Árvore de páginas

O que é um evento extemporâneo ? 
De acordo com a regra "REGRA_EVENTOS_EXTEMP", contida no layout do e-Social (v2.4.01), o evento é considerado extemporâneo quando a data de seu envio for posterior à data de sua ocorrência, e outro evento com data de ocorrência posterior já tiver sido recepcionado (no caso de evento periódico, considera-se como data de ocorrência seu período de apuração).
O envio de evento extemporâneo deve observar o que segue:
a) O evento não periódico extemporâneo só será recepcionado após validação com os eventos não periódicos anteriores e com o primeiro posterior de cada tipo (ex.: primeiro afastamento posterior, primeira alteração cadastral, primeira
 alteração contratual, primeiro desligamento, primeira CAT, etc.);
b) Quando validada pela regra do item 'a', serão recepcionados apenas os eventos não periódicos extemporâneos que atenderem:
   1) Às regras de validação do fechamento das folhas de todo o período afetado cujo movimento já esteja fechado se o evento extemporâneo incluir trabalhador (ou ampliar no RET o seu período de contrato ativo);
   2) Às regras REGRA_REMUN_JA_EXISTE_DESLIGAMENTO e REGRA_REMUN_TRAB_EXISTENTE_RET de todo o período afetado, se o evento extemporâneo excluir trabalhador (ou reduzir no RET o seu período de contrato ativo).
             Período Afetado: Meses em que a alteração pode tornar as informações do RET incompatíveis com as regras de validação do fechamento da folha ou com as regras mencionadas no item
            Exemplos: inclusão ou exclusão de evento de admissão, retificação de data de admissão, envio/retificação de evento de desligamento, etc.
c) A retificação ou exclusão extemporânea de evento remuneratório (S-1200/S-1202/S-1207/S-2299/S-2399) que implique modificação do valor líquido de determinado demonstrativo, exigirá a exclusão prévia do correspondente evento de 
pagamento S-1210, quando existente. Não se aplica esta regra no caso de pagamentos parciais (S-1210, campo {indPgtoTt} = [N]}.

Importante :

Para a recepção de qualquer evento extemporâneo, o sistema re-aplicará a regra de fechamento da folha (REGRA_VALIDA_FECHAMENTO_FOPAG) em todo o período potencialmente afetado por aquele evento, caso a alteração proposta,

torne o movimento de determinado mês impossível de ser fechado, pela aplicação da regra citada, o evento será recusado.

Exemplo: Empregador envia afastamento por doença não relacionada ao trabalho pelo período de um mês, e fecha  a folha de pagamento sem enviar a remuneração (S-1200) deste trabalhador. O fechamento será aceito porque o sistema

não exige o envio de remuneração para empregado com esse tipo de afastamento.

 O envio extemporâneo de um evento de exclusão desse afastamento temporário seria recusado uma vez que ele tornaria o fechamento da folha daquela competência impossível sem o envio da remuneração para aquele trabalhador. 

1 - Abaixo a visualização de um cadastro de afastamento com data de 01/01/2018.  

Obs.:

No TAF, o tratamento do Extemporâneo se efetua através do Histórico de Alterações dos referidos eventos:

Caso seja necessário informar um afastamento para o mesmo funcionário com uma data de início anterior a 01/01/2018 , é necessário que o afastamento atual tenha sido transmitido e que a data de término já tenha sido preenchida, para que este que está fora do prazo (extemporâneo) possa ser cadastrado corretamente e transmitido.


Depois de qualquer Alteração / Retificação para o evento, é possível visualizar o histórico de alterações, clicando no botão "Outras Ações" e depois na opção "Exibir Histórico de Alterações".


Além de visualizar é possível executar outras ações para o evento: "Inclusão" , "Retificação" e no Botão "Outras Ações" é possível : Excluir o evento cadastrado , Exportar  XML e Imprimir Browse.


Depois de realizar o cadastramento (clicando no Botão "+ Incluir Extp.") anterior ao atual será possível visualizar o mesmo no histórico de alteração, conforme abaixo.


Na tela de Histórico de Alterações ao clicar no botão "Outras Ações" é possível realizar as seguintes ações : Excluir o evento Extemporâneo,  Exportar o XML para o evento Extemporâneo e Imprimir Browse.


Quando for necessário excluir um evento basta clicar na opção "Excluir Extp", o evento que estiver posicionado no Browse será exibido, Verifique as informações em tela e confirme a exclusão.

Ao clicar no botão "Exportar XML" abrirá uma tela para escolher onde o arquivo XML será salvo, selecione o drive e posteriormente a pasta para salvar o arquivo, feito isto clique em abrir.


Será mostrada uma mensagem de que o arquivo foi gerado com sucesso na pasta selecionada.

Abaixo temos o arquivo na pasta selecionada conforme a mensagem de sucesso.

Vale Ressaltar que mesmo com as opções de Inclusão, Exclusão, Retificação e ou Alteração para extemporâneo disponíveis, o sistema realiza as validações conforme regras descritas na primeira parte deste documento.


No monitoramento / transmissão dos eventos, para identificação do evento extemporâneo, o sistema cria um diferencial, antecedendo à "Descrição" do evento a palavra EXTEMPORANEO -, como no exemplo:






  • Sem rótulos