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A operação com o Cartão Presente (Gift Card) possibilita presentear pessoas em ocasiões especiais como: aniversário, amigo secreto, entre outros.

Com a disponibilização deste cartão, o cliente escolhe o produto que deseja e efetua o pagamento.  

Importante:

  • Esta funcionalidade está disponível apenas para as administradoras Givex e SQCF por meio da modalidade TEF Dedicado (SiTef).
  • Somente no PDV (SIGALOJA) através da rotina Venda Assistida é permitido operações com Cartão Presente (Gift Card), devido a necessidade de realização da operação TEF e existência da opção de finalização da venda, pois uma recarga de cartão presente não pode ser salva como orçamento.

Operações disponíveis para utilização:

  • Recarga do Cartão Presente.
  • Consulta do Saldo do Cartão Presente.
  • Cancelamento da Recarga.
  • Pagamento da venda com Cartão Presente.



Pré-Requisitos

1. Configure os parâmetros: MV_LJPRCP e MV_LJCPMOD.

Importante:

  • Caso o parâmetro MV_LJPRCP, tenha mais de um produto para representar as recargas de Cartão Presente, basta separar o código dos produtos com barra (/). Exemplo: Prod1/Prod2/Prod3.
  • O parâmetro MV_LJCPMOD, deve ser configurado de acordo com o módulo instalado no CliSiTef para operações com Gift Card.
  • Os parâmetros devem ser configurados tanto no PDV quanto na Retaguarda.

2. Configure o servidor SITEF e o módulo de preferência para operações com cartão presente (Givex ou SQCF).

Importante:

É imprescindível que seja feito o contato com a empresa Software Express® no Departamento de Suporte, para que seja realizada a instalação/configuração do módulo (Givex ou SQCF) para operações com cartão presente. Após a instalação e configuração, certifique-se que o módulo está ativo. O arquivo CLISITEF.INI deve estar presente e devidamente configurado em cada estação do PDV que executará a rotina Venda Assistida do Controle de Lojas, no diretório de instalação, na pasta SmartClient.

3. Efetue a configuração para impressão do comprovante não-fiscal relacionado a recarga do cartão presente. 

Importante:

Essa configuração exemplificada a seguir é necessária apenas quando utilizada a impressora fiscal (ECF). Caso são utilize impressora fiscal (ECF), como é o caso de NFC-e ou SAT que utilizam impressora não fiscal, não há necessidade de configuração específica para impressão do comprovante não fiscal.

4. Configure no arquivo de configuração relacionado a impressora fiscal em questão (arquivo com extensão .ini), a seção padrão [Microsiga], ou seja, a mesma seção que é utilizada para impressão de comprovante não-fiscal de venda com reservas de produtos.

Observe alguns exemplos ilustrados, porém, essa configuração pode mudar de acordo com a impressora utilizada e o totalizador de sua preferência previamente configurado na impressora.

Exemplos:

     [Microsiga]                                          [Microsiga] 

     Pedido=RECEBER                                TotalizadorPedido=Recebimentos   

     TefPedido=RECEBER                            TotalizadorTefPedido=Recebimentos

     Condicao=A Vista                                FormaPgto=Recebimentos


Outras informações sobre configurações do arquivo de configuração relacionado a impressora fiscal (arquivo com extensão .ini), acesse: Configuração dos Arquivos de Configuração (.INI)

5. Efetue o cadastro do Produto, para efetuar a Recarga de Cartão Presente, e informe o preço (fictício) para o produto.

6. Configuração da série a ser utilizada nas vendas de Recarga de Cartão Presente:

    • Para ambiente que utiliza impressora fiscal (ECF) não há necessidade desta configuração, pois será considerada a série de controle do ECF (COO da impressora);
    • Para ambiente que utiliza impressora não fiscal, é necessário configurar a "Série não fiscal" (campo LG_SERNFIS) no cadastro de Estações. Essa série será utilizada para o controle da venda e numeração na geração do título financeiro.



Procedimentos

Para efetuar Recarga do Cartão Presente:

1. Em Venda Assistida, clique na opção Atendimento.

2. Informe o produto definido como Recarga de Cartão Presente.

O Sistema apresenta a tela do TEF solicitando as informações para a Recarga do Cartão Presente.

3. Informe os dados solicitados até que a transação seja concluída.

4. Finalize a venda.

A transação TEF referente a Recarga do Cartão Presente é confirmada internamente pelo sistema e o comprovante não fiscal junto com o comprovante da Recarga do Cartão Presente é impresso.

Veja o comprovante exemplo em impressora Fiscal (ECF) e impressora não fiscal:

Comprovante impresso em impressora Fiscal (ECF):

Comprovante impresso em impressora Não Fiscal:

Importante:

O comprovante não fiscal demostrado acima é o modelo padrão, porém esse de comprovante não fiscal pode ser customizado através do RDMake SCRCGift.

Importante:

 Na operação de Recarga de Cartão Presente, não é possível lançar outros produtos em conjunto com essa recarga na mesma venda, já que no caso de recarga do cartão presente é considerada uma venda não-fiscal. Assim, é impresso o cupom não-fiscal apenas com o comprovante da recarga e não será gerada a movimentação fiscal.



Consulta de Saldo do Cartão Presente

Para efetuar consulta de Saldo do Cartão Presente:

1. Em Venda Assistida, clique na opção Atendimento.

2.  Clique em Outros e selecione a opção Cartão Presente (Gift Card), ou clique no atalho localizado no lado direito da tela.

O Sistema apresenta a tela para escolha da operação a ser realizada.

3. Selecione a opção 01-Consulta Saldo.

O Sistema apresenta a tela do TEF solicitando as informações para efetuar a consulta do saldo do Cartão Presente.

4. Informe os dados solicitados.

É impresso o comprovante do saldo do Cartão Presente.



Cancelamento de Recarga do Cartão Presente

Para efetuar cancelamento de Recarga do Cartão Presente:

1. Em Venda Assistida, clique na opção Atendimento.

2. Clique no botão Outros e selecione a opção Cartão Presente (Gift Card), ou clique na opção de atalho localizado ao lado direito da tela.

O Sistema apresenta a tela para escolha da operação a ser realizada.

3. Selecione a opção 02-Cancela Recarga.

O Sistema apresenta a a tela do TEF solicitando as informações para efetuar o cancelamento da Recarga do Cartão Presente.

4. Informe os dados solicitados até que a transação seja concluída.

O comprovante do cancelamento da Recarga é impresso.


Importante:

  • Na realização da operação de cancelamento da recarga do Cartão Presente, os registros relacionados à venda não são excluídos do sistema, apenas a operação TEF é realizada para cancelar a transação de recarga.
  • A exclusão dos dados da venda relacionados a recarga que está cancelando, deve ser realizada manualmente por meio da rotina Excluir Nf/Orc/Ped.
  • Devido serem processos independentes, quando cancelada a venda referente a recarga de Cartão Presente, não é apresentado automaticamente a interface do TEF para cancelar a transação de recarga do Cartão presente. Por isso, devem ser feitos os dois processos (Cancelamento da transação de Recarga e Cancelamento da Venda) para que o cancelamento seja feito por completo.



Utilização do Cartão Presente

Para utilizar o Cartão Presente no Pagamento da Venda:

1. Em Venda Assistida, clique na opção Atendimento.

2. Informe os produtos da venda.

3. Defina a forma de pagamento, selecionando a opção Cartão de Débito.

4. Finalize a venda.

O Sistema apresenta a tela do TEF, solicitando os dados do cartão.

5. Informe os dados solicitados de Cartão Presente.

A venda é finalizada.