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Consulta Genérica - SIGAPCP

Visão Geral do Programa

As consultas permitem a verificação, em tela, das informações registradas no Sistema. O Microsiga Protheus® disponibiliza consultas genéricas e específicas.

A Consulta genérica consiste em uma consulta aos arquivos utilizados pelo Sistema, permitindo ao usuário definir filtros e campos a serem apresentados, de acordo com a necessidade.

Já as consultas específicas, apresentam informações padronizadas de uma determinada movimentação do ambiente.

Procedimentos

Para realizar uma consulta genérica:

1. Ao clicar em Consultas Genéricas é exibida a janela com a relação dos arquivos utilizados pelo Microsiga Protheus®.
2. Selecione o arquivo a ser consultado ou localize-o por meio do campo Pesquisar.
3. Clique em OK.
Os dados do arquivo selecionado serão apresentados.

Consulta Genérica - SIGAPCP

Objetivo da tela:

Permitir a verificação em tela das informações registradas no Sistema. O Microsiga Protheus® disponibiliza consultas genéricas e específicas.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Arquivo

Permite a seleção de outro arquivo para consulta, gravação da consulta configurada e finalização da consulta.

Procedimentos

Para selecionar outro arquivo:

1. Em Consultas, clique em Arquivo.
O Sistema apresenta a tela inicial da consulta, com a relação dos arquivos utilizados Microsiga Protheus®.

2. Digite o nome do arquivo a ser consultado no campo Pesquisar ou posicione o cursor sobre o arquivo desejado.
3. Clique em OK .
É apresentada a tela de consulta os dados do arquivo selecionado.

É possível selecionar vários arquivos para consulta. À medida que são selecionados, são listados parte inferior da janela. Para visualizar os campos de um dos arquivos selecionados, basta clicar no arquivo correspondente.

Além de permitir selecionar outro arquivo para consulta, esta janela também permite:

  • Gravar uma Consulta
  • Restaurar uma Consulta

Gravando a Consulta

As configurações definidas para consulta podem ser salvas e restauradas quando necessário.

Procedimentos

Para gravar uma consulta:

1. Clique em Arquivo e, em seguida, em Salvar.
2. Informe o nome do arquivo e a descrição deste arquivo, para consultas futuras.
3. Clique em Ok.
O Sistema informa o nome do arquivo gravado.

Restaurando uma Consulta

Restaura ou exclui as consultas gravadas.

Procedimentos

Para restaurar uma consulta:

1. Clique em Arquivo e em seguida em Abrir.
São relacionadas as consultas gravadas.

2. Clique sobre a consulta desejada e em OK.
3. O Sistema abrirá a tela de consulta do arquivo.
4. Se for necessário excluir um arquivo de consulta, clique em Excluir.

Pesquisa

Permite localizar uma informação no arquivo consultado e organizar a apresentação dos dados, conforme a chave de pesquisa ativa.

Procedimentos

Para realizar uma pesquisa no arquivo:

1. Em Consultas, clique em Pesquisa.
O sistema apresenta a janela de pesquisa.

2. Selecione uma chave para a consulta e confirme a operação.

Filtro

Permite definir os critérios para a consulta, especificando os dados a serem apresentados.

Importante:

É possível criar um filtro a partir da Filial desejada.

Procedimentos

Para construir um filtro:

1. Em Consultas, clique em Filtro.
O sistema apresenta a tela de Expressão de Filtro.

2. Selecione uma opção para compor o filtro, a fim de limitar as informações a serem consultadas, por meio dos campos: Campos, Operadores e Expressão.

Exemplo:

Para apresentar somente os registros do Banco 383, deve-se definir a seguinte operação:

Campo

Operador

Operando

Banco

igual a

383

3. Após a seleção dos elementos da operação, clique em Adiciona.
Os elementos selecionados são apresentados na área de Filtro.

4. Para informar mais de uma operação utilize as opções para operações lógicas:

Opções

Descrição

(   )

Utilizado para agrupar as operações, estabelecendo a ordem em que devem ser executadas.

e

Utilizado para indicar mais uma expressão para composição do filtro. Quando se utiliza o operador E, somente são exibidos os registros que atendam a duas ou mais condições especificadas.

ou

Utilizado para indicar mais uma expressão para composição do filtro. Quando se utiliza o operador OU, são exibidos os registros que atendam a qualquer uma das condições especificadas.

Exemplo:

Fornecedores do Estado de SP que possuem Tipo igual a J.

(Estado igual a SP) e (Tipo igual a J)

A expressão é montada e exibida na área Expressão.

Dica:

Caso ocorra erros na montagem da expressão, utilize a opção Limpa Filtro.

5. Clique em Expressão, para definir uma condição para consulta utilizando uma expressão em linguagem AdvPl.

Exemplo:

Expressão em AdvPl: SUBSTR(A1_COD,3,3)=001

6. Informe a expressão em AdvPl.
7. Clique em Adiciona, para que a expressão seja transportada para a área de Filtro ou em Cancela, para retornar à tela de geração de filtros.
7. Para finalizar o filtro, clique em Ok .
O sistema apresentará na janela de consulta somente as informações filtradas.

Filtro Genérico

O objetivo desta opção é pré-definir filtros genéricos nos cadastros do módulo fiscal com objetivo aperfeiçoar as buscas nos browsers existentes.

Os filtros genéricos foram desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada cadastro de propriedade do módulo (SIGAFIS), que serão utilizados para facilitar as buscas no browse. Ao executar um dos filtros genéricos previamente cadastrados, o sistema executará um filtro de acordo com expressão existente no filtro.

Procedimentos

1. Em Consultas, clique em Filtros.
2. A tela Filtro exibirá todos os filtros genéricos definidos.
3. O browse exibirá os registros respeitando a expressão do filtro selecionado.

Dicionário

Permite selecionar os campos e a ordem a serem apresentados na consulta.

Procedimentos

Para habilitar ou desabilitar um campo na consulta:

1. Em Consultas, clique em Dicionário.
O Sistema apresenta a tela para seleção dos campos.

2. Dê duplo clique sobre o campo do arquivo a ser habilitado/desativado ou clique em Campo em Uso.
Ao ser ativado, o campo apresenta a marcação x; caso contrário, a área da marcação ficará em branco.

3. Clique em Marca/Desmarca Todos, para marcar ou desmarcar todos os campos de uma vez.
O campo Ordem apresenta a sequência de exibição do campo posicionado. Informe outro número, caso queira alterar a ordem de apresentação do campo.

4. Clique em OK para finalizar a operação.

Visualizar

Permite visualizar o cadastro do registro selecionado do arquivo em consulta.

Procedimentos

Para visualizar um registro do arquivo:

1. Em Consultas, clique em Visualizar.
O Sistema apresenta a tela do cadastro do registro.

2. Clique em OK para finalizar a visualização.

Exp. Excel®

Permite exportar os registros de uma determinada tabela para uma planilha do Microsoft Excel®.

Por questão de performance, o número máximo de registros que podem ser exportados é 999; esse número não pode ser aumentado.

Procedimentos

Para exportar um arquivo para uma planilha do Microsoft Excel®:

1. Em Consultas, clique em Exp. Excel®.
2. Informe o formato do arquivo a ser exportado: CSV ou XML.
3. Confira os dados e confirme.
Será apresentada a janela do Microsoft Excel® com os dados do arquivo.

Dica:

Ao utilizar a opção Filtro, é possível realizar a exportação para o Excel® somente dos dados selecionados pelo filtro.

Impressão

Permite emitir um relatório com os dados pesquisados e/ou filtrados.

Procedimentos

Para imprimir uma consulta:

1. Em Consultas, clique em Impressão.
O Sistema apresenta a tela para configuração do relatório.

Sair

Abandona e finaliza a consulta em execução e retorna à janela anterior.