distribuir essa quantidade nos registros. Conforme os registros forem selecionados , seja marcando ou informando uma quantidade de crédito a ser distribuída, a quantidade da reserva será recalculada.
Ao confirmar a avaliação, as reservas serão atualizadas com Avaliada = SIM.


Reservar → Efetua a confirmação das reservas.

Principais Campos:

Contrato → Inserir o código referente ao contrato. Ao confirmar as reservas manuais realizadas, a quantidade reservada será somada no contrato. Ao liberar ou cancelar uma reserva, a quantidade da reserva será diminuída no contrato.


Tip. Res. → Informar o código referente ao Tipo de Reserva. Ao realizar reservas manuais, após informar o tipo de reserva, é trazido o fornecedor padrão do cadastro de tipo de reserva. As reservas manuais já nascem avaliadas e ficam com status Solicitado, portanto para que seja empenhada a quantidade da reserva é necessário utilizar a ação relacionada Reservar.

OGA250 - Romaneio com Pesagem

A rotina Romaneio com Pesagem é a responsável pelo cadastro dos romaneios em que há tanto movimentação fiscal, como também, movimentação fisica. Nessa espécie de romaneio é realizada a pesagem do produto que chega ou sai do armazém, com o objetivo de manter o controle da quantidade do produto.
A quantidade física do produto, em algumas situações, pode não coincidir com a quantidade fiscal, devido à inúmeros fatores, principalmente pela perda do produto no transporte, ou até mesmo problemas relacionados com a qualidade do produto, que vai desde produtos com alto índice de umidade, até produtos avariados, situações essas que influenciam na quantidade informada fiscalmente.

Outras Ações:

Atualizar → Ao efetuar a atualização, as reservas vinculadas aos resultados de análises serão efetuadas também automaticamente. Essas reservas automáticas serão geradas com status de "Pendente de Avaliação", e deverão ser avaliadas no cadastro de Reservas.

Por meio do parâmetro MV_OG250FE é possível que o romaneio seja atualizado e confirmado ao mesmo tempo. Mais informações podem ser obtidas na documentação abaixo:

Parâmetro MV_OG250FE - Confirmar Automaticamente o Romaneio "Completo"

Confirmar → Efetua a confirmação do romaneio e gera em seguida sua Nota Fiscal.

Pesagem → Concede o acesso à tela de Pesagem Manual. A tela de Pesagem Manual também pode ser acessada por meio da tecla F10.

Conhecimento → Permite armazenar arquivos relacionados ao romaneio.

Sped Nfe → Possibilita o acesso à rotina Sped Nfe.

Histórico → Permite registrar as movimentações realizadas com o cadastro dos romaneios.

Pesagem → Permite que seja realizada a pesagem do romaneio automaticamente.

Movimentação → É possível acessar as movimentações em que há vínculo do romaneio.

Docto Fiscal → Permite a visualização do documento fiscal.

Principais Campos:

Série → Se o parâmetro MV_OGASERE não estiver preenchido com nenhuma informação, é necessário que a série da Nota Fiscal seja inserida neste campo. Mais informações podem ser obtidas na documentação abaixo.

PAGR0011 - Série Nota Fiscal

Resultado (Classificação) → Inserir o valor do resultado da classificação.

Será gerada reserva automática quando o resultado do exame estiver relacionado com um tipo de reserva.

Em Outras Ações, após o preenchimento das informações, ao atualizar o romaneio, as reservas vinculadas aos resultados de análises serão efetuadas também automaticamente. Essas reservas automáticas serão geradas com status de Pendente de Avaliação, e terão de ser avaliadas no cadastro de Reservas.

A Obrigatoriedade da Classificação pode ser manipulada por meio da rotina AGRA035 - Tabela de Descontos.




OGA251 - Romaneio sem Pesagem

A rotina Romaneio sem Pesagem é a responsável pelo cadastro dos romaneios em que não é ralizada a pesagem do produto, e que também, não há movimentação física dos produtos relacionados, mas que possuem documento fiscal e atualizam quantidades nos contratos.

Outras Ações:

Gerar pela Nf → Essa opção é utilizada para que um romaneio seja gerado automaticamente para uma nota fiscal já existente no sistema, e que não esteja associada a nenhum outro romaneio.

OGA245 - Ordens de Trânsito

Essa rotina possui a finalidade de cadastrar as Ordens de Trânsito, com detalhes sobre o produto ou os produtos que serão transportados, caso haja mais de um produto no mesmo carregamento.

As Ordens de Trânsito possuem um campo de Status que indica qual é a sua situação, são elas: 1=Ordem de Trânsito, 2=NFT Emitida, 3=Romaneio Vinculado, 4=NFT Estornada e 5=Ordem Cancelada.

Após realizar o cadastro da Ordem de Trânsito, há a possibilidade de utilizar esse cadastro para gerar a Nota Fiscal de Trânsito, na função Emitir Nft em Outras Ações.

No caso de Notas Fiscais de Trânsito que necessitem ser estornadas porque não haverá Nota Fiscal Eletrônica a ser vinculada, há a funcionalidade de Estornar NFT, em Outras Ações, para que seja gerada a Nota Fiscal de Estorno de Transporte, por meio de rotina automática.

Outras Ações:

Emitir Nft → É responsável pela geração da Nota Fiscal de Trânsito, que é feita por meio de rotina automática.

Estornar Nft → Possui como finalidade estornar Notas Fiscais de Trânsito, as quais não haverá Nota Fiscal Eletrônica a ser vinculada.

OGA180 - Amostras Avulsas

Essa rotina possui a finalidade de registrar as Amostras Avulsas das sementes encaminhadas para análise. Por meio dessa análise das sementes, a empresa define se o lote será ou não vantajoso para negociação.

Nota:

Ao confirmar uma Amostra Avulsa, caso no contrato esteja assinalado que possui Controle Logística e caso a amostra esteja liberando o contrato, será gerada automaticamente uma Autorização do Contrato.



Controle Depto em 3

A seguir, listamos as principais rotinas do Controle Depto em 3 do processo de Originação.

AGRA035 - Tabela Classificação

A Tabela de Classificação define as regras de abatimento que devem ser aplicadas sobre o peso de um produto entregue ao armazém, quando detectado algum fator que afeta a sua qualidade comercial.

Nota:

Cada tabela possui um prazo de validade para aplicação e quando terminado este período não poderá mais ser utilizada.


Para definição das tabelas são determinadas faixas de incidências para o fator de qualidade analisado, e especificado o percentual de desconto que será aplicado e subtraído do peso total. A partir deste cálculo será obtido o peso real para pagamento ao produtor.


A Tabela de Classificação é definida em duas etapas:
Opção Incluir - Define-se o código da tabela, o produto e o período de validade;
Opção Descontos - São incluídos os descontos na Tabela de Classificação.

Nota:

Para que seja possível incluir uma Tabela de Classificação é necessário que já exista o cadastro de Tipo de Classificação.

Procedimento:

Para efetuar um cadastro de Tabela Classificação:

  • Na opção Tabela Classificação, selecione "Incluir";
  • Preencha os campos necessários.

Para incluir os descontos na Tabela de Classificação:

  • Assim que a tabela estiver devidamente cadastrada os percentuais de descontos devem ser inseridos;
  • Na janela de Tabela de Classificação, selecione o cadastro que será incluído o desconto;
  • Selecione, em Outras Ações, a opção "Descontos";
  • Selecione a opção "Incluir";
  • Preencha os campos necessários;
    O sistema exibe automaticamente o código da tabela selecionada para que o usuário possa realizar a inclusão dos percentuais.
  • Após a inclusão do cabeçalho, o cursor será posicionado na área inferior para preenchimento dos itens da tabela;
  • Preencha os campos necessários;
  • Confira os dados e confirme.

Principais Campos:

Blq. Qlidade → Informar se houve bloqueio da carga pela análise de qualidade do produto. As opções disponíveis são:

1 - Não
2 - Entrada
3 - Saída
4 - Entrada/Saída

Essa opção é importante para que no momento de realizar a pesagem do produto, o responsável pela pesagem se atente nessa informação, pois caso o produto tenha sido bloqueado pela qualidade, o caminhão nem descarrega sua carga.


Obrigatório (Descontos) → Esse campo é importante para determinar se a Classificação, da tabela correspondente, será ou não obrigatória no momento do Romaneio.

AGRA060 → Tabela de Conversão de UM

Essa rotina possui a finalidade de converter as unidades de medidas. Em alguns casos certa unidade de medida não possui a eficiência adequada para atender às necessidades de determinada situação.

Exemplo:

O quilograma é considerado a principal unidade de medida de massa, porém ele pode não ser a unidade de medida mais eficiente caso exista a necessidade de pesar algo em menor proporção, ou ainda, em maior proporção. Nesse caso, as unidades de medidas mais adequadas seriam o grama e a tonelada.



Controle de Compras

A seguir, listamos as principais rotinas do Controle de Compras do processo de Originação.

OGA080 - Índices de Mercado

A rotina Indices de Mercado é a responsável por cadastrar os índices de preços de mercado, utilizados no módulo de originação para a comercialização dos produtos, e também por definir se a atualização desse índice será diária ou se deverá ser considerado o índice mais atual.
Os índices servem de indicadores de como está o andamento econômico de um segmento específico. O índice pode também ser um ótimo parâmetro para definir a tendência do mercado, seja em curto ou a longo prazo.

Importante:

Caso seja necessário informar valores de índices para prazos futuros, será fundamental cadastrar um índice para cada período/mês e relacioná-los no cadastro de componente.
Após cadastrar o índice, será necessário efetuar o cadastro da Cotação do Índice, diariamente, ou no caso do tipo de índice ser igual a A=Mais Atual, cadastrar os valores conforme a vigência (Data Inicial).

OGA280 - Contrato de Compra

Essa rotina possui a finalidade de registrar os contratos de negociação da compra de grãos. 

Outras Ações:

Conhecimento → Possibilita armazenar arquivos relacionados ao Contrato de Compra.

Confirmar → Possibilita confirmar o contrato registrado.

Finalizar → Permite finalizar o contrato e as movimentações relativas a ele.

Amostras Avulsas → Por meio do contrato poderão ser relacionadas Amostras Avulsas, ou seja, classificações de amostras retiradas do campo informado no contrato, que liberarão ou não o contrato para carregamento.

Em um contrato poderão ser realizadas várias amostras avulsas. No recebimento dos grãos, via Romaneio OGA250, será validado que se caso a última amostra não libere o contrato, ocorrerá o bloqueio, impedindo a atualização do romaneio.
Caso necessário, poderá ser definida uma Tabela de Classificação, com análises específicas para a Amostra do contrato, permitindo assim outras análises, diferentes das realizadas nos recebimentos.

Histórico → Permite registrar as movimentações realizadas com o Contrato de Compra.

Vínculo Contratos → Permite que Contratos de Vendas sejam vinculados a Contratos de Compras que tenham saldo a vincular.  O vínculo é realizado por meio das cadências de cada contrato.

Autorizações → Possibilita vincular Autorizações ao contrato.

Adic./Supres. → Permite adicionar um valor à quantidade do contrato, ou ainda, diminuir o valor da quantidade.

Status → Possibilita visualizar o status do contrato.

Romaneios → Permite visualizar o cadastro do romaneio relacionado ao contrato.

Composição de Preços → Permite informar a composição de preço. Todo contrato terá pelo menos uma composição de preços. Em contratos fixos, a composição de preço irá formar o preço fixo do contrato. Em contratos com tipo de preço à fixar, irá formar o preço previsto.

Principais Campos:

Tabela → Código referente à Tabela de Classificação. Lembrando que a tabela deve estar relacionado com Produto.

Qtd. Inicial → Valor correspondente à quantidade inicial do peso do produto de compra.

Vlr. Base → Inserir o valor base do produto para compra.

Ctrl. Logist. → Informar se há controle logístico. As opções disponíveis são:

1 - Sim
2 - Não

Ao confirmar uma Amostra Avulsa caso seja selecionado no contrato a existência de Controle Logística, e caso a amostra esteja liberando o contrato, será gerada automaticamente uma Autorização de Entrada.

OGA090 - Cotação de Índices

Essa rotina é utilizada para cadastrar as Cotações dos Índices, após a realização do cadastro de Índices de Mercado.
O cadastro da Cotação de Índice deve ser atualizado diariamente, a menos que o tipo de índice seja igual a A - Mais Atual, e nesse caso, portanto, os valores devem ser cadastrados conforme a vigência (Data Inicial).

OGA290 - Contrato de Venda

Essa rotina possui a finalidade de registrar os contratos de negociação de venda de grãos. 

→ Contrato de venda gera um documento de saída e o pedido de venda, e gera previsões financeiras como no contrato de compra.

  • Após confirmado gera uma previsão financeira no contas a receber
  • Seus principais campos obrigatórios são: Data Ctr, Cod. Entidade, Loj. Entidade, Cod. Safra, Cod. Produto e TES
    → é necessário informar uma quantidade na pasta Quantidades também é possível escolher se pode exceder o volume na entrega no campo Exceder Vol?
    → Na pasta Financeiro Vlr. Base, que é o valor provisório ou definitivo, conforme a modalidade fixo ou a fixar.
  • Na pasta Previsão de Entrega é possível fazer o controle logístico com as datas e validades quantidades a entregar e local para entrega com origem e destino e se o controle será físico ou fiscal: DT Controle Contrato por Qtd Física ou Fiscal, DT Controle Qualidade por Origem Destino (pesagem origem)






Comercialização

A seguir, listamos as principais rotinas de Comercialização do processo de Originação.

OGA450 - Gestor da Entidade

Por meio da rotina de Gestor de Entidade é possível visualizar as movimentações de cada entidade cadastrada no sistema, os contratos criados, as fixações do contrato, transferência entre contratos, etc.

Ao selecionar uma entidade e clicar em "Atualizar" são carregados os movimentos (Compra e Venda) na 1ª Grid, com o título de Saldos, na 2ª Grid temos os Contratos, de acordo com cada movimento.

Na 1ª Grid estão disponíveis as consultas, por meio dos botões Trf. Mul. Origens (OGA450A), Contr. Compra (OGA450A) e Outras Ações. No botão "Trf. Mul. Origens" é aberta a tela com os contratos, conforme o movimento selecionado (Compra ou Venda), e é possível selecionar um contrato e fazer a transferência entre contratos, por intermédio do botão "Transferir". Pelo botão "Contr. Compra" ocorrerá o acesso à rotina de Contrato de Compra (OGA280) e será possível até mesmo Incluir um novo contrato, Aprovar, Confirmar e Excluir. Em Outras Ações se tem o acesso aos contratos, em todas formas que se pode ter em um contrato: Venda (OGA290), Compra (OGA450A), de 3º (OGA260), em 3º (OGA270) e Serviços de Armazenagem (OGA261A).

Abaixo, na Grid Contratos é possível ter acesso aos romaneios de cada contrato feito pela entidade pesquisada. Por meio do botão "Romaneios" é aberta a tela Consulta Romaneio/Classificação, permitindo a navegação nas movimentações dos romaneios por intermédio do botão "Movimentação".

Em "Outras Ações" da Grid Contratos pode se ter acesso ao Financeiro, como também a transferência entre os contratos. Acionando o Financeiro é aberta a tela Fixações do Contrato (OGA430) sendo possível Criar, Alterar Visualizar e em Outras Ações com as opções de Excluir, Vincular ou Desvincular Documentos e Imprimir. 

Financeiro

Esse processo é muito importante dentro da rotina de Gestor da Entidade, pois é por meio dele que as fixações são incluídas e vinculadas ao contrato.
Ele faz parte das Ações Relacionadas da Aba de Contratos da rotina de Gestor da Entidade.
Na aba de Fixações do Contrato, novas fixações de preço podem ser incluídas ao contrato, ou alteradas e excluídas as fixações já cadastradas.
Na aba de Entregas da Fixação é possível vincular entrega às fixações, além de emitir complemento de preço. Nessa aba são listadas as informações das entregas, como Romaneio, Item, Quantidade Fixada, etc.
Na aba Financeiro é possível realizar pagamentos, que são efetuados por meio da Baixa por Substituição.


Nota:

Maiores informações sobre a utilização da rotina de Gestor da Entidade podem ser obtidas por meio da documentação abaixo:

MP - AGR0008 - Usabilidade do Gestor da Entidade

OGA300 - Acordo de Trocas

O Acordo de Trocas consiste em gerir as informações sobre o Processo de Trocas.
Em determinado momento é realizada a venda de um ou mais produtos, com o intuito de receber um produto no futuro como pagamento pela venda, e é por meio desse processo que é ralizado o Acordo de Trocas.
O Processo de Trocas pode ocorrer por paridade de Preço ou por paridade de Unidade de Medida.
Após registrar um Acordo de Trocas, será gerado um contrato de parceria no FATA400. O faturamento será realizado via Contrato de Parceria.


Produtos da Troca

Nessa pasta são incluídos os produtos negociados no Acordo de Trocas, e também as demais informações pertinentes ao produto, como a quantidade, paridade em unidade de medida, preço de venda, dentre outras.


Outras Ações:

Ratear Dif. nos Itens → Permite que o valor dos itens sejam divididos.

Principais Campos:

Tp. Paridade → Informar o tipo de paridade. As opções disponíveis são:

  • Por Prc. Venda;
  • Por Unidade.